Terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões 2021-2022, com o Benfica a despedir-se com duas vitórias frente ao mesmo oponente, o Novi Sad Aproveitando o fator casa nos dois jogos (por acordo com a equipa sérvia), o Benfica venceu por 3-1 e 3-2. Nos restantes jogos, os encarnados não tiveram hipóteses frente a Zenit S. Petersburgo e Berlim Recycling, duas equipas que se apuraram para os quartos de final (ainda venceram um set à equipa alemã, no jogo caseiro, mas faltaram ao jogo fora, devido à Covid-19). Nos confrontos entre estes dois primeiros classificados do grupo D, o Berlim Recycling, mesmo disputando os dois jogos na Rússia, venceu esses jogos na negra.
Os jogos dos quartos de final na competição masculina envolvem 3 equipas italianas, duas russas, duas polacas e uma alemã e ficaram assim definidos: Zenit S. Petersburgo-Perugia; Trentino-Berlim; Civitanova-Wegiel; Zaksa (vencedor da edição 2020-2021)-Dínamo Moscovo.
Na competição feminina da Liga dos Campeões, os jogos dos quartos de final, também disputados a duas mãos, são: Dínamo Kazan-Dinamo Moscovo; Monza-Conegliano; Rzeszow-Vakifbank Istambul; Kaliningrado-Fenerbahce Istambul. Prevê-se uma semifinal turca.