quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Português dirigiu final olímpica que coroou Brink e Reckermann como campeões olímpicos

O árbitro português Rui Carvalho dirigiu a final masculina de voleibol de praia, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que teve como vencedora a dupla Brink e Reckermann. Foi a 1.ª vitória de uma dupla europeia num torneio olímpico de voleibol de praia, enquanto Emanuel coleccionou 3 medalhas olímpicas de metais diferentes, depois do ouro em Atenas e do bronze em Pequim (com Ricardo nas duas vezes).
Os alemães venceram, por 2-1 (23-21, 16-21 e 16-14), a dupla Alison e Emanuel, numa final renhida, imprópria para cardíacos. No 1.º set, a dupla brasileira teve 2 bolas de set, mas não aproveitou. No derradeiro set, os brasileiros recuperaram de 14-11 para 14-14 (o 14.º ponto foi um serviço directo de Emanuel), mas depois cederam por 14-16. O último ponto da final foi algo contestado por parte dos brasileiros, mas mesmo depois das repetições televisivas manteve-se a dúvida se a bola, após o remate, na diagonal, de Emanuel, tocou ou não a linha lateral, na parte exterior.
Emanuel foi o jogador que os alemães quase sempre solicitaram para receber o serviço (e depois atacar; a estratégia da dupla alemã passou por desgastar este jogador de 39 anos), enquanto os brasileiros foram alternando entre os alemães (talvez tenham optado mais por Reckermann).
Os letões Plavins e Smedins também surpreenderam ao alcançarem a medalha de bronze.
Actualização: Brasil-EUA será o jogo da final feminina de voleibol.

Sem comentários: