domingo, 30 de dezembro de 2007

2008

Mais um ano termina e outro começa. Como escreveu o poeta João de Deus, "a vida dura um momento, mais leve que o pensamento".
Votos de um 2008 bem aproveitado.
Ps-O meu sobrinho de 11 anos gosta de música como esta e esta.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Operações Natal e Ano Novo

As Operações levadas a cabo pela Guarda Nacional Republicana, em épocas festivas, são bastante mediatizadas. Insistentemente, são destacados os n.ºs de mortos e de feridos, em acidentes rodoviários, por comparação com os registados em igual período do ano anterior. A meu ver, trata-se de um exercício pouco conclusivo quanto à eficácia destas Operações. Dever-se-ia dar ênfase também ao tempo efectivo dedicado pelos agentes ao patrulhamento das estradas, ao n.º de veículos e condutores fiscalizados e às condições e meios de fiscalização, por exemplo (não só nesta época, como durante todo o ano). Não será, no mínimo, estranho efectuar, num dia da Operação Natal, uma viagem de 100 km, na região litoral norte, e não vislumbrar qualquer patrulha? Pois foi isso que me aconteceu no dia 26 (no dia 24, no mesmo percurso e horário, tinha encontrado 4 patrulhas).
Agora que nova Operação se avizinha – a Operação Ano Novo -, tenhamos consciência que uma condução defensiva e responsável é fundamental para a diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária e que essa postura permanente (e não apenas quando se sabe que se está a ser fiscalizado - muitas vezes nem nessas alturas!) não se consegue com Operações na estrada.
Já agora lanço uma ideia para todos os condutores que contribuem para a paz na estrada: nesta quadra festiva, mesmo em dias de sol, utilizem os médios acesos.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Espinho afasta Benfica da Taça de Portugal

O Espinho derrotou o Benfica por 2-3 e continua em prova na Taça de Portugal.
O Benfica teve o pássaro na mão, mas deixou-o fugir quando, a vencer por 24-22, no quarto set, e já com o seu público eufórico, preparado para festejar a vitória, André Lopes falhou um serviço que permitiu depois a recuperação do Espinho. Na negra, o Espinho foi mais forte.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Braga perdeu contra Ala de Gondomar

Hoje à tarde assisti ao jogo entre o Braga e a Ala Nun’Álvares de Gondomar. Julgava eu que o jogo seria rápido e terminaria com um resultado favorável às bracarenses. A 1.ª previsão revelou-se acertada, mas o jogo acabou com uma derrota incrível do Braga, por 0-3. No 1.º e 2.º sets, as atletas do Braga estiveram desastradas, principalmente, no serviço. Mesmo assim, o Braga esteve sempre na frente do marcador (no 2.º set chegou a ter uma vantagem de 7 pontos) até à parte final destes sets. Aí, o Braga não encontrou forma de bater a Ala e acabou por perder pela diferença mínima. No 3.º set, a Ala comandou o marcador, mas o Braga na parte final conseguiu passar para a frente (23-22). Parecia que o Braga iria vencer este set, mas novo falhanço no serviço e uns ataques tímidos deitaram tudo a perder.
Tinha visto o Braga vencer ao Boavista, no início da época, ainda com falta de ritmo, mas contra a Ala achei a equipa muito apática e pouco crente nas suas capacidades. Admito que tenha sido um dia mau para toda a equipa. No entanto, creio que a distribuidora bracarense devia trabalhar mais a acção do bloco e não abusar do passe em manchete (é certo que a recepção também falhou demasiadas vezes, mas é preciso destreza e rapidez a uma jogadora nesta posição).
Quanto à Ala, é uma equipa alta que aproveitou muito bem a tarde de desacerto do Braga.
Com este resultado, o Braga é a única equipa da A1 apenas com 1 vitória (Ala e Leixões têm 2 vitórias).

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Aperto de mão no final do jogo

Em nome do "fair play" e contra a violência no futebol, os jogadores da Liga Italiana terão, a partir da próxima jornada, obrigatoriamente, de cumprimentar-se com um aperto de mão, no final dos jogos. A ideia de instituir o aperto de mão obrigatório no final dos jogos de futebol segue os exemplos do voleibol e do râguebi. No voleibol, os elementos das duas equipas trocam cumprimentos separados pela rede. No râguebi, é regra a equipa derrotada aplaudir a vencedora e há a tradição de convívio entre todos os jogadores e árbitros no final dos jogos.
PS - Feliz Natal.

Benfica recebe Espinho para a Taça de Portugal

No próximo domingo, o Benfica vai receber, no pavilhão da Luz, o Espinho, no jogo mais aguardado da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal (que não terá transmissão televisiva). Assim, Benfica e Espinho anteciparam para ontem, dia 20, os respectivos jogos da 15.ª jornada do campeonato A1, frente a Esmoriz e ao Vilacondense. As duas equipas candidatas ao título venceram, sem dificuldade, os seus opositores por 0-3.
No sábado disputam-se os restantes jogos da A1 e os jogos da A2. No domingo, haverá mais jogos a contar para a Taça de Portugal.
Em femininos, o destaque vai para a recepção, no sábado, às 15 h, do Braga ao Ala Nun'Álvares, em jogo a contar para o campeonato A1. A A2, que tem a liderança do Guimarães, só regressa em Janeiro.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Aniversário na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

No meu aniversário, resolvi tirar a tarde para visitar a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Trata-se de um espaço moderno e aprazível, na cidade de Braga, onde se tem acesso (gratuito) a jornais, livros, música, filmes e internet. É desta biblioteca que escrevo esta mensagem, enquanto a minha filha mais velha e a mãe se distraem na sala de leitura infantil. Mais tarde, vou tentar ver um filme de animação, com elas.
PS 1 - Estranhamente, nas imediações da biblioteca e no percurso que efectuei de carro não vislumbrei qualquer placa sinalizadora da biblioteca.
PS 2 - Acabei por não ver o filme de animação, pois a minha filha adormeceu.
A Internet na Biblioteca é um sucesso entre os mais jovens.
Amanhã, dia 21, esta biblioteca comemora o 3.º aniversário.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Hamilton, Schumacher e o taxista

Por estes dias, Schumacher e Hamilton, dois ídolos da Fórmula 1, foram notícia pelas transgressões que cometeram na estrada. Enquanto, Schumacher substituiu o taxista ao volante do táxi e "voou" - com a família e o taxista - para não perder o avião, Hamilton foi apanhado, pela polícia francesa, a conduzir a 196 km/h. Hamilton foi multado e o assunto ficou resolvido, mas Schumacher não (ou ainda não) e dá-lhe vontade de rir quando alertado sobre a possibilidade de vir a ser multado.
Para a história fica o mau exemplo destes dois ídolos do desporto motorizado e o protagonismo do taxista - num 1.º episódio, delirante por ter deixado Schumacher guiar o táxi e no 2.º episódio, esperto a tratar de vender o carro por uma boa fortuna (haverá mais episódios nesta novela?).

Novas medidas para o combate ao doping

No Público de hoje: O Conselho Nacional do Desporto discutiu anteontem um projecto de lei que revolucionará o combate ao doping em Portugal. A principal novidade é a punição criminal do tráfico e da administração de substâncias e métodos proibidos no desporto: entre seis meses e três anos de prisão para o primeiro caso, de seis meses a dois anos no segundo. A nível desportivo haverá agravamento das sanções disciplinares e reforço do poder do Estado na punição de atletas e pessoal de apoio, como médicos, treinadores e dirigentes.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Mundo perfeito

Francisco José Viegas, no JN: Pensamos que basta dar o exemplo, ler, ouvir música, usarmos computadores, sermos tolerantes - e generosos, educados, prestáveis, interessados. Com isso o mundo seria melhor. Mas não basta, infelizmente não basta. Com isso, os adolescentes das escolas seriam pessoas melhores, não usariam aquela gramática de grunhos, não faltariam às aulas, não desdenhariam dos professores que se esforçam e lhes ensinam a diferença entre o culto e o inculto, o cru e o cozido, o bem e o mal. O mundo seria perfeito. As famílias seriam honradas, pacíficas, passeariam ao domingo, fariam piqueniques, todos ajudariam a arrumar a cozinha e dormiriam a horas. Os nossos filhos leriam Dickens e Eça - ou, na pior das hipóteses, arrumariam os livros nas estantes. Interessar-se-iam por ciência e por política. Eu bem os entendo - mas não basta. É muitas vezes necessário ser cruel, usar a autoridade quando não se quer, dizer "não" quando até poderíamos dizer "sim", pensar no que significa, de facto, a palavra exigência. A vida não é fácil. Não nos basta sermos o que somos. É preciso pensarmos nisso - que a vida não é fácil e que aprender exige esforço. A democracia, que transformou as escolas em "estabelecimentos de ensino", como se fossem "lojas do cidadão", tem de resolver esse problema. Para ver se a escola volta a ser escola.
Concordo no geral com a opinião de F. J. Viegas. No entanto, creio que a democracia não consegue resolver este problema. Há demasiados adultos que não são bons exemplos para a juventude. Há muita incompetência.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Música excelente em alemão

Não percebo a língua, mas a música produzida pela banda alemã Ich+Ich (eu+eu) é excelente.
Aqui vão duas amostras:
1 - Du erinnerst mich an Liebe (2005)
2 - Stark (2007)

Benfica perdeu contra o Espinho, mas venceu ao Guimarães

O Benfica começou mal este fim-de-semana de jornada dupla, verdadeiramente alucinante para o clube da Luz, ao perder contra o Espinho por 3-1. Contudo, contra o Guimarães, o Benfica retificou e derrotou, sem apelo nem agravo, o clube minhoto por 3-0. Assim, o Espinho, que venceu o Castêlo da Maia (distante dos tempos áureos), por 3-1, é a única equipa da A1 só com uma única derrota. O Guimarães soma 2 derrotas e o Benfica 3 derrotas. Estas 3 equipas têm provado que qualquer uma delas pode conquistar o título nacional. Noutro plano, a vitória do Marítimo em Esmoriz por 2-3 também merece destaque.
Na A1, em femininos, o Braga perdeu com o Trofa, por 1-3.
Na A2, em masculinos, o Caldas sofreu a 1.ª derrota do campeonato frente ao Clube K, por 3-0. Estas equipas são comandantes nesta divisão, apesar do Fiães - que perdeu nesta jornada, em Ovar, por 3-2 -, com mais jogos, aparecer em 1.º lugar.
Na A2, em femininos, o Arcozelo, equipa treinada pelo Nené, venceu o Boavista por 3-0 e continua com o Belenenses a perseguir o Guimarães (que, após a derrota da última jornada, venceu com dificuldade a Juv. Pacense, por 3-2).

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

"Conversas com Carl Sagan"

O Blogue De Rerum Natura deu a conhecer um excerto de uma entrevista a Carl Sagan, incluído no livro "Conversas com Carl Sagan", recentemente lançado pela editora Quasi.
"P. Como é que a ignorância acerca da ciência prejudica as pessoas no seu dia-a-dia?
R. Vivemos numa sociedade totalmente dependente da ciência e da tecnologia e no entanto arranjamos as coisas de forma a que quase ninguém compreenda a ciência e a tecnologia. Eis uma receita infalível para o desastre. Todos os dias são tomadas decisões em Washignton que irão afectar o nosso futuro, coisas como as auto-estradas da informação ou a redução dos arsenais nucleares, a investigação sobre o vírus da SIDA, o debate sobre se as drogas que aliviam as dores dos moribundos devem ser descriminalizadas, qual é o melhor rumo para que a América continue a liderar a indústria da tecnologia, como lidar com a diminuição da camada de ozono, ou o aquecimento global. É difícil encontrar-se algum aspecto das sociedades modernas que não dependa de tomadas de decisão inteligentes no âmbito da ciência e tecnologia. É suposto sermos uma democracia. É suposto que o povo se assegure de que os seus representantes votem correctamente. Como é que podem fazer isso se nem sequer conhecem os temas em cima da mesa, ou se os conhecem e não são capazes de entendê-los?
P. Porque é que as pessoas não estão a acompanhar a ciência?
R. (...) As causas, estou convencido, são as seguintes: a ciência é difícil, a ciência nem sempre vai de encontro aos nossos sonhos, a ciência nem sempre nos conforta, a ciência coloca imenso poder nas mãos de pessoas das quais temos todas as razões para desconfiar. Os cientistas são responsáveis, num certo sentido, através da engenharia, pela diminuição da camada de ozono, pelo aquecimento global e tudo o resto. Mas muitos cientistas dirão, 'alto lá, estamos apenas a fazer o nosso trabalho. Tudo isso resulta de má aplicação da ciência por parte dos governos e da indústria.' Até certo ponto, é verdade. E até certo ponto os cientistas têm sido muito corajosos ao chamarem a atenção para os perigos oferecidos por essas tecnologias. Porém, ainda assim, se não tivéssemos a ciência não teríamos estes problemas. Mas também teríamos uma esperança de vida de 25 anos, a mortalidade infantil seria imensa, e muitas das coisas que tornam a vida agradável não existiriam".

