domingo, 28 de fevereiro de 2021

Benfica e Sporting defrontam-se nas semifinais do Campeonato Nacional

As últimas jornadas da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol foram empolgantes, com a liderança e o 4.º lugar a serem discutidos taco-a-taco, mas pouco (ou nenhum) eco tiveram nos meios de comunicação social. O Benfica que vinha a liderar esta série dos Primeiros acabaria por ser derrotado, por 1-3, no pavilhão da Luz, pela Fonte do Bastardo, repetindo o resultado do jogo nos Açores. A Fonte do Bastardo que nesta série tinha duas derrotas, uma com o Esmoriz (3-0) e a outra com o Sporting (3-2), acabaria no 1.º lugar com uma vantagem de dois pontos sobre o Benfica. Deste modo, "empurrou" o Benfica para o confronto com o Sporting já nas semifinais do Campeonato, o que deixa uma destas equipas arredada da discussão do título na final. A Fonte do Bastardo teve de esperar pela última jornada para conhecer o adversário da semifinal, pois Esmoriz e Sp. Espinho estavam ex aequo no 4.º lugar e defrontavam-se no ginásio de Esmoriz. Os tigres acabariam por ser mais felizes e levar de vencida por 1-3, reservando assim um lugar na semifinal. As semifinais serão disputadas à melhor de 5 jogos, com início a 13 de Março.

Na competição feminina, AJM/FC Porto, Sporting, Leixões e Clube K ou Benfica (ainda faltam uns jogos em atraso) são as equipas que ainda podem almejar o título nacional.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Os quartos de final da Liga dos Campeões

A fase de grupos da Liga dos Campeões de Voleibol 2020/2021 terminou, tendo sido disputada num formato diferente do habitual, por causa da pandemia: dois mini-torneios em duas cidades europeias, em cada um dos grupos, sendo cada mini-torneio disputado em 3 dias consecutivos. Para os quartos de final, ficaram apurados os 1.os classificados dos 5 grupos e os 3 melhores 2.os classificados.

Na competição masculina, o último dia reservou uma grande surpresa no grupo D: o Modena, que na véspera tinha saído derrotado, por 2-3, com os seus diretos opositores, o Warszawa, surpreendentemente, voltou a perder frente à equipa belga do Roeselare, por 0-3, e ficou com a liderança do grupo e o apuramento para a fase seguinte em risco. Bastava à equipa polaca do Warszawa vencer o jogo seguinte frente à equipa russa do Kemerovo, mesmo por 3-2. Contudo, o Warszawa acabaria por perder por 2-3 e, apesar de ficar com os mesmos pontos da equipa italiana, devido ao menor quociente de pontos de jogo ganhos e perdidos, quedou-se pelo 2.º lugar, não sendo um dos 3 melhores 2.os classificados.

Assim, o sorteio ditou os seguintes jogos (a partir de 23 de Fevereiro, a duas mãos) para os quartos de final:

Belchatow - Zenit Kazan

Civitanova - Kedzierzyn Kozle

Berlin Recycling - Trentino

Modena - Perugia (fantástica a vitória do Perugia, em casa, sobre o Civitanova, por 3-0, com excelentes prestações de Leon e do esquerdino ucraniano Plotnytskyi) 

Prevejo umas semifinais empolgantes: Zenit Kazan-Civitanova e Trentino-Perugia.

Na competição feminina, nos quartos de final da Liga dos Campeões, estarão 4 equipas italianas, 3 turcas e 1 polaca. Eis os jogos:

Fenerbahce Istanbul - Novara

Scandicci - Conegliano

Police - Vakifbank Istanbul

Busto Arsizio - Eczacibazi Istanbul