quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Revista de 2008 no voleibol

No ano dos Jogos Olímpicos de Pequim, a selecção masculina de Portugal não conseguiu o apuramento para o evento. Na última tentativa, em Espinho, em Maio/Junho, Portugal não conseguiu ultrapassar a Polónia, selecção que garantiu o "passaporte" para Pequim. Também na Liga Europeia e no apuramento para o Europeu de 2009, Portugal não atingiu os seus objectivos. Consequência destes insucessos: o afastamento do então seleccionador nacional, Jorge Schmidt (até à data ainda não foi anunciado oficialmente o nome do sucessor no cargo).
Quanto aos Jogos Olímpicos de Pequim, os EUA (ouro no voleibol masculino e no voleibol de praia - masculino, Rogers e Dalhausser, e feminino, Walsh e May-Treanor) e o Brasil (ouro no voleibol feminino) foram os grandes triunfadores.
Portugal também não teve representantes no voleibol de praia em Pequim: Maia e Brenha falharam a 4.ª presença em Jogos Olímpicos. O ano terminou com o anúncio do fim, a nível internacional, desta conhecida dupla. Para 2009, Miguel Maia terá como novo parceiro um jogador também habituado às andanças do Circuito Mundial, o esquerdino Pedro Rosas (Pedrosa e Brenha não anunciaram os seus novos parceiros).
A nível de clubes, o V. Guimarães esteve em foco na temporada 2007/2008, ao conquistar pela 1.ª vez o título nacional, batendo, na final (houve necessidade de disputar um decisivo 5.º jogo, em Espinho), o anterior campeão, o Sp. Espinho. O V. Guimarães também se tornou, esta época, a 1.ª equipa portuguesa a participar na Liga dos Campeões Europeus. O saldo, até esta altura, é positivo: 2 vitórias e 2 derrotas, quando faltam dois jogos para o final da 1.ª fase.
Votos de um 2009 com bons vóleis.

Reviver o passado no voleibol


segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sp. Espinho perdeu a invencibilidade

Nesta quadra natalícia, o Sp. Espinho resolveu dar uma prenda ao seu vizinho, a Académica de Espinho. Em jogo da 13.ª jornada da A1, realizado no sábado (foi o único jogo realizado), o Sp. Espinho perdeu em casa frente aos "Mochos", por 2-3. Depois de perder o 4.º set nas vantagens (24-26), o Sp. Espinho afundou-se na negra (9-15). Desta forma, o Sp. Espinho passa a ter a companhia do V. Guimarães na frente do campeonato.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

domingo, 21 de dezembro de 2008

Video killed the radio star

Os Buggles em 2004.

Sp. Espinho continua invencível

No jogo grande da jornada na A1, o Sp. Espinho foi, a Lisboa, vencer o Benfica, por 0-3. Pelo que mostrou no 1.º set, o Benfica pode render ainda mais e apresentar-se mais competitivo na fase de eliminatórias da A1. O Sp. Espinho é uma equipa muito experiente e equilibrada e por isso difícil de bater.
Na A2, o Fiães desembaraçou-se facilmente do Nacional de Ginástica (3-0), enquanto, em Ovar, num jogo por certo electrizante, o Aliança perdeu na negra contra o Caldas.
Nas competições femininas, o Braga conquistou a 2.ª vitória na A1 frente ao mesmo adversário, o Belenenses (3-1). Mesmo assim, ainda não largou o último lugar, num campeonato dominado superiormente pelo Trofa (venceu o 2.º classificado, o Gueifães, por 3-0).

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Jogo-treino no CDUP (4)

Ao jogo-treino de hoje compareceram 12 jogadores. As equipas ficaram assim formadas: A - Paulo, Manel, José, Rafael, Raquel e Sandra; B - João José, André, X, Y, Filipa e Mariana. A equipa A venceu os 3 sets disputados, com a particularidade de, no último set, a equipa A ter sido constituída por 2 jogadores da anterior formação mais as 4 jogadoras. Nem assim os 6 jogadores deram luta. Parecia que estavam a fazer de propósito para perder...
PS-Não fixei o nome de 2 jogadores.

Benfica-Sp. Espinho

No próximo sábado, dia em festejo mais um aniversário, disputa-se um dos jogos mais aguardados do voleibol português: Benfica-Sp. Espinho (17h30m, na Sport TV). Será, com certeza, uma boa oportunidade de divulgação da modalidade (pena é que o encontro não seja transmitido na RTP 2). O Benfica, reforçado com mais um jogador cubano, poderá colocar sérias dificuldades ao Sp. Espinho, equipa nesta temporada e até à data imbatível.
Na A2, o Fiães recebe o último classificado, o Nacional de Ginástica (disputou a A1 na época passada), e o Aliança de Ovar recebe a visita do líder Caldas.
Na competição feminina da A1, o Sp. Braga recebe, no sábado, o Belenenses, num jogo talhado para as bracarenses vencerem. No domingo, o líder Trofa recebe o 2.º classificado, o Gueifães.

Fiães recebe Sp. Espinho para a Taça

O sorteio da Taça de Portugal ditou na próxima eliminatória um jogo entre o Fiães e o Sp. Espinho. O velhinho pavilhão da Casa do Povo de Fiães, onde joguei, vai ser pequeno para acolher os muitos adeptos de voleibol interessados em ver este jogo. Os restantes jogos são:
São Mamede-Vit. Guimarães; Caldas-Ac. Espinho; Famalicense-Leixões; Aliança-Benfica (as gentes de Ovar vão com certeza fazer uma grande festa); Esmoriz-Vilacondense.
Nos Femininos: Oeiras-Sr.ª da Hora; Braga-Gueifães; Boavista-Nun'Alvares; Trofa-Belenenses; Arcozelo-Leixões; Vit. Guimarães-São Mamede (os mesmos clubes também se encontram em masculinos).
PS-Ainda não há datas para a realização destes jogos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

V. Guimarães perde na Bélgica

Terminou o 1.º set do jogo da Liga dos Campeões entre o Noliko Masseik e o V. Guimarães, com um parcial de 25-18. O V. Guimarães respondeu bem no início do set, mas a recepção ao serviço de Nuno Pinheiro (excelente exibição) vacilou, o que levou os belgas a distanciarem-se 5 pontos (13-8). Depois foi gerir a vantagem para terminar tranquilamente o set. O Vitória terá de melhorar a recepção para poder fazer frente a esta equipa belga. Caso contrário, o resultado final será 3-0.
Actualização: Infelizmente, o V. Guimarães não conseguiu alterar a situação (o 2.º set ainda foi pior que o 1.º: 25-10) e acabou derrotado por 3-0. Só no 3.º set (25-23), o Vitória mostrou a sua valia. Mesmo assim não foi suficiente para vencer. Nota final para a não utilização do André Lopes neste jogo.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Terminou o Circuito Brasileiro 2008

A dupla Pedro Cunha e Harley venceu os vice-campeões olímpicos Márcio e Fábio Luiz, por 2 -1 (9/18, 18/11 e 16/14), na final da última etapa da temporada 2008 do Circuito Banco do Brasil, disputada nas areias de Tambaú, em João Pessoa. No terceiro lugar ficou a dupla Alison e Bernardo.
Na competição feminina, as irmãs cariocas Maria Clara e Carolina (na foto, com Talita) conquistaram o título desta etapa. Na final, as irmãs Salgado derrotaram Renata e Talita, por 2-1, com parciais de 12/18, 18/8 e 15/12. No terceiro lugar ficou a dupla Virna e Ângela.

Sp. Espinho e V. Guimarães vitoriosos

No sábado, o Sp. Espinho afastou o Castêlo da Maia da Taça de Portugal, ao vencer, na Maia, por 1-3. No domingo, o V. Guimarães bateu o Esmoriz, por 0-3, em jogo a contar para o Campeonato nacional A1. O Sp. Espinho, que não jogou, este fim-de-semana, para a A1 e ainda não conheceu o sabor da derrota, vai ter, no próximo sábado, um "osso duro de roer", o Benfica, que venceu nesta jornada o Fonte d0 Bastardo (3-1) e já é o 4.º classificado.
Na A2, o Fiães venceu o Oeiras, por 1-3, e bateu o Ala por 3-0. Desta forma, o Fiães ocupa o 7.º lugar na classificação liderada pelo imbatível Caldas (o Aliança com duas derrotas ocupa o 2.º lugar).
Nas competições femininas, na A1, o Leixões impôs-se ao Sp. Braga, por 3-0 (julgava que as bracarenses pudessem dar mais luta...). Na A2, o V. Guimarães bateu o Senhora da Hora, por 0-3.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Esmoriz-V. Guimarães

Na A1, o Esmoriz recebe, no domingo (17 h), o V. Guimarães, em partida transmitida, em directo, pela Sport TV.
Na A2, o Fiães disputa neste fim-de-semana dois jogos: no sábado, desloca-se a Oeiras e, no domingo, recebe o Ala (jogo em atraso).
Nas competições femininas, disputa-se, no domingo, um interessante Leixões-Sp. Braga, a contar para a divisão A1. Na A2, o V. Guimarães visita o penúltimo classificado, o Senhora da Hora.

Grande Vitória!

O V. Guimarães surprendeu o mundo do voleibol, ao bater sem apelo nem agravo o Noliko Masseik, por 3-0 (25-23, 28-26, 25-19). Depois de no domingo ter sido incapaz de contrariar o bom jogo do Sp. Espinho, o V. Guimarães surgiu transfigurado neste jogo europeu, conquistando uma vitória importante para o apuramento para a 2.ª fase da Liga dos Campeões. Na próxima semana (4.ª f), os vimaranenses voltam a defrontar este adversário, desta vez na Bélgica.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

V. Guimarães-Noliko Masseik

Amanhã, às 20h30m, o V. Guimarães defronta o Noliko Masseik, em jogo da 3.ª jornada da Liga dos Campeões Europeus. O adversário dos minhotos lidera o campeonato belga e conta com os portugueses André Lopes e Nuno Pinheiro no seu plantel. Por isso, prevê-se um jogo difícil e emotivo. O jogo pode ser seguido na Sport TV ou na internet através do Laola TV.

Castêlo ou Sp. Espinho

Da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, em masculinos, falta disputar-se o jogo grande: Castêlo da Maia - Sp. Espinho (sábado, dia 13, às 17 h, sem transmissão televisiva). Entretanto, já estão, na 2.ª eliminatória, as seguintes equipas: Ac. Espinho, Esmoriz, Famalicense (único representante da II divisão), Ac. S. Mamede, Vilacondense, V. Guimarães, Fiães, Aliança de Ovar, Benfica, Caldas e Leixões.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Super Sp. Espinho!

Um super Sp. Espinho acabou por transformar um jogo que se esperava equilibrado, com o resultado decidido na negra, num jogo fácil. Foi assim, no domingo, na vitória espinhense sobre o V. Guimarães, por 0-3. Mau ensaio dos vimaranenses para a jornada europeia de 5.ª f, frente aos belgas do Noliko Masseik.
Na A2, o Fiães teve de adiar o jogo contra o Ala Gondomar (para dia 14), pois o piso do pavilhão encontrava-se muito escorregadio devido à muita humidade no ar.
Nos femininos, na A1, o Sp. Braga foi derrotado em Gueifães, por 3-0, enquanto o Trofa bateu o Ribeirense, por 3-1. Na A2, o V. Guimarães venceu os seus dois jogos, mas o Oeiras, surpreendentemente, baqueou diante a Académica de Coimbra (3-1) e diante o S.to Tirso (1-3). Assim, o Arcozelo ascendeu ao 1.º lugar.
PS - O sítio da FPV devia ter uma actualização dos resultados mais rápida.

Surpresa em Fortaleza

Na etapa de Fortaleza, a vitória final coube a uma dupla menos conhecida (venceu uma etapa pela 1.ª vez), André e Magalhães, que bateu na final a dupla, medalha de prata em Pequim, Márcio e Fábio, por 2-1. Em 3.º lugar classificou-se a dupla Ricardo e Emanuel (derrotada nas meias finais pelos vencedores desta etapa).
Na competição feminina, não houve surpresa. Vivian e Larissa bateram, na final, Renata e Talita, por 2-0. Ágatha e Shaylyn ficaram em 3.º lugar.
Entre o dia 11 e 14 de Dezembro disputa-se numa praia da cidade de João Pessoa a última etapa deste ano.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Maia e Rosas no circuito mundial de 2009

Na conferência de imprensa de ontem na sede da Federação Portuguesa de Voleibol foram apresentadas muitas novidades:
- Maia e Brenha continuam juntos no campeonato nacional, mas Miguel Maia vai ter novo parceiro no circuito mundial, Pedro Rosas.
- Em Agosto, a Federação Portuguesa de Voleibol acolhe a I Taça Ibero-Americana, que começará por ser um torneio quadrangular, disputado por Portugal, Espanha, Brasil e Porto Rico, mas que irá crescer com a inclusão de novas equipas sul-americanas nos próximos anos.
- A iniciativa Família Gira.
- A renovação da imagem do sítio da FPV e a dinamização dos Centros de Treino de voleibol de praia.
PS-Soube entretanto que Raquel Lacerda e Susana Monteiro vão apostar, em 2009, na participação em etapas mundiais.

Fortaleza recebe etapa de voleibol de praia

Disputa-se até domingo, em Fortaleza, a penúltima etapa do Circuito Banco do Brasil (masculino e feminino). O destaque vai para o reaparecimento de Roberto Lopes (42 anos) ao lado de Franco (41 anos) para disputar esta etapa. No 1.º dia, somaram uma vitória, mas de seguida perderam contra Fábio e Márcio (com 18-16, no 1.º set). Os resultados podem ser encontrados aqui.

V. Guimarães-Sp. Espinho

A cidade berço vai acolher, no domingo, às 16 h (transmissão directa na Sport TV), o 1.º confronto deste campeonato entre os 2 principais candidatos ao título: V. Guimarães e Sp. Espinho. Espera-se um jogo empolgante e bem disputado e que os adeptos das duas equipas sejam acima de tudo adeptos do voleibol.
Na A2, o Fiães pode regressar às vitórias no próximo sábado, quando receber o Ala de Gondomar.
Nas competições femininas, na A1, o Sp. Braga vai visitar, no domingo, o Gueifães, enquanto o Trofa recebe o Ribeirense. Na A2, há jogos no sábado e no feriado. O V. Guimarães joga em casa contra o Desp. Póvoa e contra o Juventude.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Portugal no Europeu de Andebol Feminino

O desporto feminino nacional está de parabéns. Portugal estreia-se hoje numa fase final do Europeu de Andebol feminino, defrontando a Ucrânia. Na 1.ª fase desta competição que decorre na Macedónia, a selecção nacional terá de medir forças com a Noruega, actual campeã olímpica, e com a Espanha.
O andebol, a nível de clubes, pode atravessar uma fase complicada, mas as selecções nacionais têm conseguido resultados excelentes (veja-se a recente vitória da selecção masculina, na Letónia).
De destacar, o facto dos principais jogos das selecções nacionais de andebol serem transmitidos na RTP 2, contrariamente ao que se passa no voleibol.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Gato Fedorento conhece o estrôncio

No genérico do último "Zé Carlos", os elementos do "Gato Fedorento" deram provas de uma boa cultura científica. Não é que eles sabem qual é o 38.º elemento da Tabela Periódica?! O estrôncio. Será que eles sabem que se trata de um metal alcalino-terroso ou que o símbolo químico é Sr (sem ponto, senão significava senhor)?

domingo, 30 de novembro de 2008

Alargamento da auto-estrada A3

Infelizmente, as obras de alargamento da A3, entre as portagens da Maia e Águas Santas, ainda não terminaram. Segundo o anúncio, as obras deviam ter terminado em Outubro de 2008 e custar 11,6 milhões de euros, mas como acontece geralmente em Portugal ainda estão para durar e causar imensos transtornos aos automobilistas.
É inacreditável como são feitas constantemente alterações nos percursos nas vias, com tantas linhas (sinalização horizontal) pintadas de branco e de amarelo (que podem confundir os automobilistas), com alguns estrangulamentos e desvios sinuosos, sem sinalização vertical apropriada, etc.
Não duvido da importância do alargamento das vias (para 4 faixas de rodagem, em cada via) neste troço da A3, mas de que valem essas condições, se existe dificuldade de escoamento do trânsito no acesso à A4 (sentido sul-norte) e no acesso à VCI (principalmente em direcção à ponte do Freixo)?!

Castêlo da Maia não perturbou líderes

Nesta jornada dupla na A1, o Castêlo da Maia não conseguiu fazer frente aos líderes V. Guimarães e Sp. Espinho. Apesar de um início prometedor no campeonato, a equipa maiata acabou por perder ambos os jogos pela diferença máxima. Na próxima jornada, o escaldante V. Guimarães-Sp. Espinho vai separar estas duas equipas no topo da classificação.
Na A2, o Fiães voltou a tropeçar, desta vez em Gueifães, perdendo por 3-0.
Nas competições femininas, o Sp. Braga não trouxe qualquer vitória da Madeira, mas conseguiu um set em cada jogo. Na A2, o V. Guimarães perdeu frente ao Juventude Pacense, por 3-0.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Escola de Esmoriz

Mais um recorte de um jornal - desta vez da "Voz de Esmoriz" - com uma fotografia da equipa completa da Escola de Esmoriz (com o treinador Júlio, o massagista e o seccionista), que em 1992 lutou pela subida de divisão (sem sucesso).

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Jogo-treino no CDUP (3)

Ao jogo-treino de hoje compareceram 6 jogadores. As equipas foram formadas com os atletas mais velhos na A e a juventude na B. Eis as constituições das equipas: A - Paulo, Manel e José; B - Hugo, Alysson e André. A equipa A venceu o 1.º set e a B venceu o 2.º set. Na negra, a equipa A vencia por 13-9, mas uma série de erros, 1.º no serviço e depois na recepção, levou o resultado a 13-15, no final. A equipa B teve o mérito de ter uma boa reacção final, no 2.º e 3.º sets, e por isso mereceu a vitória final. Na próxima semana, conto com novos elementos.

Castêlo da Maia com fim-de-semana em cheio

Os grandes embates do voleibol nacional estão a chegar. No próximo fim-de-semana, disputam-se dois jogos entre equipas grandes da A1. O Castêlo da Maia vai ter uma autêntica prova de fogo ao defrontar, no sábado, fora, o V. Guimarães e, no domingo, em casa, o Sp. Espinho (este último jogo terá transmissão televisiva, em directo, na Sport TV 1, às 16 h).
Na A2, o Fiães que atravessa uma fase negativa desloca-se a Gueifães.
Nas competições femininas, na A1, o Sp. Braga desloca-se à Madeira para defrontar o Câmara de Lobos e o Madeira. Na A2, o V. Guimarães desloca-se à capital do móvel para medir forças com o Juventude Pacense.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Fotografias de voleibol na LIFE


A LIFE e o Google disponibilizam inúmeras fotografias históricas (e com história) neste sítio. O voleibol também lá se encontra representado. A 1.ª foto sobre esse tema foi tirada numa praia de Malibu, nos anos de 1950(?).

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Benfica derrubou Castêlo da Maia

Depois de, no sábado, Sp. Espinho e V. Guimarães terem-se desenvencilhado sem dificuldade dos seus opositores, Esmoriz e Ac. de Espinho, ontem o Castêlo da Maia perdeu a invencibilidade neste campeonato diante do Benfica e logo com uma derrota expressiva (3-0). Assim, a equipa maiata deixou o 1.º lugar (no próximo fim-de-semana tem uma verdadeira prova de fogo, defrontando o V. Guimarães e o Sp. Espinho) e o Benfica parece subir de forma (também estreou um jogador).
Na A2, o Fiães, a atravessar um mau momento, perdeu frente à Académica de Coimbra, por 3-2, enquanto o Caldas derrotou o Ala, por 3-0.
Nas competições femininas, na A1, o Braga perdeu frente ao Trofa, por 3-0. Na A2, o Arcozelo esmagou o V. Guimarães, por 3-0.

Ricardo e Emanuel vencem no Recife

Ricardo e Emanuel venceram a etapa do Recife, do Circuito Banco do Brasil 2008, ao baterem na final Márcio e Fábio, por 2-0. Em 3.º lugar classificou-se a dupla Hevaldo e Benjamim que se superiorizou a Pitta e Lipe. Cunha e Harley foram afastados da prova, na 1.ª fase eliminatória.
Na competição feminina, a vitória na etapa coube a Renata e Talita - na final, derrotaram Vivian e Larissa, por 2-0. Em 3.º lugar ficou a dupla Cris e Andrezza (bateu a dupla Maria Clara e Carol, por 2-1).
A próxima etapa decorre entre 4 e 7 de Dezembro, em Fortaleza.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Universidade do Minho vence Jogos Galaico-Durienses


A Universidade do Minho venceu o 23.º Jogos Galaico-Durienses, realizados entre 18 e 20 de Novembro, em Braga. Das oito modalidades em competição, a Universidade do Minho venceu quatro: Futsal, Basquetebol, Badminton e Court Soccer. A Universidade do Porto, que tinha vencido a última edição, ficou no 3.º lugar, tendo sido campeã de xadrez. No voleibol misto, a vitória coube à Universidade da Corunha que bateu na final a Universidade do Porto, por 2-0. Resultados completos aqui.

Etapa do Recife no Circuito Banco do Brasil

Começa hoje a disputar-se o torneio principal da etapa do Recife, 14.ª etapa do Circuito Banco do Brasil 2008. Até domingo, as melhores duplas masculinas e femininas do Brasil lutam pelo 1.º lugar na praia pernambucana. Harley/Cunha, Ricardo/Emanuel e Fábio/Márcio, nos masculinos, e Vivian/Larissa e Maria Clara/Carol, nos femininos, são as duplas favoritas à vitória.
Os resultados podem ser encontrados aqui.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Esmoriz-Sp. Espinho

Apesar de haver dois jogos interessantes: Esmoriz-Sp. Espinho e Benfica-Castêlo da Maia, a Sport TV não irá transmitir qualquer jogo de voleibol, no próximo fim-de-semana.
Na A2, o Fiães desloca-se a Coimbra, enquanto o líder Caldas recebe o Ala Nun'Álvares de Gondomar.
Nas competições femininas, na A1, o Sp. Braga vai visitar, no sábado, o 1.º classificado, o Trofa.
Na A2, os 2.ºs classificados, Arcozelo e V. Guimarães, vão-se defrontar, em Gaia.

Voleibol no CDUP (2)

Depois da pausa forçada da semana passada, retomaram-se hoje os treinos no pavilhão do CDUP. Infelizmente, compareceram ao treino de hoje apenas 4 jogadores. A saber, eu, o Rafael, o João José e o José. Assim, resolveu-se fazer um bom aquecimento, uns alongamentos e um "bate-bola". Deu para animar o grupo. No entanto, na próxima semana, conto com mais atletas...

Portugal foi embalado pelo samba

1 - Pelos vistos, a selecção portuguesa de futebol resolveu fazer aquilo que eu fiz enquanto decorria o jogo contra o Brasil: dormir.
2 - Não deixa de ser curiosa esta estratégia de figuras conhecidas da nossa praça desdobrarem-se em declarações (até à exaustão) quando estão "debaixo de fogo". Depois de, na semana anterior, o seleccionador nacional Carlos Queiroz ter surgido no programa "Grande Entrevista", de Judite de Sousa, esta semana (hoje) é a vez da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. Estas personalidades têm sempre tempo de antena. Eu é que não tenho tempo para ouvi-las. Mas de uma coisa estou certo, não é por elas falarem muito que os bons resultados aparecem ou a situação se resolve...

terça-feira, 18 de novembro de 2008

As hermesetas

Joao Miguel Tavares, no DN: Se José Sócrates encontrasse um dos seus ministros a tentar arrombar um cofre com um berbequim diria aos jornais que ele estava só a apertar um parafuso. (...) O que me faz impressão é o desplante com que se é apanhado com a boca na botija e se finge que se andava só à procura das hermesetas. (...) Nesta triste terra, parece não haver limites para a falta de vergonha.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Aprender matemática


A propósito do lançamento, em Portugal, de "Aritmética para os Pais", o autor do livro, Ron Aharoni, deu uma entrevista ao Público. Eis algumas frases de destaque:
A Matemática deve ser aprendida por etapas e nenhuma deve ser deixada para trás, porque se isso acontecer não vamos conseguir compreender o que se segue.
Os manuais que existem vão na direcção errada, porque promovem actividades divertidas e a aprendizagem fica perdida. O problema é que os livros saltam etapas ou seguem teorias modernas.
A Matemática não tem que ser divertida, mas compreendida.
Usar uma calculadora na aula de Matemática é como pôr os alunos a conduzir automóveis em vez de correrem na aula de Educação Física.
Se elas [as crianças] podem aprender com o computador? Todas as tentativas feitas até hoje nesse sentido falharam. Não sei se porque as crianças preferem brincar no computador do que trabalhar...

