domingo, 20 de dezembro de 2020

Equipas portuguesas caem nas competições europeias

As quatro equipas portuguesas que estavam em prova na Taça Challenge foram afastadas desta competição europeia. Em masculinos, nos oitavos de final, depois do Sporting (derrotado pelo Lvi Praha por 3-1), também o Benfica foi impotente para travar o poderio da equipa turca do Halkbank Ankara, que a jogar no seu reduto venceu por 3-1. De salientar que os adversários das equipas portuguesas venceram também nos quartos de final, o que mostra a qualidade destas equipas. Também o clube italiano do Allianz Milano está nas semifinais, faltando apurar uma equipa.

Em femininos, depois da desistência da AJM/FC Porto, nos oitavos de final, o Clube K venceu a equipa austríaca do Holding Graz, por 3-1, mas perdeu nos quartos de final frente ao Yesilyurt Istanbul, por 3-0.

domingo, 6 de dezembro de 2020

Sporting e Benfica mantêm aspirações na Taça Challenge

As competições europeias no voleibol - Liga dos Campeões, Taça CEV e Taça Challenge - prosseguem, apesar dos constrangimentos causados pela pandemia. Sporting e Benfica avançam para os oitavos de final da Taça Challenge, contrariamente à Fonte do Bastardo que foi afastada da prova, na Turquia. Na Ucrânia, no dia 8 de Dezembro, o Sporting defrontará a equipa checa do Lvi Praha  e, caso vença, defrontará, no dia seguinte, em jogo dos quartos de final, o vencedor do jogo entre a equipa da casa, Horodok, e a equipa estoniana do Saaremaa. Já o Benfica defrontará, no dia 15 deste mês, na Turquia, a equipa anfitriã, o Halkbank Ankara. Em caso de vitória, tudo indica que defrontará, no dia seguinte, a forte equipa francesa do Cannes.

Na Taça Challenge, em femininos, Portugal tem dois representantes: AJM/FC Porto e o Clube K. Nos oitavos de final, na Roménia, no dia 9, a AJM/FC Porto vai medir forças com a equipa checa do Prostejov. Na Turquia, no dia 16, o Clube K vai defrontar a equipa austríaca do Graz.

Entretanto, no dia 12 de Dezembro, vai arrancar a 2.ª fase do principal Campeonato Nacional, em seniores masculinos, com um Sporting-Benfica sorteado para a 1.ª jornada.

Actualização: O Sporting caiu nos oitavos de final frente à equipa checa, após derrota por 1-3 (25-20, 24-26, 23-25 e 15-25). Luke Smith, o australiano que jogou no Sporting na época 2019/2020 e esta época está a representar o Lvi Praha, foi o jogador mais concretizador do encontro.


domingo, 15 de novembro de 2020

domingo, 1 de novembro de 2020

Benfica, Sporting e Fonte do Bastardo na Taça Challenge

Sporting e Fonte do Bastardo entram em ação nos 16-avos de final da Taça Challenge, sendo que o Benfica, por desistência do oponente, já se apurou para os oitavos-de-final. O Sporting recebe, no dia 3 de Novembro (às 20 h, em direto na Sporting TV), a equipa alemã do Giesen, enquanto a equipa açoriana realizará (11 e 13 de Novembro) os dois jogos em Ankara, na Turquia, frente ao SK Ankara. Serão jogos de elevada dificuldade para as equipas nacionais. Nesta competição, por eliminatórias, a equipa italiana do Milano, do francês Patry e do japonês Ishikawa, parte como a grande favorita. 

PS-O Sporting venceu, na 1.ª mão, o Giesen por 3-0. Dia 10, na Alemanha, decidir-se-á a eliminatória.

Trentino garante lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões

Sem poder contar com o búlgaro Sokolov, o Dínamo de Moscovo não ofereceu grande réplica à equipa italiana do Trentino. Abdel-Aziz com 22 pontos foi o melhor pontuador e contribuiu para a vitória categórica do Trentino por 3-0 sobre a equipa russa. Assim, o Trentino garantiu um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, no grupo E, juntando-se à equipa russa do Novosibirsk, à equipa checa do Karlovarsko e à equipa alemã do Friedrichshafen. Falta apurar mais uma equipa para a próxima fase (integrará o grupo C), que sairá do torneio de qualificação a disputar na Roménia, entre 10 e 12 de Novembro. Entretanto, a competição nesta fase de grupos resumir-se-á a dois torneios em cada grupo, a disputar, em duas cidades, em Dezembro e em Janeiro/Fevereiro.

sábado, 24 de outubro de 2020

Está aí a Liga dos Campeões

Na próxima semana, vai disputar-se a 2.ª ronda de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus de voleibol, em masculinos. Nesta ronda, as 6 equipas, vencedoras na 1.ª ronda dos respetivos grupos, estão distribuídas por 2 grupos: Grupo G, na Roménia, com Galati, Kaposvar e Jastrzebski; e Grupo H, na Suíça, com Amriswil, Dínamo de Moscovo e Trentino. Sabendo que só o vencedor de cada grupo se apura, a equipa polaca do Jastrzebski parte como grande favorita no grupo G, enquanto que, no grupo H, a decisão será entre o Dínamo de Moscovo, que conta com o búlgaro Sokolov como MVP, e o Trentino, que conta com o brasileiro Lucarelli e o holandês Abdel-Aziz, como jogadores em destaque.

Na fase de grupos da Liga dos Campeões, que arranca em Novembro, já têm participação garantida, entre outros, os seguintes clubes: o Belchatow de Sander (no grupo A); o Civitanova de Juantorena e Leal e o Perugia de Leon e Atanasijevic (no grupo B); o Zenit Kazan de Ngapeth e Mikailov e o Berlin de Patch (no grupo C); o Modena de Christenson e Stankovic e o Kemerovo de Zaytsev (no grupo D); o Novosibirsk e o Friedrichshafen, a equipa alemã em que militou o antigo internacional português João José (no grupo E).

domingo, 20 de setembro de 2020

Desportivo da Póvoa e Ala de Gondomar sobem de divisão

Desportivo da Póvoa e Ala de Gondomar, em masculinos, Vitória de Guimarães e Benfica, em femininos, vão disputar os principais campeonatos nacionais de voleibol, na época 2020/2021, após garantirem os 2 primeiros lugares nos torneios de apuramento, disputados nos últimos dois fins de semana. Em Matosinhos, Desp. Póvoa e Ala de Gondomar confirmaram o favoritismo que à partida lhes era conferido, conhecido o investimento forte no reforço dessas equipas (Kibinho na Ala e várias contratações de peso no Desportivo). O Desportivo da Póvoa foi o grande dominador deste torneio, vencendo todos os jogos, sem ceder sequer um único set. Já a Ala de Gondomar, depois de perder, sem apelo nem agravo, com o Desportivo da Póvoa, discutiu o 2.º lugar com a Académica de Espinho. Num jogo que o Porto Canal transmitiu, em direto, quase integralmente (lamentavelmente, a transmissão foi interrompida quando se disputavam os últimos pontos do último set), a Académica de Espinho, vencedora da fase regular da 2.ª divisão, ainda colocou em sentido a Ala, vencendo o 1.º set, mas acabaria por perder por 1-3. 

Com a desistência do Famalicense, o principal campeonato nacional terá assim a participação de 15 equipas (não faria sentido apurar 3 equipas em vez de duas?), com a 1.ª fase, que começa a 26 de Setembro, disputada a uma só volta. O campeão nacional será encontrado em fase de eliminatórias entre as 8 primeiras classificadas da 1.ª fase.

Na final da Supertaça feminina, disputada na 6.ª f e com transmissão direta no Porto Canal, a AJM/FC Porto venceu, sem dificuldades, o Porto Vólei, por 3-0. Já na Supertaça masculina, devido aos casos de Covid-19 no plantel do Sporting, o jogo da semifinal entre Benfica e Sporting foi adiado. Na outra seminal, o Sp. Espinho tornou-se o 1.º finalista da Supertaça, ao bater a Fonte do Bastardo, por 3-1.

Mol/Sorum e Heidrich/Vergé-Dépré vencem Eurobeachvolley na Letónia

Jurmala, na Letónia, recebeu a competição europeia mais importante de voleibol de praia, em 2020, com alguns adeptos nas bancadas e o mau tempo a interromper a competição no 3.ª dia. Participaram as melhores duplas europeias, com vitória a sorrir aos suspeitos do costume, no sector masculino, e  surpresa no sector feminino. Assim, os noruegueses Mol/Sorum venceram, na final, disputada hoje, os russos Krasilnikov/Stoyanovsky, por 2-0. No 3.º lugar ficaram os italianos Nicolai/Lupo. Em femininos, as suíças Heidrich/Vergé-Dépré, que nos quartos de final ultrapassaram as favoritas Ludwig/Kozuch, venceram, na final, as alemãs Behrens/Tillmann, por 2-1 (com 18-16 no 3.º set). No 3.º lugar ficaram as russas, vencedoras do Open de Espinho em 2019, Makroguzova/Kholomina.



