quinta-feira, 30 de julho de 2009

Portugueses afastados em Klagenfurt

As duas duplas portuguesas foram afastadas logo na 1.ª ronda da fase de qualificação do Grand Slam de Klagenfurt, a etapa do Circuito Mundial conhecida pela grande animação que reina entre os espectadores, nas bancadas.
Maia e Rosas foram afastados pelos canadianos Redmann e Van Huizen, enquanto Pedrosa e Gaspar não conseguiram vencer os espanhóis Mesa e Lario.
Entretanto, no Circuito Nacional, a etapa de Sintra foi cancelada. Ora, a Sport TV tinha anunciado a transmissão, em directo, das finais de Sintra. Por isso, não se percebe como pode um torneio ser assim cancelado, ainda por cima sem explicação, por parte da FPV.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Athde

Aqui fica um sítio interessante para aceder, na internet, a imagens televisivivas de eventos desportivos mundiais: o Atdhe.

Maratona masculina no Grand Slam de Marselha

Amanhã disputam-se as semifinais da competição masculina e da feminina do Grand Slam de Marselha. Na competição masculina, disputaram-se só no dia de hoje três rondas, entre as 12 h e as 21 h (é muito esforço físico, sem tempo de repouso, para os atletas, mesmo sendo profissionais), tendo as duplas brasileiras Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio sido afastadas da prova. Numa semifinal, haverá um embate titânico entre Brink/Reckermann e Rogers/Dalhausser.
Actualização: Não me lembro de um torneio do Circuito Mundial, sem duplas brasileiras nas semifinais, mas em Marselha isso aconteceu. Rogers e Dalhausser conseguiram a 1.ª vitória da época, depois de bater, na semifinal, Brink e Reckermann e, na final, Herrera e Gavira (dupla que tem surpreendido esta época; em Marselha, afastaram Harley e Alison).

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Campeonato Europeu de Sub-18 em Espinho


Arrancou hoje, em Espinho, o Campeonato Europeu de Sub-18 em voleibol de praia. No 1.º dia do campeonato, das 4 duplas portuguesas participantes, a dupla Joana e Mariana foi a única a conseguir festejar uma vitória, frente a uma dupla polaca (2-0). Os resultados da competição feminina e da masculina podem ser consultados aqui e aqui.

Maia e Rosas afastados do Grand Slam de Marselha

Depois de um dia de interregno no voleibol de praia (o que levou alguns jogadores a praticar surf), por causa dos ventos fortes, hoje, Maia e Rosas foram afastados do Grand Slam de Marselha, ao perderem, na 1.ª eliminatória, frente à dupla letã (outra) Samoilovs e Sorokins, por 2-0 (21-19, 21-18). Esta prova tem um sistema de competição diferente dos anteriores Grand Slams: não tem fase de grupos e, à 1.ª derrota, a dupla sai da competição.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Maia e Rosas qualificam-se para o Grand Slam de Marselha


Maia e Rosas qualificaram-se para o Grand Slam de Marselha, ao bater a dupla letã Plavins e Smedins (na foto), por 2-1. Os portugueses começaram mal (13-21), mas foram capazes de virar o resultado (21-16 e 15-11). Já Pedrosa e Gaspar não conseguiram ultrapassar os suecos Brinkborg e Gunnarsson (1-2), tal como sucedeu em Gstaad, e foram afastados da competição.

Torneio em Cortegaça


domingo, 19 de julho de 2009

Fase final da Liga Mundial

A fase final da Liga Mundial vai decorrer na Sérvia e as selecções apuradas foram organizadas em dois grupos:
GRUPO E: Sérvia, Estados Unidos e Rússia
GRUPO F: Brasil, Argentina e Cuba
Os 1.ºs jogos são:
22/7 – Argentina-Cuba e Sérvia-Estados Unidos
23/7 – Brasil-Cuba e Rússia-Estados Unidos
24/7 – Brasil-Argentina e Sérvia-Rússia
Os resultados podem ser consultados aqui.
Actualização: O Brasil sagrou-se vencedor da Liga Mundial 2009, ao bater, na final, a equipa da casa, a Sérvia, por 3-2.

Portugal alcançou 3.º lugar na Liga Europeia

Portugal alcançou um honroso 3.º lugar na fase final da Liga Europeia, ao bater a Eslováquia, por 3-0. O "carrasco" de Portugal na meia-final, a Alemanha, acabaria por se sagrar vencedor da Liga Europeia 2009, ao bater a Espanha, por 3-2.
Aqui ficam uns resumos da meia-final (Portugal-Alemanha) e da final B (Portugal-Eslováquia).

Novamente Brink e Reckermann

Não há duas sem três. Brink e Reckermann venceram o Grand Slam de Moscovo, conquistando 3 vitórias consecutivas no Circuito Mundial (depois de Stavanger e de Gstaad). Além disso, este ano, esta é a 3.ª vitória frente à forte dupla brasileira Ricardo e Emanuel (depois de Roma e de Gstaad). De facto, Ricardo e Emanuel ainda não encontraram solução para vencer os actuais campeões mundiais (nesta final, perderam na negra por 16-14). Em 3.º lugar classificou-se a dupla suíça - sensação da prova - Laciga e Bellaguarda.
Em femininos, a vitória sorriu às brasileiras Larrisa e Juliana, na final frente às compatriotas Renata e Leão (2-0).

Pedrosa e Gaspar conquistam ouro nos Jogos da Lusofonia

Pedrosa e Gaspar conquistaram a medalha de ouro nos 2.ºs Jogos da Lusofonia, ao vencerem na final os brasileiros Jan e Thiago, por 2-0. Numa final bastante renhida e emotiva (21-19, 26-24), os blocos e os ataques de Hugo Gaspar marcaram a diferença, mostrando que a integração e adaptação do voleibolista português ao voleibol de praia foi excepcional.
Na meia-final, frente a Maia e Brenha, no sábado, Pedrosa e Gaspar já tinham feito um briharete, ao vencerem aquela dupla histórica, por 2-0. Maia e Brenha acabariam em 4.º lugar, tendo perdido na final B para Bernardo e Pará, por 0-2.
Em femininos, as brasileiras Liliane e Luane conseguiram a medalha de ouro, ao baterem na final as portuguesas Freches e Costa, por 2-0. A medalha de bronze foi para a dupla brasileira Taiana e Fabiane.
PS-Para a história ficam uns Jogos em que os casos de Gripe A tiveram mais impacto, nos meios de comunicação social, do que as competições e os resultados desportivos. Particularmente, no voleibol de praia, houve algumas falhas que podiam ter sido evitadas. A falta de limpeza do areal, de duplas (no feminino), de comparência (na meia-final entre duplas brasileiras masculinas), de divulgação do horário dos jogos e de público.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Grand Slam de Moscovo


No Grand Slam de Moscovo, as semifinais femininas de amanhã vão colocar frente-a-frente duplas brasileiras e alemãs:
Larissa/Juliana vs Holtwick/Semmler
Renata/Leão vs. Goller/Ludwig.
Nos masculinos, a 2.ª ronda (amanhã de manhã) promete jogos interessantes, particularmente aquele entre duplas brasileiras: Benjamin/Pedro vs. Bruno/Maciel. Os resultados podem ser consultados aqui.

Estatística

"Ele usa a estatística como os bêbados usam os postes dos candeeiros: mais para apoio do que para iluminação", Andrew Lang.
"A estatística é como um biquini. O que mostra é sugestivo, mas o que esconde é essencial", Aaron Levenstein.
"Há três tipos de mentiras: Mentiras, mentiras sujas e estatísticas", Benjamin Disraeli.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

1.ºs resultados dos 2.ºs Jogos da Lusofonia


Arrancou hoje a competição de voleibol de praia nos 2.ºs Jogos da Lusofonia. A primeira ronda, em masculinos, não trouxe surpresas, com as duplas portuguesas, Pedrosa/Gaspar e Maia/Brenha, a ultrapassarem sem dificuldades os seus opositores (ver resultados aqui). Em femininos, as duas duplas portuguesas nem precisaram de jogar na 1.ª ronda (ver outros resultados aqui).
Na 3.ª ronda é que teremos os embates mais esperados entre Portugal e Brasil.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ouro para Portugal nos 2.ºs Jogos da Lusofonia

Nos 2.ºs Jogos da Lusofonia, Portugal arrecadou as medalhas de ouro no voleibol masculino e no feminino, repetindo assim o feito dos 1.ºs Jogos. Portugal venceu todos os jogos por 3-0. Nesta modalidade, não houve competitividade nestas edições dos Jogos da Lusofonia.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bielorrússia-Portugal

Portugal sofreu, no fim-de-semana, duas derrotas pela diferença máxima frente à Bielorrússia. Atendendo à proximidade da Final Four da Liga Europeia (18 e 19 de Julho, em Portimão), a meu ver, teria sido mais prudente poupar alguns jogadores portugueses de uma viagem bastante cansativa e de um desfecho desportivo frustrante. Assim, frente a adversários como a Eslováquia, a Alemanha e a Espanha, na fase final, a missão de Portugal é muito complicada. Mas a verdade é que tudo se decide num jogo e num jogo tudo pode acontecer.
O sorteio ditou um Portugal-Alemanha, na meia-final.

sábado, 11 de julho de 2009

Talita e Antonelli vencem em Gstaad

Na final feminina do Grand Slam de Gstaad, a dupla Talita e Antonelli foi mais forte do que Larissa e Juliana (2-1).
Na competição masculina, o destaque vai para o excelente desempenho de duas duplas suíças. Nos quartos-de-final, os suíços Laciga e Bellaguarda defrontam Ricardo e Emanuel, uma das duplas favoritas à vitória final e que na ronda anterior eliminou Harley e Alison.
Actualização: Ricardo e Emanuel venceram, sem dificuldades, os suíços por 2-0. Nas meias-finais, julgava-se que defrontariam Rogers e Dalhausser, mas os espanhóis Herrera e Gavira estragaram as previsões, ao vencerem os norte-americanos (2-1). Ricardo e Emanuel venceram os espanhóis (2-0), mas, na final, não conseguiram impor-se aos actuais campeões mundiais Brink e Reckermann (1-2). Depois da vitória na etapa inaugural desta época, ainda não foi desta que Ricardo e Emanuel bisaram o 1.º lugar. Herrera e Gavira classificaram-se em 3.º lugar.

Scarlett

A Scarlett que participa no Circuito Mundial de voleibol de praia não é a Johansson, mas a Anna.

Reviver o passado com a música

Um sítio com mais de 1000 vídeos musicais de temas dos anos 80.

Miike Snow

Ouvi há tempos esta música na Antena 3 e gostei. No blogue de Rui Vargas, descobri mais informação. Aí está Miike Snow, em "Burial", no Youtube.
Actualização: Aqui deixo outro excelente tema de Miike Snow, com remix de Fred Falke: Animal.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Voleibol e voleibol de praia nos 2.ºs Jogos da Lusofonia

Apesar da Cerimónia de Abertura ser amanhã, os 2.ºs Jogos da Lusofonia já arrancaram hoje, na região de Lisboa, com o jogo de voleibol feminino entre Macau e Índia (vitória de Macau, por 3-0). Amanhã entram em acção as selecções portuguesas feminina e masculina (favoritas à vitória, pois o Brasil não participa nesta modalidade). Eis o programa para o voleibol.
A partir do dia 16, na praia de Santo Amaro de Oeiras, disputa-se o torneio de voleibol de praia. Nesta variante, Portugal terá a forte oposição do Brasil. Portugal será representado pelas melhores duplas: Maia/Brenha, Pedrosa/Gaspar, Antunes/Esteves e Freches/Costa. Do Brasil não vêm as melhores duplas, mas Jan/Thiago, Pará/Bernardo, Liliane/Luane e Taiana/Fabiane são duplas de bom nível. Os jogos das meias-finais e as finais serão transmitidos pela RTP2. Aqui vai o programa para o voleibol de praia.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Portugueses foram eliminados do Grand Slam de Gstaad

Arrancou hoje a fase de qualificação masculina do Grand Slam de Gstaad. As duplas portuguesas foram eliminadas da prova, nesta fase. Pedrosa e Gaspar ainda conseguiram vencer os canadianos Van Huizen e Redmann, por 2-0, mas foram eliminados na 2.ª ronda pelos suecos Brinkborg e Gunnarsson (0-2). Já Maia e Rosas foram eliminados na 1.ª ronda pelos dinamarqueses Hoyer e Soderberg (2-0, com 21-9, no 2.º set). Referência ainda para a eliminação dos brasileiros Márcio e Fábio, na 1.ª ronda, por uma dupla russa.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Portugal-Bielorrússia

Portugal venceu os dois jogos frente à Bielorrússia (3-2 e 3-0), o que constitui um excelente prenúncio para a fase final da Liga Europeia 2009, a disputar em Portimão.

Surpresa no Campeonato do Mundo

Uma dupla europeia quebrou a hegemonia de brasileiros e norte-americanos no voleibol de praia. Brink e Reckermann sagraram-se campeões do Mundo 2009, ao baterem na final os brasileiros Harley e Alison, por 2-0. Para chegarem à final, os alemães afastaram os principais favoritos à vitória: nos quartos-de-final, Ricardo e Emanuel e, nas semifinais, Rogers e Dalhausser (acabariam em 3.º lugar).
Na competição feminina, Ross e Kessy são as novas campeãs mundiais, depois de vencerem, na final, Larissa e Juliana (por 2-1). Em 3.º lugar, ficou a dupla Talita e Antonelli.
O Circuito Mundial não para. Amanhã, começa o Grand Slam de Gstaad, com as duplas portuguesas a tentar a sua sorte na fase de qualificação.

XX Torneio de Espinho (final)



O domingo amanheceu com chuva. Os jogos das meias-finais (Totinhas-À Sorte (foto acima) e Mochos-Rigor) foram disputados debaixo de chuva miudinha.
A final principal foi disputada pelas equipas dos Totinhas e dos Mochos (fotos abaixo) e aí a chuva deu alguma trégua. Os Totinhas, com Ouzonov em bom plano, aguentaram o maior poderio dos Mochos e cederam apenas na negra. Os Mochos sagram-se campeões da 20.ª edição, que ficou marcada pela boa camaradagem entre todos os participantes e, negativamente, pela desistência, logo à partida, de duas equipas (uma em cada grupo). Os Rigor terminaram em 3.º lugar.


PS-Notei a ausência de alguns habituais participantes, como o Fidalgo e o Rui Pedro.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

1.ºs resultados do XX Torneio de Espinho

Começamos mal a participação no XX Torneio de Espinho, para não-federados, com uma derrota frente à aguerrida equipa dos Rigor (2-0). O adversário foi mais forte e feliz (21-19, 22-20), tendo aproveitado as nossas falhas defensivas.
Na 5.ª f, acabou por não haver jogo, por desistência da equipa adversária.



Actualização: No sábado vencemos os dois jogos. De manhã, frente aos Besuntas, por 2-0 (ver fotos), e de tarde frente aos Totinhas, por 2-1. Na classificação final do grupo, 3 equipas terminaram com os mesmos pontos (os Totinhas tinham vencido os Rigor, por 2-1). Contudo, acabámos por ficar arredados da fase final de domingo (devido a pior quociente de sets).
Nestes dias, o tempo esteve excelente para a prática de voleibol de praia. No final, um banho no mar foi o prémio merecido.

Favoritos mantêm-se em prova

No Campeonato do Mundo de Stavanger, as duplas brasileiras e norte-americanas estão a justificar o favoritismo. Na competição feminina, as semifinais já estão definidas: Larissa e Juliana contra Talita e Antonelli; Ross e Kessy contra Ana Paula e Shelda. Amanhã serão encontradas as campeãs mundiais.
Na competição masculina, estão definidos os quartos-de-final (além das duplas americanas, há 3 duplas europeias). O grande embate desta fase será entre os alemães Brink e Reckermann e os brasileiros Ricardo e Emanuel, mas os restantes jogos não ficam atrás.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Eliminatórias empolgantes no Campeonato do Mundo

Depois de uma fase de grupos sem grande história, começa hoje a fase de eliminatórias no Campeonato do Mundo de voleibol de praia, em Stavanger. Aqui sim é a doer (lembro que as duplas são eliminadas à 1.ª derrota). Por certo não vão faltar jogos empolgantes e decididos nos pormenores e já na ronda das 32 duplas.
Se na competição feminina, o jogo mais interessante e à partida mais equilibrado será o que opõe as brasileiras Carol e Maria Clara às anfitriãs Nila e Ingrid, na competição masculina, há pelo menos três partidas que prometem emoções fortes: Brink/Reckermann frente a Pedro/Cunha; Ricardo/Emanuel frente a Nummerdor/Schuil; e Márcio/Fábio frente a Kolodinsky/Barsouk. Cairá alguma dupla brasileira?
(Resposta: Pedro e Cunha)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jesus e o sistema educativo

Texto humorístico que circula na Net:
Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:- Em verdade vos digo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu:- Temos que aprender isso de cor? André disse:- Temos que copiá-lo para o papiro? Simão perguntou:- Vamos ter teste sobre isso? Tiago, o Menor queixou-se:- O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada! Tiago, o Maior gritou:- Cala-te queixinhas! Filipe lamentou-se:- Esqueci-me do papiro-diário. Bartolomeu quis saber:- Temos de tirar apontamentos? João levantou a mão:- Posso ir à casa de banho? Judas Iscariotes exclamou(Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre):- Para que é que serve isto tudo? Tomé inquietou-se:- Há fórmulas? Vamos resolver problemas? Judas Tadeu reclamou:- Podemos ao menos usar o ábaco? Mateus queixou-se:- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:- Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva!
E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

Banho de areia

Uma das razões para o voleibol de praia feminino ter muitos apreciadores é a estética. A propósito do voleibol de praia feminino nos Jogos Mediterrânicos, o jornal espanhol "El Mundo" apresenta um álbum de fotos intitulado banho de areia. O voleibol de praia é, de facto, o desporto ideal para o Verão.