quarta-feira, 29 de abril de 2020

Não há campeão Nacional de voleibol em 2019/2020

A mentira de um de Abril, que contei aqui neste blogue, não vai ser transformada em realidade. Não vai haver campeão Nacional de voleibol em seniores, na época 2019/2020. A classificação na altura da paragem dos campeonatos definirá as equipas com lugar nas competições europeias (este ano não há vencedores nestas competições). Não haverá despromoção de qualquer equipa.
Caso seja possível, será realizada uma competição, no início da época 2020/2021, entre as 6 equipas do grupo dos primeiros, com o objectivo de promover duas equipas do escalão secundário (o principal campeonato Nacional em 2020/2021 será alargado a 14 equipas). No sector masculino, essas 6 equipas são: Académica de Espinho, Fiães, Ginásio de S.to Tirso, Ala de Nun'Álvares de Gondomar, Desportivo da Póvoa e Os Marienses.
Em 2019/2020, não haverá vencedor da Taça de Portugal em masculinos. A equipa da AJM/FC Porto venceu a Taça de Portugal feminina. As Supertaças serão disputadas, em 2020/2021, num modelo competitivo diferente, envolvendo várias equipas.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Voar com as palavras

- O Carlo, o chefe dos criados do restaurante, garante que eu lhe pertenço e eu deixo-o acreditar nisso porque é bom tipo. Ele entende de futebol, de basquetebol, de voleibol, de corridas de cavalos, de boxe e de muitos mais desportos, mas, lamentavelmente, nunca o ouvi falar de voo - informou Secretário.
(...)
- E o que te leva a pensar que esse humano [um poeta] sabe voar? - quis saber Secretário.
-Talvez não saiba voar com asas de pássaro, mas ao ouvi-lo sempre pensei que voa com as palavras - respondeu Zorbas.
in "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luis Sepúlveda

Filhos gaivotas

- Mamã! Queriam comer-me! - grasnou a gaivotinha.
- Comer o seu filho? Não, senhora. De modo algum - miou um com a cabeça colada ao chão.
- Nós somos vegetarianos, senhora. Vegetarianos rigorosos - assegurou o outro.
- Não sou uma »senhora», seus idiotas - miou Zorbas puxando-lhes as orelhas para que pudessem vê-lo.
Eriçou-se o pêlo dos dois malvados quando o reconheceram.
- Tem um filho muito bonito, amigo. Será um grande gato - assegurou o primeiro.
- Pois é, vê-se logo que é um gatinho todo bem parecido - afirmou o outro.
- Não é um gato. É uma cria de gaivota, seus estúpidos - esclareceu Zorbas.
- É o que eu estou sempre a dizer aqui ao meu compadre: é preciso ter filhos gaivotas. Não é verdade, compadre? - declarou o primeiro."
in "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luis Sepúlveda

terça-feira, 7 de abril de 2020

Etapa de Espinho de voleibol de praia cancelada

Depois do adiamento da Challenger Cup, prevista para Gondomar, agora foi a vez do cancelamento da etapa de Espinho de voleibol de Praia, por causa da pandemia da Covid-19. Que em 2021 estes eventos possam ser realizados, em Portugal.

sábado, 4 de abril de 2020

Voleibolistas/Médicos na linha da frente

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) destacou, no exemplo da capitã da seleção nacional, Vanessa Rodrigues, o papel importante dos médicos, que também são voleibolistas, no combate à pandemia da Covid-19. Também o capitão do Benfica, Hugo Haspar, mereceu destaque nos meios de comunicação social, em Portugal. Há, de facto, muitos atletas/médicos em várias modalidades desportivas e especialidades médicas. A todos os médicos, enfermeiros e assistentes hospitalares que lidam com os pacientes com competência, serenidade e atenção, o nosso muito obrigado.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Finalíssima no voleibol

Benfica e Sporting aceitaram disputar uma finalíssima, em campo neutro, para encontrar o campeão Nacional de voleibol 2019/2020. Apesar da Federação Portuguesa de Voleibol ter suspendido todos os campeonatos até 31 de Agosto, os dois clubes que ocupam destacados os dois primeiros lugares da classificação do principal campeonato nacional concordaram realizar um único jogo, com recurso ao VAR e árbitros estrangeiros, em data e local a definir.