domingo, 13 de setembro de 2020

Supertaça de voleibol já mexe

A Supertaça de voleibol, este ano, decorre num formato competitivo diferente. No sector feminino, uma das equipas, a vencedora da Taça de Portugal em 2020, a AJM/FC Porto, já estava apurada para a final da Supertaça. Para apurar a outra equipa, realizaram-se 3 jogos, tendo a equipa do Porto Volei levado a melhor sobre AVC de Famalicão e o Clube K (o equilíbrio foi nota dominante como atestam os resultados de 3-2 em todos os jogos). 
No sector masculino, é necessário apurar as duas equipas para a final da Supertaça. Na fase de grupos, disputada este fim de semana, Benfica e Fonte do Bastardo venceram os dois grupos (a grande surpresa foi a vitória da Fonte do Bastardo sobre o Sporting por 3-2) e vão defrontar, no próximo fim de semana, os 2.ºs classificados desses dois grupos: Benfica-Sporting e Fonte do Bastardo-Sp. Espinho. Os vencedores desses dois jogos disputarão a final da Supertaça.

domingo, 16 de agosto de 2020

Violas/Casas e Antunes/Lacerda venceram final do campeonato nacional de voleibol de praia

Depois de 4 etapas conquistadas por Leão/Borlini, na final masculina, disputada tal como a etapa inaugural, em Cortegaça, Violas/Casas subiram ao lugar mais alto do pódio, ao vencer Campos/Pedrosa, por 2-0. No setor feminino, Juliana Antunes venceu as 4 etapas e a final do campeonato nacional, tendo a ajuda de Raquel Lacerda (por lesão de Tânia Oliveira) nas duas últimas provas.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Mercado de transferências

O Sporting, versão 2020/2021, vai apresentar muitas caras novas. Depois de renovar com Miguel Maia, João Fidalgo, Renan e Hélio Sanches, o Sporting contratou uma equipa nova, nomeadamente vários jogadores brasileiros (Paulo Victor, Bruno, Dvoranen, Victor Hugo), o venezuelano Rojas (ex-Sp. Espinho) e o líbero Miguel Maia Sá, sobrinho do capitão sportinguista. Enquanto isso, o Benfica parece apostar na renovação de contrato com os seus jogadores mais influentes de 2019/2020. Já o Sp. Espinho também anunciou várias contratações, como o central Cveticanin (ex-Esmoriz), José Pedro Monteiro (ex-Sporting), Dinis Leão (ex-Ac. S. Mamede) e dois brasileiros (Robson e Gabriel).
A partir do dia 11 de Setembro, com a final a 6 da Supertaça, e de 26 de Setembro, com o arranque do Campeonato Nacional, teremos de volta a emoção da competição no voleibol.
A nível internacional, o destaque vai para a contratação do internacional brasileiro Lucareli por parte da equipa italiana do Trentino.

domingo, 2 de agosto de 2020

Haverá quatro com três?

Na Figueira da Foz, Leão/Borlini e Antunes/Oliveira voltaram a ultrapassar, com mais ou menos dificuldade, os seus oponentes: venceram, em dois sets, na final, disputada sob condições de ventania, Campos/Pedrosa (23-21 e 25-23) e Porto/Calado (duplo 21-13), respectivamente. Curiosamente, Campos/Pedrosa conseguiram infligir, na 3.a Ronda, a 1.a derrota da temporada a Leão /Borlini. Como na etapa final, em Cortegaça, só poderão participar jogadores portugueses, o brasileiro Borlini dará o seu lugar a Dinis Leão, irmão de Sebastião.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

O 1.o torneio internacional de voleibol de Praia depois da paragem em Março

Arrancou hoje o torneio principal de voleibol de Praia da etapa de Liubliana, na Eslovénia, a 1.a etapa internacional desde a paragem por causa da Covid-19. Trata-se de uma competição para duplas masculinas e para duplas femininas, de uma estrela, com a participação de duplas provenientes maioritariamente de Áustria, Itália, Eslovénia, Rep. Checa, Hungria e Suíça. Na fase de qualificação, disputada ontem, a dupla italiana Ranghieri/Sablone, favorita na qualificação, foi eliminada por uma dupla alemã. Os austríacos Horst/Doppler e as eslovenas Lovsin/Jancar são as duplas seriadas em número 1. Os resultados podem ser acompanhados aqui.

domingo, 26 de julho de 2020

Mesmos vencedores em Oeiras e em Cortegaça

Juliana Antunes/Tânia Oliveira e Sebastião Leão/Marcus Borlini venceram a 2.a etapa do Campeonato Nacional, disputada em Oeiras, repetindo o triunfo de Cortegaça.  Desta vez, estas duplas venceram, na final, Mariana Maia/Gabriela Coelho e Ivo Casas/Tiago Violas, por 2-0.
A próxima etapa decorrerá na Figueira da Foz, seguindo-se uma etapa em Esmoriz e a etapa final novamente em Cortegaça.

domingo, 19 de julho de 2020

Duplas favoritas vencem em Cortegaça

As duplas Sebastião Leão /Marcus Borlini e Juliana Antunes/Tânia  Oliveira venceram a primeira etapa do Campeonato Nacional de voleibol de Praia. As duplas finalistas vencidas foram duas surpresas positivas: Guillherme Maia (filho de Miguel Maia e curiosamente com características de jogo muito parecidas com o pai - a mesma postura corporal no ataque, o mesmo instinto para a defesa)/Filipe Leite e as irmãs Margarida Maia/Carolina Maia. Apesar da derrota por 2-0, estas jovens duplas deram boa réplica no 2.o set, deixando boas indicações para o futuro.
As finais estão a ser transmitidas, em directo, pela Bola TV.
A próxima etapa decorrerá em Oeiras com finais no dia 23, em femininos, e no dia 26, em masculinos.

domingo, 5 de julho de 2020

Voleibol de Praia em Portugal à porta fechada

O Campeonato Nacional de Voleibol de Praia vai arrancar no dia 17 de Julho, em Cortegaça, no Centro de Alto Rendimento de voleibol de praia, sendo constituído por 5 etapas disputadas em fins de semana consecutivos até 16 de Agosto. Depois da etapa inaugural, as melhores duplas nacionais masculinas e femininas vão jogar em Oeiras, Figueira da Foz, Portimão (a confirmar) e Porto (junto ao Edifício Transparente). Os jogos decorrerão à porta fechada, sem a presença de público. Mais informações aqui.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Sorte nos exames

Emílio então falou-me de si. (...)
Com a morte da mãe e do pai, aos 10 anos, um tio tomou conta dele. Era um tio-avô? - a única pessoa da família que lhe restava.(...)
O tio reaprendia com o sobrinho a verdade da juventude, colaborava com ele, portanto sem o "educar".
- Mas sem me contrariar ajudava-me imenso.
Passeava com ele, estudava com ele aplicadamente, dizia dos exercícios que Emílio fazia nas aulas: "correu-nos bem, apanhamos um 13"; ou: "não tivemos sorte desta vez". (...)
- Uma vez vim aqui (à estalagem do Jeremias) com o meu tio - disse.
- Bom, eu tinha feito um mau exercício. E tive nota baixa. Voltei a casa sucumbido. Ele viu-me assim "em baixo" e animou-me: "trabalhámos quanto pudemos, não é? Não tivemos foi sorte. Acho que merecemos uma recompensa, apesar de tudo. Vamos daí jantar ao Jeremias". Ora ele não sabia que eu não tinha pegado em livro. Quase nem comi. Doeu-me mais o "prémio" do que um castigo... Um castigo se calhar também une. Mas o velho tio era assim.
Adaptado de "Estrela Polar", de Vergílio Ferreira

domingo, 31 de maio de 2020

No fundo do baú

3 destas camisolas de voleibol de praia fui encontrá-las no fundo do baú. A 4.ª camisola foi-me oferecida num torneio de voleibol de praia que participei em 2019, por mero acaso. O regresso do voleibol de Praia está para breve.

sábado, 23 de maio de 2020

O que precisa o voleibol em Portugal?

O seleccionador Nacional de voleibol, Hugo Silva, escreveu um interessante artigo de opinião no jornal "A Bola", que merece uma leitura atenta e toda a atenção por parte das entidades competentes. Apresenta algumas medidas para melhorar o voleibol em Portugal, particularmente, no setor masculino, as quais resumo da seguinte forma: detetar talentos, o mais cedo possível; apostar na formação nos clubes, colocando técnicos experientes nos escalões de base e criando incentivos para os jovens e para os clubes; apostar nos jovens portugueses, na entrada para os seniores, dando-lhes condições para evoluirem nos seus clubes; construir um Centro de Treino de alto rendimento para as seleções nacionais.
Que estas medidas possam ser implementadas para que a seleção Nacional de voleibol possa dar mais alegrias a todos os fãs portugueses desta modalidade.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Desafios em tempo de quarentena

