sexta-feira, 14 de março de 2008

Microondas, alguns tópicos importantes

Jorge Parámos, no blogue De Rerum Natura:
- Estas radiações [microondas] não são ionizantes, limitando-se a provocar a oscilação das moléculas de água, gordura e outras substâncias polares.
- [Se houvesse] a possibilidade de fuga de radiação, sentiríamos um aquecimento imediato das partes expostas do corpo.

- As micro-ondas não penetram muito profundamente nos alimentos, que não são cozinhados de fora para dentro. Assim, comida quente por fora pode não estar cozinhada por dentro, permitindo a sobrevivência e ingestão de bactérias.
- Se um líquido for deixado demasiado tempo num forno micro-ondas, provavelmente evaporará. Mas, nas circunstâncias certas, pode sobre-aquecer: neste fenómeno, o líquido aquece até uma temperatura ligeiramente acima da sua temperatura de evaporação, mas não evapora de imediato. No entanto, qualquer perturbação irá desencadear essa evaporação latente, o que pode ocorrer de um modo brusco e explosivo: o movimento de uma mão a pegar no recipiente pode ser suficiente para que a água sobre-aquecida ferva repentinamente. Para acautelar esta situação, é suficiente que se deixe arrefecer ligeiramente os líquidos depois de desligar o forno micro-ondas.
- Alguns processos que dão sabor à comida - como a caramelização ou possibilidade de tostar - não ocorrem num micro-ondas...
- Existem também benefícios directos da utilização de um forno micro-ondas, ao impedir a carbonização da comida e a formação de substâncias cancerígenas, entre outros.

Sem comentários: