quarta-feira, 27 de maio de 2009

Portugal vence a Dinamarca

A selecção portuguesa de voleibol entrou com o pé direito na fase de qualificação para outra fase de apuramento do Mundial de 2010. No 1.º jogo, na Póvoa de Varzim, Portugal venceu facilmente a Dinamarca, por 3-0 (25-18, 25-13, 25-13). Na 5.ª f, Portugal já terá um adversário que colocará mais dificuldades, a Grécia. Informação relativa ao grupo G pode ser obtida aqui.

Percussão corporal dos Ritmare

Mais um trabalho colocado no Youtube do Ritmare, grupo constituído por alunos do Colégio de Lamas. Desta vez, com percussão corporal.

Maia e Rosas vão estagiar no Brasil

Arrancou hoje a fase de qualificação do Open de Myslowice, na Polónia, em masculinos, e do Open de Seul, na Coreia do Sul, em femininos, com a participação da dupla portuguesa Raquel e Susana. A jovem dupla portuguesa foi eliminada hoje no 1.º jogo por uma dupla japonesa. Já Maia e Rosas abdicaram de participar no Open de Myslowice, para prepararem convenientemente a participação no Campeonato do Mundo, em Stavanger, na Noruega, em finais de Junho. Nos próximos dias, Maia e Rosas vão partir para um estágio no Brasil.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

sábado, 23 de maio de 2009

Universidade do Porto perde nos quartos-de-final do Campeonato Europeu

A equipa de voleibol masculino da Universidade do Porto perdeu, nos quartos-de-final do Campeonato Europeu Universitário (Hamburgo), frente à Universidade Estatal Russa, por 3-0. Depois de uma fase de grupos 100% vitoriosa, a Universidade do Porto não conseguiu vencer qualquer jogo na fase eliminatória. Depois da derrota contra a equipa russa, seguiram-se novas derrotas contra Ljubljana (1-3) e Gazi Osman (2-3). Assim, a equipa da Universidade do Porto terminou este Campeonato Europeu Universitário em 8.º lugar.
Nos femininos, a Universidade do Minho classificou-se em 6.º lugar, após derrota, no último jogo, frente à Universidade de Kazan (1-3).
Os resultados e as classificações podem ser consultados aqui e aqui.

Judy Garland vs Cazino

Ouvi hoje esta música dos Cazino (uma nova banda portuense) e fiquei com a impressão de já ter ouvido algo similar. De facto, em "Lição de vôo" encontram-se sonoridades parecidas com "Somewhere over the rainbow" de Judy Garland.

Portugal recebe fase de qualificação do Mundial de 2010

A selecção portuguesa vai disputar de 27 a 31 de Maio (quarta-feira a domingo), na Póvoa do Varzim, uma fase de qualificação para o Mundial de 2010 (fase final que se realizará em Itália), conjuntamente com a Grécia, a Eslovénia, a Dinamarca e a Roménia (grupo G). Para passar à fase seguinte de qualificação, Portugal terá que terminar num dos 3 primeiros lugares do grupo G. A Grécia e a Eslovénia são consideradas as equipas mais fortes deste grupo. Portugal vai apresentar uma equipa algo renovada, com um novo distribuidor (o esmorizense Tiago Violas deve estrear-se nos seniores) e por isso não se pode exigir grandes resultados. No entanto, o 3.º lugar neste grupo G parece estar ao alcance da nossa selecção.
Os jogos de Portugal terão transmissão televisiva na Sport TV.

Brasileiras são favoritas em Osaka

Já estão definidas as semifinais do Open de Osaka, em femininos, que se disputam no domingo. Há duas duplas que surpreendentemente atingiram esta fase da prova: as holandesas Van Iersel e Keizer (eliminaram Renata e Leão) e as norte-americanas Akers e Turner. Assim, as semifinais serão:
Akers e Turner - Talita e Antonelli
Larissa e Juliana - Van Iersel e Keizer.
A dupla portuguesa Raquel e Susana participou na fase de qualificação deste Open, mas foi eliminada logo no 1.º jogo frente a uma dupla britânica.
Actualização: Larissa e Juliana venceram na final as suas compatriotas Talita e Antonelli, por 2-1 (com 18-16 na negra). Van Iersel e Keizer ficaram no 3.º posto.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fase final em juvenis femininos

Assisti ontem ao jogo de juvenis femininos entre o Sp. Braga e o Gueifães, a contar para a última jornada da fase intermédia. A equipa bracarense venceu por 3-0 e garantiu um lugar, juntamente com o Trofa, na fase final.
Além destas equipas, participam também na fase final, a disputar nos dias 29, 30 e 31 de Maio, na Trofa, o Câmara de Lobos e Colégio de Calvão.

Espinho recebe fase final do Campeonato do Inatel

As equipas apuradas para a fase final do Campeonato do Inatel são: Masculinos - Portugal Telecom, Serviços IVA, Os Mochos e Millennium BCP; Femininos - ADC Perre, Millennium BCP, Portugal Telecom e Alto do Moinho.
PROGRAMA (os jogos masculinos e femininos decorrem em simultâneo):
DIA 23 DE MAIO DE 2009
11h30 – Sorteio (CF Stª Maria da Feira)
15h30 - Jogo 1 – Meia-Final
17h30 – Jogo 2 – Meia-Final
DIA 24 DE MAIO DE 2009
09h30 - Jogo 3 – 3º e 4º Lugar
11h00 – Jogo 4 – Final
Cerimónia protocolar de entrega de prémios a seguir ao último jogo.
Actualização: Os Mochos e a ADC Perre sagraram-se campeões do Inatel 2009, em masculinos e femininos, respectivamente.

sábado, 16 de maio de 2009

Voleibol de praia à noite, em Esmoriz

Esta fotografia foi tirada numa final de um torneio de voleibol de praia 4x4, realizado em Esmoriz, à noite (havia uns focos de luz artificial, junto ao "Barra-Mar"), em 1993 (?). Na foto, vislumbra-se eu e o Pedro e os adversários Óscar e Américo. Vaz de Castro arbitrou esta final, que a minha equipa perdeu.

Alongamentos

Encontrei nesta página da Men's Health mais uns alongamentos para executar antes e depois de qualquer actividade física. Estes exercícios proporcionam mais elasticidade, agilidade e força.

Portugal encontra a Eslováquia na Liga Europeia

Na Liga Europeia de 2009, Portugal ficou integrado na Poule C e vai defrontar a Eslováquia, a Áustria e a Bielorrússia. Os restantes agrupamentos são Espanha, Turquia, Croácia e Grã-Bretanha (Poule A) e Bélgica, Grécia, Roménia e Alemanha (Poule B).
A competição desenrolar-se-á, consecutivamente, nos fins-de-semana de 5-6 de Junho (Eslováquia-Portugal), 13-14 de Junho (Portugal-Eslováquia, em Coimbra), 19-20 de Junho (Áustria-Portugal), 27-28 de Junho (Portugal-Áustria, Peso da Régua), 4-5 de Julho (Portugal-Bielorrússia, na Guarda) e 11-12 de Julho (Bielorrússia-Portugal), estando a realização da Final Four prevista para 17-19 de Julho, em local a designar.
Apenas os 1.ºs classificados das poules terão lugar na Final Four. Portugal terá como grande rival, na sua poule, a vencedora da Liga Europeia de 2008, a Eslováquia (os jogos decorrem logo nos 2 primeiros fins-de-semana; deviam ser os últimos jogos).

3 duplas brasileiras nas meias-finais em Roma

3 duplas brasileiras garantiram hoje presença nas meias-finais do Open de Roma, que se realizam ainda hoje, a partir das 20 h (hora em Itália) Assim, Ricardo e Emanuel defrontam Brink e Reckermann, enquanto a 2.º meia-final (100% brasileira) opõe Harley e Alison a Pedro e Cunha.
Ontem, Maia e Rosas foram afastados desta etapa do Circuito Mundial, ao perder incontestavelmente com os espanhóis Herrera e Gavira, por 2-0. Na estreia, a dupla portuguesa obteve um 17.º lugar. Como é natural, o entrosamento e rendimento dos jogadores portugueses será maior na próxima etapa, na Polónia, e no Campeonato do Mundo, na Noruega, em finais de Junho.
Actualização: Brink e Reckermann venceram, surpreendentemente, o Open de Roma, opondo-se ao domínio brasileiro. Na semifinal, os alemães venceram Ricardo e Emanuel (2-0) e, na final, bateram Pedro e Cunha por 2-1 (parciais equilibradíssimos). Em 3.º lugar, ficou Harley e Alison.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Maia e Rosas continuam em prova em Roma

Hoje, no 1.º dia do torneio principal do Open de Roma, Maia e Rosas perderam o 1.º jogo, mas venceram o 2.º jogo. Perderam contra os alemães Klemperer e Koreng (2-1, com 23-21 no set decisivo) e venceram os letões Samoilovs e Sorokins, também por 2-1. Amanhã de manhã, a dupla portuguesa defronta a dupla espanhola Herrera e Gavira. Terá de vencer para se manter em prova.
Os resultados completos podem ser consultados aqui.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Maia e Rosas qualificam-se para o quadro principal em Roma

Maia e Rosas qualificaram-se hoje para o quadro principal do Open de Roma, ao vencerem os dois jogos da fase de qualificação, contra uma dupla holandesa e outra australiana (ambos por 2-0). Estreia-se assim da melhor forma esta nova dupla portuguesa, que aponta como meta participar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Amanhã, os portugueses terão pela frente duplas mais cotadas do Circuito Mundial.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Open de Roma marca a estreia de Maia e Rosas

O Open de Roma arrancou hoje com os jogos de quota por país. Como o Brasil tem 3 duplas no quadro principal, apenas uma tem direito a participar na fase de qualificação de 4.ª f. Nos jogos de quota do Brasil, a dupla apurada foi, surpreendentemente, Jan e Thiago, deixando pelo caminho Márcio/Fábio, Benjamin/Hevaldo e Franco/Pitta.
Amanhã, 4.ª f, Maia e Rosas estreiam-se no Circuito Mundial, na fase de qualificação deste Open, que decorre numa arena montada no Foro Itálico, no centro de Roma.
A televisão RAI irá transmitir os jogos principais deste Open.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Masters de Espanha

Disputou-se, no fim-de-semana, o Masters de Espanha, prova a contar para o Campeonato Europeu de voleibol de praia. Nas Ilhas Canárias, os suíços Heuscher e Heyer venceram, na final, Brink e Reckermann, por 2-1. No 3.º lugar ficou a dupla Kais e Vesik.
Em femininos, a vitória coube às alemãs Holtwick e Semmler.
Resultados completos aqui.
O próximo torneio decorre, em Junho, na Áustria.

Raparam a barba ao Blake

James Blake pagou, na final do Estoril Open, a factura do esforço da semifinal frente a Nicolay Davydenko. É que esta semifinal, que começou no sábado à tarde, foi interrompida (por causa da chuva), retomada ao fim da tarde e novamente interrompida (por falta de luz natural), só terminou no domingo quando faltavam cerca de 2 horas para a final. Blake, que fez um jogo fantástico contra Davidenko, não foi capaz de ultrapassar Montanes, na final, quando parecia bem encaminhado para vencer por 2-0. Não venceu o tie-break do 2.º set e no 3.º set não teve fôlego para mais. Assim, Montanes e as circunstâncias da disputa da semifinal obrigaram Blake a rapar a barba (ele vai deixando crescer a barba à medida que prossegue na competição).
Parabéns à RTP pela excelente cobertura e por alterar a programação para transmitir em directo a semifinal.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fim do dia

(fotografia de autor desconhecido)

Campeões nalguns países da Europa

Com a disputa das finais (normalmente, à melhor de 5 jogos) a chegar a um desfecho, vão-se conhecendo os campeões de voleibol, em diversos países da Europa. Eis algumas equipas masculinas que festejaram este ano o título:
Bélgica: Noliko Maaseik, dos portugueses Nuno Pinheiro e André Lopes;
Espanha: Turuel;
Polónia: Belchatow;
Rússia: Zenit Kazan;
Alemanha: Friedrichshafen, do português João José;
França: Paris Voley;
Grécia: Olimpiakos;
Itália: Piacenza.
Aqui ficam algumas equipas femininas que festejaram o título este ano:
França: Cannes;
Espanha: Murcia 2005;
Itália: Pesaro.
(em actualização)

