segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Jennings e Wong vencem última etapa da temporada

Sem a participação de Rogers e Dalhausser, coube a outros norte-americanos, Jennings (marido de Kerry Walsh, a grande ausente desta temporada na competição feminina) e Wong (aos 38 anos, conquistou novo título no Circuito Mundial, depois do último ter sido em Espinho em 2002 com Metzger), a vitória no Open da Holanda, última etapa desta temporada do Circuito Mundial Swatch-FIVB. As duas duplas portuguesas não conseguiram passar a fase de qualificação.
Na competição feminina, que ainda terá duas etapas no Oriente, Antonelli e Talita (esta festejou os 28 anos da melhor forma) venceram o torneio holandês, que teve Juliana e Ana Freches em bom plano (lograram a qualificação e foram derrotadas por duas duplas poderosas no torneio principal - Juliana/Larissa e Candelas/Garcia).

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Jogos Olímpicos da Juventude

Que atenção tem dado a RTP aos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam em Singapura, entre 14 e 26 de Agosto? Não vi nenhuma reportagem na RTP deste grande evento, com 26 modalidades em competição e algumas com participação portuguesa.
No triatlo, taekwondo e na natação foram medalhados atletas portugueses.

domingo, 22 de agosto de 2010

Rogers e Dalhausser não têm concorrência

Rogers/Dalhausser e Xue/Zhang Xi venceram o Open da Finlândia, disputado este fim-de-semana. As duplas portuguesas não participaram nesta etapa do Circuito Mundial.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Final do Torneio do Pop Bar, em Espinho







As meias-finais do Torneio do Pop Bar, Osnofa-Espinhomar e McDonald's-Cavalinho, trouxeram surpresas. A equipa do Osnofa, com Luís Sousa em bom plano na distribuição e o esquerdino Manel a atacar imparavelmente, venceu a minha equipa do Espinhomar, por 2-0. No 1.º set, ainda tivemos uma vantagem de 4 pontos (17-13), mas depois houve uma reviravolta para 17-19 que foi fatal. Curiosamente, ambos os sets terminaram a 25-23. Na outra meia-final, os McDonald's, sem João Brenha, foram presa fácil para os Cavalinho (2-0).
Nas finais de domingo, Brenha já jogou pela sua equipa e não deu qualquer hipótese ao Espinhomar (2-0). Assim, não houve lugar no pódio, desta vez, para o Espinhomar. Na final, o Osnofa venceu categoricamente o Cavalinho, por 2-0. As 3 edições deste torneio conheceram sempre novos vencedores.

Reis e Silva são os novos campeões nacionais

Roberto Reis e Fabrício Silva sagraram-se campeões nacionais de voleibol de praia, ao vencerem, na final, José Pedrosa e Hugo Gaspar, por 2-1. Em femininos, o título ficou na posse de Juliana Antunes e Ana Freches.
Na Noruega, em Kristiansand, Rogers/Dalhausser e Juliana/Larissa venceram mais uma etapa do Circuito Mundial Swatch-FIVB.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Maia e Rosas terminam participação em Kristiansand

Pela 2.ª vez esta temporada, Maia e Rosas apuraram-se para o torneio principal de etapa do Circuito Mundial. Foi em Kristiansand, na Noruega, após vencerem dois jogos na fase de qualificação, mas os portugueses terminaram a competição principal, logo no 1.º dia, em 25.º lugar, após somar duas derrotas frente a duplas menos cotadas (ver resultados aqui) que a dupla portuguesa.

Resultados do Torneio do Pop Bar

A equipa do Espinhomar apurou-se para as meias-finais do Torneio do Pop Bar, que vão decorrer no próximo sábado. Na fase de grupos, o Espinhomar foi derrotado pelo McDonald's, equipa pela qual alinhou João Brenha, por 2-1, num jogo bastante emotivo e bem disputado. Assim precisava de vencer os restantes dois jogos para apurar-se para as meias-finais, o que acabou por acontecer por 2-0. O Espinhomar terminou em 2.º lugar do grupo B e vai defrontar o 1.º classificado do grupo A.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Torneio do Pop Bar 2010

Começa hoje o Torneio Pop Bar, em Espinho, para quadras. A minha equipa, o Espinhomar, volta a participar, depois de ter vencido a edição do ano passado (ver fotos na página do Pop Bar). Há duas séries com quatro equipas cada e apuram-se para as meias-finais os dois 1.ºs classificados de cada série.
Hoje, às 20 h, o Espinhomar defronta os McDonald's; na 3.ª f, à mesma hora, os Firminos; e na 4.ª f, às 23 h, os Desconhecidos. No sábado à noite decorrem as semifinais e no domingo à tarde as finais.

Espinho com outra onda

Em Espinho, mudam as cores da autarquia, mudam as vontades. Se na era PS, as viagens ao Brasil para os menos jovens eram muito badaladas, com o actual PSD, há música todas as noites na Alameda 8 (no próximo fim-de-semana, actuam os Blind Zero e os Blasted Mechanism).
Entretanto, a limpeza da cidade, a recolha do lixo doméstico e a recuperação de edíficios (de que é exemplo o antigo "Nosso Café") deixam muito a desejar.

domingo, 8 de agosto de 2010

Portuguesas sagram-se vice-campeãs europeias

A dupla Mariana Alexandre e Joana Neto atingiu a final do Europeu de Sub-18, realizado no Porto. A dupla russa adversária foi, desta vez (na 3.ª ronda, a dupla portuguesa tinha vencido; aqui os resultados completos), mais forte e venceu por 2-0. Parabéns às vice-campeãs europeias sub-18. (foto: CEV)

Novamente, as mesmas duplas vencedoras

Rogers e Dalhausser e Juliana e Larissa venceram o Grand Slam da Polónia. Na final masculina, os norte-americanos bateram os regressados Brink e Reckermann, por 2-0. Ricardo e Márcio conquistaram o 3.º lugar. Na final feminina, Juliana e Larissa tiveram de suar bastante para levar de vencida Xue e Zhang Xi (2-1, com 16-14 na negra). Antonelli e Talita ficaram no 3.º lugar.
Na 3.ª etapa do Circuito nacional, disputada em Amares, Reis e Silva aproveitaram a ausência de Pedrosa e Gaspar para somar nova vitória.

Sonho português esfumou-se

Portugal viu o seu sonho de chegar à Liga Mundial esfumar-se em Porto Rico. Curiosamente, nos dois jogos frente a Porto Rico, Portugal venceu o 1.º set, mas a selecção americana deu a volta, vencendo por 3-1.

sábado, 7 de agosto de 2010

Um campo de futebol inclinado


O jogo

"O jogo não acaba até que acabe",
Yogui Berra, jogador de basebol, citado por Jorge Bucay, em "Conta Comigo".

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Salvem mesmo as árvores

(retirado de Notas ao café)

Lo que sucede conviene

No dia em que defronta o Porto Rico, Juan Diaz e a selecção nacional de voleibol estão em foco no Público.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Férias


domingo, 1 de agosto de 2010

Voleibol na TV para todos

Quando recentemente Portugal se sagrou vencedor da Liga Europeia, os comentários dos internautas eram unânimes em dar os parabéns a Juan Diaz e aos jogadores e em lamentar a não transmissão da final dessa prova na televisão pública. Ora essa fase final da Liga Europeia foi transmitida pela Sport TV, uma vez que este canal codificado detém, há vários anos, o exclusivo nas transmissões televisivas de voleibol em Portugal, sejam jogos da selecção nacional ou das principais equipas portuguesas.
Imaginem o que seria se todos os jogos da 1.ª Liga Nacional de futebol fossem transmitidos exclusivamente num canal codificado, sem direito sequer a resumos nos canais abertos. Ora o voleibol não pode ser tratado como um desporto elitista, em que só os assinantes de um canal codificado podem ter a oportunidade de acompanhar os melhores momentos do voleibol português. O voleibol é um desporto para todos e deve surgir, regularmente, na TV, acessível a todos, a exemplo do que acontece com o andebol, o triatlo, o surf, o futsal, o ténis e o atletismo, que não prescindem de ter um espaço na RTP2. Curiosamente, algumas destas modalidades registam um maior crescimento e um maior reconhecimento público.
O voleibol precisa de divulgação mais alargada para trazer mais e melhores patrocínios para os clubes e mais adeptos interessados na modalidade.

Sem surpresas

Rogers/Dalhausser e Juliana/Larissa venceram o Grand Slam da Áustria e confirmaram estar imparáveis esta temporada.
No Mundial de Sub-19 do Porto, a vitória sorriu à dupla polaca Kantor e Losiak e à dupla norte-americana Croson e Ross (na foto FIVB). Resultados sem surpresas.
Na etapa da praia de Canidelo, do Circuito Nacional, desta vez, Reis e Silva venceram, na final, Pedrosa e Gaspar, por 2-1. Em femininos, Juliana e Freches repetiram o triunfo da 1.ª etapa, ao vencerem, na final, Joana e Sofia, por 2-0.