Voleibol a abrir o telejornal no "Gato Fedorento"

Ontem, no programa "Zé Carlos", achei engraçado lembrarem-se de uma notícia de Voleibol para abrir o telejornal (ou seria o Jornal da Noite?). O hamster seleccionou uma notícia que, decididamente, não faz parte do alinhamento dos telejornais das televisões nacionais. Só no "Gato Fedorento", o voleibol poderia ocupar o lugar do futebol...

Oeiras surpreende V. Guimarães

Sp. Espinho e V. Guimarães desembaraçaram-se facilmente das equipas madeirenses, Marítimo (ainda conseguiu um set frente ao Vitória) e Machico, e assim mantêm-se invictos na A1.
Na A2, o Fiães perdeu frente ao Voleibol de Lisboa (3-2), enquanto o Voleibol de Espinho bateu o Gueifães (3-2).
Nas competições femininas, na A1, o Sp. Braga perdeu frente ao Ala de Gondomar, por 3-1. Na A2, o Oeiras surpreendeu ao vencer, em Guimarães, o Vitória, pela margem máxima (0-3).

Harley e Benjamim fecham o Circuito Mundial com ouro

O Circuito Mundial Swatch/FIVB 2008 terminou. A dupla brasileira Harley e Benjamim venceu o torneio masculino do Open de Sanya, na China, ao bater na final os seus compatriotas Pitta e Cunha, por 2-0 (21-17, 21-19). O último ponto foi polémico, com a bola rematada por Benjamim a tocar na linha lateral, no entender dos árbitros. Cunha ainda protestou, mas de nada valeu. Os telespectadores também nada puderam concluir, pois a repetição televisiva não esclareceu a situação. No último lugar do pódio, ficou a dupla argentina Baracetti e Salema.
Na competição feminina, Boss e Ross conquistaram novamente o lugar mais alto do pódio, ao bater na final Huang Ying and Zhang Xi, da China, por 2-0 (21-17, 23-21). No 3.º lugar, ficaram as norte-americanas Branagh e Turner.
O Circuito Mundial Swatch/FIVB regressa em 2009, sem paragem em Portugal.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

V. Guimarães-Marítimo

No próximo fim-de-semana, apenas 4 equipas da A1 entrarão em acção. Sp. Espinho e V. Guimarães vão receber a visita das equipas madeirenses, Marítimo e Machico. O V. Guimarães-Marítimo passa na Sport TV (domingo, 15h30m).
Na A2, no sábado, o Fiães desloca-se ao pavilhão do Voleibol de Lisboa, enquanto o Voleibol de Espinho recebe o Gueifães.
Nas competições femininas, o Sp. Braga vai, no domingo (17 h), a Gondomar para defrontar o Ala. As minhotas podem aproveitar a confiança adquirida com a 1.ª vitória para somar novo triunfo. Na A2, os actuais líderes, V. Guimarães e Oeiras, vão-se defrontar, no sábado (19 h).

Castêlo da Maia e Sp. Espinho defrontam-se para a Taça

O sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal de voleibol, que se jogará dia 8 de Dezembro, ditou os seguintes jogos: UTAD-Acad. Espinho; Esmoriz-CV Espinho; Famalicense-Santo Tirso; S. Mamede-Gueifães; CN Ginástica-Vilacondense; Vitória Guimarães-CV Lisboa; Ala Gondomar-Fiães; Aliança Ovar-Técnico; Oeiras-Benfica; Académica-Caldas; Castêlo Maia-Sporting de Espinho; CD Póvoa-Leixões.

V. Guimarães vence jogo da Liga dos Campeões

O V. Guimarães aproveitou o factor casa e o apoio dos seus adeptos para conquistar uma vitória frente aos checos do Budejovice, por 3-2 (23-25, 25-19, 25-23, 20-25 e 15-11). Assim após a segunda jornada, o grupo B da Liga dos Campeões é comandado pelo Dínamo de Moscovo (venceu na Bélgica, por 2-3), com 4 pontos, seguido do Noliko Maaseik, da Bélgica, com 3, do V. Guimarães, também com 3, e do Ceske Budejovice, com 2. Na próxima jornada, o Guimarães recebe a formação belga, num jogo importante na luta por um lugar nos oitavos-de-final desta competição.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

V. Guimarães disputa 2.º jogo da Liga dos Campeões

O V. Guimarães vai receber amanhã, no seu pavilhão, às 20h30m, a equipa checa do Budejovice, no 2.º jogo da Liga dos Campeões. Este jogo terá transmissão directa na Sport TV 1 ou, na internet, em Laola1TV.

Harley e Benjamim são favoritos à vitória na última etapa do ano

Começa a disputar-se amanhã o torneio principal masculino do Open de Sanya, na China. A dupla brasileira Harley e Benjamim (Pedro está indisponível, por causa de uma cirurgia) é a de maior cartaz e a grande favorita à vitória nesta última etapa do Circuito Mundial Swatch/FIVB (resultados aqui). Depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, algumas das melhores duplas mundiais, como por exemplo Rogers e Dalhausser (na foto) ou Ricardo e Emanuel, deixaram de competir no Circuito Mundial.
O torneio feminino de qualificação deste Open terá início amanhã.
O Eurosport transmitirá no sábado e domingo, às 7h30m, a final masculina e a feminina, respectivamente.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Caldas mostra credenciais

No jogo em destaque na jornada deste fim-de-semana, na A1, o Esmoriz venceu o Leixões, por 3-1.
Na A2, o Caldas mostrou por que razão é líder desta divisão, ao bater o Gueifães, por 0-3, e o Fiães, por 1-3.
Nas competições femininas, o Trofa foi vencer a Gueifães pela margem máxima, sendo assim a única equipa invicta da prova. Destaque ainda para a 1.ª vitória da temporada do Sp. Braga, conseguida na deslocação a Belém (1-3).
Na A2, o V. Guimarães bateu o Boavista por 0-3. O Oeiras venceu o Arcozelo, por 3-1, e mantém-se com a formação minhota na condição de invicto.

Norte-americanas dominam Open de Phuket

Na final do Open da Tailândia, a dupla norte-amerciana Ross e Boss bateu as suas compatriotas Branagh e Turner, por 2-1. No 3.º posto ficou a dupla alemã, Banck e Gunther.
A partir de amanhã, disputa-se, na China (em Sanya), a última etapa do Circuito Mundial Swatch-FIVB, com competições masculina e feminina. Tal como nas últimas etapas, algumas das melhores duplas não vão estar presentes. Isto mostra que o Circuito Mundial de voleibol de praia se estende em demasia ao longo do ano, sendo algumas etapas pouco apelativas para os jogadores (também há o facto de alguns jogadores estarem envolvidos nas competições de voleibol).

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Jogo-treino no CDUP (1)

A pedido de alguns atletas que saíram do Porto, vou passar a colocar, neste blogue, um breve resumo dos jogos-treino no CDUP. Lembro que estas sessões decorrem às 5.as feiras, às 18h30m, e estão abertas a todos os elementos (de preferência da UP) que saibam jogar voleibol.
Ao jogo-treino de hoje compareceram apenas 6 jogadores. Dois sets foram disputados com as seguintes formações: equipa A - Paulo, José e André; equipa B - Hugo, Filipa e Rafael. A equipa A venceu os sets, sendo o 2.º parcial algo desequilibrado (25-14). Resolveu-se realizar um 3.º set, tendo a Filipa e o André trocado de equipas. Surpreendentemente, o resultado foi novamente favorável à equipa A, por 15-13.

Open de Phuket


Decorre, entre hoje e domingo, o Open de Phuket, na Tailândia, integrado na competição feminina do Circuito Mundial Swatch-FIVB. Hoje já houve surpresas com a derrota, na 2.ª ronda, das duas duplas brasileiras em prova, Maria Clara/Carol (na foto) e Antonelli/Leão. Apesar disso, mantém-se em prova e continuam a ser favoritas (conjuntamente com as duplas norte-americanas, Boss/Ross e Branagh/Turner). Os resultados podem ser seguidos aqui.
O Eurosport transmite no sábado, às 8 h, uma meia-final e no domingo, às 23h30m, a final.

Esmoriz-Leixões

No próximo fim-de-semana, na A1, o Esmoriz vai receber o Leixões (sábado, às 15h, transmissão na Sport TV 2). Na A2, disputam-se duas jornadas, com o Caldas a participar em dois jogos escaldantes, frente a dois 2.ºs classificados desta divisão: no sábado, frente ao Gueifães e, no domingo, frente ao Fiães (ambos às 16 h).
Nos femininos, na A1, o jogo grande será o que vai opor as duas equipas invictas na prova, Gueifães e Trofa. Este jogo realiza-se no domingo, às 15 h. Também no domingo, o Sp. Braga defronta o Belenenses e tem uma oportunidade para conquistar a 1.ª vitória desta época. Na A2, o V. Guimarães viaja, no domingo (17h), ao Porto para defrontar o Boavista, enquanto o Arcozelo defronta o Oeiras.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

V. Guimarães perde na estreia da Liga dos Campeões

N' "O Jogo", apenas esta notícia (sem grande desenvolvimento; se fosse futebol...):
Derrotados mas não convencidos. A estreia do Vitória de Guimarães na Liga dos Campões mostrou um campeão português aguerrido e lutador, que nunca baixou os braços e conseguiu aquilo que pouca gente previa: ganhar um set aos russos, e logo nas vantagens (29-31).
"Foi uma experiência fantástica", disse a O JOGO o treinador vitoriano. Se nos dois primeiros parciais o Dínamo conseguiu passar para a frente do marcador desde o início e controlar as acções de jogo, a equipa lusa respondeu no terceiro, onde chegou a ter cinco pontos de vantagem (15-20). "Nunca baixámos os braços", disse Rogério Paula.

Já os açorianos da Fonte do Bastardo continuam invictos na Challenge Cup. Ontem derrotaram o MOK Zabreb, por 3-0 (25-22, 30-28 e 25-20), na primeira mão da segunda eliminatória, no pavilhão Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória. O tira-teimas é no próximo dia 13.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

V. Guimarães estreia-se na Liga dos Campeões

O V. Guimarães vai estrear-se amanhã, 3.ª f, na Liga de Campeões Europeus de Voleibol ao defrontar o Dínamo de Moscovo, na Rússia. É assim que Portugal entra, pela 1.ª vez, na Liga dos Campeões. O jogo não terá transmissão televisiva.

Sp. Espinho venceu Leixões

Na A1, no sábado, o Benfica já deu um ar da sua graça ao vender cara a derrota frente ao V. Guimarães (3-2). No domingo, o Sp. Espinho venceu o Leixões, por 3-1, e assim juntou-se no 1.º aos minhotos e ao Castêlo da Maia.
Na A2, o Fiães ganhou ao Desportivo da Póvoa, por 3-0, enquanto o Caldas precisou da negra para ultrapassar o Volei de Lisboa.
Nas competições femininas, na A1, o Sp. Braga perdeu os dois jogos frente a equipas dos Açores: se, no sábado, perdeu na negra com o Clube K, no domingo foi claramente dominado pelo Ribeirense (0-3, com 8-25 no 3.º set). Na A2, o V. Guimarães venceu a Académica de Coimbra, por 3-0, e continua a liderar a classificação com o Arcozelo e o Oeiras.

Cunha e Alison venceram no Bahrain

A dupla brasileira Cunha e Alison venceu, no sábado, o Open do Bahrain, ao bater na final os irmãos franceses Cès, por 2-0 (22-20, 21-19). Foi uma final emocionante, com os franceses a recuperarem a igualdade antes de consentirem os dois pontos finais nos dois sets. Numa final disputada à noite (27 ºC), foi curioso ver os Xeiques (dada a atenção da realização televisiva, seria o rei?) de túnica e turbante sentados em poltronas a assistir ao jogo.
Estas figuras fizeram-me lembrar um torneio de Carnaval, organizado pelo Aliança de Ovar, que disputei pela Escola de Esmoriz. O nosso treinador nessa época, o Júlio, foi para o banco disfarçado de Xeique (como ele usava uma pêra, parecia mesmo um árabe). Como o jogo estava a correr mal para o nosso lado, confesso que me apetecia rir, nos descontos de tempo, ao ver o Júlio sério e irritado, a criticar a atitude da equipa, com um turbante na cabeça.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Nelson Évora entrevistado pelo DN

O que quero dizer é que para ser atleta em Portugal o caminho é difícil. É preciso gostar muito, porque o nosso sistema desportivo, embora melhorado, não ajuda.
DN: Diga então que medidas tomaria para melhorar esse cenário.
Triagem a nível nacional de jovens talentos; um sistema de educação que permita aos jovens fazer desporto em qualidade e quantidade e, mais tarde, ajuda a nível financeiro.
DN: Lamenta viver num país em que a maior parte dos portugueses reconhecidos no estrangeiro são atletas?
Sempre fizemos coisas boas, mas não damos grande valor. E a comunicação social também não ajuda. Recentemente, uma empresa portuguesa anunciou avanços na luta contra o cancro do útero e pouco ou nada se ouviu sobre isso. Desvalorizamos a nossa capacidade.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sp. Espinho-Leixões

Na A1, o Sp. Espinho vai receber, no domingo, às 15h30m, o Leixões (transmissão na Sport TV 2). No sábado, há um V. Guimarães-Benfica, mas a equipa lisboeta ainda está longe de empolgar os adeptos.
Na A2, o Fiães recebe, no sábado, o Póvoa, enquando o Caldas visita o Volei de Lisboa.
Nos femininos, na A1, o Sp. Braga vai defrontar, no pavilhão da Universidade do Minho, neste fim-de-semana, as duas equipas dos Açores, o Clube K (sábado, 18h) e o Ribeirense (domingo, 16 h). Na A2, o V. Guimarães vai receber, no domingo (17h), a Académica de Coimbra.

Open do Bahrain no Eurosport

Por causa de problemas para chegar ao Bahrain, Harley e Pedro (além de Schmidt e Benjamim) não estão a participar no Open do Bahrain. Assim, a dupla Alison e Pedro Cunha é a única representante do Brasil e é uma das equipas com hipóteses de vencer esta prova. Os holandeses Nummerdor e Schuil são também grandes candidatos ao triunfo final.
O canal Eurosport vai transmitir, em directo, amanhã, 6.ª f, a partir das 14 h, as duas meias-finais deste Open e, no sábado, às 14 h, as finais. Os resultados podem ser seguidos aqui.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Autómatos

"Globalizar a superficialidade acumulativa dos saberes é criar um mundo de autómatos, tão tecnológico como desesperado" - Inês Pedrosa, no Expresso, de 24/10/2208.

Entrevista a Maria Filomena Mónica

No tratamento de uma entrevista, normalmente, os jornalistas tendem a destacar as palavras mais polémicas ou as mais infelizes proferidas pelo entrevistado.
Isto vem a propósito da entrevista a Maria Filomena Mónica, publicada na revista Visão de 23 de Outubro. O título que deram à entrevista foi: "Há para aí umas três pessoas cultas em Portugal" (estranho o jornalista não lhe ter perguntado os nomes dessas pessoas!).
De facto, o entrevistado não deve contar tudo o que lhe vem à cabeça ou o que algum fala-barato ou faroleiro lhe contou. Eis um exemplo: "Há um enorme compadrio universitário. E machismo. Já ouvi tiradas do género: "Então ias com aquela aluna para a cama? É pá, se soubéssemos dávamos-lhe um 17 e não um 14!"".

domingo, 26 de outubro de 2008

DJ Tiesto

Um amigo ofereceu-me uma compilação de músicas para ouvir nas minhas viagens de carro. Cheguei à conclusão que música como esta do DJ Tiesto não pode ser ouvida a conduzir um automóvel, pois produz um estado de euforia. Julgo que é mais perigoso do que falar ao telemóvel a conduzir.

Harley e Pedro vencem etapa do circuito brasileiro

Harley e Pedro venceram, este fim-de-semana, a etapa de Maceió, em Alagoas, no Brasil, ao bater, na final, os campeões olímpicos em Atenas, Ricardo e Emanuel, por 2-1. No 3.º posto ficou a dupla Márcio e Fábio. Assim, as 3 melhores duplas brasileiras da actualidade ocuparam o pódio em Alagoas.
A partir da próxima 4.ª f, disputa-se o Open masculino do Bahrain, com a participação de Harley e Pedro, mas sem as outras duas duplas referidas (também sem duplas portuguesas).
Na etapa feminina de Alagoas, Maria Elisa e Val venceram, na final, Larissa e Vivian, por 2-0. No 3.º lugar ficou a dupla Renata e Talita.

Benfica perdeu em Esmoriz

As duas derrotas do Benfica constituem as surpresas da jornada dupla deste fim-de-semana: no sábado, os 9 pontos do Rui Monteiro (o voleibol de praia em Espinho fez-te bem!) deram muito jeito ao Esmoriz de Rui Pedro para vencer o Benfica, por 3-1. No domingo, o Leixões repetiu o mesmo resultado. Conclusão: os encarnados estão mesmo a precisar de reforços (pelos vistos, aguardam a chegada de dois cubanos).
Nos Açores, não houve tomba-gigantes: Sp. Espinho e V. Guimarães desenvencilharam-se dos seus adversários, apesar do jogo renhido entre Fonte do Bastardo e Sp. Espinho.
Na A2, o Fiães perdeu frente ao Aliança de Ovar, por 3-1, e deixou assim o 1.º lugar para o invicto Caldas.
Nas competições femininas, na A1, o Gueifães confirmou o seu estatuto ao bater o Ribeirense, por 3-1. Na A2, o V. Guimarães venceu o Ginásio de Santo Tirso, por 3-0.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Esmoriz-Benfica

No próximo fim-de-semana há jornada dupla na A1. Depois da derrota em Espinho, no passado sábado, o Benfica visita o Esmoriz (sábado, dia 25, às 17 h, transmissão em directo na Sport TV 2). Sp. Espinho e V. Guimarães viajam até aos Açores, para defrontar o Clube K e o Fonte do Bastardo. Conseguirá o Fonte do Bastardo contrariar o favoritismo do campeão e do vice-campeão?
Na A2, o Fiães dá um pulo a Ovar, no sábado, para defrontar o Aliança. Jogo interessante!
Nas competições femininas, na A1, o Gueifães recebe, no domingo, o Ribeirense, num jogo de candidatos ao título. Na A2, o V. Guimarães recebe, no domingo, o Ginásio de Santo Tirso.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Márcio e Fábio vencem etapa do circuito brasileiro

No Circuito Banco do Brasil, Márcio e Fábio venceram, este fim-de-semana, a etapa de Camaçari, na Baía, ao bater, na final, Pitta e Lipe (2-0, 14-18, 15-18; os sets são disputados até aos 18 pontos, o que me parece uma decisão feliz por parte da CBV). Ricardo e Emanuel foram afastados por Pitta e Lipe, nos quartos-de-final.
Nos femininos, Vivian e Larissa venceram esta etapa, ao bater, na final, Ágatha e Shaylyn, por 2-1. Todos os resultados aqui.

Penafiel ao nível do Benfica

Depois do empate entre Portugal e a Albânia, o Benfica-Penafiel de ontem veio mostrar que, reunidas certas condições, o futebol amador está ao nível do futebol profissional. E quais são essas condições? Os jogadores profissionais não reconhecerem valor ao adversário e não arregaçarem as mangas para jogar. Os amadores apresentarem-se concentrados e não concederem facilidades (por exemplo, não marcar na própria baliza).
É certo que o discurso dos profissionais é sempre o de não menosprezar o adversário. Contudo, o simples facto de não acreditarem que o resultado no fim do jogo possa ser um nulo (pelo menos, até aos 10 minutos finais) demonstra o contrário.

domingo, 19 de outubro de 2008

Uma Universidade portuguesa com Prémios Nobel!

O ex-presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto, defendeu que Portugal deveria apostar em colocar uma universidade no topo dos rankings internacionais das melhores instituições de ensino superior, «bastando» para isso contratar vários Prémios Nobel.
Faço minhas as palavras de Raul Diniz, que encontrei nos comentários, no sítio do SOL:
"A reputação de uma universidade não se constrói de um dia para o outro, simplesmente contratando uns prémios Nobel...
Uma universidade não se faz só com marketing, mas sim com muito trabalho e meios, que possam criar os seus próprios prémios Nobel, por exemplo!!!
Os Nobel não ganharam o prémio porque compraram um bilhete, mas sim porque trabalharam anos, décadas, uma vida inteira.
O Paulo Teixeira Pinto pensa realmente que os Prémios Nobel iam deixar uma estrutura, uma equipa de trabalho, o trabalho de uma vida, a paixão deles, para fazer a promoção de uma instituição seja onde ela estiver???".

Sp. Espinho venceu o Benfica

No 1.º jogo grande desta época na A1, o Sp. Espinho bateu o Benfica, por 3-1. Para isso, muito contribuiu a eficácia atacante de Flávio Cruz (autor de 24 pontos). Sp. Espinho, V. Guimarães e Castêlo da Maia são líderes da A1.
Na A2, o Fiães bateu o Voleibol de Espinho, por 3-1, num jogo muito equilibrado (a julgar pelos parciais).
Nos femininos, na A1, na jornada dupla nos Açores, o Continente superiorizou-se ao Arquipélago. O Trofa venceu os dois jogos - destaque para o 2-3, frente ao Ribeirense -, e o Leixões venceu o Clube K, por 2-3 (depois perdeu contra o Ribeirense, por 3-0). O Trofa, o Madeira e o Gueifães - bateu o Sp. Braga, por 0-3 - seguem na frente invictos.
Na A2, o Arcozelo venceu a Académica de Coimbra (1-3) e o V. Guimarães bateu o Senhora da Hora (3-0).

sábado, 18 de outubro de 2008

A filosofia segundo Woody Allen

Li "A filosofia segundo Woody Allen" e gostei. Trata-se de um livro de fácil compreensão, com algumas tiradas sensacionais de Woody Allen (e não só...). Eis um exemplo: "É muito difícil fazer com que os nossos corações e cabeças andem de mãos dadas". Também registei esta frase de Rabelais: "A ciência sem consciência é a ruína da alma".
Pena a letra tão pequena e a repetição de algumas ideias nalguns ensaios.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sp. Espinho-Benfica

Disputa-se, no próximo fim-de-semana, a 2.ª jornada dos principais Campeonatos Nacionais de Voleibol. Na A1, o grande destaque vai para o jogo entre o Sp. Espinho e o Benfica (sábado, dia 18, às 17 h, transmissão em directo na Sport TV).
Na A2, o Fiães recebe, no sábado, o Voleibol de Espinho.
Nos femininos, na A1, o Sp. Braga vai receber o Gueifães, no domingo. Leixões e Trofa visitam os Açores para defrontar Club K e Ribeirense. Na A2, o V. Guimarães recebe, no domingo, o Senhora da Hora, enquanto o Arcozelo desloca-se a Coimbra.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ver a vitória por um canudo

Ontem, na chegada a Braga, 20 h: fila extensa na EN14 em direcção à rotunda de Celeirós e na variante sul (na zona da rotunda das Piscinas). Isto por causa da movimentação dos adeptos para chegar ao estádio Muncipal de Braga e ver o jogo de futebol entre Portugal e a Albânia. O que todos os adeptos julgavam é que iriam ver uma vitória folgada da selecção das quinas. Contudo, os jogadores lusos não se apresentaram motivados para jogar e vencer e por isso o nulo foi o resultado final. Ficamos assim a ver a vitória por um canudo e com razão para mandar a selecção abaixo de Braga.
Agora dizem que os próximos jogos são para ganhar. Todos eles. Não acredito nisso, nem na verdade acreditam jogadores e equipa técnica. Esperamos sim uns tropeções da Dinamarca e da Suécia.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bronze para portugueses no Europeu de ténis de mesa

Marcos Freitas e Tiago Apolónia foram afastados nas meias-finais de pares do Campeonato da Europa, em S. Petersburgo, na Rússia, mas conseguiram conquistar uma inédita medalha de bronze para o ténis de mesa português. A dupla lusitana perdeu com os primeiros cabeças-de-série, os alemães Timo Boll e Christian Suss, por 0-4 (8-11, 6-11, 6-11, 10-12). Refira-se que, na discussão do acesso aos oitavos-de-final de singulares, Marcos Freitas já tinha perdido frente a Boll (7.º mundial) - seu companheiro no Borússia de Dusseldorf -, por 0-4 (6-11, 7-11, 5-11, 6-11).
Ontem, tive oportunidade de ver no Eurosport algumas imagens da final individual entre Timo Boll e o bielorrusso Vladimir Samsonov, com a vitória do alemão por 4-2. Timo Boll conseguiu um feito único ao somar três títulos num mesmo campeonato: individual, pares e na prova por equipas.

V. Guimarães arranca campeonato com triunfo

O V. Guimarães venceu, na 1.ª jornada da A1, o Esmoriz, por 3-1, depois de ter perdido o set inicial por expressivos 15-25. O Sp. Espinho foi a casa do vizinho Académica de Espinho vencer por 0-3. O Fonte de Bastardo não jogou para a A1, mas defrontou a equipa montenegrina do Podgorica, no 1.º jogo da 1.ª ronda da Taça Challenge, e venceu por 3-1. Hoje disputa-se o 2.º jogo, novamente nos Açores (por acordo entre as duas equipas).
Na A2, o Fiães foi a Lisboa vencer o Nacional de Ginástica por 0-3.
Nos femininos, na A1, o Sp. Braga começou a época com uma derrota caseira frente ao Leixões, por 0-3, se bem que o 3.º parcial tenha chegado aos 30-32. Na A2, o V. Guimarães venceu o Juventude por 0-3.

Walsh e Branagh confirmaram favoritismo

A dupla norte-americana Walsh e Branagh venceu o Open do Dubai, ao vencer, na final, as compatriotas Boss e Ross, por 2-0. Mesmo sendo a 1.ª prova em que jogavam juntas, Walsh e Branagh não consentiram um único set em toda a prova. Maria Clara e Carol conquistaram a 3.ª posição. Dada a condição da mulher nos países árabes, foi uma vitória a realização, pela 1.ª vez, desta etapa nos Emirados Árabes Unidos, mesmo não havendo representantes locais.
Nos homens, a vitória do Open do Dubai foi para os holandeses Nummerdor e Schuil, que bateram, na final, os alemães Urbatzka e Reckermann, por 2-1. Harley e Pedro ficaram no 3.º posto.
No final deste mês, haverá uma etapa masculina no Bahrain.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Campeonatos nacionais arrancam no fim-de-semana

Os Campeonatos Nacionais de Voleibol arrancam no próximo fim-de-semana. A Sport TV, mais uma vez, detém os direitos exclusivos sobre o voleibol nacional e irá acompanhar, na 1.ª jornada da A1, o jogo entre o V. Guimarães e o Esmoriz (domingo, dia 12, às 16 h). Destaque ainda, nesta jornada, para confronto entre as duas equipas de Espinho.
Na A2, o Fiães visita, no sábado, o recém-despromovido Nacional de Ginástica (que perdeu alguns jogadores para o Benfica), no jogo mais aliciante da jornada.
Nos femininos, o Sp. Braga recebe o Leixões no domingo, na 1.ª jornada da A1. Na A2, o V. Guimarães visita, no domingo, a equipa leiriense do Juventude.

Eritropoietina de terceira geração

No Público online: Todas as amostras recolhidas durante os Jogos Olímpicos deste ano vão ser reanalisadas, de modo a ser detectada a possível presença de eritropoietina de terceira geração. O anúncio foi hoje feito pelo Comité Olímpico Internacional (COI), depois de a Agência Antidoping Francesa ter usado um método inovador para encontrar esta substância nas amostras dos ciclistas Leonardo Piepoli e Stefan Schumacher da última edição da Volta à França. "Isto faz parte dos procedimentos habituais. Mantemos as amostras durante oito anos e quando há um novo método, procedemos a novas análises", explicou Emmanuelle Moreau, porta-voz do COI, citada pela AFP. O COI recolheu cerca de 5000 amostras durante os Jogos Olímpicos deste ano e procederá a novas análises, não só dos ciclistas, mas de todas as outras modalidades. A EPO CERA, como é conhecida a terceira geração da eritropoietina, tem efeitos semelhantes à EPO. A substância, que é utilizada desde 2000 para tratamento de problemas renais, não está à venda em farmácias. No mercado negro, o preço de uma dose pode atingir os 1.000 euros.
No período dos Jogos Olímpicos de Pequim foram detectados apenas 6 casos de doping. Agora, com novas análises, com um novo método (que espero seja credível) para detectar a EPO CERA, haverá mais atletas com pés de barro? Pelos vistos, em Pequim, foram feitos 817 ensaios, em urina, para detectar a EPO, mas o método não seria indicado para a EPO CERA.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nobel da Química 2008

O Nobel da Química foi hoje atribuído a Osamu Shimomura, Martin Chalfie e Roger Y. Tsien, pela descoberta e desenvolvimento da proteína fluorescente verde, anunciou hoje o Comité Nobel. Osamu Shimomura, nascido em 1928, no Japão, trabalha no Laboratório de Biologia Marinha em Woods Hole, Massachusetts, nos Estados Unidos. Martin Chalfie, nascido em 1947, trabalha na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Roger Y. Tsien, que dividiu com os outros dois cientistas um terço do prémio, nasceu em 1952 e trabalha na Universidade de Califórnia, em San Diego, nos EUA.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Escola com futuro

As crianças habituam-se rápido a viver depressa, sem se deslocar, e sem precisar de contacto físico. A Internet resolve. Está tudo, mas mesmo tudo, à distância de umas teclas. Até pesquisar, estudar, é tão simples como “clique”, “Google”, “palavra-chave”, “copy and paste”, e pronto. E, como dizia o Calvin, podemos fazer um brilharete com umas capinhas de plástico. Muito profissional. Só que essa é uma escola sem futuro. E é disso que falamos quando falamos de livros e de leitura. A escola com futuro coloca o foco nos livros, na aprendizagem com reflexão, que é um método que a leitura incentiva e desenvolve. Com o tempo que as coisas naturalmente levam, com detalhes, ao pormenor. Uma educação feita assim é uma vela impressionante que nos permite navegar pela vida fora com a confiança de quem não desiste.
J. Norberto Pires (retirado daqui)

Open do Dubai

Disputa-se esta semana o Open do Dubai, antepenúltima etapa do Circuito Mundial de 2008, com muitas ausências na competição masculina (não participam as duplas portuguesas, nem as duas duplas brasileiras que estiveram em Pequim) e algumas novas duplas em prova - o brasileiro Pedro Cunha (afastado já há algum tempo por lesão) fará equipa com Alison, enquanto a campeã olímpica Walsh junta-se a Branagh (May-Treanor resolveu participar num programa de televisão de dança e já "arranjou" uma lesão no tendão de Aquiles; conclusão: é mais seguro jogar voleibol de praia). Os grandes favoritos à vitória são Harley e Pedro (deixarão de jogar juntos no próximo ano?), nos masculinos, e Walsh e Branagh, nos femininos.
O canal Eurosport transmitirá um resumo das finais no sábado, dia 11, a partir das 23h30m.
PS- Pelos vistos, Portugal volta a ficar de fora do Circuito Mundial de 2009. Já há algumas certezas: Stavanger, na Noruega, receberá o Campeonato do Mundo 2009. A China pretende receber duas etapas. Roma acolherá uma etapa.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Voleibol no CDUP

As portas do CDUP voltam a abrir-se, na época 2008/2009, para acolher, a partir desta semana, jogos-treino de voleibol. É às 5.as feiras, das 18h30m às 20h.

Sp. Espinho está imparável

O Sp. Espinho fez uma pré-temporada 100% vitoriosa e promete dar muitas alegrias aos seus adeptos no campeonato nacional, a partir do próximo fim-de-semana. Depois de vencer os torneios do Leixões e do Esmoriz, o Sporting de Espinho venceu ontem o Torneio Cidade de Espinho ao derrotar, na final, o Benfica, por 3-0. Os encarnados tiveram poucas hipóteses contra os tigres, como comprovam os parciais de 25-15, 25-16 e 25-21. No outro jogo do dia, o Esmoriz venceu a Académica de Espinho, por 3-1, e terminou no terceiro lugar. No sábado, Benfica e Sp. Espinho tinham vencido Esmoriz (3-1) e Académica de Espinho (3-0), respectivamente.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Portugal reencontra Eslovénia

O sorteio das fases de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010 ditou o reencontro da selecção masculina de Portugal com a Eslovénia (selecção que afastou Portugal do Campeonato da Europa 2009). Para além da Eslovénia, ainda há, no grupo G da 2.ª fase de qualificação, a Grécia, a Dinamarca e uma das 4 equipas (Roménia, Áustria, Bósnia e Hungria). Portugal terá de ficar num dos 3 primeiros lugares (parece acessível) para passar à última fase (onde poderá encontrar a Polónia, ou a Espanha, ou a Bulgária). Dos 15 grupos da última fase sairão 22 das 24 equipas que disputarão o Campeonato do Mundo de 2010, em Itália. A Itália, país anfitrião, e o Brasil, campeão do Mundo em título, já têm a presença assegurada.
Já a selecção feminina tem poucas possibilidades de atingir a última fase de qualificação, pois na 2.ª fase tem à espera fortes selecções do leste da Europa, como a Ucrânia e a Bielorússia.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sp. Espinho venceu torneio do Esmoriz

O Sp. Espinho venceu o torneio de apresentação do Esmoriz. Depois de, no sábado, ter batido o V. Guimarães por 3-2, o Sp. Espinho encontrou na final o Esmoriz, que tinha vencido, na véspera, o Leixões por 3-1 (A notícia d'O Jogo está errada). Na final, o Sp. Espinho foi mais forte que o Esmoriz e venceu por 3-0. Em ambas as equipas tenho bons amigos: nos tigres, Francisco Fidalgo, meu treinador nos tempos da Escola de Esmoriz; no Esmoriz, o treinador Rui Pedro, meu colega no Fiães e no voleibol de praia, e o Rui Monteiro (a minha equipa - os Veteranos - perdeu o melhor jogador do torneio de voleibol de praia para não-federados de Espinho; depois de 2 anos de paragem, o Rui regressa ao voleibol para ajudar o Esmoriz a fazer uma época sem sobressaltos). A todos desejo as maiores venturas.
PS - Surpreendentemente, o V. Guimarães perdeu, na negra, também o 2.º jogo deste torneio, frente ao Leixões. Os actuais campeões nacionais estarão mais debilitados neste início de temporada, dada a ausência, por lesão, de dois jogadores fundamentais: o líbero Filipe Cruz e Eurico Peixoto.
PS1 - A equipa feminina do Gueifães venceu o torneio Prof. Costa Pereira. Trofa, Leixões e Sp. Braga foram os outros participantes.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sai Schmidt, entra provavelmente Juan Diaz

No Público de hoje:
Jorge Schmidt já não é o seleccionador nacional de voleibol. Depois de não conseguir qualificar Portugal para a final da Liga Europeia e de falhados os apuramentos para os Jogos Olímpicos e o Europeu 2009, o técnico brasileiro foi dispensado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), apesar de ter contrato até Novembro. À Lusa, Vicente Araújo, presidente da FPV, assegurou não haver "condições para continuar com esta equipa técnica". Araújo lamentou os maus resultados da equipa nacional, mas garantiu que jogadores e treinadores tiveram todas as condições para atingir outros patamares. "Falharam os objectivos, mas não foi por falta de apoios nem de empenho". Para Paulo Cunha, treinador do Castelo da Maia, esta é a "sequência lógica" face aos resultados. Ao PÚBLICO, o antigo presidente da Associação Nacional dos Treinadores assegurou que o Schimdt "é um bom treinador", mas a ausência em Pequim e a má prestação na Liga Europeia foram a "chave" que encaminhou o brasileiro para a saída. Consumada a dispensa do seleccionador, a hipótese mais provável para o cargo é a do cubano Juan Diaz, actualmente ao serviço da selecção portuguesa feminina". Juan Diaz é o que está mais bem colocado, mas não é a única hipótese", explicou Vicente Araújo. A confirmar-se esta escolha, ela significará um regresso de Diaz, que levou Portugal ao oitavo lugar no Mundial de 2002, na Argentina. Também ao PÚBLICO, Miguel Maia, um dos mais experientes atletas da selecção, encontra nos maus resultados a única explicação para a mudança na equipa técnica. "Acabou um ciclo que a nível de resultados não foi o melhor". Segundo o atleta, agora "é tempo de ouvir todas as partes, desde jogadores à equipa técnica e médica", com o objectivo de "melhorar". As falhas de que fala Vicente Araújo durante os dois anos em que Jorge Schmidt esteve à frente de Portugal ainda não são do conhecimento do atleta da selecção e treinador do Sporting de Espinho. "Não tenho uma ideia muito formada sobre o que se passou nestes dois anos porque como atleta só estive 15 dias com este treinador". Se o futuro passar por Juan Diaz, que Miguel Maia conhece bem, o técnico espinhense aprova. "Se ele vier, vai ser bom, pois todos reconhecem o mérito que ele tem pelo que fez aqui, lançou muita gente nova." Para o distribuidor, o talento de Diaz em descobrir "atletas com potencial" mas ainda sem currículo pode ser benéfico para uma selecção nacional. Paulo Cunha, no entanto, não partilha desta opinião, entendendo que Juan Diaz não é o técnico ideal para o actual momento. "É uma pessoa muito importante para o voleibol português, mas penso que os jogadores precisam de outra metodologia neste momento".

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Melamina no leite chinês

Não tem qualificação o que algumas empresas de lacticínios fizeram na China. Pessoas sem escrúpulos e gananciosas resolveram colocar a vida de crianças em perigo (já há 4 mortes a registar, por problemas renais) para ter mais lucro. O esquema maquiavélico passou por adicionar água ao leite e acrescentar Melamina, para disfarçar a diluição do leite com a água e aumentar o teor de proteínas. Ora, a Melamina é um composto sólido utilizado na produção de resinas sintéticas (há à venda pratos e talheres neste material para criança), mas que é proibido na indústria alimentar. A melamina é considerada um suspeito agente cancerígeno.
O que eu não sabia é que uma das marcas envolvidas neste escândalo, a Yili, foi a "bebida oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim".
O controlo de qualidade dos alimentos por uma autoridade independente da empresa é fundamental para a confiança dos consumidores. Por isso, goste-se ou não da forma como actua, a ASAE é bem-vinda para os consumidores portugueses.

Holanda, Rússia e Alemanha no "World Grand Prix 2009"

As selecções femininas da Holanda, da Rússia e da Alemanha qualificaram-se para o "World Grand Prix 2009", ao assegurarem as 3 primeiras posições no torneio de qualificação que terminou no domingo, na Rússia. A Holanda foi a surpresa positiva, enquanto a Itália foi a negativa. A Holanda assegurou o 1.º lugar deste torneio, tendo apenas perdido com a Rússia (3-0) no último jogo. A Itália quedou-se pelo 4.º lugar e não se apurou para o Grande Prémio Mundial 2009, mesmo tendo ganho à Alemanha (3.ª classificada), por 3-0. Nota final para a Rússia, que terminou o torneio em alta (duas vitórias convincentes no fim-de-semana), com Gamova em grande plano. Os resultados completos e a classificação estão aqui.

Harley e Pedro: reis do Circuito Mundial 2008

A dupla brasileira Harley e Pedro venceu o Open de Guarujá, ao bater na final os alemães Brink e Dieckmann, por 2-1 (24-26, 21-19, 15-13). Apesar de não terem participado nos Jogos Olímpicos, Harley e Pedro provaram ser a dupla mais eficaz este ano no Circuito Mundial, coleccionando seis vitórias em etapas até à data (ainda faltam 3 etapas, na Ásia, para o final da temporada). Em 3.º lugar, ficaram os alemães Reckermann e Urbatzka (venceram os brasileiros Maciel e Bruno Schmidt, no jogo de atribuição do 3.º lugar). Nos femininos, a vitória coube à dupla brasileira Larissa e Vivian, que, na sua 1.ª participação no Circuito Mundial, bateu, na final, as compatriotas Agatha e Shaylyn, por 2-0 (21-13, 29-27). O pódio ficou completo com as brasileiras Ana Paula e Shelda que venceram Maria Clara e Carol, no jogo de atribuição do 3.º lugar.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

100% Brasil


O Open de Guarujá, no Brasil, que termina no domingo, está muito desfalcado, particularmente na competição masculina. Faltam duplas para completar o quadro (se tivesse férias, ainda ia lá jogar!...) e nota-se a ausência de Ricardo e Emanuel e da maioria das principais duplas europeias. Na competição feminina, já mais avançada, as meias-finais são entre duplas brasileiras: Maria Clara e Carol contra Shaylyn (irmã mais nova de Shelda) e Agatha; Ana Paula e Shelda contra Vivian (substituiu Juliana) e Larissa.
O Eurosport vai transmitir, em directo, no sábado (16h30m), uma das meias-finais masculinas. No domingo (23h15m), passa um resumo das duas finais.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Terminaram os Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos de Pequim terminaram. Portugal arrecadou sete medalhas:
Medalha de ouro: João Paulo Fernandes, em Boccia BC1 individual.
Medalhas de prata: Luís Gonçalves, no atletismo, 400m T12;
António Marques, prata em Boccia BC1 individual;
António Marques, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Paulo Fernandes, em Boccia BC1/BC2 equipas;
Bruno Valentim e Fernando Ferreira, em Boccia BC4, Pares.
Medalhas de bronze: Armando Costa e Eunice Raimundo Mário Peixoto, em Boccia BC3, Pares;
João Martins, em Natação, 50 m costas S1.
Parabéns a todos os atletas paralímpicos.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Torneio de qualificação do "World Grand Prix 2009" no Eurosport

As selecções femininas da Rússia, Sérvia, Itália, Holanda, Alemanha e França começam hoje a disputar, em Omsk, na Rússia, o torneio de qualificação para o Grande Prémio Mundial 2009. Este torneio de qualificação decorre entre 16 e 21 de Setembro e apurará as 3 equipas para o Grande Prémio Mundial 2009. A Polónia recebeu um "wild card" da FIVB e é a única selecção europeia com lugar já garantido no "World Grand Prix 2009".
O canal Eurosport transmite, em directo, vários jogos deste torneio de qualificação que decorre na Rússia.

Voleibol sentado


Ontem, na RTP 2, no resumo dos Jogos Paralímpicos de Pequim, vi algumas imagens das finais do voleibol sentado. Pelo que vi, esta modalidade proporciona excelentes momentos de competição. Nos masculinos, o Irão conquistou a medalha de ouro, ao bater a Bósnia-Herzegovina, por 3-0 (25-22,25-18 e 25-22). Ao longo da competição, o Irão não consentiu um único set aos adversários. Nos femininos, a China levou o ouro, ao vencer os EUA por 3-0 (25-14, 25-19, 25-15).

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Portugal afastado do Europeu na Turquia

Portugal foi ontem afastado da fase final do Europeu de 2009, ao perder, na Póvoa do Varzim, por 0-3 (21-25, 22-25 e 22-25) , com a Eslovénia, na segunda mão da terceira ronda da fase de qualificação. Com a maior parte dos jogadores em baixo de forma (com especial destaque para Hugo Gaspar), Portugal fez um jogo sofrível contra uma Eslovénia poderosa no ataque e no serviço.
No final, o técnico principal de Portugal, Jorge Schmidt, procurou arranjar desculpas para o sucedido: “Na Eslovénia tivemos a infelicidade do João José se lesionar logo no primeiro set. Aqui, logo no primeiro set, quando estava 5-5, fomos incapazes de decidir no contra-ataque e isso gerou insegurança nos jogadores. Depois de perdermos o primeiro set, a Eslovénia passou a jogar sem pressão. Boa sorte para a Eslovénia no Campeonato da Europa.”
A realidade é que a Eslovénia foi claramente superior nos dois jogos, mas Portugal não pôde contar com os seus principais jogadores em forma.
PS - 600 espectadores assistiram ao vivo a este jogo.
PS1 - Os belgas, que treinaram intensivamente com Portugal, fizeram boa figura e assustaram os polacos. Foram vencer 3-2 à Polónia, mas foram afastados do Europeu na contabilização dos pontos nos dois jogos (a Bélgica tinha perdido 3-2 em casa).

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Portugal-Eslovénia

No domingo, às 17 h, na Póvoa do Varzim (transmissão directa na SportTV 2), Portugal terá de fazer um grande jogo para conseguir bater a Eslovénia, no 2.º jogo do "play-off" de apuramento para o Europeu. Um jogo excelente para vencer por 3-0. Um jogo fora de série para vencer pela margem máxima e não deixar a Eslovénia contabilizar mais de 56 pontos.

Open do Brasil sem participação lusa

Na próxima semana, decorrerá o Open do Brasil (competições masculina e feminina), em Guarujá, sem a presença de duplas portuguesas.
Entretanto, já no sábado, a Confederação Brasileira de Voleibol vai organizar um Festival de Minivolei, com 250 alunos das escolas municipais da cidade a disputar alguns jogos no mesmo espaço onde os melhores atletas do mundo (disponíveis) estarão em acção nos dias seguintes. Cerca de 30 professores e 30 estagiários coordenarão as actividades.
Aqui está uma iniciativa interessante para a divulgação do voleibol de praia.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ouro e prata para Portugal

Portugal conquistou ontem as primeiras medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim e na mesma modalidade. No torneio de boccia BC1, João Paulo Fernandes repetiu o ouro conseguido em Atenas 2004 e António Marques ficou com a medalha de prata.

Large Hadron Collider

Pouco habituados a falar de ciência, os jornalistas atrapalham-se a escrever sobre a entrada em funcionamento do Large Hadron Collider (LHC). Por exemplo, no Público on-line surge: O LCH, um projecto faraónico que juntou milhares de cientistas do mundo durante 20 anos, procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás, e é considerado a experiência científica do século. Desde 1996, o CERN construiu a 100 metros debaixo da terra, perto de Genebra, na Suiça, um anel de 27 quilómetros de circunferência, refrigerada durante dois anos para atingir 271,3º Celsius.
1) É LHC e não LCH;
2) Também há cientistas fora do mundo?
3) Como a verdade em ciência é mutável (também não há testemunhas do início do Universo), talvez se procure simular aquilo que se pensa que foi o início do Universo.
4) Há mil milhões de anos atrás? Atrás há o rabo, já dizia um mestre do jornalismo.
5) Experiência científica do século? O século XXI ainda agora começou...
6) Suíça.
7) 27 km de circunferência? Não será preferível escrever perímetro? Ou então indicar o raio...
8) Refrigerada (o quê?) para atingir 271,3 ºC? O valor correcto é -271,2 ºC.
Para informação mais detalhada, consulte aqui ou aqui.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Federer venceu categoricamente o Open dos EUA

Federer estava em dia sim e não deu qualquer hipótese a Murray, na final do Open dos Estados Unidos. Apenas no 2.º set houve alguma emoção e incerteza no vencedor, mas Federer respondeu com determinação, usando a mesma arma do adversário - as pancadas fortes do fundo do court -, e venceu por 7-5. A jogar desta forma, Federer será brevemente o n.º 1.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Federer-Murray: final é hoje à noite

A final masculina do Open dos Estados Unidos disputa-se hoje, 2.ª f, às 22 h (hora portuguesa) entre Federer e Murray e tem transmissão televisiva no Eurosport. As meias-finais foram espectaculares, com Federer a bater Djokovic, por 3-1, e Murray a surprender Nadal (e também a generalidade dos adeptos do ténis), também por 3-1. A última meia-final foi disputada em dois dias, devido ao mau-tempo, e como consequência a final teve de ser adiada para hoje.
Na competição feminina, Serena Williams foi a grande vencedora ao bater, na final disputada esta madrugada, a sérvia Jankovic, por 2-0.

Portugal ficou longe do Europeu

A Selecção Nacional de voleibol perdeu por 3-0 frente à Eslovénia, em Maribor, no 1.º jogo da terceira ronda de qualificação para o Campeonato da Europa, na Turquia, em 2009. Com este resultado e atendendo aos parciais (25-18, 25-16 e 25-22), Portugal tem poucas hipóteses de se apurar para a fase final do Europeu. Para lá chegar, Portugal precisa de vencer o 2.º jogo, que será disputado na Póvoa de Varzim, no dia 14, por 3-0 e não permitir que o adversário faça mais pontos do que aqueles que Portugal conseguiu no 1.º jogo. Uma missão impossível...

domingo, 7 de setembro de 2008

Brasileiros venceram alemães

Harley e Pedro, nos masculinos, e Maria Clara e Carol, nos femininos, venceram o Open de Maiorca e o Open de Myslowice, respectivamente. A família Salgado está assim duplamente de parabéns. Harley e Pedro venceram, na final na arena da praça de touros de Maiorca, Klemperer e Koreng, por 2-0 (21-18, 21-18), enquanto Maria Clara e Carol bateram Holtwick e Semmler, por 2-1 (21-17, 19-21, 15-7).
Das imagens que vi no Eurosport (quer das meias-finais, quer da final), deu para perceber a pouca afluência de público à praça de touros de Maiorca. Foi assim uma aposta falhada levar o Open de Maiorca para o centro da cidade. Na praia, por certo, haveria mais entusiasmo, mais proximidade e mais espectadores, tal como aconteceu em 2003, ano em que tive oportunidade de acompanhar o Open de Maiorca ao vivo.

Pão de Deus

No Japão, o meu amigo Manel encontrou o Pão de Deus. Pela mostra dos pratos, eu ficava pelo pão de Deus.

Brasileiros e alemães na final do Open de Maiorca

Hoje termina o Open de Maiorca. De manhã disputam-se as meias finais:
Reckermann e Urbatzka contra Klemperer e Koreng; Harley e Pedro contra Franco e Benjamin (jogo às 11 h, hora portuguesa, com transmissão televisiva no Eurosport).
A final será disputada às 14 h e também terá transmissão directa no Eurosport.
No Open feminino que está a disputar-se na Polónia, as brasileiras Maria Clara e Carol vão defrontar, hoje, na final, as alemãs Holtwick e Semmler e têm uma excelente oportunidade de vencer uma etapa do Circuito Mundial. Imagens desta final podem ser vistas no Eurosport na 2.ª f às 9 h.

Portugal procura lugar no Euro

O Campeonato da Europa de voleibol, que se disputará em Setembro de 2009, na Turquia, irá contar ou com Portugal ou com a Eslovénia. Depois da competição na fase de grupos – que ditou, no grupo de Portugal, o apuramento directo da Bulgária – os portugueses (2.os do grupo) têm uma última oportunidade de apurar-se para o Euro. Para isso, Portugal tem de ser superior à Eslovénia (2.os noutro grupo) num "play-off" que tem o 1.º jogo hoje (16 h, transmissão televisiva na SportTV 2), na Eslovénia, e o 2.º jogo no dia 14 deste mês, na Póvoa do Varzim.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Serviço público na TV

Pelos vistos, as televisões privadas é que estão a prestar um serviço público aos portugueses. Primeiro foi a SIC ao transmitir o jogo de futebol do Braga na Taça UEFA; no sábado, será a TVI a transmitir o jogo de Portugal contra Malta.
Entretanto, a RTP faz um serviço particular (e dispendioso), ao transmitir um jogo de futebol de um dos "3 Grandes de Portugal", por jornada. Fez regressar o "Domingo Desportivo", mas o programa devia designar-se "Domingo Futebolístico".

terça-feira, 2 de setembro de 2008

V. Guimarães na Liga dos Campeões

No futebol não chegou lá, mas no voleibol já lá está. O V. Guimarães é a 1.ª equipa portuguesa a disputar a Liga dos Campeões de voleibol. Apostando numa participação decente na Liga dos Campeões e na revalidação do título nacional, o Vitória parte para esta nova época com novo técnico, Rogério Paula, e um orçamento de 500.000 euros. Das contratações já garantidas pelos vimaranenses, destaco o regresso a Portugal do distribuidor brasileiro Adriano Lamb (antigo jogador do Benfica).
Quanto ao calendário da Liga dos Campeões, os jogos do Vitória (grupo B) estão assim agendados:
04-11-08 Dínamo de Moscovo-Guimarães
12-11-08 Guimarães-Ceske Budejovice (equipa checa)
11-12-08 Guimarães-Noliko Maaseik (equipa belga que conta com os portugueses Nuno Pinheiro e André Lopes)
17-12-08 Noliko Maaseik-Guimarães
14-01-09 Ceske Bujovice-Guimarães
21-01-09 Guimarães-Dínamo de Moscovo

domingo, 31 de agosto de 2008

Antonelli e Leão estreiam-se a vencer no Circuito Mundial

A dupla espanhola Herrera e Mesa venceu o Open de Kristiansand, ao bater, na final, os brasileiros Maciel e Bruno (filho do treinador principal da selecção nacional de voleibol, Jorge Schmidt), por 2-1 (21-18, 15-21, 15-13). Os espanhóis, 9.os classificados em Pequim, estiveram em grande em Kristiansand, tendo afastado os grandes favoritos à vitória neste Open, os brasileiros Harley e Pedro (5.º lugar).
Na competição feminina, as vencedoras foram as brasileiras Antonelli e Leão, que bateram na final a dupla norueguesa Nila e Ingrid, por 2-0 (21-16, 21-16).
Mais duas novas duplas brasileiras a fazer figura no Circuito Mundial.

À boa maneira portuguesa

- Se tem um problema para ultrapassar... diz que se vê grego;
- Se alguma coisa é difícil de compreender... diz que é chinês;
- Se trabalha de manhã à noite... diz que é um mouro;
- Se tem uma invenção moderna e mais ou menos inútil... diz que é uma americanice;
- Se alguém mexe em coisas que não deve... diz que é como o espanhol;
- Se alguém vive com luxo e ostentação... diz que vive à grande e à francesa;
- Se alguém faz algo para causar boa impressão aos outros... diz que é só para inglês ver;
- Se alguém tenta regatear o preço de alguma coisa ... diz que é pior que um marroquino;
Mas quando alguma coisa corre mal... diz que é à PORTUGUESA.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Pedrosa e Brízida, 13.os no Open de Kristiansand

A dupla portuguesa Pedrosa e Brízida terminou a participação no Open de Kristiansand, na Noruega, no 13.º lugar. Para tal, no 2.º dia de prova, os portugueses venceram os italianos Giontella e Nicolai, por 2-1 (21-23, 21-17, 15-11), mas sofreram a 2.ª derrota da prova contra os suíços Gabathuler e Wenger, por 1-2 (17-21, 21-18, 11-15). O próximo torneio masculino será o Open de Maiorca, em Espanha, e decorrerá numa praça de touros, na próxima semana, sem a participação de equipas portuguesas. O próximo torneio feminino decorrerá na Polónia, a partir de 4.ª f.
PS-Ricardo e Emanuel não participam nestas duas provas, mas, na chegada ao Brasil (vindos de Pequim), manifestaram vontade de continuar a jogar juntos. Emanuel aproveitou ainda para anunciar o seu casamento com a jogadora de voleibol de praia, Leila. Desde já, votos de felicidades para o casal.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Regressa o Circuito Mundial de voleibol de praia

Terminados os Jogos Olímpicos de Pequim, regressa o Circuito Mundial de voleibol de praia. Começou hoje o torneio principal do Open de Kristiansand, na Noruega, com a participação da dupla portuguesa Pedrosa e Brízida e de algumas duplas que estiveram em Pequim, caso dos 4.ºs classificados Geor e Gia. Pedrosa e Brízida perderam o 1.º jogo contra os noruegueses Maaseide e Horrem, por 2-0 (21-16, 21-18), mas venceram facilmente o 2.º contra os checos
Rotrekl e Dumek, por 2-0 (21-13, 21-14). Assim, mantêm-se em prova e vão defrontar os jovens italianos Giontella e Nicolai.

Leitura

Existem dois modos distintos de ler os autores: um deles é muito bom e útil, o outro, inútil e até mesmo perigoso. É muito útil ler quando se medita sobre o que é lido; quando se procura, pelo esforço da mente, resolver as questões que os títulos dos capítulos propõem, mesmo antes de se começar a lê-los; quando se ordenam e comparam as ideias umas com as outras; em suma, quando se usa a razão. Pelo contrário, é inútil ler quando não entendemos o que lemos, é perigoso ler e formar conceitos daquilo que lemos quando não examinamos suficientemente o que foi lido para julgar com cuidado, sobretudo se temos memória bastante para reter os conceitos firmados e imprudência bastante para concordar com eles. O primeiro modo de ler ilumina e fortifica a mente, aumentando o entendimento. O segundo diminui o entendimento e gradualmente o torna fraco, obscuro e confuso. Ocorre que a maior parte daqueles que se vangloriam de conhecer as opiniões dos outros estuda apenas do segundo modo. Quanto mais lêem, portanto, mais fracas e mais confusas se tornam as suas mentes.
Nicolas Malebranche, in 'Procura da Verdade" (retirado daqui, com algumas correcções)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Maia e Brenha: memórias de um jornalista da Visão

Ao longo dos últimos 12 anos, acompanhei de perto a aventura olímpica de Maia e Brenha. Lembro-me, com grande satisfação, da forma como foram criando uma ilusão inédita conforme iam ultrapassando, em Atlanta 1996, os diversos desafios. Em particular, ficou-me na memória a forma como os dois, cobertos de areia, celebraram a vitória nos quartos-de-final, que lhes permitia ir disputar uma medalha. E como, por momentos, foram as estrelas da transmissão da NBC. Lembro-me, nessa época, do João Gobern, então enviado especial da Visão aos Jogos e meu companheiro de tantos dias e jornadas, me confidenciar: «Estes já me deram o título que eu procurava: 'trabalhar para o bronze'».
Lembro-me de me ligarem de Portugal a darem-me conta do enorme entusiasmo que a então surpreendente dupla ia criando. «É o desporto perfeito para os portugueses, pois tem bola e praia», dizia-me o Paulo, meu irmão, sem saber que me estava a incentivar a ocupar mais uma quantas páginas de «A Capital» com as façanhas dos dois homens de Espinho.
Lembro-me, depois, já nos Jogos de Sydney, de ouvir a frase mais verdadeira e cruel que jamais presenciei sair da boca de um atleta olímpico. Foi dita pelo João Brenha após a dupla falhar, pela segunda vez consecutiva, a conquista da medalha de bronze, ao perder o decisivo e ingrato jogo para a atribuição do terceiro lugar, tal como tinha sucedido em Atlanta. Com os olhos raiados de água, Brenha foi demolidor: «Passei quatro anos a sonhar com uma segunda oportunidade, e afinal agora quando a tive... voltei a perder». Jamais esquecerei esta frase, o momento e a expressão dele.
Tive, no entanto, a sorte de pouco tempo depois ver Maia e Brenha experimentarem a alegria de uma vitória internacional. Foi em 2001, na Turquia, integrado na delegação portuguesa que, com a equipa de vólei do Sporting de Espinho, foi à final da Fed Cup, uma espécie de Taça UEFA do voleibol. Não só assisti ao triunfo dos portugueses como o relatei e ajudei a que o mesmo ficasse registado numa chamada de capa da edição dessa semana da VISÃO.
Lembro-me, finalmente, da forma como os dois se comportaram dignamente (apesar das lesões que os fustigavam) nos Jogos de Atenas, em especial na noite em que demoliram a dupla grega, numa espécie de vingança da final do Euro 2004.
Lembro-me, também, da forma como, por portas travessas, consegui convencer a comitiva presidencial de Jorge Sampaio a ir assistir a um desafio de Maia e Brenha, nesses mesmos Jogos.
Lembro-me do ar molengão, mas sempre solidário e tantas vezes surpreendente de João Brenha, capaz de resolver uma jogada quando menos se esperava.
Lembro-me, de ter presenciado ao vivo alguns dos melhores momentos do maior jogador português de vólei de todos os tempos: o sempre circunspecto, mas genial, Miguel Maia.Lembro-me disto tudo... e já tenho tantas saudades!
Rui Tavares Guedes, em Rumo a Pequim

Maia e Brenha sagram-se campeões nacionais

Miguel Maia e João Brenha sagraram-se campeões nacionais de voleibol de praia em 2008, ao vencerem a etapa final realizada, este fim-de-semana, no Porto. Na final, bateram a dupla constituída por Roberto Reis e Kibinho, por 2-1 (após terem perdido o 1.º set). Em femininos, as campeãs nacionais foram Juliana Antunes e Francisca Esteves (foram também campeãs da regularidade ao vencerem as etapas deste campeonato, com excepção da prova de Cortegaça), ao baterem, na final, as suas grandes adversárias Sandra Castro e Ana Paulo, por 2-0.

domingo, 24 de agosto de 2008

Adeus Pequim

Terminaram os Jogos Olímpicos de Pequim (música oficial aqui). O norte-americano Michael Phelps e o jamaicano Usain Bolt, na natação e no atletismo, respectivamente, foram figuras de destaque destes Jogos.
Na 1.ª página do DN de hoje surge uma foto do ministro Manuel Pinho com Phelps, numa piscina, no Algarve. Será que o ministro, numa acção sem precedentes, tentou convencer o nadador a naturalizar-se português? Sempre era uma forma fácil (investir na formação de atletas sai mais caro) de garantir uma fartura de medalhas nas Olimpíadas! Outra forma seria enviar alguns atletas portugueses para a Jamaica. Os ares de lá parece que fazem milagres nos velocistas!
Quanto aos atletas portugueses, fico contente por nenhum ter caído nas malhas do doping, como sucedeu com os ucranianos Razoronov (halterofilia) e Blonska (heptatlo feminino), a espanhola Moreno (ciclismo), o norte-coreano Jong-su (tiro), o vietnamita Thuong (ginástica) e a grega Halkia (atletismo). Isso sim é que seria uma vergonha.
Parabéns à RTP pela cobertura dos Jogos Olímpicos e pela justa homenagem aos medalhados portugueses em Pequim . Em Setembro, espero ver os Jogos Paralímpicos também na TV.
Daqui a 4 anos, será Londres a receber os Jogos Olímpicos.

Brasil 1-Estados Unidos 1


Brasil e EUA dividiram os títulos no voleibol. No torneio feminino, a medalha de ouro foi para o Brasil, enquanto que, no masculino, o ouro foi para os EUA. O resultado final registou os mesmos números, nestas finais (3-1). Foram duas finais disputadas com muito calculismo e nervosismo. Nos masculinos, os EUA, depois da vitória na Liga Mundial, vencendo na semi-final o Brasil, voltaram a superiorizar-se ao Brasil. Os jogadores sul-americanos pareceram-me fisicamente desgastados, enquanto os norte-americanos jogaram com muita confiança.
A medalha de bronze foi para Rússia (3-0 sobre a Itália), nos masculinos, e para a China (3-1 sobre a Cuba), nos femininos.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Brasil-Estados Unidos

Brasil e Estados Unidos são os finalistas quer no torneio olímpico de voleibol feminino quer no masculino. Hoje, os EUA ultrapassaram a poderosa selecção russa, por 3-2. Contrariando a opinião dos comentadores da RTP, que no início do 3.º set apostaram na vitória dos EUA por 3-0, a Rússia conseguiu levar o jogo para a negra. Neste set, a acção do bloco foi determinante para os americanos garantirem a vitória, por 15-13. Na outra semi-final, como se previa, o Brasil superiorizou-se à Itália, vencendo por 3-1. A Rússia vai defrontar a Itália para decidir a atribuição da medalha de bronze. A madrugada de domingo tem muito voleibol para ver na RTP 2.

Rogers e Dalhausser, campeões olímpicos

Quer à chuva (final feminina) quer ao sol (final masculina), os EUA foram os grandes vencedores no voleibol de praia. Hoje, Rogers e Dalhausser conquistaram a medalha de ouro, após uma final espectacular (com grande sustentação da bola em muitas jogadas) frente a Márcio e Fábio. O 1.º set começou da melhor forma para os brasileiros (9-3), mas a reacção da dupla estado-unidense não se fez esperar (11-10). O equilíbrio foi a nota dominante, mas dois erros de Fábio decidiram o 1.º set (21-23). No 2.º set, os papeis inverteram-se: Rogers e Dalhauser chegaram aos 10-13, mas de seguida os brasileiros passaram para a frente (14-13), aproveitando uma fase em que 2 serviços bem colocados de Márcio colocaram problemas a Rogers, e embalaram para a vitória do set (21-17). Na negra, a eficácia de Dalhausser no bloco e o desacerto de Fábio no ataque conduziram a um grande desiquilíbrio no marcador final (4-15). Depois das vitórias em Atlanta e em Sydney, os EUA voltam a conquistar o título olímpico. Ricardo e Emanuel, campeões olímpicos em Atenas, tiveram de contentar-se com o 3.º lugar em Pequim (bateram os georgianos Geor e Gia, por 2-0).

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Parabéns Nelson!

Nelson Évora saltou 17,67 m, sobrevoando a "crise olímpica", e conquistou a medalha de ouro no triplo salto. Amanhã, "A Portuguesa" vai ser ouvida em Pequim. Obrigado Nelson. Terminou o rol de lamentações dos portugueses (principalmente nos meios de comunicação social) relativamente aos Jogos Olímpicos de Pequim. Por mim, estou satisfeito com a prestação dos atletas portugueses (a maioria esteve em bom plano).
PS-O Jornal Olímpico da RTP deveria informar os telespectadores dos resultados registados nas principais modalidades. Por exemplo, o programa de ontem foi dedicado à "crise olímpica" e, apesar de nesse dia ter-se disputado os quartos-de-final no basquetebol, no andebol e no voleibol masculino, apenas houve tempo para uma referência aos resultados do basquetebol. Falta muita organização e critério adequado!

Walsh e May-Treanor revalidam título olímpico

Walsh e May-Treanor revalidaram o título de campeãs olímpicas em voleibol de praia. As estado-unidenses venceram, numa final muito equilibrada (que tive oportunidade de seguir na RTP1), Tian Jia e Wang, por 2-0, fazendo valer a sua maior experiência nos últimos pontos dos 2 sets. No último lugar do pódio, ficou a outra dupla chinesa - Xue e Zhang Xi - que superou as brasileiras Renata e Talita (2-0).
No voleibol feminino, Brasil e Estados Unidos vão disputar a final, depois de ultrapassarem categoricamente (vitórias por 3-0) as suas adversárias nas meias-finais (China e Cuba, respectivamente).

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Classix Nouveaux

Ouvir os Classix Nouveaux é recordar os anos 80. Never never comes.
Sal Solo ainda se dedica à música, mas com outros objectivos (San Damiano).
Curiosamente, Sal Solo tem muitos fãs na Polónia.

Márcio e Fábio na final contra Rogers e Dalhausser

No voleibol masculino, os jogos das meias-finais já estão definidos: Brasil-Itália e EUA-Rússia. Itália e EUA precisaram da negra para ultrapassar os seus adversários (Polónia e Sérvia), nos quartos-de-final.
Tive oportunidade de ver, em directo, no Eurosport, o jogo de voleibol entre a Itália e a Polónia, a partir do 4.º set (a Itália liderava em sets). O 4.º set foi espectacular, com equilíbrio no marcador, emoção e sem grandes falhas de parte a parte. A Polónia conseguiu salvar duas bolas de encontro e obrigou a Itália a jogar a negra. Aí, a sorte acompanhou os italianos que acabaram por vencer por 17-15. A Polónia, tal como tinha demonstrado em Espinho, apresentou-se bastante coesa e bem preparada fisicamente.
No voleibol de praia masculino, a final que muitos adeptos desta modalidade esperavam não vai acontecer em Pequim. Márcio e Fábio surpreenderam Ricardo e Emanuel (e não só...) e vão defrontar Rogers e Dalhausser.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

China-EUA

No voleibol de praia feminino, as duas duplas que jogarão a final serão: Tian Jia e Wang, da China, e as favoritas Walsh e May-Treanor, dos EUA. Nos masculinos, o jogo das meias-finais de amanhã (daqui por umas horas) entre as duas duplas brasileiras promete ser espectacular (será que a RTP transmite?).
No voleibol feminino, já estão encontradas as 4 equipas que disputarão as meias-finais: Cuba, China, EUA (bateram surpreendentemente a Itália por 3-2) e Brasil. Nos masculinos, os jogos dos quartos-de-final que se disputam amanhã serão: EUA-Sérvia; Bulgária-Rússia; Itália-Polónia e Brasil-China.

Parabéns Vanessa! Parabéns Gustavo!

Vanessa deu uma medalha olímpica a Portugal. Gustavo Lima esteve muito perto de o conseguir. O 4.º lugar é uma excelente classificação, mas tal como com Maia e Brenha, no voleibol de praia, em Atlanta e Sidney, fala-se em demasia em decepção e frustração.
Em Pequim, há falta de medalhas para Portugal, mas abundam as declarações infelizes. Os meios de comunicação social empolam esta situação e aproveitam tudo o que as pessoas, mesmo a quente, dizem. Agora, a 5 dias do final dos Jogos, depois da infelicidade de Naide Gomes, já se dá como impossível o objectivo de conquistar 4 medalhas. Ora isto é claramente um desrespeito para os atletas que ainda vão competir (principalmente para Nélson Évora, Emanuel Silva, Susana Feitor, Paulo Gomes e Hélder Ornelas que ainda sonham e fazem sonhar alguns portugueses).
Mesmo que não haja mais medalhas, a grande vitória de Portugal nos Jogos Olímpicos é a atenção que as televisões e os jovens portugueses, por alguns dias, dedicam a outras modalidades para além do futebol.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Escola de Esmoriz


Joguei voleibol na Escola de Esmoriz (até acabarem os seniores masculinos neste clube). Desse tempo guardo este recorte do JN e excelentes recordações do voleibol - a rivalidade e a emotividade dos jogos, principalmente, frente à outra equipa de Esmoriz e à Aliança de Ovar - e da boa camaradagem entre colegas de equipa e adversários.

História do Voleibol

O voleibol foi criado em 1895 por William George Morgan (1870-1942), director de educação física, na Associação Cristã de Jovens, em Holyoke, em Massachusetts (EUA). No Mintonette, assim foi designado inicialmente esta modalidade, uma câmara de ar de uma bola de basquetebol era jogada com as mãos sobre uma rede de ténis colocada a uma altura de 1,83 m e a dividir os dois campos.
Em 1912 foram revistas as regras iniciais no que se refere às dimensões do campo e da bola, limitou-se o n.º de jogadores por equipa a 6 e instituiu-se a rotação no serviço. Em 1922, foi regulado o número de toques, o ataque na rede foi limitado e estabeleceu-se os dois pontos de vantagem para concluir o set. Em 1947, foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e os primeiros campeonatos mundiais tiveram lugar em 1949 (masculinos) e em 1952 (femininos). A partir de 1964, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o voleibol passou a integrar o programa olímpico. Nesse ano, a selecção feminina do Japão conquistou a medalha de ouro, com uma equipa constituída por operárias de uma fábrica. O voleibol de praia foi incorporado na FIVB em 1986, sendo modalidade olímpica desde os Jogos de Atlanta (exibição) em 1996.
Mais recentemente, introduziram-se algumas alterações no voleibol para torná-lo mais atractivo. Em 1998 criou-se um lugar na equipa para um jogador exímio na defesa, o líbero. Em 2000, permitiu-se o toque na bola com qualquer parte do corpo e o toque da bola na rede, no serviço. Foi ainda neste período que se decidiu reduzir a duração dos encontros ao eliminar a necessidade de ter a posse do serviço para pontuar. Antes da imposição desta regra, as duas equipas podiam estar a conquistar o serviço, alternadamente, sem pontuar.