domingo, 24 de julho de 2022

França conquista VNL pela 1.a vez

Na competição masculina da Liga das Nações de Voleibol (VNL), disputada em Bolonha, a França conquistou pela 1.ª vez o troféu, ao derrotar, na final, os EUA por 3-2, após estar a vencer por 2-0. Foi uma final espectacular, em que Ngapeth, Clevenot, Patry & C.a exibiram-se a um alto nível frente a DeFalco, Russell, Christenson & C.a. A Polónia, derrotada na semifinal frente aos EUA (0-3), assegurou o 3.º lugar ao bater a Itália, derrotada pela França na semifinal (0-3), por 3-0.

Na competição feminina, disputada há uma semana, na Turquia, a Itália ergueu o troféu, ao vencer, na final, o Brasil por 3-0.

Os resultados completos da VNL podem ser consultados aqui, desde o 1.º dia da fase de grupos, 31 de maio, até hoje. As seleções masculinas nem podem descansar, pois regressam, a 26 de agosto, para o Campeonato do Mundo, na Polónia e na Eslovénia. O Campeonato do Mundo em femininos vai realizar-se em Setembro, na Polónia e nos Países Baixos. Portugal não se qualificou.

Maia/Brenha voltam a competir em Espinho

A dupla Maia/Brenha, participante nos Jogos Olímpicos de 1996, 2000 e 2004, voltou às areias de Espinho para disputar um Torneio de Voleibol de praia, com antigas duplas internacionais, designado Solverde BV Legends. Os portugueses chegaram à final, depois de uma fase de grupos em 3 dias com 3 vitórias e vitória, na semifinal, frente aos italianos Grigolo/Angeli (2-0). Na final, saíram derrotados pelos brasileiros Franco/Luisão, por 0-2. Infelizmente, por motivo de força maior, não pude assistir, como tinha planeado, aos jogos das meias-finais e finais, mas, pelas imagens que vi, o voleibol de praia destes veteranos empolgou o público e levou à lotação esgotada do estádio da praia da Baía na final. Para o ano, está prometido mais.


domingo, 17 de julho de 2022

Polacos e australianas, favoritos, vencem etapa de Espinho


De 14 a 17 de julho, na praia da Baía, em Espinho, decorreu uma etapa do Beach Pro Tour - Challenge, com a participação de algumas das melhores duplas internacionais de voleibol de praia, como por exemplo, Mariafe/Clancy, australianas que conquistaram a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (mas disputados em 2021) e Samoilovs/Smedins, letões com sucesso e muitos anos de voleibol de praia. As australianas acabariam por vencer, na final, às norte-americanas Quiggle/Schermerhorn, por 2-1, enquanto Samoilovs/Smedins garantiram o último lugar do pódio, que teve os polacos Bryl/Losiak no 1.º lugar (venceram, na final, aos austríacos Ermacora/Pristauz, por 2-1; nas duas finais, os vencedores recuperaram de 0-1).

Tive a oportunidade de assistir a vários jogos em pleno areal espinhense, desde o jogo da fase de qualificação, na 5.ª f, de Reis/Leão frente aos ucranianos Popov/Reznick (0-2). As duplas portuguesas com entrada direta no torneio principal tiveram bons desempenhos, com as portuguesas Pinheiro/Castro a vencer o 2.º jogo da fase de grupos frente às paraguaias Erika/Michelle (2-1) e disputar mais um jogo do que Pedrosa/Campos. Esta dupla seria infeliz no 1.º jogo, na negra, após uma confusão inexplicável com o marcador - seria 7-5 e não 7-6 para os portugueses (?) - e no 2.º jogo  não tiveram argumentos para contrariar os austríacos, que viriam a ser finalistas deste torneio.

Os destaques desta etapa vão para as espanholas Soria/Gonzalez (honroso 4.º lugar, vindas da fase de qualificação), bem como para as francesas Placette/Richard (afastadas nos quartos de final pelas espanholas, com Richard em claras dificuldades físicas); nos masculinos, apostei na vitória de Varenhorst/Van De Velde, mas os neerlandeses seriam surpreendidos nos quartos de final pelos polacos Kantor/Rudol (1-2, com 17-19 no 3.º set).

domingo, 10 de julho de 2022

Brasil-Japão inicia os quartos de final da VNL

Terminou, hoje, a fase de grupos da VNL, Liga das Naçōes de voleibol, e arranca, na próxima quarta-feira a fase final da competição feminina, em Ankara, na Turquia. Nesta fase final, participam as 8 seleçōes melhor classificadas na fase de grupos, sendo que a Turquia, como país organizador da fase final, tem entrada direta para o 1. o lugar (na realidade, tinha-se classificado em 7.o lugar). Este favorecimento parece-me algo exagerado, mas a FIVB lá sabe o que faz. Assim, na 4.a f, os jogos são: Brasil-Japão e Estados Unidos da América-Sérvia e, no dia seguinte, Itália-China e Turquia-Tailândia. As semifinais serão disputadas no sábado e as finais no domingo.

Quanto à competição masculina da VNL, a fase final será disputada em Bolonha, sem que a Itália precise de qualquer benesse pois terminou a fase de grupos em 1.o lugar. Os jogos decorrerão na semana seguinte, estando os quartos de final definidos assim: Estados Unidos da América-Brasil, Itália-Países Baixos, França-Japão e Polónia-Irão.