sexta-feira, 23 de maio de 2008

O ciclismo é mais fiscalizado do que o futebol?

A propósito da descoberta, numa operação da PJ, de um arsenal de produtos dopantes nas instalações da equipa LA-MSS, Coutinho Ribeiro escreve no Anónimo:
O ciclismo - apesar de mais violento do que qualquer outro desporto - não é nem mais, nem menos dopado do que os outros. É apenas mais vigiado. E isso provar-se-á no dia em que os demais desportos - o futebol, por exemplo - forem tão fiscalizados como o ciclismo. Mas aí parece que ninguém quer entrar... Mesmo quando é sabido que já vários futebolistas morreram em campo.
Segundo o Conselho Nacional de Antidopagem (CNAD), em 2007, em Portugal, o futebol foi a modalidade em que mais amostras foram analisadas (1130), tendo sido registado o maior n.º de casos de doping (11). No voleibol, foram analisadas 64 amostras e foram detectados 2 casos positivos. Apresentei estes dados aqui.
No futebol foram analisadas mais amostras do que no ciclismo. Falta saber em que condições foram e são feitos os controlos anti-doping no futebol (e noutras modalidades)...O factor surpresa e a frequência são importantes para o êxito da luta contra o doping.

Sem comentários: