domingo, 19 de julho de 2015

França vence Liga Mundial 2015

A França, vinda do Grupo 2 (grupo em que participou Portugal), venceu hoje a final do Grupo 1 da Liga Mundial, disputada no Rio de Janeiro. 
Foram 5 dias de voleibol do mais alto nível, com 10 jogos - qual deles o mais espectacular e emocionante - transmitidos em directo pelo YouTube. Foi fantástico.
Na 6.a f, ficaram definidas as equipas apuradas para as semifinais: EUA, França, Polónia e Sérvia. Surpreendentemente, o Brasil, com a derrota frente a França (1-3), mesmo tendo vencido os EUA (3-1), não atingiu as semifinais. Como os EUA venceram a França por 3-1, foi necessário recorrer ao quociente de pontos conquistados e perdidos, tendo o Brasil o menor quociente.
No sábado, a história das semifinais (EUA-Sérvia e Polónia-França) foi similar. As equipas que triunfaram (Sérvia e França) começaram bem, ao vencer os 2 primeiros sets, consentiram o empate, mas no 5.o set conseguiram vencer "por uma unha negra". 
As finais de domingo, para não fugir à regra, também tiveram desfechos idênticos: desta vez, pela diferença máxima. Assim, bastaram 3 sets para a França garantir o 1.o lugar (e amealhar 1 milhão de euros em prémio) e para os EUA arrecadarem a medalha de bronze.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

França surpreende o Brasil


No arranque da grande final do Grupo 1 da Liga Mundial 2015, no Rio de Janeiro, a França, vencedora do Grupo 2, causou uma grande surpresa ao derrotar o Brasil, por 3-1. O Brasil conseguiu vencer o 1.º set (25-27), mas depois a França impôs o seu jogo, com Rouzier e Ngapeth em grande plano. A vitória francesa no 3.º set, por 31-29, foi decisiva para o desfecho final.
No 2.º jogo do dia, a Itália venceu a Sérvia, por 3-2.
Os jogos estão a ser transmitidos, em directo, na página da FIVB, no Youtube.

domingo, 12 de julho de 2015

França apura-se para a grande final da Liga Mundial 2015

A França conseguiu o apuramento para a Final de 6 equipas da Liga Mundial 2015, ao bater, na final, a Bulgária, por 3-0, de nada valendo o factor casa aos búlgaros. Assim, a França junta-se a Brasil, EUA, Sérvia, Itália e Polónia para disputar o título da Liga Mundial, a partir do dia 15 de Julho, no Rio de Janeiro.
As 3 primeiras equipas estarão no grupo I e as 3 últimas equipas no grupo J. Brasil-França será o 1.º jogo na 4.ª f.

Rússia reinou no voleibol nas Universíadas 2015

Terminaram hoje os torneios de voleibol das Universíadas 2015, em Gwangju. Em masculinos e em femininos, a final foi disputada entre a Rússia e a Ucrânia e, em ambas as competições, a medalha de ouro foi conquistada pela Rússia. O terceiro lugar foi alcançado pela Argentina, nos masculinos, e pelo Japão (com vitória sobre o Brasil, por 3-1), nos femininos. Portugal não participou nas Universíadas 2015, nesta modalidade.

domingo, 5 de julho de 2015

Brasil dominou os pódios no Campeonato do Mundo

Só uma dupla da casa quebrou a hegemonia das duplas brasileiras no Campeonato do Mundo de voleibol de praia, na Holanda, que terminou hoje. Os holandeses Nummerdor e Varenhorst perderam na final masculina frente aos brasileiros Alison e Bruno Schmidt, por 2-1, com uma emocionante negra a terminar aos 22-20. No terceiro posto ficou a dupla brasileira Pedro e Evandro.
Na competição feminina, o pódio foi exclusivamente ocupado por duplas brasileiras. Na final, Bárbara e Agatha venceram Lima e Fernanda, por 2-0. A medalha de bronze foi para a dupla Juliana e Antonelli.

Apenas 1 ponto conquistado frente à Finlândia

Portugal perdeu os dois jogos frente à Finlândia: no sábado, por 2-3, e no domingo, por 1-3. Assim, Portugal foi despromovido ao grupo 3, deixando vago um lugar para o vencedor do grupo 3, o Egipto.
No próximo fim-de-semana, Bulgária, Argentina, França e Bélgica disputarão uma fase Final, na Bulgária, para apurar uma equipa para a grande final, a Final a 6 equipas, que se irá disputar no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Campeonato do Mundo de voleibol de praia entra na fase eliminatória

Arrancou no fim de semana, na Holanda, o Campeonato do Mundo de voleibol de praia. Depois da fase de grupos, começou hoje a fase de eliminatórias. Os melhores jogadores estão presentes, sendo Dalhausser, por lesão, a grande ausência. Os resultados podem ser acompanhados aqui.