Futebol de 5 entre professores e alunos na Queima das Fitas

Jogo realizado no dia 6 de Maio de 2009, às 19 h, no pavilhão do CDUP.
Assistência: Claque feminina que apoiou incansavelmente a equipa dos professores.
De vez em quando, apoiava também os alunos, para animá-los.
Árbitro: Lutécio Baptista
Equipas: Professores: Manel, Enrique, Nuno, Paulo e João Paulo.
Alunos: Hugo, Igor, Hélio, Manuel e Elísio.
Resultado no final do tempo regulamentar (1 h de jogo): Professores 6 – Alunos 5
Com um objectivo científico, o jogo foi prolongado, para estudar o efeito do tempo na resistência física das duas equipas. Às 20h20m, hora em que as duas equipas abandonaram o campo, o resultado era de 8-8. Através de um estudo cinético, chega-se à conclusão (por extrapolação) que, se o jogo fosse prolongado até às 22 h, o resultado seria, com uma probabilidade de 95%, favorável à equipa dos alunos. No capítulo dos remates ao poste, a equipa dos alunos revelou-se mais forte (5-2).
O presidente da UFA!, Michel Platina, não compareceu no final para entregar o Troféu “Queima das Fitas” à equipa vencedora dos professores. Não houve entrega de Taça, mas sim um convívio salutar (para além de uns músculos doridos, ninguém se magoou) entre professores e alunos.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Trofa, Caldas e Oeiras também festejaram

O fim-de-semana que passou trouxe as últimas decisões nos campeonatos nacionais. No mesmo dia da festa espinhense, o Trofa também festejou a revalidação do título principal em femininos, ao vencer o Ribeirense, no 3.º jogo, por 3-0.
Entretanto, Caldas e Oeiras alcançaram o que tanto almejaram, a subida à divisão A1. Em masculinos, o Caldas venceu o 3.º jogo da final (todos os jogos terminaram a 3-2) frente à Ac. S. Mamede e confirmou o seu favoritismo. Em femininos, na fase final disputada em Arcozelo, o Oeiras foi mais forte, vencendo o Arcozelo (3-2) e o Praiense (3-1).
Caldas e Oeiras vão ocupar os lugares dos despromovidos Clube K e Belenenses (curiosamente duas equipas que tinham subido na época passada).

sábado, 2 de maio de 2009

Brasil no pódio em Xangai

As brasileiras Talita e Antoneli venceram o torneio feminino do Open de Xangai. No 3.º lugar classificou-se a dupla Maria Clara e Carol.
Nas semifinais masculinas do Open de Xangai, que se disputam no domingo, os estónios Kais e Vesik (os favoritos do meu sobrinho Tiago) defrontam Cunha e Pedro, enquanto Harley e Alison medem forças com a nova dupla alemã (que promete fazer bons resultados) Brink e Reckermann.
Actualização: Harley e Alison venceram o Open de Xangai, ao bater, na final, os compatriotas Cunha e Pedro, com relativa facilidade (2-0). Em 3.º lugar ficou a dupla Brink e Reckermann.
A próxima etapa será disputada na Europa, mais concretamente em Roma, a partir de 12 de Maio, e já deve contar com a dupla portuguesa Maia e Rosas.

Sp. Espinho sagra-se campeão nacional

O Sp. Espinho venceu o V. Guimarães, por 3-1, no 3.º jogo da final, e sagrou-se campeão nacional (sem consentir qualquer vitória ao adversário). Parabéns ao Fidalgo e aos seus pupilos pela conquista do 16.º título nacional do Sp. Espinho.
Actualização: No domingo, dia da mãe, estive em Espinho e ainda assisti a alguns festejos do título nacional de voleibol, nas ruas da cidade.
Lamentavelmente, a cidade continua com o espaço à superfície do túnel ferroviário por aproveitar. Confesso que ainda não sei o que vão fazer no referido espaço.
Em Braga, a zona pedonal em frente ao Teatro Circo foi logo arranjada com uns canteiros de flores, mal ficou pronta essa fase de construção do túnel rodoviário. E as obras ainda não terminaram na Avenida da Liberdade...