domingo, 20 de setembro de 2020

Desportivo da Póvoa e Ala de Gondomar sobem de divisão

Desportivo da Póvoa e Ala de Gondomar, em masculinos, Vitória de Guimarães e Benfica, em femininos, vão disputar os principais campeonatos nacionais de voleibol, na época 2020/2021, após garantirem os 2 primeiros lugares nos torneios de apuramento, disputados nos últimos dois fins de semana. Em Matosinhos, Desp. Póvoa e Ala de Gondomar confirmaram o favoritismo que à partida lhes era conferido, conhecido o investimento forte no reforço dessas equipas (Kibinho na Ala e várias contratações de peso no Desportivo). O Desportivo da Póvoa foi o grande dominador deste torneio, vencendo todos os jogos, sem ceder sequer um único set. Já a Ala de Gondomar, depois de perder, sem apelo nem agravo, com o Desportivo da Póvoa, discutiu o 2.º lugar com a Académica de Espinho. Num jogo que o Porto Canal transmitiu, em direto, quase integralmente (lamentavelmente, a transmissão foi interrompida quando se disputavam os últimos pontos do último set), a Académica de Espinho, vencedora da fase regular da 2.ª divisão, ainda colocou em sentido a Ala, vencendo o 1.º set, mas acabaria por perder por 1-3. 

Com a desistência do Famalicense, o principal campeonato nacional terá assim a participação de 15 equipas (não faria sentido apurar 3 equipas em vez de duas?), com a 1.ª fase, que começa a 26 de Setembro, disputada a uma só volta. O campeão nacional será encontrado em fase de eliminatórias entre as 8 primeiras classificadas da 1.ª fase.

Na final da Supertaça feminina, disputada na 6.ª f e com transmissão direta no Porto Canal, a AJM/FC Porto venceu, sem dificuldades, o Porto Vólei, por 3-0. Já na Supertaça masculina, devido aos casos de Covid-19 no plantel do Sporting, o jogo da semifinal entre Benfica e Sporting foi adiado. Na outra seminal, o Sp. Espinho tornou-se o 1.º finalista da Supertaça, ao bater a Fonte do Bastardo, por 3-1.

Mol/Sorum e Heidrich/Vergé-Dépré vencem Eurobeachvolley na Letónia

Jurmala, na Letónia, recebeu a competição europeia mais importante de voleibol de praia, em 2020, com alguns adeptos nas bancadas e o mau tempo a interromper a competição no 3.ª dia. Participaram as melhores duplas europeias, com vitória a sorrir aos suspeitos do costume, no sector masculino, e  surpresa no sector feminino. Assim, os noruegueses Mol/Sorum venceram, na final, disputada hoje, os russos Krasilnikov/Stoyanovsky, por 2-0. No 3.º lugar ficaram os italianos Nicolai/Lupo. Em femininos, as suíças Heidrich/Vergé-Dépré, que nos quartos de final ultrapassaram as favoritas Ludwig/Kozuch, venceram, na final, as alemãs Behrens/Tillmann, por 2-1 (com 18-16 no 3.º set). No 3.º lugar ficaram as russas, vencedoras do Open de Espinho em 2019, Makroguzova/Kholomina.



domingo, 13 de setembro de 2020

Supertaça de voleibol já mexe

A Supertaça de voleibol, este ano, decorre num formato competitivo diferente. No sector feminino, uma das equipas, a vencedora da Taça de Portugal em 2020, a AJM/FC Porto, já estava apurada para a final da Supertaça. Para apurar a outra equipa, realizaram-se 3 jogos, tendo a equipa do Porto Volei levado a melhor sobre AVC de Famalicão e o Clube K (o equilíbrio foi nota dominante como atestam os resultados de 3-2 em todos os jogos). 
No sector masculino, é necessário apurar as duas equipas para a final da Supertaça. Na fase de grupos, disputada este fim de semana, Benfica e Fonte do Bastardo venceram os dois grupos (a grande surpresa foi a vitória da Fonte do Bastardo sobre o Sporting por 3-2) e vão defrontar, no próximo fim de semana, os 2.ºs classificados desses dois grupos: Benfica-Sporting e Fonte do Bastardo-Sp. Espinho. Os vencedores desses dois jogos disputarão a final da Supertaça.