Caminho para os Jogos Olímpicos de Pequim no voleibol

A FIVB fez, recentemente, um ponto de situação relativamente à qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
No voleibol, 12 equipas masculinas e 12 femininas irão competir neste grande evento. As 12 equipas masculinas serão: China, Brasil, Rússia, Bulgária, vencedor do torneio africano de qualificação, vencedor do torneio asiático de qualificação, vencedor do torneio europeu de qualificação, vencedor do torneio americano (norte e centro) de qualificação, vencedor do torneio americano (sul) de qualificação, vencedores dos 3 torneios mundiais de qualificação.
O torneio europeu de qualificação vai disputar-se na Turquia, entre 7 e 13 de Janeiro, com as equipas da Espanha, Turquia, Itália, Polónia, Holanda, Sérvia, Alemanha e Finlândia (só o vencedor fica desde logo apurado; as 3 equipas europeias melhor classificadas no ranking da FIVB participarão nos 3 torneios mundiais de qualificação).
Portugal, mais concretamente Espinho, receberá um desses torneios mundiais de qualificação, entre 30 de Maio e 1 de Junho, com a participação de Portugal e de 3 equipas sorteadas de um lote que incluirá as 3 equipas europeias, 2 da Ásia, 2 da América do Norte e Central, 1 de África e 1 da América do Sul. Portugal terá assim mais uma oportunidade para qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Pequim.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Benfica defronta o Espinho e o Guimarães

No próximo fim-de-semana, há jornada dupla, com dois jogos grandes entre candidatos ao título nacional. No sábado (17h, Sport TV1), o Espinho vai receber o Benfica e no domingo, em Lisboa, o Benfica vai defrontar o Guimarães. Estes jogos são importantes para definir os lugares cimeiros da classificação.
Mas há mais jogos em destaque nas restantes divisões.
Na divisão A2, em masculinos, o líder Caldas vai defrontar, no sábado, nos Açores, o 2.º classificado, o Clube K.
Na A1, em femininos, o Braga vai receber, no domingo, o Trofa.
Na A2, em femininos, o Boavista vai visitar, no domingo, o Arcozelo.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Portugal e o Futuro

Recentemente, folheei o livro escrito por António Spínola, em 1974, intitulado “Portugal e o futuro” que me tinha sido oferecido, com outros livros antigos, por um familiar. Confesso que não tenciono ler, na íntegra, o livro, mas li com interesse o “Intróito”. Eis um excerto: Todavia, verifica-se hoje uma verdadeira inflação editorial. Publica-se tudo. (…) Quando se assiste no mundo inteiro à violação das consciências reduzidas à fixação de slogans [e] se observa a crescente alienação dos seres humanos perante os manipuladores de massas (…), então é lícito duvidar-se do interesse no debate de ideias, tornado inconsequente pela falta de eco em sociedades cada vez mais vazias e menos capazes de fruir os direitos (…). Perante essa limitação do sentido crítico, hoje extremamente facilitada pelo controlo da informação, as razões para que se publique um livro terão de ser suficientemente ponderosas (…).
Isto foi escrito em 1974.

Lenny Kravitz

Estes são alguns dos temas de Lenny Kravitz que aprecio:
Believe in me
Stand by my woman
California

Leixões vendeu cara a derrota frente ao Benfica

O Benfica suou para vencer o Leixões, por 2-3, enquanto Guimarães e Espinho não tiveram dificuldade em se imporem aos seus adversários, Castêlo da Maia e Ac. de Espinho, por 3-0. Assim, o Guimarães (com mais um jogo) e o Espinho, ambos com uma derrota no campeonato, seguem na frente.
Actualização: Na A1 feminina, as equipas madeirenses do Câmara de Lobos e do Sport Madeira impuseram-se às suas adversárias deste fim-de-semana. O Braga somou duas derrotas por 3-0, enquanto o Trofa esteve mais perto do êxito, mas cedeu por duplo 3-2.
Na A2 feminina, o Guimarães perdeu o seu 1.º jogo no campeonato frente ao Boavista. As vimaranenses estiveram a vencer por 0-2, mas o Boavista conseguiu a reviravolta.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Guimarães recebe Castêlo da Maia

Neste fim-de-semana, regressa o principal campeonato nacional de voleibol, com alguns confrontos interessantes: o Guimarães recebe o Castêlo da Maia (hoje, às 20h45m, Sport TV), as duas equipas de Espinho, na A1, medem forças e o Benfica visita o Leixões.
Na A1 feminina, o Braga desloca-se à Madeira, para realizar dois jogos: um contra o Câmara de Lobos e o outro frente ao Sport Madeira. O Trofa também defronta as mesmas equipas madeirenses, neste fim-de-semana.

Falta de informação

Fernanda Câncio, no DN: Que sentido faz obrigar as pessoas a pagar uma taxa ecológica por sacos de plástico se a rede de recolha de materiais recicláveis é deficitária e ineficiente? Se, mesmo no centro da capital, rareiam ecopontos, estando os poucos existentes as mais das vezes imundos e repletos? Se quem quiser ser "consumidor consciente" e privilegiar produtos "amigos do ambiente" frequentemente não sabe quais comprar? Se, por exemplo, não existe uma certificação para detergentes "ecológicos", embora existam detergentes que se propagandeiam como tal?
Há de facto uma grande falta de informação para os cidadãos, em áreas como o ambiente e a qualidade de bens e de serviços. Por exemplo, não devíamos receber, mensalmente, conjuntamente com a factura dos serviços de água e saneamento básico, informações sobre as quantidades de material reciclável e de material não-reciclável recolhidos e os dias da recolha de material reciclável, na nossa área de residência? E sobre a qualidade da água?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Top mais do You Tube

Esta é a música mais ouvida (e o video mais visto) de sempre no You Tube:
The Way I Are, de Timbaland.
No video, aparecem o Quaresma, o Di Maria e o Miguel Veloso lá do sítio.
PS-Como esta música é relativamente recente, este 1.º lugar prova que há cada vez mais pessoas a ouvir música no You Tube.

5 programas de TV marcantes

Dos 50 programas de televisão que o DN propõe, eu escolhi os 5 melhores (na minha opinião, claro está):
- O Tal Canal, 1983, RTP
Marilu e os seus trejeitos, Estebes e a pinga, Vacondeus e o Cozinho para o povo.
- Duarte e Companhia, 1985, RTP
Os detectives Duarte e Tó, mais a secretária Joaninha e o Citröen 2 cavalos. Um marco.
- Rua Sésamo, 1989, RTP
Excelente programa infantil, com abecedários e números. E Alexandra Lencastre ainda com os dentes afastados.
- Herman Enciclopédia, 1997, RTP
Lauro Dérmio, Diácono Remédios, Mike e Melga. O humor de Herman nos velhos tempos.
- A Alma e a Gente, 2003, RTP 2
Cada programa traçava a biografia de um português notável e da sua época. Por José Hermano Saraiva.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Interesse dos portugueses na cobertura noticiosa de assuntos científicos

No Ciência hoje: Informação de ciência atrai pouco os portugueses. Apenas quatro em cada dez portugueses seguem com atenção notícias sobre ciência, o que deixa Portugal entre os países da União Europeia menos interessados nestes temas, revela um inquérito divulgado hoje pela Comissão Europeia. O "Eurobarómetro" consagrado à "investigação científica nos media", encomendado pelo executivo comunitário, demonstra que apenas 42 por cento dos portugueses inquiridos mostram interesse (algum ou muito) pela cobertura noticiosa da investigação científica, um valor significativamente abaixo da média comunitária, de 57 por cento.
Eu achei excelente o resultado de 42%. Para os portugueses, que estão habituados, por opção dos meios de comunicação social (especialmente, a televisão), a uma cobertura noticiosa de temas científicos praticamente nula ou mesmo deficiente, este resultado devia ser visto como algo de positivo. Devia mesmo levar os meios de comunicação social a investir mais na divulgação científica. Com a abordagem negativa desta notícia, parece existir uma desculpa para a falta de cobertura noticiosa da investigação científica: afinal há pouco interesse.

Fiães perdeu em Espinho

No embate mais interessante da última jornada da A2, em masculinos, o Fiães, depois de estar a vencer por 0-2, acabou por perder o jogo contra o Clube de Voleibol de Espinho. O Fiães somou assim a sua 3.ª derrota e afastou-se do líder Caldas, que segue imbatível na prova.
Creio que as derrotas por 3-2 no voleibol deviam valer um ponto para a equipa perdedora, tal como acontece no sistema de pontuação da Liga da Bélgica (3 pontos: vitórias por 3-0 e 3-1; 2 pontos: a vitória por 3-2; 1 ponto: derrota por 2-3; 0 pontos: derrotas por 1-3 e 0-3).

domingo, 2 de dezembro de 2007

Brasil venceu Taça do Mundo / Alemanha venceu torneio pré-olímpico

O Brasil sagrou-se vencedor da Taça do Mundo em voleibol masculino, tendo sido derrotado apenas uma vez, frente aos EUA. Na última jornada, perante 10.000 espectadores, o Brasil bateu o Japão, por 3-1 e fechou com chave de ouro este ano de 2007 (também ganhou a Liga Mundial). Para além do Brasil, a Rússia e a Bulgária ficaram apurados para os Jogos Olímpicos de Pequim, fruto do 2.º e 3.º lugar alcançados nesta prova.
No torneio pré-olímpico, em Évora, houve uma grande surpresa numa meia-final, com o afastamento da favorita França pela Rep. Checa (após perder por 3-0!). Na final, encontraram-se pela 2.ª vez neste torneio a Alemanha e a Rep. Checa. Se no 1.º confronto a vitória sorriu aos checos, nesta final os alemães levaram de vencida por 3-2. Assim, a Alemanha é a selecção que passa ao torneio seguinte (na Turquia) de apuramento de equipas europeias para os Jogos olímpicos.
Na Taça de Portugal feminina, o Braga derrotou o Guimarães por 3-1 e assim apurou-se para a eliminatória seguinte.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Cultura de prevenção

A propósito da incidência e prevalência da sida em Portugal, o Prof. Sobrinho Simões afirmou, em entrevista no programa de hoje do "Bom Dia Portugal", que falta uma cultura de prevenção, na maioria dos portugueses. Aí a jornalista perguntou-lhe a razão de não existir uma vacina contra a sida. Na sequência da resposta, o professor fez uma reflexão interessante. Foram mais ou menos assim as suas palavras: Não podemos estar sempre à espera de uma vacina para resolver os nossos problemas. Por exemplo, era bom que existisse uma vacina que protegesse os condutores dos acidentes rodoviários! Assim, os condutores poderiam continuar a cometer as maiores barbaridades na estrada, sem consequências.
PS – Por falar em barbaridades: ontem, de manhã, ultrapassei uma viatura de um jornal nortenho que seguia a 90-100 km/h, na auto-estrada A3. O condutor ia a ler o jornal.

Portugal não chegou às meias-finais do pré-olímpico / Brasil venceu a Rússia

A Alemanha ofereceu o brinde à República Checa e Portugal é que pagou as favas. Portugal perdeu 3-0 contra os alemães e ficou afastado do torneio de pré-qualificação para os Jogos Olímpicos. Portugal começou mal logo o 1.º set (esteve a perder 4-0), o que foi um mau prenúncio. Contudo, faltou a Portugal uma pontinha de sorte na recta final dos sets. Nas meias finais, a Alemanha vai defrontar a Suécia e a França, a Rep. Checa. A França é claramente a grande favorita à vitória final neste torneio. Pelos vistos, Portugal ainda terá uma nova hipótese de se apurar para os Jogos Olímpicos, em Maio, em Espinho.
Na Taça do Mundo, o Brasil venceu a Rússia, por 3-0, e praticamente garantiu a uma jornada do final a vitória na Taça do Mundo.