sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Afinal é enxofre

Os jornalistas não necessitam de ser especialistas em todos os domínios, mas devem tomar todas as precauções (ouvir o parecer de um especialista e reproduzi-lo fielmente) quando desconhecem determinado assunto. Isto vem a a propósito das notícias que inundaram as televisões sobre a origem do "cheiro intenso a gás", numa zona de Lisboa: um frasco abandonado num baldio, com uma substância que a análise mostrou ser, ao que tudo indica, um composto orgânico de enxofre.
Na SIC, o título em destaque sobre este assunto foi: Afinal é enxofre. No telejornal da RTP, surgiu esta nota em rodapé "substância era SH: enxofre e hidrogénio (tiol) ".
Ora, enxofre elementar não seria, pois esse é um sólido inodoro. SH não é a fórmula química da substância; enxofre e hidrogénio pouco esclarece; apenas o que está dentro de parêntesis - tiol - está correcto. Trata-se de um composto orgânico de enxofre de fórmula geral R-SH, em que R é um grupo estrutural que neste caso se desconhece (se R for um grupo etilo, o composto será o etanotiol, C2H5SH). De facto, os tióis possuem um cheiro desagradável (a ovos podres) semelhante ao do sulfureto de hidrogénio (H2S) e quando inalados podem causar sonolência, náuseas, debilidade e perda de conhecimento.
Inacreditável é a explicação que foi dada para o facto do frasco aparecer no baldio: como estava partido, teria sido desperdiçado indevidamente por uma funcionária de um laboratório da Faculdade de Farmácia. Então, a Faculdade de Farmácia não tem recolha adequada de substâncias que pretende desperdiçar? Os seus funcionários não estão informados disso?
Actualização: No jornal Metro de 23 de Janeiro, José Júdice contribuiu para o mau esclarecimento desta questão: "Tratava-se de um frasco com sulfato de hidrogénio, o mesmo produto utilizado por incontáveis gerações de adolescentes para animar o ambiente das salas de aulas, que uma empregada de limpeza da Faculdade de Farmácia tinha deitado fora na rua depois de o ter encontrado no caixote do lixo". Sulfato de hidrogénio (ácido sulfúrico)? Animar o ambiente das salas de aulas? Encontrado no caixote do lixo? (quem o lá colocou?).

Sem comentários: