quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Violência no futebol

A propósito dos incidentes verificados no domingo em Itália, Michel Platini, presidente da UEFA, defendeu que o antídoto ideal para acabar com a violência no futebol seria obrigar todos os espectadores a levar uma criança para os estádios.
Não acredito que tivesse grande resultado. Pelo contrário, os adultos dariam um mau exemplo às crianças que ainda não entraram no mundo do fanatismo e que, habitualmente, tendem a copiar os adultos. Por outro lado, estar-se-ia a colocar as crianças em situação de risco.
A última vez que fui a um estádio de futebol, antes do Euro 2004, fiquei incomodado com o comportamento agressivo de alguns miúdos que assistiam ao jogo. Eram autênticos fanáticos, tendo copiado na perfeição o mau modelo dos adultos.
A violência surge porque assistir a um jogo de futebol é o único escape para muitas pessoas. Deveriam ter mais escapes, como por exemplo praticar regularmente um desporto.
A meu ver, a solução para acabar com a violência no futebol passaria por colocar, no estádio, aos adeptos mais fanáticos, um colete de forças e fita-adesiva para tapar a boca. Mas aí transferia-se, provavelmente, a violência para outro lugar...

Sem comentários: