Portugal conseguiu o apuramento para a Liga das Nações do próximo ano, uma competição em que participa a elite mundial do voleibol. Portugal venceu, em Matosinhos, na final da Challenger Cup, a República Checa, por 3-1 e garantiu um lugar entre as 16 seleções masculinas que disputarão a Liga das Nações de 2019.
O percurso de Portugal até chegar à final da Challenger Cup foi longo e extenuante. Entre 19 de Maio e 6 de Junho, Portugal disputou a Liga Europeia de Ouro, tendo disputado o grupo C juntamente com a Espanha, a Finlândia e a Rep. Checa. Portugal terminou esta fase de grupos em 1.º lugar, apenas com uma derrota frente a Espanha, tendo ficado apurado para a fase final da Liga Europeia de Ouro juntamente com a Estónia (vencedora do grupo A), a Turquia (vencedora do grupo B) e a Rep. Checa (organizadora da fase final e 4.ª classificada do grupo C). Portugal viria a perder os dois jogos disputados nesta fase final a 13 e 14 de Junho, primeiro frente à Estónia por 3-0 e depois frente à Turquia por 3-2. Apesar destes desaires, como país organizador da Challenger Cup, Portugal teve lugar assegurado nessa competição, juntamente com a Estónia, a Rep. Checa (1.º e 2.º classificados da fase final da Liga Europeia de Ouro), Cuba, Chile e Cazaquistão. Entre 20 e 24 de Junho, Portugal esteve irrepreensível, vencendo todos os jogos: na fase de grupos, frente a Estónia (3-0) e ao Cazaquistão (3-0), depois na semifinal frente a Cuba (3-0); e para finalizar frente à Rep. Checa (3-1).
Estão de parabéns os jogadores, pelo excelente desempenho, e a equipa técnica, pela inteligente orientação e gestão desportiva.
Na Liga das Nações em 2019, Portugal defrontará o Brasil, os EUA, a Rússia, a França, a Polónia, entre outras seleções.