quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Anedota

A propósito do centenário do nascimento do físico russo Lev Davidovich Landau, Carlos Fiolhais, no blogue De Rerum Natura, conta uma anedota que se refere a uma discussão, na Academia de Ciências de Moscovo, entre Landau e o biólogo Lyssenko, o autor de teorias heterodoxas sobre a evolução. Perguntou-lhe Landau: “O senhor acredita que, se cortarmos as orelhas a uma espécie animal ao longo de várias gerações, os animais virão a nascer sem orelhas?”. Respondeu Lyssenko: “Sim, acredito”. Rematou Landau: “Então explique-me porque é que as raparigas continuam a nascer virgens?”.
No mesmo blogue, Palmira Silva escreve um texto muito interessante sobre os perigos das «medicinas» tradicionais: "Enquanto a indústria farmacêutica só pode comercializar um produto após rigorosos e demorados testes, os produtos das «medicinas» alternativas não estão sujeitos a qualquer tipo de controle, teste ou regulamentação. Aliás, os produtos «naturais» estão isentos de testes, qualquer que seja o fim a que se destinam, medicamentos, cosméticos ou pesticidas".
Entretanto, o governo chumbou a proposta de venda de medicamentos em unidoses. Faltam estudos, dizem. A indústria farmacêutica agradece.

Sem comentários: