sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Síndrome de electricista

Andrea Zorzi, na sua página da Internet, transcreve uma história engraçada que o treinador argentino, Julio Velasco, utiliza para animar os seus atletas:
Quando os atacantes cometem um erro, eles culpam os distribuidores; por sua vez, os distribuidores responsabilizam os receptores pela falha. Ora, os pobres receptores não podem responsabilizar os jogadores adversários que serviram: seria ridículo! Assim, resta-lhes apontar o dedo à luz brilhante existente no pavilhão, que ofusca os seus olhos, e solicitar a um electricista para desligar essa lâmpada incomodativa!
Já tinha ouvido essa história, mas, em Portugal, em muitos pavilhões, os receptores podem-se queixar é de falta de lâmpadas e de não ter luz suficiente para ver a bola!

Oportunidade de emprego na FIVB

In the FIVB there are vacancies for secretaries/assistants in the following departments:
- Volleyball Events Department
- Beach Volleyball Events Department
- Press Department
- Technical & Development Department
- Marketing Department
If you are fluent in English and French, have a Volleyball or Beach Volleyball background, good administrational skills, minimum five years of work experience and the ability to work under pressure, you may be the right person to work in the FIVB.
If you are interested in working in the FIVB, please send your CV (in English + photo) with salary expectations to mailto:jobs@mail.fivb.org.

Portugal tem de se aplicar contra a Alemanha


A teoria não foi provada na prática e a Alemanha foi derrotada pela República Checa, por 3-2.
Ora com este desfecho, Portugal tem de vencer os germânicos no derradeiro jogo, hoje à tarde (18h30), na Arena d'Évora, para não depender de contas, e seguir para as meias-finais em 1.º lugar. É que se Portugal perder com a Alemanha, as três equipas ficam empatadas com três pontos e o factor de desempate são os sets ou os pontos. Nesse caso, Portugal apenas pode perder por 3-2 com a Alemanha, mas terá de conquistar mais pontos, no total, do que um dos seus adversários, nesta fase.
Na Taça do Mundo de voleibol masculino, que está a decorrer no Japão, a Rússia sofreu hoje a 1.ª derrota na prova frente aos búlgaros, por 2-3, na véspera de defrontar o Brasil. Creio que o Brasil, que venceu hoje a Argentina (foto), tem todas as condições de se sagrar vencedor da Taça do Mundo.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Reacções à vitória lusa

A vitória lusa, no 1.º jogo do Torneio pré-olímpico, não passou despercebida na generalidade dos meios de comunicação social. O jornal "O Jogo" destacou, julgo que incorrectamente, que "Vitória sofrida de Portugal vale presença nas meias-finais" . Portugal ainda não está nas meias-finais; para isso é preciso que a Alemanha vença hoje a Rep. Checa, o que teoricamente parece possível. Quanto ao comentário do jogo, conclui-se que na "negra", foi um enorme coração e a "mãozinha" do árbitro a ajudar. Além disso, também foram precisas as "bombas" de Miguel Maia, chamado a intervir especificamente para o serviço no último parcial. Também o JN e o Público fazem referência à vitória lusa. O DN passa ao lado da notícia.
Na RTP, hoje de manhã, no "Bom Dia Portugal", também foi dada a notícia, acompanhada de algumas imagens do encontro.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Portugal venceu Rep. Checa

Portugal venceu a Rep. Checa, por 3-2, no 1.º jogo do Torneio de pré-qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Tive a oportunidade ver o final do 3.º set e o 4.º set e confesso que pela amostra pensava que Portugal iria perder o jogo. No 4.º set, os jogadores portugueses falharam demasiados serviços e defenderam mal, principalmente no bloco (mas também na defesa baixa), e isso deixou-me apreensivo quanto ao resultado final.
A leitura que faço agora é que Portugal, a seguir a uma vitória no set, desconcentrava-se e permitia a recuperação dos checos no set seguinte. Felizmente, após perder um set, os jogadores portugueses acordavam e voltavam a aplicar-se (pena que não tenha visto um desses sets). A Rep. Checa pareceu-me uma equipa mais experiente e mais pesada (o n.º 1 checo fez lembrar-me o meu velho amigo Luís, nos tempos do Aliança de Ovar) que Portugal. Creio que a Alemanha será um adversário mais difícil, a exigir concentração máxima de todos os jogadores. Os portugueses em maior evidência foram João José e Hugo Gaspar, o que já não é novidade. Nuno Pinheiro (que foi o distribuidor, nos sets que vi - Maia esteve no banco) esteve regular. Malveiro foi uma boa surpresa.
O pavilhão de Évora registou uma moldura humana apreciável, com muitos jovens oriundos das escolas da região. Arranjem umas bandeiras nacionais para dar mais colorido às bancadas!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Não há alternativa à A3

No JN de hoje: Altamente contra-indicada para sistemas nervosos explosivos e embraiagens pesadas, a EN14 será, contudo, para muitos, uma alternativa mais económica à A3 (Porto-Valença). A estrada, que liga Porto e Braga, passa pela Maia, atravessa a Trofa e segue para Famalicão, sendo percorrida, diariamente, por milhares de condutores. Porém, o que se poupa em combustível e portagens esgota-se em tempo e... paciência. Com a variante encalhada no papel e refém de um parecer de desconformidade ao estudo de impacte ambiental, as alturas em que é possível percorrer a EN14 sem engatar a primeira a cada dez metros assemelham-se a miragens.
Entre a Maia e a Trofa, há um sistema de semáforos num cruzamento que esgota a paciência de qualquer automobilista que utilize a EN14. Das poucas vezes que ali passei, lamentei o modo ineficaz de funcionamento desse sistema de semáforos.

Embate minhoto na Taça de Portugal

Capricho do sorteio da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, a equipa feminina do Braga vai receber o Guimarães, no próximo sábado, dia 1, às 15 h. O Guimarães lidera invicto o campeonato da A2 e o Braga está num bom momento, depois da vitória do último fim-de-semana. Por isso, é de esperar um embate minhoto empolgante e disputado com "fair-play".
Na Taça do Mundo, terminou hoje a 3.ª ronda, com Rússia e Brasil a somarem por vitórias os jogos desta ronda. A 4.ª e última ronda, que começa na 6.ª f e termina no domingo, será decisiva. Os favoritos ao triunfo final, Brasil e Rússia, vão defrontar-se (no sábado), mas terão outros jogos difíceis.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Jogos da selecção nacional não passam na RTP2

É já na próxima 4.ª f que começa o Torneio Europeu de pré-qualificação olímpica, em Évora. A selecção nacional teve pouco tempo para preparar este importante torneio e por isso não será de esperar grandes resultados (espero estar enganado). Portugal, numa 1.ª fase, vai disputar dois jogos: contra a Rep. Checa (dia 28, 15h30m) e contra a Alemanha (dia 30, 18h30m).
A Sport TV é a televisão oficial deste Torneio de pré-qualificação olímpica e vai transmitir todos os jogos da selecção nacional. Contudo, atendendo à importância da competição e ao facto do torneio se realizar em Portugal, a nossa televisão pública (RTP2) não devia ter ficado de fora.

domingo, 25 de novembro de 2007

Benfica perdeu contra os Mochos

A derrota do Benfica no pavilhão da Académica de Espinho - os mochos impuseram-se por 3-2 - foi a grande surpresa da 11.ª jornada da A1. Com este desaire do Benfica e com o triunfo do Sporting de Espinho frente ao Nacional de Ginástica (1-3), as águias deixaram o grupo de equipas com uma única derrota, agora constituído por Guimarães e Espinho.
Na A1, em femininos, o Braga conquistou a 1.ª vitória do campeonato, ao bater o Ala Nun'Álvares por 1-3.
Na A2, em masculinos, o Fiães bateu o Gueifães por 3-1 e continua nos lugares cimeiros da classificação, que é liderada pelo Caldas.

Mais e melhor informação na RTP

Aos sábados e domingos de manhã, há um novo programa informativo da RTP1 emitido a partir do Porto. Chama-se Bom Dia Portugal (fim-de-semana) e, do que vi, gostei da apresentação competente da jornalista e da Revista de Imprensa, com a presença no estúdio de um comentador. O único senão é a falta de desenhos animados para as crianças, naquele horário, nos dois canais públicos (será que elas não podiam ter alguns minutos no programa?).
Durante a semana, a RTP devia passar, num programa informativo ao fim da tarde, imagens sobre o trânsito nas principais cidades do País, tal como faz nas manhãs.
Finalmente, gostaria de ver especialistas (cientistas) a explicar um pouco da ciência que se pode encontrar em muitas situações reais que são notícia.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A Taça do Mundo e os campeonatos nacionais

Após uma 1.ª ronda brilhante (com 3 vitórias), a Bulgária claudicou nesta 2.ª ronda de jogos, somando duas derrotas: a 1.ª frente aos EUA por 2-3 e a 2.ª frente ao Brasil por 0-3. Nesta altura, a Rússia mantém-se invicta na prova (destaque para a presença, nesta selecção, do capitão e distribuidor Khamuttskikh, que está prestes a completar 38 anos), mas o Brasil segue logo atrás, deixando antever um empolgante embate entre Brasil e Rússia, a realizar a 1 de Dezembro. Até esta ronda, a equipa-sensação da prova julgo que é o Porto Rico.
Na A1, o Guimarães bateu o Esmoriz por 0-3, em jogo antecipado da 11.ª jornada. A restante jornada será disputada no sábado.
Na A1, em seniores femininos, o Braga desloca-se, no domingo, a Gondomar para defrontar o Ala Nun'Álvares e tem uma excelente oportunidade para conquistar a 1.ª vitória do campeonato.
Na A2, em seniores masculinos, o Caldas mantém-se imbatível na prova. Na jornada do fim-de-semana, o destaque vai para o jogo entre o Fiães e o Gueifães.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Torneio de pré-qualificação olímpica, em Portugal, não passa na RTP2

Começa hoje, com a chegada dos jogadores portugueses a Évora, a aventura da selecção nacional de seniores masculinos de voleibol no Torneio Europeu de pré-qualificação olímpica, que se realizará naquela cidade alentejana, de 28 de Novembro a 2 de Dezembro. A maioria dos jogadores ainda terá que disputar o jogo da jornada do próximo fim-de-semana (o jogo entre o Esmoriz e o Guimarães - a equipa minhota cede 6 jogadores à selecção - foi antecipado para hoje, às 20h30m, e passa na Sport TV1) e só depois poderá concentrar-se naquela competição importante. Portugal, numa 1.ª fase, vai disputar dois jogos: contra a Rep. Checa (dia 28, 15h30m) e contra a Alemanha (dia 30, 18h30m). Trata-se de dois adversários difíceis, que só poderão ser ultrapassados com muita aplicação dos voleibolistas portugueses e o forte apoio dos adeptos portugueses. Destas 3 equipas, apuram-se duas para as meias-finais. No outro grupo, a França não deve ter grandes dificuldades em chegar a uma meia-final. Só a vencedora da final segue para a fase seguinte de qualificação olímpica.
Já se sabe que a Sport TV será a televisão oficial deste Torneio de pré-qualificação olímpica e transmitirá todos os jogos da selecção nacional. Contudo, dadas a importância da competição e o facto do torneio se realizar em Portugal, a nossa televisão pública (RTP2) deveria transmitir o jogo das meias-finais e o da final, no caso de Portugal estar envolvido(como todos nós esperamos).

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Pais portugueses são pouco brincalhões

Gostei de ler a "Pequena crónica do banal", de Baptista-Bastos, no DN de hoje. Eis um resumo:
Os pais portugueses são os menos brincalhões da Europa: apenas 6% divertem-se com os filhos. Nenhuma interpretação semântica escapa a esta evidência. O sentimento de "pertença", corolário de um conceito de relação, e este como vector da ideia de cidadania, está a mirrar. O sistema aniquilou as redes de comunicação que permitiam a troca de valores e a difusão dos afectos. E está a dissolver o amor. (...)
O cenário é aquela fronteira densa e excessiva, sem enigma nem segredo, que todos conhecemos. A mulher sai do emprego, corre às compras no supermercado, coloca-se, desanimada e democrática, na bicha do autocarro. (...)
Os homens enfiam-se no carro. (...) Almejam chegar a tempo de assistir a um dos 122 programas sobre futebol que todas as televisões transmitem, com pedagógica alegria. Chegam, ligam os aparelhos, sentam-se.
A mulher apareceu finalmente. O homem ouve-a: está concentrado no que afirma um comentador. Nem olha para a mulher, a mulher dá-lhe um beijo rápido, rotineiro e indiferente. "Que é o jantar?", pergunta ele. Pergunta por perguntar. Os seus plurais interesses resumem-se a ouvir a palavra culta e eloquente daqueles sábios acerca do jogo que ainda se não realizou. Intervalo. "O menino?", pergunta o pai. "Ficou em casa da avó", diz a mãe."Ah!", responde ele.
Não resisti a sugerir, a Baptista-Bastos, a escrita de uma crónica sobre os pais que brincam com os filhos. É mais construtiva. Além disso, interrogo-me como terão chegado à conclusão que apenas 6% dos pais portugueses brincam com os filhos. É a estatística no seu melhor! Já agora, qual a percentagem dos pais que deixam o menino na casa da avó?

Sida e Estatística

Título no Público de hoje: Revisão estatística faz descer o número de pessoas infectadas pelo vírus da sida.
Como se a revisão estatística fosse uma solução - um remédio - para as pessoas infectadas pelo vírus da sida.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Rússia e Bulgária estão na frente na Taça do Mundo

Após a 3.ª jornada disputada hoje da Taça do Mundo (nesta competição, cada equipa joga contra as restantes 11 equipas e não haverá eliminatórias), apenas a Rússia e a Bulgária ainda não perderam nenhum jogo. O Brasil, após a derrota no 1.º jogo por 0-3 contra os EUA, venceu os dois jogos seguintes contra a Espanha e contra o Egipto (ambos por 3-0). Por sua vez, os Estados Unidos surprendentemente perderam contra o Porto Rico e contra a Espanha. Na próxima sexta-feira, haverá um jogo importante entre o Brasil e a Bulgária e no dia 1 de Dezembro (penúltimo dia da prova) um Brasil-Rússia. Estes jogos serão decisivos (acredito que será destas 3 equipas que sairá o vencedor) e serão transmitidos, em Portugal, pela Sport TV, que diariamente acompanha esta competição.

domingo, 18 de novembro de 2007

Estados Unidos ganharam ao Brasil na Taça do Mundo

Começou hoje a Taça do Mundo de voleibol masculino, no Japão, com um jogo empolgante logo no 1.º dia: EUA-Brasil. A vitória sorriu aos norte-americanos e logo por 3-0, o que constitui a 1.º grande surpresa desta prova. A Sport TV transmitiu em directo este jogo e irá acompanhar esta Taça do Mundo de voleibol masculino, o que constitui uma boa notícia para os muitos aficionados do voleibol em Portugal. Contudo, o entusiamo dos portugueses com o voleibol não se compara com o dos japoneses: o jogo Japão-Tunísia teve uma assistência de 14.500 adeptos.
Amanhã, 2.ª f, a Espanha, que perdeu contra a Bulgária por 1-3, será a próxima adversária do Brasil (Sport TV1, 9h35m).
Na A1 em masculinos, após as duas jornadas deste fim-de-semana, tudo se manteve na mesma. Os candidatos Guimarães (com mais um jogo), Benfica e Espinho venceram sem grandes dificuldades os seus jogos e estão na frente apenas com uma derrota.
Na A1 feminina, o Sport Madeira venceu, no sábado, o Gueifães por 3-2 e o Trofa mostrou as suas credenciais ao derrotar, nos Açores, o Ribeirense por 2-3.

José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos, um dos pivots do Telejornal da RTP1, "entra" nas nossas casas com um ar descontraído e, não raras vezes, despede-se dos telespectadores com um piscar de olhos. No entanto, recentemente, denunciou, numa entrevista à revista dominical do Público, a existência de interferências da Administração da RTP em matéria editorial. Consequência disso, foi sujeito a um processo disciplinar que pode, dizem, conduzir ao despedimento do jornalista.
Ora, uma coisa os telespectadores portugueses têm a certeza: a Administração da RTP não lhe retirou a liberdadade de expressão... facial.

Árvore de Natal

Ontem foi inaugurada, com um vistoso fogo de artifício (de fazer inveja a alguns dias festivos), a maior árvore de Natal da Europa, numa cidade portuguesa que, tal como muitas outras, precisa de outras árvores e de outros Natais.

