quinta-feira, 16 de abril de 2009

Brasília recebe 1.ª etapa do Circuito Mundial Swatch/FIVB

Arranca na próxima semana o Circuito Mundial Swatch/FIVB 2009, com a realização do Open de Brasília, no Brasil. Esta 1.ª etapa decorre entre 20 e 26 de Abril e engloba torneios masculinos e femininos. As duplas norte-americanas e as brasileiras são as grandes favoritas à vitória. Portugal estará representado por duas duplas femininas, que disputarão a fase de qualificação.
Esta temporada fica marcada pela entrada em acção de algumas novas duplas, com voleibolistas bem conhecidos. De facto, os amantes de voleibol de praia vão seguir com atenção as novas duplas portuguesas (Maia/Rosas e Pedrosa/Gaspar), as brasileiras (Harley/Alison, Franco (com 42 anos, é o menos jovem do Circuito)/Nalbert e Pedro/Cunha) e as alemãs (Brink/Reckermann e Dieckmann/Matysik). De realçar ainda o regresso de uma experiente dupla, constituída pelos noruegueses Kjemperud e Hoidalen.
Uma vez que Maia e Gaspar estão envolvidos na luta pelo título nacional de voleibol em Portugal (no próximo sábado, disputa-se o 1.º jogo da final), as duas duplas masculinas portuguesas devem estrear-se no Circuito Mundial 2009 no Open de Roma (de 12 a 17 de Maio).
Os pontos altos do Circuito Mundial deste ano estão reservados para o período entre 25 de Junho e 2 de Agosto, com a realização do Campeonato do Mundo, em Stavanger, na Noruega, e dos Grand Slams, em Gstaad (Suíça), em Moscovo (Rússia), em Marselha (França) e em Klagenfurt (Áustria). Para Setembro, está agendado um torneio masculino em Roseto degli Abruzzi, na região italiana que recentemente foi atingida por um violento sismo.
Portugal volta a não acolher o Circuito Mundial. Para Espinho está marcada a fase final do Campeonato da Europa de Sub-18 (masculinos e femininos) em voleibol de praia, de 23 a 26 de Julho.

Sem comentários: