segunda-feira, 15 de abril de 2013

Afinal os economistas sabem qual é a solução para Portugal

Uma das muitas anedotas usadas para criticar os economistas diz que um deles se encontrou numa ilha deserta com um engenheiro e um químico, tendo apenas uma lata fechada com comida. O engenheiro sugere um sistema de pesos e roldanas para abrir a lata, enquanto o químico pensa nos reagentes que possam dissolver a tampa. O economista resolve o problema concebendo um modelo que começa assim: "suponhamos que temos um abre-latas!"
[...]
Então qual a solução? Portugal mergulhou na crise passando 20 anos a fazer o contrário do que os economistas recomendam; não é provável que agora siga o que dizem. Mas se quiserem saber, a cura da crise é dieta no Estado e reestruturação da economia. A solução está em libertar as empresas e produção. Pode parecer estranho a quem só conhece anedotas, mas a boa teoria económica afirma que não há abre-latas fácil e a via para o progresso está na técnica, engenharia, química, etc.
João César das Neves, DN, hoje

Quanto a este excerto, há alguns reparos que gostaria de fazer. A saber:
a) O problema do químico é o reagente também "dissolver" a comida que está na lata!
b) O economista não resolve o problema de abrir a lata com um modelo!
c) Nem todos os economistas são bons ou recomendam o mesmo. Há 20 anos era 1.º ministro um economista. Há 7 anos que o presidente da República é um economista.
d) A cura e a solução propostas são muito vagas. É preciso propor medidas concretas.
e) É bom ver reconhecido que a via para o progresso está na técnica, engenharia, química. Mas só o reconhecimento não chega...

Sem comentários: