quarta-feira, 30 de abril de 2008

Tell me why

Maia e Brenha mantêm-se em prova

Das duas duplas portuguesas, apenas Miguel Maia e João Brenha se mantêm em prova, após o 1.º dia do torneio principal do Open da China em voleibol de praia. Maia e Brenha perderam o 1.º jogo do dia frente à dupla chinesa Li e Zhou, por 2-0 (23-21, no último set) , mas venceram o jogo seguinte contra a dupla mexicana Miramontes e Virgen, por 2-0. Assim, os portugueses vão defrontar no próximo jogo a dupla neozelandesa Lochhead e Pitman. Quanto a Pedrosa e Rosas, perderam contra a dupla alemã Reckermann e Urbatzka e contra a dupla espanhola Herrera e Mesa, ambos por 2-0, e foram eliminados (quedaram-se pelo 25.º lugar).
De resto, a supremacia brasileira continua, com as 4 equipas representantes 100% vitoriosas.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Pedrosa e Rosas apurados para Open da China

A dupla portuguesa Pedrosa e Rosas conseguiu um lugar no torneio principal do Open da China em voleibol de praia, ao vencer, na fase de qualificação, a dupla australiana Richardson e Kapa, por 2-0. Desta forma, juntam-se à outra dupla portuguesa Maia e Brenha na 2.ª prova do circuito mundial FIVB-Swatch, que terá início esta noite (em Portugal), em Xangai. Os resultados podem ser conferidos aqui.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Alonso perde-se nas curvas!


Educação

Querido leitor! o modo mais eficaz de seres útil à tua pátria é educares teu filho. Consagra-te a ele. A educação pública é uma burla atrozmente vergonhosa. Não lhe entregues a criança que o destino te confiou. Educa-o tu. Se não souberes mais, procura pelo menos torná-lo forte, ensina-lhe a ler e a escrever, dá-lhe um ofício e fá-lo um homem de bem; ele de si mesmo se fará um sábio, se tiver de o ser. A ignorância tem isso de bom: que se desfaz aprendendo. A falsa instrução tem esta perfídia: não dá o ensino e inibe de o tomar. Ramalho Ortigão

Trofa e Belenenses sagram-se campeões

Nos femininos, na A1, o Trofa revalidou o título nacional, com nova vitória perante o Ribeirense (3-0) e sem consentir qualquer derrota na final.
Na A2, o Belenenses sagrou-se campeão nacional e garantiu um lugar na A1 na próxima temporada. O clube de Belém venceu a fase final, mercê das vitórias sobre o Praiense e sobre o Arcozelo, pelo mesmo resultado de 3-1.
Na A2, em masculinos, o Clube K venceu o Caldas por 3-1 e ficou a uma vitória do título e da subida de divisão.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ritmos e efeitos visuais do "Ritmare"

Vale a pena ver e ouvir uma actuação, cheia de ritmos e efeitos visuais, de um grupo de alunos do Colégio de Lamas. E tudo com algumas mãos com luvas, uns bidões e muitos ensaios.

Clube K ou Caldas

Com o fim da temporada na divisão A1, a atenção volta-se para a A2 e para a final entre o Clube K e o Caldas. Uma destas equipas estará na A1 na próxima época. No sábado, disputa-se o 3.º jogo desta final, desta vez, nos Açores.
Nos femininos, na A1, o Trofa pode garantir, no domingo, o título nacional, caso vença o Ribeirense. Na A2, realiza-se, entre 25 e 27 de Abril, a final concentrada, no pavilhão do Belenenses, com o Belenenses a ser o grande favorito à subida para a A1 (mas não pode esquecer a derrota recente com o Arcozelo).
No voleibol de praia, entre 28 de Abril e 4 de Maio, realiza-se o Open da China, 2.ª prova do Circuito Mundial FIVB-Swatch. A dupla Maia e Brenha tem lugar no quadro principal, enquanto Pedrosa e Rosas terão de passar a fase de qualificação.

Juízo

Uns queixam-se de pouco dinheiro, outros de pouca sorte, alguns de pouca memória, ninguém de pouco juízo - Marquês de Maricá

Como reconhecer um milionário


segunda-feira, 21 de abril de 2008

Obrigado RTP

Há já algum tempo que não via uma notícia de voleibol desenvolvida nos serviços noticiosos da RTP. No domingo, a propósito da "finalíssima" do principal campeonato de voleibol, a RTP deslocou-se a Espinho e registou algumas imagens do jogo e os comentários dos dois treinadores. Aqui foi louvável a postura do treinador do Sp. Espinho, Miguel Maia, que reconheceu a justiça do resultado final. No desporto é importante divulgar estes exemplos.
Para o voleibol, esta divulgação no "Jornal da Tarde" da RTP e o entusiasmo à volta desta final são importantes, pois podem trazer mais apoio para a selecção na Póvoa do Varzim (apuramento para o Europeu) e em Espinho (apuramento para Pequim).
Quanto aos resultados do fim-de-semana, na A2, em masculinos, o Caldas venceu o Clube K por 3-0 e empatou a final (1-1). Nos femininos, na A1, o Trofa voltou a vencer o Ribeirense (1-3) e colocou-se a uma vitória do título. Na Taça de Portugal, vitória esperada do Sport Madeira sobre o Gueifães, por 3-0.

sábado, 19 de abril de 2008

V. Guimarães é o novo campeão

O V. Guimarães sagrou-se, pela primeira vez na sua história, campeão nacional de voleibol, ao vencer, na derradeira partida da final, o Sp. Espinho, por 1-3. Pode dizer-se que à terceira foi de vez. Após dois anos em que o título fugiu na final, o V. Guimarães logrou alcançar o título nacional 2007/2008 (a juntar à conquista da Taça de Portugal em basquetebol; isto prova que o Vitória é um clube ecléctico, que aposta forte nas modalidades amadoras).
Nesta final, a geração mais experiente de voleibolistas do Sp. Espinho não conseguiu ser superior à geração mais jovem que compõe o V. Guimarães e que está bem representada na selecção nacional. Por isso, com este título, augura-se mais confiança e moral na selecção, que vai tentar atingir o "impossível" - a participação nos Jogos Olímpicos de Pequim.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Bons Rapazes

De regresso a casa, depois das 20 h, ouço algumas músicas que os "Bons rapazes" Álvaro Costa e Miguel Quintão passam na Antena 3. O que está a dar é "The Whitest Boys Alive", Golden Cage (Fred Falke remix). Grande som!
Antes, nesse horário, ouvia o "Caixa de ritmos" que frequentemente passava este excelente tema de Lindstrom.

Envelhecer

Uma pessoa envelhece lentamente: primeiro envelhece o seu gosto pela vida e pelas pessoas, sabes, pouco a pouco torna-se tudo tão real, conhece o significado das coisas, tudo se repete tão terrível e fastidiosamente. Isso também é velhice. Quando já sabe que um corpo não é mais que um corpo. E um homem, coitado, não é mais que um homem, um ser mortal, faça o que fizer... Depois envelhece o seu corpo; nem tudo ao mesmo tempo, não, primeiro envelhecem os olhos, ou as pernas, o estômago, ou o coração. Uma pessoa envelhece assim, por partes. A seguir, de repente, começa a envelhecer a alma: porque por mais enfraquecido e decrépito que seja o corpo, a alma ainda está repleta de desejos e de recordações, busca e deleita-se, deseja o prazer. E quando acaba esse desejo de prazer, nada mais resta que as recordações, ou a vaidade; e então é que se envelhece de verdade, fatal e definitivamente. Um dia acordas e esfregas os olhos: já não sabes porque acordaste. O que o dia te traz, conheces tu com exactidão: a Primavera ou o Inverno, os cenários habituais, o tempo, a ordem da vida. Não pode acontecer nada de inesperado: não te surpreeende nem o imprevisto, nem o invulgar ou o horrível, porque conheces todas as probabilidades, tens tudo calculado, já não esperas nada, nem o bem, nem o mal... e isso é precisamente a velhice. Sándor Márai, in 'As Velas Ardem Até ao Fim' (retirado do zoo)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Quem será o campeão nacional?

No sábado (15h, Sport TV), disputa-se o 5.º e último jogo da final da A1, em Espinho, para finalmente se ficar a conhecer o campeão nacional de 2007/2008. Como a final só vai terminar no sábado, a selecção nacional terá um menor período de preparação para o apuramento para o Europeu e para os Jogos Olímpicos (na 2.ª metade de Maio) e a dupla de voleibol de praia, Maia e Brenha, não se poderá preparar convenientemente para competir no 2.º Open do ano, na China.
Na A2, disputa-se o 2.º jogo da final, com o Caldas a receber o Clube K.
Nos femininos, na A1, também se realiza o 2.º jogo da final, com a visita do Trofa ao Ribeirense. No domingo, disputa-se a final da Taça de Portugal entre o Sport Madeira e o Gueifães.

Vida de benfiquista e de automobilista

- É aborrecido para um adepto ver a sua equipa perder um jogo de futebol depois de estar a ganhar, ao intervalo, por 0-2 (o lado positivo da derrota de ontem é que, pelo menos, os benfiquistas não terão uma desilusão na final da Taça de Portugal).
-É aborrecido ficar 1 hora retido numa auto-estrada, numa fila de quilómetros, por causa de um acidente, quando a Brisa não actualiza atempadamente a informação no painel localizado antes da saída que permitiria evitar o engarrafamento.
- É lamentável que ocorram tantos acidentes, por erros grosseiros de alguns condutores, nas vias rápidas das grandes cidades (que provocam tantos atrasos e prejuízos para outros condutores que vêm atrás), sem que os causadores do acidente sejam justamente responsabilizados (como não podem indemnizar todos os outros condutores, deviam, por exemplo, pagar uma taxa ao Estado).

quarta-feira, 16 de abril de 2008

"Boi Cota"



(retirado do zoo)

terça-feira, 15 de abril de 2008

Cristiano-ronaldização de Portugal

Jorge Fiel, no Bússola:
Eu fico triste ao saber que no ano passado, só no concelho de Braga, 176 crianças abandonaram a escola primária para irem jogar futebol. [...]
E mais apreensivo fico quando observo o comportamento de muitos pais nos torneios [...]. Vivem o jogo dos miúdos como se tratasse da final das Champions e vestem a pele de Mourinho ao estarem permanente a gritar instruções aos filhos - «Sobe, sobe!», «Olha a marcação! », «Dá-lhe nas pernas». Olho para eles e sinto que olham o filho como um investimento e sonham ser os pais milionários de um novo Cristiano Ronaldo.
Eu sei que a febre pelo futebol não é uma excentricidade nossa. É um fenómeno internacional. Mas em Portugal a febre já atingiu o patamar perigoso dos 40 graus. Está três graus acima do que seria desejável.
A cristiano-ronaldização do Portugal é excessiva e perniciosa.

Máximas de Salvador Dali

Das máximas de Salvador Dali aos jovens pintores que o Prof. Carlos Fiolhais reuniu, escolhi estas 3 como as mais úteis para todos (mais ou menos jovens, pintores ou não):
- "Pintor. Lembra-te que não és um orador! Pinta e cala-te!"
- "Se vos recusais a estudar a arte da anatomia, a arte do desenho e da perspectiva, as matemáticas da estética e a ciência da cor, deixai-me dizer-vos que é mais um sinal de preguiça do que de génio".
- "Começai por desenhar e pintar como os antigos mestres e depois fazei como vos aprouver -sereis sempre respeitados".

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Tolerância

"A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas" - Voltaire

domingo, 13 de abril de 2008

Judo, motociclismo, andebol e ténis em destaque

Neste domingo, terminou, em Lisboa, o Europeu de Judo, com excelente participação dos judocas portugueses (nomeadamente de João Neto, medalha de ouro na categoria -81 kg) e boa afluência de público.
No motociclismo, os espanhóis estiveram em destaque: invasão de adeptos e 2 motociclistas espanhóis nos dois primeiros lugares no Moto GP de Portugal.
No andebol, acompanhei, no Eurosport, a parte final do jogo da Liga dos Campeões, entre o Barcelona e o Kiel. Excelente promoção da modalidade, com o Kiel a apurar-se para a final (contra o Ciudad Real). O público espanhol catapultou o Barcelona para a vitória (44-37), que foi insuficiente para anular os 10 golos de desvantagem que o Barça trazia da 1.ª mão.
Amanhã, começa o Estoril Open em ténis, com a participação de Federer e de alguns jovens portugueses promissores para a modalidade.

Haverá 5.º jogo na final da A1

O Vitória de Guimarães impediu o Sporting de Espinho de festejar mais um título em pleno pavilhão vitoriano, obrigando os actuais campeões a disputarem, em casa, uma última e decisiva partida. Isto depois de o Vitória ter, ontem, vencido (3-2) o rival espinhense, após ter estado a perder por dois sets a zero (n'O Jogo).
Contrariamente ao anunciado, este jogo não foi transmitido pela SportTV1, mas sim pela SportTV2. Como a grande maioria dos portugueses prefere ver um jogo modesto de futebol da Liga Inglesa a um jogo emotivo de voleibol, nenhum café (dos que procurei) estava sintonizado na SportTV2 e, por conseguinte, não pude acompanhar este jogo.
Na A2, o Clube K venceu o Caldas, no 1.º jogo da final, por 3-2.
Nos femininos, na A1, o Trofa venceu o Ribeirense, no 1.º jogo da final, por 3-1. Na A2, o Arcozelo impôs a 1.ª derrota ao Belenenses (3-2) e o V. Guimarães bateu o Boavista por 3-0.; Com a vitória sobre o Belenenses, o Arcozelo, comandado pelo Nené, apurou-se para a fase final.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sp. Espinho à espreita do tri

No sábado (15h30m, Sport TV1), disputa-se o 4.º jogo da final da A1, em Guimarães. O Vitória vai procurar adiar a decisão do título nacional para a negra (5.º jogo).
Na A2, começa a disputar-se a final, à melhor de 5 jogos, entre o Clube K e o Caldas.
Nos femininos, na A1, também se inicia a final, à melhor de 5 jogos, entre o Trofa e o Ribeirense.
Na A2 decorre a última jornada da 2.ª fase com os encontros: Arcozelo-Belenenses e V. Guimarães-Boavista. Em caso de vitória, o V. Guimarães garante o 2.º lugar e o apuramento para a fase final concentrada.

As fungadas do dia-a-dia

Numa prova de Biologia, um(a) aluno(a) deu esta resposta a uma pergunta sobre fungos. Qual terá sido a classificação final?

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ministro quer golfe na RTP

"A beleza das imagens justifica-o" comentou o ministro da Economia, Manuel Pinho, desagradado com a ausência de cobertura do Estoril Open de Portugal em golfe por parte da RTP. Contudo, o subdirector da RTP, com responsabilidade na área do desporto, Miguel Barroso, explicou que a RTP "cumpre a lei, quer o contrato de concessão pública quer quanto ao despacho ministerial que define que eventos devem ser transmitidos em sinal aberto". E desabafou: "Claro que quando é futebol, todos [os canais de televisão] querem".
De facto, para eventos desportivos que não o futebol, é necessário arranjar patrocinadores que paguem a própria transmissão televisiva! Para o futebol, as televisões abrem os cordões à bolsa! É a realidade!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ribeirense e Caldas em destaque

Na A1 feminina, o Ribeirense terminou a 2.ª fase da prova em ex-aqueo com o Trofa (1.º lugar), após a vitória, no sábado, sobre o seu rival mais directo, o Trofa, por 3-0. Assim, a final será disputada pelo Trofa e pelo Ribeirense.
Na A2 feminina, o Belenenenses foi a Guimarães vencer o Vitória por 1-3 e assim garantiu o 1.º lugar da 2.ª fase, a uma jornada do final. Resta ao Belenenses confirmar a sua supremacia na 3.ª fase desta prova (será disputada por Belenenses, V. Guimarães ou Arcozelo - a decidir na última jornada - e uma equipa das ilhas, o Praiense dos Açores) para garantir um lugar na A1, na próxima temporada.
Na A2, em masculinos, o Caldas derrotou o Fiães, por 3-1, no 3.º e decisivo jogo das meias-finais, e apurou-se para a final. Esta meia-final ficou marcada pela lesão grave de um jogador importante do Fiães, no 2.º jogo.

Italianas vencem Liga dos Campeões Europeus

A equipa italiana do Perugia venceu a Liga dos Campeões Europeus de 2008, ao bater na final as russas do Odintsovo, por 3-1. Na véspera, Perugia e Odintsovo garantiram lugar na final, após vitórias sobre o Novara (3-2) e a equipa da casa, o Múrcia (3-1), respectivamente. No 3.º lugar ficou a equipa italiana do Novara, ao vencer o Múrcia, por 3-2.

domingo, 6 de abril de 2008

Remi e os Cavalheiros do Apocalipse

Dois sítios a visitar, se quisermos soltar umas boas gargalhadas:
Remi, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em provas de atletismo (e que tal pedir ao Remi para transportar a tocha olímpica);
Cavalheiros do Apocalipse, "Especialistas em pontes" (mantenham-nos -a estes especialistas -longe da 3.ª ponte sobre o Tejo, em Lisboa).

Guerra dos sexos

Era bom que todas as guerras fossem como a deste filme-publicitário do Jornal "Mail on sunday".
Fez-me lembrar as 1.as imagens do filme " O Gladiador" (julgo que é esse o propósito), mas também uma telenovela divertida que passou na RTP2, há uns anos, chamada "Guerra dos sexos".

sábado, 5 de abril de 2008

Tenis de mesa português representado nos Jogos Olímpicos

O português João Monteiro, 59º do ranking mundial, qualificou-se hoje para os Jogos Olímpicos Pequim’2008, ao vencer o Grupo X do Torneio de Qualificação de Ténis de Mesa, em Nantes, França. Depois de sexta-feira ter estado perto do apuramento, ao disputar a final do Grupo T, perdida por 3-4 (10-12, 4-11, 11-2, 13-11, 4-11, 11-8 e 3-11), para o austríaco Robert Gardos, o jogador português esteve hoje em grande, ao conquistar o Grupo X. João Monteiro começou por bater o bielorrusso Evgueni Chtchetinine por 4-0 (11-7, 11-2, 11-8 e 11-4), nas meias-finais, e depois, no jogo decisivo, superou o ucraniano Oleksandr Didukh por 4-1 (11-6, 8-11, 13-11, 13-11 e 11-7). Com estes dois triunfos, João Monteiro selou um histórico apuramento para os Jogos Olímpicos Pequim’2008, objectivo que Marcos Freitas não conseguiu, ao cair, de forma dramática, nas meias-finais do Grupo V frente ao francês Damien Eloi (n' O Jogo).

Sp. Espinho a uma vitória do tricampeonato

O Sp. Espinho venceu, hoje, o V. Guimarães, por 3-1, e ficou a uma vitória do tricampeonato. O Sp. Espinho entrou demolidor neste jogo e conquistou, com relativa facilidade, os dois primeiros sets. O V. Guimarães ainda reagiu, fruto da acção de Hugo Gaspar, Eurico Peixoto e do serviço de Flávio Cruz, e reduziu para 2-1. Contudo, o Sp. Espinho não se deixou abater e, com Yoko em grande plano, fechou o jogo com autoridade. No sábado, há mais um jogo.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Liga dos Campeões Europeus no feminino

No próximo fim-de-semana, o Eurosport 2 (não disponível na TV cabo, mas noutros operadores)vai transmitir, em directo, todos os jogos da Final Four da Liga dos Campeões Europeus em voleibol (femininos), que se disputa em Espanha. Os jogos no sábado à tarde são: Múrcia (Espanha) - Odintsovo (Rússia) e Perugia (Itália) - Novara (Itália). No domingo, disputa-se o jogo entre os perdedores, seguido da final. O Eurosport vai passar um resumo desta Final Four, na 2.ª f, às 11h45m e na 3.ª f, às 9h30m e às 23h30m.

Espinho ou V. Guimarães? Ribeirense ou Trofa?

No sábado (15 h, Sport TV1), prossegue a disputa da final da A1 (3.º jogo), com a visita do V. Guimarães a Espinho.
Na A2, realiza-se o 3.º e decisivo jogo da meia-final: Caldas-Fiães. Uma destas equipas encontrará o Clube K na final.
Nos femininos, a 2.ª fase da A1 tem o seu epílogo neste fim-de-semana, com uma jornada dupla. No sábado, o Ribeirense recebe o Trofa, num jogo importante para definir as duas equipas que jogarão a final. Na A2, o V. Guimarães defronta, no sábado, o Belenenses, num jogo decisivo para estas duas equipas.
PS-Ontem, por mero acaso, ouvi na rádio Antena Minho, a parte final da entrevista do treinador do Vitória, Marco Queiroga, no programa "Além do futebol". O técnico brasileiro manifestou a sua determinação em ser campeão. A ver vamos...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

