sexta-feira, 31 de maio de 2013

Portugal estreia-se com derrota na Liga Mundial 2013


Portugal iniciou hoje a participação na Liga Mundial 2013, com uma derrota, por 3-0, frente à Finlândia. Depois de um 1.o set de pouca qualidade (25-13), a equipa portuguesa esteve várias vezes na frente no 2.o set e podia ter vencido. Idner Martins (Idi), um luso-brasileiro de 34 anos, que há anos representou o Esmoriz, fez a sua estreia na selecção portuguesa (entrou na fase decisiva do 2.o set), mas não evitou a derrota no 2.o set por 29-27. No 3.o set, a Finlândia esteve sempre na frente e fechou sem dificuldade o jogo (25-18). Amanhã, há novo jogo e aguarda-se um melhor desempenho da equipa das quinas.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Letões e holandesas vencem Grand Slam da Argentina

Os letões Smedins e Samoilovs venceram o Grand Slam de Corrientes, na Argentina, ao bater, na final, os norte-americanos Gibb e Patterson, por 2-0. As duplas brasileiras ficaram fora do pódio, com a derrota de Pedro e Bruno frente aos italianos Nicolai e Luppo. Alison e Emanuel competiram pela 1.ª vez no Circuito Mundial, mas foram eliminados pela dupla finalista vencida.
Na competição feminina, as holandesas Meppelink e van Gestel conquistaram a medalha de ouro, ao vencer, na final, as brasileiras Agatha e Antonelli, por 2-0. Maria Clara e Carol asseguraram o 3.º lugar.

domingo, 12 de maio de 2013

Finalmente, o Benfica é campeão nacional

O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional de voleibol, ao derrotar o Sp. Espinho, por 3-1, na repetição do terceiro jogo da final. O Sp. Espinho ainda venceu o primeiro set (25-27), mas depois o Benfica mostrou-se eficaz. No terceiro set, o Benfica conseguiu mesmo um desequilibrado 25-13. No quarto set, um serviço para fora de Filipe deu o último ponto do encontro (25-22).

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Afinal ainda não há campeão nacional de voleibol

Houve, no sábado, festejos na Luz, mas ainda não há campeão nacional de voleibol. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Voleibol deu provimento ao protesto do Sporting de Espinho e ordenou a repetição do 3.º jogo da final. Pelos vistos, no último ponto do jogo efectuado no passado sábado, houve um erro de formação na equipa do Benfica - não devia ter sido o jogador “encarnado” Vinhedo a servir.
Lembro que esta temporada houve uma situação inédita (do meu conhecimento) de repetição de um jogo entre Sp. Espinho e Benfica, após protesto do Benfica, durante a 2.ª fase do campeonato e com o Benfica isolado na liderança. No meu ponto de vista, o Benfica contribuiu para se estabelecer um precedente que agora atinge o próprio clube da Luz.
O novo jogo foi agendado para domingo à tarde.
PS-Nunca os órgãos de comunicação social dedicaram tanta atenção ao voleibol como nos últimos dias!

sábado, 4 de maio de 2013

Benfica é o novo campeão nacional de voleibol

O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional de voleibol, ao vencer o Sp. Espinho, no terceiro e decisivo jogo da final, por 3-2. O Benfica esteve a perder 1-2 (com o 3.º parcial mesmo muito desnivelado, 15-25), mas conseguiu a reviravolta. No 5.º set, o Benfica esteve quase sempre na frente (8-6 e 10-7), mas o Sp. Espinho respondeu bem na parte final do set e passou para a frente (12-13). Depois uma combinação falhada entre Maia e Flávio Cruz (13-13) e um erro de formação na equipa nortenha, assinalado pelos árbitros, após indicação da equipa adversária e que resultou nalguns minutos de paragem do jogo, impediram os tigres de atingir o 14.º ponto. O ponto foi averbado aos encarnados, que logo de seguida fecharam o encontro.
Os dirigentes do Sp. Espinho alegaram erro de formação no conjunto encarnado na última jogada do encontro e vão protestar o jogo.
Este é o quarto título de campeão nacional para o Benfica. José Jardim, treinador dos encarnados, dedicou o título ao presidente do clube, Luís Filipe Vieira.

Norte-americanos Gibb e Patterson vencem em Xangai

Primeiro Grand Slam, segundo evento do Circuito Mundial e nova vitória para os EUA. Desta vez, em Xangai, o título foi para Gibb e Patterson, que foram mais fortes, na final, do que os brasileiros Pedro e Bruno (2-1). No terceiro lugar ficou a dupla Ricardo e Álvaro Filho, que afastou, na segunda ronda, Dalhausser e Rosenthal desta etapa, mas caiu, nas meias-finais, às mãos de Pedro e Bruno (2-1).