2 portugueses na Agência Mundial Antidopagem

Dois portugueses mantêm-se em cargos da Agência Mundial Antidopagem (AMA), o que constitui uma honra para Portugal: Luís Horta continuará a presidir à sub-comissão de laboratórios e Rosa Mota permanecerá na comissão de atletas.
Luís Horta, director do laboratório antidoping de Portugal, também permanecerá como membro do comité de saúde, medicina e investigação, no qual está incorporado a sub-comissão de laboratórios. “É uma das comissões mais trabalhosas. De três em três meses os laboratórios recebem amostras, sem saberem o que contêm, têm de analisá-las e fazer um relatório, para que esses resultados sirvam para avaliação regular. Estão sujeitos a um nível de pontuação e se passarem determinado limite podem ver a sua actividade suspensa”, explicou Luís Horta ao PÚBLICO, revelando que nos últimos 18 meses coordenou as alterações na norma de laboratórios, para adaptá-la ao novo código da AMA. No comité de saúde, medicina e investigação, Luís Horta tem a tarefa de aconselhar, mas já tem propostas para o próximo mandato. “Quero propor uma reunião mundial, com federações e agências nacionais. É estranho que a Marion Jones, que admitiu ter feito batota durante vários anos, tenha sido controlada 160 vezes e não tenha registado positivos. Os cientistas da AMA têm de explicar às pessoas que fazem o planeamento dos testes o que está em causa, quais são as janelas de detecção das substâncias, que estratégias os atletas usam para ludibriar os controlos” (subscrevo inteiramente).

Obras na auto-estrada A3

Devido às obras de alargamento da A3, no troço compreendido entre as portagens da Maia e Águas Santas, é necessário proceder ao corte da via da direita e da berma. Consequência disso, as duas vias disponíveis são muito estreitas e basta um carro avariado em plena via ou um acidente para se instalar um monumental engarrafamento na A3. Como nem sempre consigo saber, através da Internet ou da rádio, das verdadeiras condições de circulação na A3, muitas vezes sou surpreendido com paragens demoradas nesse troço.
Ora, a Brisa devia informar, convenientemente, os automobilistas das condições de circulação nas auto-estradas, disponibilizando informação actualizada, no seu sítio da internet ou através da rádio. Ora, curiosamente, o que se verifica, após consulta do sítio da Brisa na Internet, é que as câmaras que permitiriam perceber como está o trânsito, no troço da A3 em obras, não funcionam nas horas de ponta.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Itália venceu Taça do Mundo 2007

Hoje, sexta-feira, disputa-se o jogo antecipado da jornada 9 entre o Benfica e o G. Vilacondense (20h15m, transmissão directa na Sport TV1). Neste fim-de-semana decorrem duas jornadas, com os dois jogos mais interessantes, Castêlo da Maia-Guimarães e Académica de Espinho-Sporting de Espinho, a ser disputados no sábado.
Na A1 feminina, a equipa do Braga vai descansar este fim-de-semana, mas o líder Sport Madeira recebe, no sábado, a visita do 2.º classificado, o Gueifães.
Terminou hoje, no Japão, a Taça do Mundo de voleibol feminino, com a vitória da Itália (imbatível na prova). O Brasil e os EUA ficaram nos restantes lugares do pódio. Estas 3 equipas já estão apuradas para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Sal a mais na alimentação

No DN: Portugal é, aliás, o único país da União Europeia em que se morre mais por acidente vascular cerebral (AVC) do que por doença coronária, com um registo superior a 170 mortes por cada 100 mil habitantes, ou seja, cerca de 17 mil óbitos por ano. Uma situação que não é fruto do acaso, mas que está relacionada com os níveis de consumo de sal em Portugal, que estão acima de doze países europeus analisados. Os portugueses ingerem, em média, 12 gramas por dia - o dobro da dose recomendada pela Organização Mundial de Saúde -, contra apenas 7,9 na Dinamarca ou dez gramas em Itália e Espanha, países com dietas aproximadas à portuguesa. Um dos principais alimentos responsáveis por essa diferença é o pão, justamente um dos mais incontornáveis na alimentação diária da população nacional. Um pão português dito normal (sem ser integral) tem em média entre 19 a 21 gramas de sal por cada quilo, contrastando com os 13 gramas no Reino Unido, 15 na Itália, 13 na Suíça ou 15 gramas em França. Ou seja, cada vez que um português consome um pão, ingere entre 1,3 a 2 vezes mais sal que alguns dos seus vizinhos europeus. Um dos pães mais consumidos em Portugal, o "trigo molete", apresenta mesmo níveis exagerados de 25 gramas por cada quilo. Para surpresa de muitos, até o chamado pão "sem sal" tem, ainda assim, mais de seis gramas de sal por cada quilo. E o pão integral apresenta quase 15 gramas por cada quilo. A situação complica-se quando pensamos que se ingerirmos três pães sem sal por dia ou dois pães do tipo integral, somados à restante alimentação já estamos a exceder o consumo médio diário de sal recomendado pela OMS.

Violência no futebol

A propósito dos incidentes verificados no domingo em Itália, Michel Platini, presidente da UEFA, defendeu que o antídoto ideal para acabar com a violência no futebol seria obrigar todos os espectadores a levar uma criança para os estádios.
Não acredito que tivesse grande resultado. Pelo contrário, os adultos dariam um mau exemplo às crianças que ainda não entraram no mundo do fanatismo e que, habitualmente, tendem a copiar os adultos. Por outro lado, estar-se-ia a colocar as crianças em situação de risco.
A última vez que fui a um estádio de futebol, antes do Euro 2004, fiquei incomodado com o comportamento agressivo de alguns miúdos que assistiam ao jogo. Eram autênticos fanáticos, tendo copiado na perfeição o mau modelo dos adultos.
A violência surge porque assistir a um jogo de futebol é o único escape para muitas pessoas. Deveriam ter mais escapes, como por exemplo praticar regularmente um desporto.
A meu ver, a solução para acabar com a violência no futebol passaria por colocar, no estádio, aos adeptos mais fanáticos, um colete de forças e fita-adesiva para tapar a boca. Mas aí transferia-se, provavelmente, a violência para outro lugar...

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Espinho surpreendeu Benfica

Como se previa, o Benfica-Espinho foi um jogo empolgante e excelente para a divulgação da modalidade. O Espinho acabou por vencer, no pavilhão da Luz, o Benfica, por 2-3, com 14-16 na negra. No 1.º grande teste do campeão nacional, sob comando de Miguel Maia, saiu vencedora a equipa mais feliz, mas também mais experiente, como afirmou o treinador do Benfica. Desta forma, as três equipas candidatas ao título - Espinho, Guimarães e Benfica - coleccionam, cada uma, uma derrota em confrontos directos, o que deixa antever, mais para adiante, grandes embates nas meias-finais e final.
Na A1 feminina, o Trofa derrotou, em casa, o Braga, por 3-1.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O powerpoint

No jornal "Público" de hoje, Laurinda Alves escreve um texto intitulado "Abaixo o powerpoint!"
Num país onde existe uma espécie de epidemia permanente e contagiante que alguém classificou de "conferencite aguda", em que a toda a hora se organizam conferências, seminários, debates, workshops e encontros com mais ou menos sentido, é extraordinário verificar as dificuldades que tantos professores, mestres e conferencistas têm em comunicar com o público. (...)
Há mais de 15 anos que participo semanalmente em conferências e debates públicos de norte a sul do país (ilhas incluídas), em fundações, associações, escolas, organizações, prisões e instituições incrivelmente variadas. Faço-o porque me pedem mas, acima de tudo, porque acredito que apesar dos excessos da "conferencite aguda" (que tantas vezes sofro na pele, confesso) é possível dar um contributo cívico em grande parte destes encontros. Infelizmente tenho que reconhecer que acontece demasiadas vezes haver alguém na mesa que falha completamente a mensagem que era suposto passar. (...)
O pior é que estes mesmos conferencistas acreditam que basta debitar o que está no powerpoint e acrescentar-lhe uma graçola ou outra, um exemplo prático aqui e outro ali, e já está. Não está nada. Muito pelo contrário está tudo estragado e a sua comunicação foi um enorme desperdício de tempo e talento. Estes (não)comunicadores enchem a plateia de nervos e frustração e conseguem ser a negação da comunicação. E é porque todos já assistimos a conferências chatas proferidas por excelentíssimos chatos que pergunto à ministra da Educação, tão preocupada com o zelo e a eficácia pedagógica, porque é que não copiamos os sistemas inglês, francês e alemão e integramos também no nosso sistema educativo aulas obrigatórias de improviso, de debate e de troca de ideias?
Esperava que Laurinda Alves nos elucidasse, neste texto, o segredo de uma boa comunicação (a sua, presumo, pois não tive a oportunidade de a ouvir). Assim, o texto que escreveu foi "um enorme desperdício de tempo e talento". Não haverá conferências que para uns são chatas e para outros interessantes?
Quanto a copiar os sistemas inglês, francês e alemão, será que um bom professor português não procura promover o debate e a troca de ideias nas suas aulas?

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Benfica-Espinho devia passar na RTP2

A próxima jornada da A1, em masculinos, vai colocar frente-a-frente dois grandes clubes do voleibol nacional e também candidatos ao título nacional: Benfica e Espinho. O jogo realizar-se-á no sábado, às 15 h, e tem transmissão directa na Sport TV.
Ainda bem que este jogo será transmitido pela televisão, mas é incontestável que este jogo devia ser transmitido pela RTP2, para permitir que mais pessoas pudesssem acompanhar este jogo, que promete grandes emoções e momentos espectaculares de voleibol. Contudo, lamentavelmente, a RTP2 já há muito tempo deixou de transmitir, aos sábados ou domingos à tarde, alguns jogos da A1 (agora nem um pequeno resumo de um jogo de voleibol passa na televisão pública), pois a Federação Portuguesa de Voleibol resolveu conceder (desde a época passada ?), o exclusivo do voleibol nacional à Sport TV (nem no futebol nacional a Sport TV tem o exclusivo; a TVI transmite um jogo por jornada). Julgo que esta situação não favorece o voleibol. A Federação Portuguesa de Voleibol devia seguir o exemplo das suas congéneres de basquetebol, andebol e hóquei em patins que regularmente promovem a transmissão de um jogo na RTP2, para além das transmissões na Sport TV. Só desta forma, as modalidades ditas amadoras conseguem alguma projecção, a nível nacional, e conquistam alguma atenção e novos adeptos.
PS1-"Desporto 2" é um espaço dedicado às transmissões directas das chamadas modalidades amadoras, que vai acompanhar durante toda a época desportiva os campeonatos nacionais de basquetebol, andebol, hóquei em patins e voleibol. Esta é a informação (errada, quanto ao voleibol) que se encontra no sítio da RTP.
PS2-Entretanto está a decorrer a Taça do Mundo de voleibol feminino (depois deste iniciar-se-á o de voleibol masculino) e a Sport TV não lhe dá a menor atenção.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A tragédia físico-química

“Não há beleza, como não há moral, como não há formulas senão para definir compostos. Na tragédia físico-química a que se chama vida, essas coisas são como chamas - simples sinais de combustão. (...) Em toda a obra humana, ou não humana, procuramos só duas coisas, força e equilíbrio de forças – energia e harmonia.”
Carta-aberta a José Pacheco, de Álvaro de Campos

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Bola de voleibol inovadora para os Jogos Olímpicos

Ontem, o jornal Público trazia uma nota de cabeçalho com a notícia da vitória do Benfica sobre o Guimarães e ao lado a imagem de uma bola de voleibol de praia. Ora, actualmente, a bola de voleibol é diferente da de voleibol de praia, mesmo nas cores.
Hoje o presidente da FIVB apresentou, em Tóquio, a nova bola de voleibol que será utilizada nos próximos Jogos Olímpicos de Pequim. Existem duas propostas de design: uma similar ao padrão actual da bola de voleibol, com as cores amarela e azul (cores dominantes desde que se abandonou o modelo de bola completamente branca) e outra com uma aparência inovadora (será idêntica nas cores à da bola de voleibol de praia?) Uma delas será escolhida para os Jogos Olímpicos.
PS-Na final do Open da Tailândia em voleibol de praia, a dupla norte-americana Walsh e May-Treanor venceu a dupla Branagh e Youngs (esta com 37 anos), por 2-1. Com o final deste torneio, termina a temporada 2007. O voleibol de praia regressa em 2008. Portugal não estará na rota do Circuito Mundial que terá novas paragens, como Espanha (Barcelona), Austrália (Adelaide), etc.