O jogador norueguês de voleibol de Praia, Anders Mol, que com Sorum tem formado uma dupla vitoriosa no Circuito Mundial, propôs, nas redes sociais, um desafio: vestir uma camisola, enquanto se mantém uma bola de voleibol no ar, com toques sucessivos. Este desafio foi aceite e colocado mesmo num nível de dificuldade maior por outros atletas (ver aqui).
Para matar saudades do voleibol, a UPfit divulgou um Plano de exercícios para praticantes de voleibol e não só (ver aqui).

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Não há campeão Nacional de voleibol em 2019/2020

A mentira de um de Abril, que contei aqui neste blogue, não vai ser transformada em realidade. Não vai haver campeão Nacional de voleibol em seniores, na época 2019/2020. A classificação na altura da paragem dos campeonatos definirá as equipas com lugar nas competições europeias (este ano não há vencedores nestas competições). Não haverá despromoção de qualquer equipa.
Caso seja possível, será realizada uma competição, no início da época 2020/2021, entre as 6 equipas do grupo dos primeiros, com o objectivo de promover duas equipas do escalão secundário (o principal campeonato Nacional em 2020/2021 será alargado a 14 equipas). No sector masculino, essas 6 equipas são: Académica de Espinho, Fiães, Ginásio de S.to Tirso, Ala de Nun'Álvares de Gondomar, Desportivo da Póvoa e Os Marienses.
Em 2019/2020, não haverá vencedor da Taça de Portugal em masculinos. A equipa da AJM/FC Porto venceu a Taça de Portugal feminina. As Supertaças serão disputadas, em 2020/2021, num modelo competitivo diferente, envolvendo várias equipas.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Voar com as palavras

- O Carlo, o chefe dos criados do restaurante, garante que eu lhe pertenço e eu deixo-o acreditar nisso porque é bom tipo. Ele entende de futebol, de basquetebol, de voleibol, de corridas de cavalos, de boxe e de muitos mais desportos, mas, lamentavelmente, nunca o ouvi falar de voo - informou Secretário.
(...)
- E o que te leva a pensar que esse humano [um poeta] sabe voar? - quis saber Secretário.
-Talvez não saiba voar com asas de pássaro, mas ao ouvi-lo sempre pensei que voa com as palavras - respondeu Zorbas.
in "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luis Sepúlveda

Filhos gaivotas

- Mamã! Queriam comer-me! - grasnou a gaivotinha.
- Comer o seu filho? Não, senhora. De modo algum - miou um com a cabeça colada ao chão.
- Nós somos vegetarianos, senhora. Vegetarianos rigorosos - assegurou o outro.
- Não sou uma »senhora», seus idiotas - miou Zorbas puxando-lhes as orelhas para que pudessem vê-lo.
Eriçou-se o pêlo dos dois malvados quando o reconheceram.
- Tem um filho muito bonito, amigo. Será um grande gato - assegurou o primeiro.
- Pois é, vê-se logo que é um gatinho todo bem parecido - afirmou o outro.
- Não é um gato. É uma cria de gaivota, seus estúpidos - esclareceu Zorbas.
- É o que eu estou sempre a dizer aqui ao meu compadre: é preciso ter filhos gaivotas. Não é verdade, compadre? - declarou o primeiro."
in "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luis Sepúlveda

terça-feira, 7 de abril de 2020

Etapa de Espinho de voleibol de praia cancelada

Depois do adiamento da Challenger Cup, prevista para Gondomar, agora foi a vez do cancelamento da etapa de Espinho de voleibol de Praia, por causa da pandemia da Covid-19. Que em 2021 estes eventos possam ser realizados, em Portugal.

sábado, 4 de abril de 2020

Voleibolistas/Médicos na linha da frente

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) destacou, no exemplo da capitã da seleção nacional, Vanessa Rodrigues, o papel importante dos médicos, que também são voleibolistas, no combate à pandemia da Covid-19. Também o capitão do Benfica, Hugo Haspar, mereceu destaque nos meios de comunicação social, em Portugal. Há, de facto, muitos atletas/médicos em várias modalidades desportivas e especialidades médicas. A todos os médicos, enfermeiros e assistentes hospitalares que lidam com os pacientes com competência, serenidade e atenção, o nosso muito obrigado.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Finalíssima no voleibol

Benfica e Sporting aceitaram disputar uma finalíssima, em campo neutro, para encontrar o campeão Nacional de voleibol 2019/2020. Apesar da Federação Portuguesa de Voleibol ter suspendido todos os campeonatos até 31 de Agosto, os dois clubes que ocupam destacados os dois primeiros lugares da classificação do principal campeonato nacional concordaram realizar um único jogo, com recurso ao VAR e árbitros estrangeiros, em data e local a definir.

sábado, 28 de março de 2020

Ercílio, um colosso do chuto

"O que é isto? Que diabo se passa?..."
"O Ercílio, doutor! O nosso Ercílio convocado para a selecção de juniores" (penso que era de juniores). "Vamos ter um internacional!"
"Essa agora!"
Ninguém ousaria pensar que albergávamos ali um colosso do chuto. Mas, digerido o espanto, logo se resolve prestar um efectivo apoio ao vizinho famoso, o primeiro com nome no jornal desde que Sebastião Balbino fora atropelado pela furgoneta do correio.
Decide-se que a rua em peso irá ver o jogo, o jogo salvo seja, o Ercílio.
(...)
É nomeada uma comissão, que passará pelos jornais a solicitar o obséquio de escreverem lá a morada do célebre. E os dias próximos vão-se nos preparativos. (..,)
Fica a cargo de Nazário Clemente, Ivo, o estofador, e do bombeiro João Bonito, o berbicacho da música ambiente:  procura-se em vão um bombo, tambor, qualquer coisa que rufe - ficamo-nos pela concertina do velho Geraldo Bemposto, fornecedor de melodias e contos largos.
Esta questão não é todavia pacífica. Nazário Clemente opõe-se, proclama-se abertamente contra: "Mas se o homem só sabe tocar valsas! Acho eu..." Fica em minoria, Ivo e João Bonito garantem que, bem conversado, Geraldo Bemposto é homem para se sair com coisa mais animada.
Vamos então, convém chegar cedinho. (...)
Instalamo-nos no centro da bancada, duzentos compenetrados, claque particular de Ercílio Vicente, vizinho nosso, aqui onde nos vêem.
Ora até que enfim, entram os jogadores, a malta explode num coro sincopado - "Er-cí-lio! Er-cí-lio! Er-cí-lio!" - enquanto Geraldo Bemposto, mavioso, ataca uma valsa. Num desalento, Nazário lança as mãos ao boné, "eu não dizia?!", e Ivo, apanhado em falso, corre a tomar providências: "Ó sô Geraldo, é melhor tocar outra coisa!" Geraldo concede e toca outra valsa.
Vai enfim começar o desafio, a Suíça contra a nossa rua. Mas... "o quê?! O Ercílio não joga?" (...)
A meu lado, Simão Caluda não aguenta, cresce, incha de indignação: "Que bandalheira é esta? É assim que querem salvar o futebol nacional? Vendidos! Malandros!"
Saltitando por três filas de bancada, Noé Pascoal afiança que nada está perdido, tudo se vai resolver fazendo pressão: o seleccionador, o treinador, essa tropa toda, hão-de vergar à vontade expressa da assistência. E o coro irrompe, reconfortado, imperioso: "Er-cí-lio! Er-cí-lio-cí-lio! Er-cí-lio!" (...)
O seleccionador, nhurro, faz ouvidos de mercador e, como sublinha Ramires pai, "não dá uma abébia ao rapaz". A dado momento, porém, como?, que se passa? o "14" levanta-se, Ercílio de pé, olha para nós, olha para o campo, toma embalagem, o seleccionador sonha agarrá-lo, isso é que era bom, o bravo escapa-se, finta-o, atira-se à bola, os suíços param como relógios sem corda, lá vai Ercílio na mecha toda, imparável, terror da Suíça, dispara um bicanço com a força da rua inteira: "Golo! É golo!"
A claque enlouquece de felicidade. Pese embora o pirata do árbitro, que sacode os braços apostando que não valeu, a rua aperta-se comemorando, há beijos, "mas apalpar não vale", adverte Higino Narciso quando Xavier Girol felicita excessivamente a sua. Olá! Agora estão todos a mandar vir com o Ercílio, árbitro e fiscais-de-linha, pior ainda o incompetente do seleccionador, nem o quer no banco, grita-lhe com um dedo espetado a provocação suprema: "Vai lá prá tua rua!"
Aí a rua não se contém e resolve ir ela. (...) No tempo de um sopro a nossa rua muda-se para o relvado, (...) acabou o match, digam o que disserem ganhámos, um a zero, golo de Ercílio, que sai em ombros, "14" nas costas, bola debaixo do braço.
Em sinal de satisfação e homenagem, Geraldo Bemposto segue atrás, tocando uma valsa.
Mário Zambujal, "Histórias do fim da rua"

quinta-feira, 26 de março de 2020

Boa estrela

- Admirável, Benvinda Vitória! Convido-a a observar uma Via Láctea perfeita, as estrelas alinhadas como soldados na formatura. Veja agora, tendem a sobrepor-se e teremos uma nebulosa.
Agastada, a mulher responde martelando as palavras:
- Do que eu gostaria era de ver o senhor meu esposo e pai de Juliana interessado no que se passa à sua frente e não por cima. Acabo de saber que Juliana e um Pontefina se catrapiscam.
- Catrapiscam?
- No mínimo. A nossa filha e um Pontefina, alguma vez pensou?
- Impensável é a distância que separa duas estrelas. (...)
- Não ouviu o que eu disse - enervou-se Dona Benvinda.
- Pois ouvi e sorrio da pequenez do seu universo. Serene, o futuro definirá a sorte de Juliana. Acredito na boa estrela dela.
Mário Zambujal, "Romão e Juliana"

domingo, 8 de março de 2020

Apesar da Covid-19, Qatar acolhe 1.a etapa do ano de 4 estrelas

Apesar de algumas etapas de voleibol de praia, nomeadamente a que se realizaria na China, terem sido canceladas, devido à Covid-19, a etapa de Qatar vai decorrer entre 9 e 13 de Março, com a participação de duplas masculinas como a campeã mundial, Krasilnikov/Stoyanovskiy, Evandro/Schmidt, Lucena/Dalhausser, Nicolai/Lupo, entre outras. Os resultados podem ser consultados aqui.
No voleibol, o Sporting, depois de afastar uma equipa húngara, vai defrontar a equipa do Milano, nas semifinais da Taça Challenge. Como a Itália é o país europeu mais afetado pela pandemia da Covid-19, aguarda-se uma solução para se realizar esta semifinal, que pode passar pela realização dos dois jogos em Lisboa. Na Liga dos Campeões, algumas equipas italianas (Trentino, Novara e Scandicci) vão disputar as duas mãos dos quartos-de-final na Eslovénia. O Perugia e o Civitanova vão jogar em Itália, à porta fechada.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Balanço da participação do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões


O Benfica terminou, hoje, a sua inédita participação  na fase de grupos da Liga dos Campeões, deste ano, com uma derrota frente ao campeão francês, o Tours, por 3-1 (25-23, 22-25, 25-23, 25-17). Na jornada anterior, o Benfica defrontou o Perugia, em Lisboa (na foto, o cubano-polaco Wilfredo Leon a atacar por cima do bloco encarnado), e, apesar da boa réplica, saiu derrotado por 1-3. Na 3.ª e 4.ª jornadas, o Benfica perdeu os dois jogos: em casa frente ao Tours, por 1-3, e, na Polónia, frente ao Warszawa, por 3-0, respetivamente. O campeão português conquistou uma histórica vitória, na 2.ª jornada, frente ao campeão polaco, em Lisboa, por 3-1, depois de, na 1.ª jornada, ter sido derrotado, em Perugia, por 3-1. Foi uma participação muito positiva da equipa lusa, nesta Liga dos Campeões, pela experiência adquirida na alta roda do voleibol e pelo empenho de todos os jogadores, com a conquista de 7 sets e de 3 pontos, no total, o que ditou o último lugar do grupo D. O Perugia garantiu o 1.º lugar e a qualificação para os quartos-de-final desta competição (o 2.º lugar do grupo D, o Tours, não foi um dos 3 melhores segundos lugares), conjuntamente com Trentino, Civitanova (3 equipas italianas), Novy Urengoy, Kemerovo (2 equipas russas), Jastrzebski, Kedzierzyn-Kozle (2 equipas polacas) e Roselare (Bélgica). O destaque pela negativa vai para o Zenit Kazan que não conseguiu o apuramento para a fase de eliminatórias. Já agora uma situação a rever: na classificação de grupo, para quê utilizar o n.º de vitórias, em vez do n.º de pontos (veja-se a classificação do grupo B: o Zenit Kazan conquistou 11 pontos e o Maaseik, 9 pontos; no entanto, o Maaseik ficou em 2.º lugar deste grupo por ter mais uma vitória)?

domingo, 12 de janeiro de 2020

As selecções apuradas para os Jogos Olímpicos de Tóquio

No voleibol, no sector masculino, após os torneios de qualificação que terminaram hoje, foram apuradas as seguintes 12 selecções para Tóquio 2020: EUA, Brasil, Argentina, Japão, Itália, Rússia, Polónia, França, Tunísia, Canadá, Irão e Venezuela (estas últimas 5 selecções venceram os últimos torneios de qualificação).
No sector feminino, participarão nos Jogos Olímpicos estas 12 selecções: Sérvia, China, EUA, Brasil, Rússia, Itália, Japão, Turquia, Quénia, Rep. Dominicana, Coreia do Sul e Argentina (as 5 últimas triunfaram nos derradeiros torneios de qualificação).

sábado, 11 de janeiro de 2020

França garante vaga olímpica

Para grande decepção de mais de 6000 alemães presentes no recinto da final, a Alemanha saiu derrotada pela França, sem apelo nem agravo (3-0, 25-20, 25-20, 25-23). Os franceses foram fortes nas partes finais dos sets e não deram hipóteses à seleção germânica orientada pelo italiano Andrea Giani. Assim, a França junta-se às já apuradas Itália, Rússia, Polónia, EUA, Argentina, Brasil, Tunísia (venceu, no Egipto, o torneio africano de qualificação) e Japão. Até amanhã terminam os restantes torneios de qualificação, ficando definidas todas as equipas que participarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio (12 masculinas e 12 femininas).

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

França e Alemanha discutem lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A França e a Alemanha são as duas equipas que vão disputar, amanhã, a final do torneio europeu de qualificação para os Jogos Olímpicos. Apenas uma destas equipas garantirá um lugar em Tóquio.
Nas semifinais do torneio, a França bateu a Eslovénia, por 3-2 (13-25, 22-25, 25-14, 25-21, 15-9), depois de estar a perder por 0-2, enquanto a Alemanha venceu a Bulgária, por 3-1 (25-20, 25-23, 20-25, 25-23). O francês Patry e o alemão Grozer foram jogadores em destaque, pelo n.º de pontos conquistados nos jogos das semifinais. Curiosamente, na fase de grupos, a Alemanha e a França tinham terminado no 2.º lugar, em grupos comandados por Eslovénia e Bulgária: depois de vitórias tranquilas sobre Bélgica e Rep. Checa, a Eslovénia venceu a Alemanha, por 3-2, enquanto a Bulgária venceu, por 3-2, quer a França quer a Sérvia (outro forte candidato que ficou pelo caminho).

sábado, 4 de janeiro de 2020

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Últimos torneios de qualificação

Os últimos torneios de qualificação olímpica, na Europa, Ásia, África, América do Norte e Centro e América do Sul, vão começar a ser disputados a partir de amanhã, qualificando apenas o vencedor de cada torneio para Tóquio 2020.
Em Berlim, o torneio europeu masculino será disputado pelas seguintes seleções: Alemanha, Bélgica, Eslovénia, Rep. Checa (grupo A), Sérvia, França, Bulgária e Holanda (grupo B). Uma destas seleções europeias juntar-se-á às já apuradas Itália, Polónia, Rússia, Brasil, EUA, Argentina e Japão.
No sector feminino, o torneio europeu de qualificação decorrerá na Holanda, com as seguintes seleções: Polónia, Bulgária, Holanda, Azerbeijão (grupo A), Alemanha, Turquia, Bélgica e Croácia (grupo B). Uma destas seleções participará nos Jogos Olímpicos de Tóquio, juntamente com as já apuradas Sérvia, China, EUA, Brasil, Rússia, Itália e Japão.
O calendário e os resultados destes torneios podem ser acompanhados aqui.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Gondomar e Espinho recebem, em 2020, grandes eventos de voleibol e de voleibol de praia

Neste ano que agora começa, Portugal vai acolher grandes eventos de voleibol e de voleibol de praia. Em Gondomar, entre 24 e 28 de Junho, a selecção masculina de voleibol de Portugal irá competir na Challenger Cup, tentando regressar em 2021 à Liga das Nações (competição da qual foi despromovida em 2019). Assim, Portugal irá participar na Liga de Ouro Europeia, com a certeza de ter um lugar garantido na Challenger Cup.
No voleibol de praia, Espinho volta a receber, entre 15 e 19 de Julho, uma etapa de 4 estrelas do Circuito Mundial FIVB, com a participação de duplas portuguesas, masculinas e femininas, e algumas das melhores duplas mundiais.