As modalidades amadoras na TV

Na Câmara de Comuns, João Gomes pede a intervenção do Estado para salvar as modalidades amadoras, nomeadamente o hóquei em patins, e lamenta a "ditadura futebolística" em Portugal:
Só precisamos de colocar os olhos no resto da Europa e compreendemos a ditadura futebolística que se vive no nosso país. Será preciso referir a tradição, o público e a relevância do rugby em Inglaterra, França, Escócia e Irlanda? É necessário falar da força e dos adeptos que representa o basquetebol em Espanha ou na Grécia? E o andebol na Alemanha, Croácia, Dinamarca e Rússia? E a relevância do Criquete e do Pólo em todo o Reino Unido? E o Voleibol na Rússia, Bulgária, Polónia, Espanha, Sérvia e Itália?
E avança: seria benéfico que o Estado português obrigasse os canais televisivos a cumprirem quotas para a transmissão de modalidades ditas amadoras.
Mas como, se as Federações das várias modalidades, com o apoio dos patrocinadores, têm que pagar os custos da transmissão dos jogos na RTP2?

Há ou não desemprego entre licenciados?

Comentando, na Rádio Renascença, um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) sobre o ensino superior, o ministro Mariano Gago disse que “quase não há desemprego entre licenciados” e que “ao fim de um ano de saídas do ensino superior”, não existe “ninguém desempregado”.
Analisando o relatório em questão, vejo na tabela 3.1, página 23, o seguinte: em 2006 (1.º quarto), o número de desempregados com educação superior era de 42,3 mil (se repararmos na população total com educação superior e na população trabalhadora com educação superior, encontramos 131 mil). Em 2000, eram 15,3 mil, tendo aumentado, anualmente, até 46,2 mil (em 2005); estranhamente, em 2006, decresceu ligeiramente (sem significado estatístico). Na minha opinião, estes números (faltam os n.ºs de 2007) não permitem dizer que "quase não há desemprego entre licenciados".
PS-Esta notícia tem merecido inúmeros comentários no sítio do Público, entre os quais este, assinado por João, de Lisboa: Concordo plenamente com o sr. ministro e saúdo-o pela observação, mas com uma pequena ressalva: o sr ministro esqueceu-se de comunicar que os licenciados a que se referia são os filhos de ministros, dos presidentes e dos políticos, em geral. Essses estão espalhados pela PT, ministérios, empresas públicas, etc. Naturalmente que o desculpamos, pelo lapso!!!!!!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Geração do écran

Alice Vieira, no Sorumbático:
Há anos que as nossas crianças não são educadas por pessoas. Há anos que as nossas crianças são educadas por écrans. E o vidro não cria empatia. A empatia só se cria se, diante dos nossos olhos, tivermos outros olhos, se tivermos um rosto humano. E por isso as nossas crianças crescem sem emoções, crescem frias por dentro, sem um olhar para os outros que as rodeiam. (...)
A escola, hoje, serve para tudo menos para estudar.
A casa, hoje, serve para tudo menos para dar (as mínimas) noções de comportamento.
E eles vão continuando a viver, desumanizados, diante de um écran. E nós deixamos.

AVC e matemática

Li a entrevista concedida pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, José Alberto Silva, ao jornal gratuito "Destak", no âmbito do Dia nacional do doente com acidente vascular cerebral (AVC). Nesta entrevista, refere que "a hipertensão arterial é o factor de risco cardiovascular que se associa mais ao AVC" e que "o excessivo consumo de sal é certamente o factor mais relevante para a explicação do facto de sermos o país da Europa Ocidental com maior número de AVC". A propósito deste último ponto, relata o exemplo da Finlândia: "no espaço de cerca de 10 anos reduziram em cerca de 2 gramas a sua ingestão média de sal e isto reflectiu-se numa diminuição de 60% nos AVC". E concluiu: em Portugal, é necessário "implementar hábitos de vida saudáveis: fazer exercício, não fumar, beber moderadamente, diminuir a ingestão de sal e medir a tensão arterial". Aqui ficam estes conselhos importantes.
Faço um reparo: os números do título: «Em média, há 50 AVC por dia e cerca de 20 a 25 mil por ano em Portugal» são preocupantes, mas atraiçoam a Matemática. Se há, em média, 50 AVC por dia, não pode haver entre 20 a 25 mil por ano! Bastava ter dito os 20 mil (arredondando os 18 250).