domingo, 12 de janeiro de 2020

As selecções apuradas para os Jogos Olímpicos de Tóquio

No voleibol, no sector masculino, após os torneios de qualificação que terminaram hoje, foram apuradas as seguintes 12 selecções para Tóquio 2020: EUA, Brasil, Argentina, Japão, Itália, Rússia, Polónia, França, Tunísia, Canadá, Irão e Venezuela (estas últimas 5 selecções venceram os últimos torneios de qualificação).
No sector feminino, participarão nos Jogos Olímpicos estas 12 selecções: Sérvia, China, EUA, Brasil, Rússia, Itália, Japão, Turquia, Quénia, Rep. Dominicana, Coreia do Sul e Argentina (as 5 últimas triunfaram nos derradeiros torneios de qualificação).

sábado, 11 de janeiro de 2020

França garante vaga olímpica

Para grande decepção de mais de 6000 alemães presentes no recinto da final, a Alemanha saiu derrotada pela França, sem apelo nem agravo (3-0, 25-20, 25-20, 25-23). Os franceses foram fortes nas partes finais dos sets e não deram hipóteses à seleção germânica orientada pelo italiano Andrea Giani. Assim, a França junta-se às já apuradas Itália, Rússia, Polónia, EUA, Argentina, Brasil, Tunísia (venceu, no Egipto, o torneio africano de qualificação) e Japão. Até amanhã terminam os restantes torneios de qualificação, ficando definidas todas as equipas que participarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio (12 masculinas e 12 femininas).

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

França e Alemanha discutem lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A França e a Alemanha são as duas equipas que vão disputar, amanhã, a final do torneio europeu de qualificação para os Jogos Olímpicos. Apenas uma destas equipas garantirá um lugar em Tóquio.
Nas semifinais do torneio, a França bateu a Eslovénia, por 3-2 (13-25, 22-25, 25-14, 25-21, 15-9), depois de estar a perder por 0-2, enquanto a Alemanha venceu a Bulgária, por 3-1 (25-20, 25-23, 20-25, 25-23). O francês Patry e o alemão Grozer foram jogadores em destaque, pelo n.º de pontos conquistados nos jogos das semifinais. Curiosamente, na fase de grupos, a Alemanha e a França tinham terminado no 2.º lugar, em grupos comandados por Eslovénia e Bulgária: depois de vitórias tranquilas sobre Bélgica e Rep. Checa, a Eslovénia venceu a Alemanha, por 3-2, enquanto a Bulgária venceu, por 3-2, quer a França quer a Sérvia (outro forte candidato que ficou pelo caminho).

sábado, 4 de janeiro de 2020

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Últimos torneios de qualificação

Os últimos torneios de qualificação olímpica, na Europa, Ásia, África, América do Norte e Centro e América do Sul, vão começar a ser disputados a partir de amanhã, qualificando apenas o vencedor de cada torneio para Tóquio 2020.
Em Berlim, o torneio europeu masculino será disputado pelas seguintes seleções: Alemanha, Bélgica, Eslovénia, Rep. Checa (grupo A), Sérvia, França, Bulgária e Holanda (grupo B). Uma destas seleções europeias juntar-se-á às já apuradas Itália, Polónia, Rússia, Brasil, EUA, Argentina e Japão.
No sector feminino, o torneio europeu de qualificação decorrerá na Holanda, com as seguintes seleções: Polónia, Bulgária, Holanda, Azerbeijão (grupo A), Alemanha, Turquia, Bélgica e Croácia (grupo B). Uma destas seleções participará nos Jogos Olímpicos de Tóquio, juntamente com as já apuradas Sérvia, China, EUA, Brasil, Rússia, Itália e Japão.
O calendário e os resultados destes torneios podem ser acompanhados aqui.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Gondomar e Espinho recebem, em 2020, grandes eventos de voleibol e de voleibol de praia

Neste ano que agora começa, Portugal vai acolher grandes eventos de voleibol e de voleibol de praia. Em Gondomar, entre 24 e 28 de Junho, a selecção masculina de voleibol de Portugal irá competir na Challenger Cup, tentando regressar em 2021 à Liga das Nações (competição da qual foi despromovida em 2019). Assim, Portugal irá participar na Liga de Ouro Europeia, com a certeza de ter um lugar garantido na Challenger Cup.
No voleibol de praia, Espinho volta a receber, entre 15 e 19 de Julho, uma etapa de 4 estrelas do Circuito Mundial FIVB, com a participação de duplas portuguesas, masculinas e femininas, e algumas das melhores duplas mundiais.