domingo, 31 de agosto de 2025

França surpreende no Mundial Feminino

O Mundial de voleibol feminino, que decorre na Tailândia, entrou na fase de eliminatórias e já estão definidos 3 jogos dos quartos de final. A França, liderada por Cazaute e Rotar, foi a grande surpresa dos oitavos de final ao bater a China por 3-1.  Os Países Baixos aproveitaram a ausência de Boskovic para derrotar a Sérvia, por 3-2, o mesmo resultado do Polónia - Bélgica. Japão e Itália bateram com relativa facilidade a seleção da casa, Tailândia, e a Alemanha, respetivamente. Hoje, o Brasil, apesar de começar com a mão esquerda (perdeu o 1.o set), ultrapassou a Rep. Dominicana (3-1).

Assim, os quartos de final já definidos são:

Países Baixos-Japão

Polónia-Itália

Brasil-França. 

Amanhã ficará definido o último jogo desta fase, em que tudo aponta para um Estados Unidos da América-Turquia. 


terça-feira, 19 de agosto de 2025

Aventuras de João Sem Medo

João Sem Medo vivia em Chora-Que-Logo-Bebes, exígua aldeia aninhada perto do Muro construído em redor da Floresta Branca, uma espécie de Parque de Reserva de Entes Fantásticos.

Os choraquelogobebenses não se atreviam a devassar a Floresta e, com excepção do João Sem Medo, choravam de manhã à noite. 

Ora um dia, João Sem Medo, farto de tanta chorinquice, decidiu saltar o Muro, onde alguém escrevera este aviso: É proibido a entrada a quem não andar espantado de existir, e embrenhar-se na Floresta.

Ao fim de breves minutos de percurso, João Sem Medo foi agarrado por um velho sobreiro com dez troncos em forma de braços humanos e cinquenta galhos curvos como garras que resolveu jogar voleibol com ele. Durante quilómetros, no meio do entusiasmo do público, das pedras e das gargalhadas vegetais dos jogadores, o corpo do rapaz passou de árvore em árvore como uma estranha bola de carne e osso. A tortura só terminou quando o treinador, escondido no vento, deliberou:

- Por hoje, basta de treino. Deitem a bola fora e toca para o duche.

As árvores obedeceram prontamente, arrojaram o corpo do João Sem Medo para o chão e despiram as camisolas de casca e as cuecas de cortiça para se deliciarem com um banho que as nuvens generosas se apressuraram a verter no Balneário do Vale.

Excerto adaptado, sem IA, de Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira. Descubram as diferenças relativamente ao original. 

domingo, 3 de agosto de 2025

Polónia volta a vencer a VNL

Depois de vencer o Brasil, por 3-0, a Polónia, seleção que contou com Leon, Kochanowski, Semeniuk, Fornal e Sasak em grande forma, não deu qualquer hipótese à Itália, que tinha vencido a Eslovénia (3-1), de discutir a final. Vitória categórica dos polacos por 3-0 (não consentiram um único set aos seus oponentes, nesta fase final, disputada na China), que voltam a vencer a Liga das Nações (esta competição arrancou em 2018, substituindo a Liga Mundial) depois de terem vencido em 2023. Num honroso 3.o lugar ficou o Brasil, após bater a Eslovénia por 3-1.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Brasil-Polónia, o grande jogo das semifinais da VNL

Surpreendentemente, ou não, os EUA nem integram as 8 seleções masculinas que disputam por esta altura a fase final da VNL, na China. Nos quartos de final, a França, vencedora da VNL 2024, foi afastada, com estrondo, pela Eslovénia (1-3), o Brasil sofreu para superar a China (3-1), tal como a Itália frente a Cuba (3-1). A Polónia afastou o Japão pela margem máxima, num fantástico jogo de voleibol.
Assim, nas semifinais da VNL haverá um escaldante Brasil-Polónia e um não menos escaldante Itália-Eslovénia. 

Pedrosa/Campos ficaram perto dos oitavos de final do Euro

Depois de uma estreia aziaga no Europeu, na Alemanha, com derrota frente à dupla da casa, os irmãos Sagstetter (0-2), a dupla Pedrosa/Campos, única representante de Portugal no Europeu, conseguiu apurar-se para a ronda de 24 duplas, após vitória sobre uma duplã letã (2-1). Nesta ronda, os portugueses defrontaram a dupla neerlandesa, Brouwer/van de Velde, tendo sido derrotados na negra por 17-19. Estiveram pois perto dos oitavos de final do Euro 2025, terminando assim em 17.o lugar.