domingo, 4 de novembro de 2007

Benfica venceu em Guimarães

O Benfica foi vencer a Guimarães por 0-3, no jogo mais importante da 7.ª jornada da A1 e tornou-se a única equipa imbatível na divisão principal de voleibol. O Espinho também cumpriu a sua tarefa de candidato ao título, ao vencer o Castêlo da Maia, por 1-3. O último destaque desta jornada vai para o Esmoriz que conseguiu a 1.ª vitória da temporada frente ao Marítimo, por 2-3.
Actualização: Depois dos dois jogos antecipados e da vitória do Machico sobre o Esmoriz (3-1), o Marítimo é a única equipa que ainda não conheceu o sabor da vitória esta temporada na A1.
Nos femininos, o Braga perdeu os dois jogos realizados este fim-de-semana, pela diferença máxima.

O dístico colorido e o Imposto único de circulação

O Ministério da Administração Interna está a analisar um programa - de seu nome Risco Zero -que visa reduzir a sinistralidade rodoviária, através da atribuição aos condutores de um de três dísticos (verde, amarelo e vermelho - a ser afixado na viatura), segundo o número de acidentes que já tenham provocado. A notícia surgiu na edição de sexta-feira do jornal Público. No fórum Auto-Hoje surgiram diversos comentários pertinentes: um carro pode ser utilizado por vários condutores; nem todos os acidentes são comunicados à seguradora; quem faz muitos quilómetros por ano tem mais probabilidade de ter um acidente.
A propósito deste último comentário, lembrei-me do novo Imposto único de circulação. Se houvesse preocupação com o ambiente e com a redução da sinistralidade, este imposto devia levar em conta os quilómetros que uma dada viatura faz durante o ano. Não basta atender à cilindrada do motor e às emissões de dióxido de carbono (g/km), como faz o referido imposto. Quem faz mais quilómetros, polui mais (basta fazer as contas), contribui para a saturação de tráfego nalgumas estradas e tem mais probabilidade de estar envolvido num acidente.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Voleibol no fim-de-semana

A 6.ª jornada disputada no feriado não trouxe surpresas na A1, em masculinos, com os favoritos a vencer sem grandes dificuldades. Na próxima jornada, no sábado, Guimarães e Benfica defrontam-se (em diferido na Sport TV, 17h30m), na cidade-berço, num jogo que vai ditar a quebra da invencibilidade de uma das equipas. Também a visita do Espinho ao Castêlo da Maia promete um jogo de grandes emoções.
Na A1 feminina, o Braga esteve perto de trazer de Matosinhos a 1.ª vitória deste campeonato (esteve a vencer por 1-2), na jornada disputada no feriado. Contudo, o Leixões acabou por vencer por 3-2. No fim-de-semana há jornada dupla, com o Braga a receber o Ribeirense, no sábado, e o Câmara de Lobos, no domingo (jogos às 17 h, no pavilhão da UM).
Entretanto, começou hoje (até ao dia 16), no Japão, a Taça do Mundo de voleibol feminino. Portugal não marca presença, mas estranhei a ausência da China. Brasil e Itália são os grandes favoritos à vitória final. Esta competição pode ser seguida aqui.

Componentes desnecessários em medicamentos

Resolvi procurar alternativa aos medicamentos que utilizem componentes desnecessários ou inconvenientes, como por exemplo, corantes artificiais. Por exemplo, os xaropes ben-u-ron e actifed, muito utilizados em tratamento infantil, têm corantes artificiais, cuja única função é tornar o líquido mais vistoso (por causa da cor) para quem o toma. Se na alimentação prescindo dos corantes, por que razão hei-de tolerar os corantes nos medicamentos?
Outros componentes que tenho em atenção são os conservantes, como por exemplo os parabenos. O Actifed e muitos outros medicamentos têm estas substâncias na sua composição, mas a maior preocupação está nos cremes hidratantes da pele.
Eis uma lista de substâncias que devemos evitar. Ver também aqui.