quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Open da Finlândia em voleibol de praia

Estranhamente, ou talvez não, Maia e Brenha e Pedrosa e Rosas não vão participar no Open da Finlândia, uma etapa do Circuito Mundial FIVB de voleibol de praia que se realiza a partir de amanhã. Numa altura em que o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 é perseguido pelas duas duplas, esta etapa podia garantir um bom resultado aos portugueses, pois várias duplas resolveram não participar nesta etapa (por exemplo, as 3 melhores duplas brasileiras). Ainda para mais não nos podemos esquecer que Pedrosa e Rosas integram o Projecto Olímpico Português.
Não vão à Finlândia, mas as duas duplas portuguesas mais conceituadas estão inscritas para participar na final do Circuito Nacional, em Esposende, no próximo fim-de-semana. Atendendo a que no fim-de-semana de 24 a 26 de Agosto há uma paragem no Circuito Mundial, não teria sido sensato agendar a final do Circuito Nacional precisamente para esses dias?
PS-A veterania dos atletas de alta competição é, normalmente, mal vista por muitas pessoas. Rui Costa, jogador do Benfica com 35 anos, provou ontem que, quando um atleta talentoso está bem fisicamente e tem vontade e alegria de treinar e jogar, ainda pode dar muito ao seu clube e à selecção do seu País. Não faltam exemplos de veteranos (ou podemos chamar seniores) com sucesso nas mais variadas modalidades desportivas (por exemplo, nas modalidades que conheço bem, no voleibol, o distribuidor habitual da Rússia, 2.ª classificada na Liga Mundial deste ano, chama-se Vadim Khamuttskikh e tem 37 anos; no voleibol de praia, o brasileiro Franco venceu o Open de Marselha deste ano e tem 40 anos; o norte-americano Karch Kiraly, campeão olímpico em voleibol e em voleibol de praia, mantém-se em actividade, no Circuito Profissional Americano, aos 46 anos).

Sem comentários: