quarta-feira, 4 de junho de 2008

Voleibol de praia nos Jogos Olímpicos: Maia e Brenha

O voleibol de praia surgiu como modalidade olímpica (de exibição) nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996. Nesse ano, os norte-americanos Kiraly (único atleta que conquistou medalha de ouro no voleibol de pavilhão e no voleibol de praia) e Steffes arrecadaram a medalha de ouro, enquanto Sinjin Smith e Henkel terminaram em 5.º lugar, na única participação que estas duas duplas célebres tiveram em Olimpíadas. Maia e Brenha terminaram esses Jogos em 4.º lugar - perderam, na meia-final, com os norte-americanos Dodd e Whitmarsh e, no jogo da atribuição da medalha de bronze, frente aos canadianos Child e Heese. De referir que, antes dessas derrotas, a dupla portuguesa bateu a dupla norte-americana Smith e Henkel, num jogo memorável, a um único set (resultados completos aqui).
4 anos mais tarde, em Sidney, na Austrália, Maia e Brenha voltaram a ficar em 4.º lugar - perderam, na meia-final, com os norte-americanos Blanton e Fonoimoana (medalhas de ouro) e, no jogo de atribuição da medalha de bronze, frente à dupla alemã Ahmann e Hager (classificação completa aqui).
Lembro-me do entusiasmo dos portugueses (e do meu) com estas duas participações da dupla portuguesa. Fui um dos muitos portugueses que acordaram a meio da noite para acompanhar, em directo, os jogos da dupla espinhense.
Em 2004, em Atenas, a medalha de ouro foi para os brasileiros Ricardo e Emanuel, enquanto Maia e Brenha perderam, nos oitavos-de-final, frente aos suíços Kobel e Heusher, depois de um apuramento, na fase de grupos, in extremis (resultados completos aqui).
Em 2008, em Pequim, no próximo mês de Agosto, esperamos que Maia e Brenha possam participar nos 4.ºs Jogos Olímpicos das suas carreiras.

Sem comentários: