A Itália é a nova campeã europeia de voleibol masculino, ao bater, na final, disputada na Polónia, a Eslovénia por 3-2. Nas semifinais, a Eslovénia tinha causado sensação ao vencer a anfitriã, a Polónia, por 3-1, enquanto a Itália tinha vencido a Sérvia, por 3-1. A Polónia asseguraria o 3.º lugar, após vencer a Sérvia, por 3-0.
Num Europeu disputado na Rep. Checa e na Polónia, a grande surpresa da competição foi a eliminação da campeã olímpica, a França, às mãos da Rep. Checa e logo por 3-0, nos oitavos de final. Também nos oitavos de final e pela 1.ª vez indo além da fase de grupos num Europeu, Portugal vendeu cara a derrota aos holandeses (2-3, com 13-15 no 5.º set). Apesar de ser uma fase final de um Europeu e a fase eliminatória, mais uma vez a RTP prestou um mau serviço aos portugueses ao não assegurar a transmissão deste jogo. Apenas os assinantes da SportTV tiveram oportunidade de seguir esse embate e todos os outros jogos da fase de grupos, em que Portugal esteve em bom plano, vencendo a Bélgica (3-2) e a Grécia (3-1) e perdendo com a Polónia (1-3), Ucrânia (2-3) e Sérvia (1-3).
No Europeu feminino, disputado na Sérvia, Bulgária, Roménia e Croácia, entre 18 de Agosto e 4 de Setembro, também a Itália ergueu o troféu, ao bater, na final, a Sérvia, que apesar de jogar em casa não resistiu ao poderio italiano (3-1). A Turquia garantiu o 3.º posto. Todos os resultados podem ser vistos aqui.