domingo, 15 de dezembro de 2024

Sada Cruzeiro sagra-se campeão mundial de clubes

O Sada Cruzeiro surpreendeu o mundo do voleibol ao vencer o Trentino, por 3-1, na final do Campeonato Mundial de Clubes, disputado em Uberlândia, no Brasil. Depois de estar à beira da eliminação na fase de grupos, ao perder com a equipa iraniana do Shahdab Yazd (1-3), na 2.ª jornada, o Sada Cruzeiro precisou da ajuda, na 3.ª jornada, dos argentinos do Ciudade Voley (vitória por 3-1, frente aos iranianos) e de uma vitória arrancada a ferros sobre o Trentino, por 3-2, para passar às semifinais. Com tal fortuna, a equipa brasileira ficou empolgada e venceu facilmente na semifinal a outra equipa iraniana presente neste Campeonato, o Foolad Sirjan, por 3-1. Wallace (37 anos), Vaccari, Rodriguinho, os centrais Lucas e Otávio, o líbero, Alexandre, e o distribuidor, Matheus, formaram a equipa campeã, liderada pelo treinador Filipe Ferraz, que esteve nas 5 conquistas mundiais do Sada Cruzeiro (3, como jogador, e 2 como treinador).

O 3.º lugar foi conquistado, com surpresa, pela equipa iraniana do Foolad Sirjan, ao vencer no derradeiro jogo o Lube Civitanova, por 3-2, com parciais muito renhidos que culminaram num 19-17, no 5.º set, após 3 bolas de jogo para a equipa italiana.

A partir da próxima 3.ª f, a atenção centra-se, na China, no Campeonato Mundial de Clubes, em femininos, com duas equipas italianas, duas brasileiras, uma chinesa, uma egípcia, uma vietnamita e uma japonesa. Os resultados podem ser acompanhados aqui.