domingo, 29 de abril de 2012

Duplas brasileiras dominam na Polónia e na China

Cunha e Ricardo venceram na Polónia e Talita e Antonelli, na China. Na final, quer masculina, quer feminina, estas duplas ultrapassaram outras duplas brasileiras, Márcio /Pedro e Juliana/Larissa, respectivamente.

Benfica pode festejar título em Espinho

O Benfica venceu, ontem, o Sp. Espinho, por 3-1, e pode sagrar-se campeão se for vencer a Espinho, no dia 1 de Maio.
Na final feminina, a atribuição do título foi adiada para o último jogo a disputar nos Açores, pois o Ribeirense foi vencer a Gueifães, por 1-3.

O país político e o resto, por Pedro Lomba

No início de Abril, na última página do Público, tive oportunidade de ler a questão pertinente que Pedro Lomba lançou num artigo de opinião intitulado "O país político e o resto": “Qual a razão para os jornais e televisões domésticas estarem cheios de políticos em funções, deputados, antigos ministros, fazendo o papel de comentadores interessados, de jogadores e até de árbitros ou de pretensos observadores externos de um meio em que os próprios estão ou acabaram de estar profissionalmente envolvidos?”

Quando acabei de ler o referido artigo, e depois de meditar por uns minutos, tive vontade de responder a essa questão (pois Pedro Lomba admitia não saber a resposta...) num texto que enviaria ao Público. Contudo, acabei por não avançar por acreditar que o jornal não publicaria tal resposta (curiosamente, Pedro Lomba olha para a RTP e para a SIC, mas não olha para o próprio jornal Público, agora com as colaborações dos políticos Francisco Assis e Paulo Rangel).
Hoje encontrei uma referência na blogosfera à questão, em que a resposta que o autor do blogue dá é porque "lhes pagam [aos políticos]" e porque "convém aos patrões dos media ter ao seu serviço um grupo de políticos arregimentados e pagos". Concordo, mas eu iria mais longe. Os patrões dos media esperam tirar proveito da aposta em determinados políticos (e não me refiro às audiências). Além disso, os políticos precisam de fazer, constantemente, propaganda. Algumas páginas dos jornais e alguns programas de televisão transformaram-se em autênticos comícios!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fotos das etapas do Circuito Mundial

O Circuito Mundial está na China, na competição feminina, e na Polónia, na competição masculina. Os fotógrafos de serviço da FIVB têm-se esmerado.

terça-feira, 24 de abril de 2012

domingo, 22 de abril de 2012

Sp. Espinho, Gueifães e Lusófona triunfam neste fim de semana

O Sp. Espinho venceu o Benfica (3-1), num jogo que serviu de aperitivo para a final que se começa a disputar no dia 28, na Luz; o segundo jogo da final está agendado para o dia 1 de Maio, em Espinho e o 3.º, caso seja necessário, terá lugar no dia 4 de Maio, de novo no reduto do Benfica.
Na final feminina da 1.ª divisão, no 1.º jogo, o Gueifães venceu o Ribeirense, por 0-3. Assim, pode haver festa em Gueifães, para a equipa da casa, no próximo jogo.
Festejos houve no Porto, no fecho da fase final da 2.ª divisão feminina, para a Lusófona: venceu o Boavista, por 3-1, e, na próxima temporada, disputará a 1.ª divisão.

Rogers e Dalhausser vencem a 1.ª etapa do Circuito Mundial 2012

Depois da derrota na 2.ª ronda, frente a Santos e Vitor Felipe, Rogers e Dalhausser não perderam mais nenhum jogo, em Brasília. No percurso no grupo dos perdedores, os norte-americanos foram ultrapassando os adversários que lhes calharam, sendo Márcio e Pedro os que deram mais luta (2-1, com 15-13 no 3.º set). No jogo seguinte dos norte-americanos, Alison e Emanuel tiveram de desistir. Depois, Rogers e Dalhausser venceram, na semi-final, Ricardo e Cunha (que acabariam em 3.º lugar) e, na final, bateram os seus compatriotas Fuerbringer e Lucena (2-0). Um arranque de temporada prometedor para os campeões olímpicos.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Xue e Zhang Xi vencem em Brasília




A dupla chinesa Xue e Zhang Xi venceu a 1.ª etapa feminina do Circuito Mundial FIVB-Swatch, ao vencer na final a dupla brasileira Talita e Antonelli, por 2-0. No 3.º lugar ficaram as italianas Cicolari e Menegatti (foto em baixo), após vitória sobre Juliana e Larissa (2-1).



Na competição masculina, as finais serão disputadas no domingo, estando Ricardo e Cunha já apurados para as semi-finais.

Medicina da UP e AAC são os vencedores no voleibol

Disputaram-se hoje, em Braga, as finais de voleibol dos Campeonatos Nacionais Universitários 2012. AEFMUP e AAC venceram a competição feminina e a masculina, respectivamente. Na final feminina, a AEFMUP defrontou a equipa da Universidade do Minho e esteve a perder por 0-2; no entanto, as estudantes de medicina da Universidade do Porto acabariam por vencer por 3-2.
Na final masculina, a equipa representante da academia de Coimbra venceu a equipa da Faculdade de Motricidade Humana, por 3-1.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Walsh e May-Treanor ficam em 5.º lugar em Brasília

Walsh e May-Treanor não conseguiram ultrapassar duas duplas brasileiras (Talita/Antoneli e Larissa/Juliana) e foram afastadas antes das semi-finais do Open de Brasília. Na competição masculina, Rogers e Dalhausser perderam na 2.ª ronda frente à jovem dupla brasileira Santos e Vitor Felipe (1-2).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fotos do Open de Brasília




Hoje decorreu o 2.º dia do torneio principal feminino e o torneio masculino de qualificação do Open de Brasília. Hoje, Juliana e Larissa passaram para o grupo das perdedoras depois da derrota, na 3.ª ronda, frente às italianas Cicolari e Menegatti.
Na fase de qualificação das duplas masculinas, o argentino Conde (foto abaixo) destacou-se pela participação aos 40 anos, mas não logrou a qualificação.

Faltam 100 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres



Portugal conquistou duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Quatro anos depois, nem Nélson Évora, medalha de ouro no triplo-salto, nem Vanessa Fernandes, prata no triatlo, estarão em Londres. Sem dois dos seus atletas de topo, é difícil prever o que a comitiva portuguesa poderá fazer em termos de classificações de pódio. Hoje, a 100 dias da abertura dos Jogos, que vão decorrer entre 27 de Julho e 12 de Agosto, Portugal já tem 57 atletas/vagas garantidos para os Jogos e ainda há muitas provas de qualificação pela frente, podendo a comitiva chegar aos 80 atletas, pouco mais do que os 77 que foram a Pequim.

A selecção portuguesa de voleibol não conseguiu vaga nos Jogos e dificilmente uma dupla portuguesa de voleibol de praia conseguirá (ainda está a decorrer a qualificação). O Horse Guards Parade (na foto), junto a Downing Street e do Palácio de Buckingham, receberá areia e bancadas para a competição olímpica de voleibol de praia.

domingo, 15 de abril de 2012

Open de Brasília marca o início do Circuito Mundial 2012

Juliana/Larissa e Walsh/May-Treanor, na competição feminina, e Alison/Emanuel e Rogers/Dalhausser, nos masculinos, são os principais candidatos a vencer o Open de Brasília, prova inaugural do Circuito Mundial Swatch-FIVB 2012 que arranca hoje (competição feminina) e na 3.ª f (competição masculina).
Nenhuma equipa portuguesa marcará presença nesta competição (Pedrosa e Simões apontam a sua estreia no Circuito Mundial, esta temporada, para os eventos europeus).
O Open de Brasília deste ano, integrado nas comemorações do 52.º aniversário da cidade, recorda o 1.º Campeonato Mundial realizado sob a égide da FIVB há 25 anos, no Rio de Janeiro. Nesse Mundial, apenas 7 países - Argentina, Brasil, EUA, Itália, Japão, Chile e México -estavam representados. A final foi disputada por duas equipas dos EUA, Smith/Stoklos (Maia/Brenha cometeram a proeza de afastar Sinjin Smith/Henkel da competição nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996) e Powers/Kiraly (com Steffes, Kiraly conquistou a medalha de ouro em Atlanta), tendo a vitória sorrido aos primeiros. Os brasileiros Montanaro e Renan conseguiriam o 3.º lugar, no Rio de Janeiro.

Benfica e Sp. Espinho disputam a final

O campeão nacional de voleibol 2011/2012 será o Benfica ou o Sp. Espinho. O Benfica venceu, ontem, o V. Guimarães, por 2-3, e apurou-se para a final do campeonato nacional. O seu adversário é o Sp. Espinho que, ontem, recebeu e venceu o Fonte do Bastardo, por 3-1, e hoje perdeu com a Ac. de Espinho, por 3-2 (22-20 no 5.º set; a derrota da Fonte do Bastardo na Luz foi determinante). Referência também para mais uma vitória (esta temporada foram pelo menos 3 sobre os maiatos) da Ac. de Espinho sobre o Castêlo da Maia (3-2), no sábado.
Actualização: O título na competição feminina será disputado pelo Ribeirense e pelo Gueifães.

sábado, 14 de abril de 2012

Campeonatos Nacionais Universitários 2012, no Minho


As competições de voleibol masculino e de voleibol feminino da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários vão ser disputadas em Braga a partir de terça-feira dia 17. O calendário destas competições pode ser encontrado aqui. Os resultados vão sendo actualizados aqui.
A Universidade do Porto está representada por 3 (?) Faculdades (Engenharia, Economia e Desporto, em masculinos; Medicina, Desporto e Ciências da Nutrição, em femininos), nas competições de voleibol.

terça-feira, 10 de abril de 2012

A Brisa trata mal os utentes das auto-estradas

Depois de 1 hora de pára-arranca na A3, por causa de um acidente na zona de obras entre S.to Tirso e Maia, fica aqui a reclamação que, mais uma vez, vou enviar à Brisa, para no fim receber um singelo pedido de desculpa.
A Brisa trata mal os utentes das auto-estradas. Em caso de acidente numa auto-estrada, a Brisa devia colocar, nos painéis de informação, a indicação da extensão da fila na auto-estrada e o tempo previsto para passar o acidente. Mas não, limita-se a indicar, em Famalicão, "Acidente a 10 km. Trânsito lento". Mas não era lento. ERA PARADO...
A Brisa devia remover rapidamente os veículos acidentados da via, quando é um caso simples de bate-chapa...
A Brisa não devia cobrar portagens aos utentes que não beneficiaram da auto-estrada. A cobrar, devia fazê-lo ao culpado pelo acidente...

domingo, 8 de abril de 2012

Alison e Emanuel vencem em Fortaleza

Na 4.ª etapa do Circuito Banco do Brasil, Alison e Emanuel venceram, na final, Bruno e Hevaldo, por 2-0, repetindo-se o desfecho da 3.ª etapa, em João Pessoa. No 3.º lugar ficou Fernandão e Rodrigo Saunders.
Na competição feminina, Juliana e Larissa venceram, na final, Talita e Maria Elisa, por 2-1. Em 3.º lugar ficou Izabel e Pri Lima.

FPV procura novo selecionador

A FPV decidiu não renovar o contrato do cubano Juan Diaz. Fala-se agora num técnico italiano para comandar a seleção portuguesa e no regresso do distribuidor Nuno Pinheiro.
Actualização: Flavio Gulinelli deverá ser o novo selecionador de Portugal, depois de ter sido despedido em Janeiro da equipa italiana do Cuneo (depois das derrotas na supertaça de Itália, com o Trentino, e na Taça de Itália, com o Belluno (ex-Sisley Treviso); depois troca de treinador, o Cuneo seria afastado, em Fevereiro, da Liga dos Campeões pelo Macerata, no set de ouro).

Ribeirense conquista Taça de Portugal

O Ribeirense conquistou, no sábado, em Baião, a Taça de Portugal, ao vencer o Castêlo da Maia, por 3-0.

Luta pelo 2.º lugar ao rubro

A 3 jornadas do fim da 2.ª fase do campeonato nacional da 1.ª divisão, Sp. Espinho e Fonte do Bastardo estão separados por 1 ponto, colocando a luta pelo 2.º lugar ao rubro. No sábado, o Sp. Espinho perdeu em casa com o Castêlo da Maia (1-3), enquanto o Fonte do Bastardo venceu o V. Guimarães (3-0).

domingo, 1 de abril de 2012

Benfica conquista Taça de Portugal

O Benfica venceu, hoje, em Coimbra, a Académica de Espinho por 3-1 e conquistou a Taça de Portugal. Os encarnados foram surpreendidos no 1.º set, mas depois não permitiram mais do que 16 pontos (sofridos no 3.º set).

Limitação de mandatos na FPV

Depois da reeleição, ontem, do presidente Vicente Araújo para o 5.º mandato consecutivo à frente da Federação Portuguesa de Voleibol, um grupo de autarcas (limitados a 3 mandatos consecutivos) manifestou-se hoje em frente da Assembleia da República, exigindo que o governo limite também os mandatos nas Federações ou então transforme todas as juntas de freguesia e câmaras municipais de Portugal em Federações.
Segundo um comunicado da FPV, no seu 5.º mandato, no quadriénio 2012-2016, Vicente Araújo pretende "inovar, reformar e fazer acontecer". Os seus opositores já vieram dizer que gostariam que Vicente Araújo inovasse, pedisse a reforma e deixasse acontecer.