sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Operações Natal e Ano Novo

As Operações levadas a cabo pela Guarda Nacional Republicana, em épocas festivas, são bastante mediatizadas. Insistentemente, são destacados os n.ºs de mortos e de feridos, em acidentes rodoviários, por comparação com os registados em igual período do ano anterior. A meu ver, trata-se de um exercício pouco conclusivo quanto à eficácia destas Operações. Dever-se-ia dar ênfase também ao tempo efectivo dedicado pelos agentes ao patrulhamento das estradas, ao n.º de veículos e condutores fiscalizados e às condições e meios de fiscalização, por exemplo (não só nesta época, como durante todo o ano). Não será, no mínimo, estranho efectuar, num dia da Operação Natal, uma viagem de 100 km, na região litoral norte, e não vislumbrar qualquer patrulha? Pois foi isso que me aconteceu no dia 26 (no dia 24, no mesmo percurso e horário, tinha encontrado 4 patrulhas).
Agora que nova Operação se avizinha – a Operação Ano Novo -, tenhamos consciência que uma condução defensiva e responsável é fundamental para a diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária e que essa postura permanente (e não apenas quando se sabe que se está a ser fiscalizado - muitas vezes nem nessas alturas!) não se consegue com Operações na estrada.
Já agora lanço uma ideia para todos os condutores que contribuem para a paz na estrada: nesta quadra festiva, mesmo em dias de sol, utilizem os médios acesos.

Sem comentários: