quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Revista de 2008 no voleibol

No ano dos Jogos Olímpicos de Pequim, a selecção masculina de Portugal não conseguiu o apuramento para o evento. Na última tentativa, em Espinho, em Maio/Junho, Portugal não conseguiu ultrapassar a Polónia, selecção que garantiu o "passaporte" para Pequim. Também na Liga Europeia e no apuramento para o Europeu de 2009, Portugal não atingiu os seus objectivos. Consequência destes insucessos: o afastamento do então seleccionador nacional, Jorge Schmidt (até à data ainda não foi anunciado oficialmente o nome do sucessor no cargo).
Quanto aos Jogos Olímpicos de Pequim, os EUA (ouro no voleibol masculino e no voleibol de praia - masculino, Rogers e Dalhausser, e feminino, Walsh e May-Treanor) e o Brasil (ouro no voleibol feminino) foram os grandes triunfadores.
Portugal também não teve representantes no voleibol de praia em Pequim: Maia e Brenha falharam a 4.ª presença em Jogos Olímpicos. O ano terminou com o anúncio do fim, a nível internacional, desta conhecida dupla. Para 2009, Miguel Maia terá como novo parceiro um jogador também habituado às andanças do Circuito Mundial, o esquerdino Pedro Rosas (Pedrosa e Brenha não anunciaram os seus novos parceiros).
A nível de clubes, o V. Guimarães esteve em foco na temporada 2007/2008, ao conquistar pela 1.ª vez o título nacional, batendo, na final (houve necessidade de disputar um decisivo 5.º jogo, em Espinho), o anterior campeão, o Sp. Espinho. O V. Guimarães também se tornou, esta época, a 1.ª equipa portuguesa a participar na Liga dos Campeões Europeus. O saldo, até esta altura, é positivo: 2 vitórias e 2 derrotas, quando faltam dois jogos para o final da 1.ª fase.
Votos de um 2009 com bons vóleis.

Sem comentários: