terça-feira, 28 de agosto de 2012

Portugal ou Holanda na Liga Mundial 2013

Portugal vai defrontar a Holanda no play-off de qualificação para a Liga Mundial 2013, em dois jogos a realizar no próximo sábado e domingo (1 e 2 de Setembro), na cidade holandesa de Roterdão. Como foi um dos dois piores últimos classificados da Liga Mundial 2012 (o Japão é o outro), Portugal precisa de vencer em casa do adversário para garantir um lugar na próxima edição da Liga Mundial Já na Liga Mundial 2012, Portugal passou por esta situação e saiu-se bem, ao vencer a China.
O Japão vai defrontar no play-off de qualificação da Liga Mundial o Egipto ou o Irão.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Plavins e Smedins vencem último Grand Slam da temporada

Plavins e Smedins, que tão boa conta deram nos Jogos Olímpicos de Londres (medalha de bronze), venceram o Grand Slam Mazury Orlen, na Polónia, última prova masculina do Circuito Mundial Swatch/FIVB. Para tal, os letões ultrapassaram, nas meias-finais, Rogers e Dalhausser e Alison e Emanuel, nos quartos-de-final. Na final, Plavins e Smedins venceram os austríacos Doppler e Horst, que também fizeram uma excelente prova.
Na competição feminina, Larissa e Juliana triunfaram, ultrapassando, na final, Cicolari e Menegatti (2-0). Na Polónia, as tricampeãs olímpicas Walsh e May-Treanor não participaram, enquanto as vice-campeãs olímpicas Kessy e Ross "caíram" nos quartos-de-final. Ainda haverá duas etapas, no Circuito Mundial, exclusivamente para duplas femininas, na Finlândia (em finais de Agosto) e na Tailândia (em finais de Outubro).

Roberto Reis/Kibinho e Raquel Lacerda/Joana Vasconcelos são campeões nacionais

Roberto Reis/Kibinho e Raquel Lacerda/Joana Vasconcelos sagraram-se campeões nacionais de Voleibol de Praia, ao vencerem as respectivas finais dos Campeonatos Nacionais de Duplas, disputadas na Praia da Ribeira, no Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

domingo, 12 de agosto de 2012

De moribunda a super Rússia

A Rússia sagrou-se, em Londres, campeã olímpica de voleibol masculino, ao vencer o Brasil, por 3-2. A história desta final confirma o ditado popular "até ao lavar dos cestos é vindima". A Rússia parecia moribunda; o Brasil dominava a final masculina de voleibol, chegando facilmente aos 0-2 em sets; parecia ser capaz de arrumar a partida em 3 sets. Mas, com uma pontinha de sorte, a Rússia conseguiu vencer o 3.º set, por 29-27, e essa vitória galvanizou os russos para o resto da partida. Surgiu então uma super Rússia e o Brasil, que teve o 3-0 ao alcance, não teve força para lutar pela medalha de ouro.
A Itália conseguiu a medalha de bronze, ao vencer a Bulgária, por 3-1.

sábado, 11 de agosto de 2012

Brasileiras de ouro

O Brasil conquistou a medalha de ouro no voleibol feminino. O Brasil, tal como aconteceu em Pequim, há 4 anos, bateu, na final, os EUA, por 3-1. Incrivelmente, as brasileiras perderam o primeiro set por 25-11, mas depois operaram a reviravolta, permitindo apenas 17, 20 e 17 pontos aos EUA.
O Japão conseguiu a medalha de bronze, ao vencer a Coreia do Sul, por 3-0.
No voleibol masculino, amanhã disputar-se-á a final entre o Brasil e a Rússia. Será que o Brasil vai dominar no voleibol ?

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Português dirigiu final olímpica que coroou Brink e Reckermann como campeões olímpicos

O árbitro português Rui Carvalho dirigiu a final masculina de voleibol de praia, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que teve como vencedora a dupla Brink e Reckermann. Foi a 1.ª vitória de uma dupla europeia num torneio olímpico de voleibol de praia, enquanto Emanuel coleccionou 3 medalhas olímpicas de metais diferentes, depois do ouro em Atenas e do bronze em Pequim (com Ricardo nas duas vezes).
Os alemães venceram, por 2-1 (23-21, 16-21 e 16-14), a dupla Alison e Emanuel, numa final renhida, imprópria para cardíacos. No 1.º set, a dupla brasileira teve 2 bolas de set, mas não aproveitou. No derradeiro set, os brasileiros recuperaram de 14-11 para 14-14 (o 14.º ponto foi um serviço directo de Emanuel), mas depois cederam por 14-16. O último ponto da final foi algo contestado por parte dos brasileiros, mas mesmo depois das repetições televisivas manteve-se a dúvida se a bola, após o remate, na diagonal, de Emanuel, tocou ou não a linha lateral, na parte exterior.
Emanuel foi o jogador que os alemães quase sempre solicitaram para receber o serviço (e depois atacar; a estratégia da dupla alemã passou por desgastar este jogador de 39 anos), enquanto os brasileiros foram alternando entre os alemães (talvez tenham optado mais por Reckermann).
Os letões Plavins e Smedins também surpreenderam ao alcançarem a medalha de bronze.
Actualização: Brasil-EUA será o jogo da final feminina de voleibol.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Walsh e May-Treanor são tricampeãs olímpicas

No dia em que os EUA foram, com surpresa, eliminados, sem vencer um úinico set, no voleibol masculino, pela Itália (Brasil, Bulgária e Rússia também seguem para as meias-finais), Walsh e May-Treanor festejaram a conquista da medalha de ouro olímpica (a terceira na carreira desta dupla), com a vitória, na final norte-americana, por 2-0. Larissa e Juliana conseguiram a medalha de bronze, mesmo após perderem o 1.º set por 21-11.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Final norte-americana no voleibol de praia feminino


Larissa e Juliana foram derrotadas, nas meias-finais, pela dupla norte-americana Kessy e Ross (1-2, com 15-12 no 3.º set). Walsh e May-Treanor garantiram o outro lugar na final, ao baterem as chinesas Xue e Zhang Xi, por 2-0 (duplo 22-20), e podem alcançar o tri olímpico.
Na competição masculina, Emanuel e Alison, ao derrotarem Plavins e Smedins, por 2-0, asseguraram um lugar na final, onde vão ter como adversários Brink e Reckermann.

Brasil afasta a Rússia das medalhas

Apesar da fraca prestação na fase de grupos, o Brasil conseguiu bater a Rússia, por 3-2, com 21-19 no 5.º set. O próximo adversário das brasileiras é o Japão que também foi afortunado no jogo frente à China (vitória por 3-2).

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Rússia-Brasil nos quartos-de-final femininos

A fase de eliminatórias nos torneios olímpicos de voleibol vai arrancar amanhã, sendo o jogo de cartaz dos quartos-de-final femininos o Rússia-Brasil (as russas venceram o grupo A, enquanto as brasileiras ficaram num modesto 4.º lugar, no grupo B). Uma destas selecções ficará arredada da luta pelas medalhas. No voleibol masculinos, também haverá jogos escaldantes nos quartos-de-final, tais como EUA-Itália, Polónia-Rússia e Brasil-Argentina. No voleibol de praia, já estão definidas as meias-finais. Se, na competição feminina, as 4 melhores duplas do ranking atingiram essa fase, no masculino, os letões Plavins e Smedins (n.º 17) são a grande surpresa nas meias-finais.

sábado, 4 de agosto de 2012

Rogers e Dalhausser não podem revalidar título olímpico

Isto porque a dupla italiana Nicolai e Lupo, vinda de uma repescagem entre os 3.ºs classificados dos vários grupos, cometeu a proeza de vencer, nos oitavos-de-final, a dupla norte-americana, medalha de ouro em Pequim, por 2-0. Para Rogers poderá ter sido a despedida dos Jogos Olímpicos.
PS - É estranho o critério da RTP nas transmissões dos Jogos Olímpicos. Num tempo em que a informação está facilmente acessível, é absurdo a RTP transmitir, volta-e-meia, jogos gravados, alguns mesmo sem grande interesse, como foi o caso ontem do jogo gravado entre Doppler/Horst e Heusher/Bellaguarda, quando nesse horário estava a decorrer o jogo entre Rogers/Dalhausser e Nicolai/Lupo.