segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Golfe na Universidade

A Universidade do Minho (UM) vai ter um campo de treino de golfe, no campus de Guimarães. Custou 88 mil euros e foi pago com receitas próprias da universidade. A inauguração está prevista para o próximo mês e, nessa altura, será lançada a academia do golfe, bem como um conjunto de serviços adicionais aos praticantes, que vão desde o aluguer de equipamento (como tacos e bolas) ao aluguer do próprio campo, para eventos de maior dimensão. Segundo a tabela de preços, uma aula de 30 minutos vai custar entre 7,50 euros (comunidade UM) e 15 euros (público externo), o aluguer do taco entre um e dois euros, e um cesto com 24 bolas entre 50 cêntimos e um euro, respectivamente.
Moisés Martins, presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e concorrente às últimas eleições para a reitoria da UM, qualifica o investimento no campo de treino como "uma atitude afrontosa e escandalosa", lembrando que há escolas com as suas bibliotecas fechadas por falta de funcionários e que a falta de verbas tem impedido diversos departamentos de contratar os docentes necessários."Não compreendo que os Serviços de Acção Social vivam em total descompasso da realidade da universidade. Uns na dificuldade extrema, outros na abastança afrontosa e novo-rica", protesta o presidente do ICS, em declarações ao PÚBLICO.
É de louvar o aparecimento de academias de outras modalidades que não o futebol. Contudo, o golfe é um desporto difícil de se impor em qualquer parte do país, a não ser nas zonas turísticas. Por isso, duvido que a Universidade do Minho consiga ter o retorno do investimento efectuado em 2 anos (como avançou o Reitor da UM), tanto para mais que a manutenção de um campo de golfe é algo dispendiosa.
PS-Já alguma vez alguém pensou lançar o golfe de praia? Fica mais barato...

Sem comentários: