No P2 do "Público":
Um professor de Física da Universidade de Harvard, Eric Mazur, propõe o seguinte método para a "assimilação da matéria" por parte dos alunos:
Os apontamentos sobre a matéria discutida na aula são fornecidos previamente aos alunos, que têm de responder a um questionário para apurar as principais dificuldades. Já na sala, a aula começa com um curto período de introdução ao tema, não mais do que cinco minutos. E então começam os testes conceptuais (entre oito e dez questões de resposta múltipla no total de uma aula). Um minuto para fazer a pergunta, outro para pensar na resposta, dois para discutir com o vizinho do lado e mais dois para falar sobre a resposta correcta. Os alunos votam com os seus telemóveis; o professor vê num monitor quem acertou e quem errou e promove a discussão entre os alunos para que se convençam uns aos outros e obtenham a resposta certa. E assim é levado à prática o conceito "educação entre pares".
Meu comentário: Mais parece um concurso televisivo. E as questões que precisam de mais de um minuto para serem resolvidas não entram neste método?
Sem comentários:
Enviar um comentário