sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Caminho para os Jogos Olímpicos de Pequim no voleibol

A FIVB fez, recentemente, um ponto de situação relativamente à qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
No voleibol, 12 equipas masculinas e 12 femininas irão competir neste grande evento. As 12 equipas masculinas serão: China, Brasil, Rússia, Bulgária, vencedor do torneio africano de qualificação, vencedor do torneio asiático de qualificação, vencedor do torneio europeu de qualificação, vencedor do torneio americano (norte e centro) de qualificação, vencedor do torneio americano (sul) de qualificação, vencedores dos 3 torneios mundiais de qualificação.
O torneio europeu de qualificação vai disputar-se na Turquia, entre 7 e 13 de Janeiro, com as equipas da Espanha, Turquia, Itália, Polónia, Holanda, Sérvia, Alemanha e Finlândia (só o vencedor fica desde logo apurado; as 3 equipas europeias melhor classificadas no ranking da FIVB participarão nos 3 torneios mundiais de qualificação).
Portugal, mais concretamente Espinho, receberá um desses torneios mundiais de qualificação, entre 30 de Maio e 1 de Junho, com a participação de Portugal e de 3 equipas sorteadas de um lote que incluirá as 3 equipas europeias, 2 da Ásia, 2 da América do Norte e Central, 1 de África e 1 da América do Sul. Portugal terá assim mais uma oportunidade para qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Sem comentários: