domingo, 28 de abril de 2013

Ribeirense e AVC são campeões nacionais femininos

O Ribeirense ganhou novamente ao Leixões (1-3, em Matosinhos) e sagrou-se campeão nacional da 1.ª divisão feminina. O AVC de Famalicão venceu a fase final concentrada, que decorreu no seu pavilhão, e sagrou-se campeão da 2.ª divisão. O Boavista era o grande favorito à subida de divisão, pois tinha vencido as duas fases anteriores, mas no sábado acabou derrotado pelo AVC, por 3-2 (neste jogo, as axadrezadas não puderam contar com a sua jogadora mais experiente, devido a lesão no jogo de 6.ª f).

Um grande feito para uma portuguesa de 59 anos

A atleta Conceição Grare, de 59 anos, alcançou hoje o nono lugar da classificação geral na Maratona de Madrid. Um grande feito para a atleta e para o atletismo português.

Xue e Zhang Xi triunfam em casa

A dupla chinesa Xue e Zhang Xi venceu o Open de Fuzhou, ao bater na final a dupla espanhola Liliana e Baquerizo, por 2-0.  No terceiro posto ficou a dupla alemã Holtwick e Semmler.
Todas estas duplas já se preparam para o 1.º Grand Slam da temporada, em Xangai, entre 30 de Abril e 5 de Maio.

sábado, 27 de abril de 2013

Título adiado para jogo na Luz

O Sp. Espinho venceu o Benfica, no segundo jogo da final, por 3-1, e adiou a decisão do título nacional para o pavilhão da Luz. O Benfica esteve neste jogo algo desconcentrado, como ficou bem evidente no último ponto do desafio: Honoré, que por sinal esteve demolidor no ataque no centro da rede, colocou a bola, num serviço simples, fora do campo. O Sp. Espinho esteve unido, sob a batuta de Miguel Maia e a irreverência de Filipe Pinto.

Rosenthal e Dalhausser são os primeiros vencedores da temporada

Rosenthal e Dalhausser são os vencedores da primeira etapa do Circuito mundial 2013, o Open de Fuzhou. Os norte-americanos (na foto) conseguiram, na meia-final, uma vitória dificílima sobre Ricardo e Álvaro Filho (2-1, com 20-18 no 3.o set) e, na final, sobre Nicolai e Lupo (2-0). A dupla brasileira ressentiu-se do esforço da meia-final e acabou derrotada diante de Huber e Seidl (2-0).

sexta-feira, 26 de abril de 2013

IPP e UM vencem campeonato universitário de voleibol

A Universidade da Beira Interior, na Covilhã, organizou os Campeonatos Nacionais Universitários 2013, que terminaram ontem. O Instituto Politécnico do Porto e a Universidade do Minho sagraram-se campeões nacionais universitários no voleibol masculino e no voleibol feminino, respectivamente. Curiosamente, a Universidade de Coimbra ficou no 2.º lugar nas duas competições.

Meias-finais do Open de Fuzhou

A primeira etapa do Circuito Mundial de voleibol de praia, o Open de Fuzhou, na China, entrou na fase decisiva. As meias-finais e a final masculina serão disputadas amanhã. Ricardo, que este ano faz dupla com o jovem Álvaro Filho, vai reencontrar como adversário o gigante Dalhausser (este ano com Rosenthal). Na outra meia-final, estão duas duplas inesperadas: Lupo/Nicolai e Huber/Seidl (os austríacos eliminaram desta prova duas duplas norte-americanas, entre as quais Rogers/Doherty - outro gigante, mais alto do que Dalhausser).
Na competição feminina, as meias-finais e a final serão disputadas no domingo. Xue e Zhang Xi são as favoritas e jogam em casa.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O segredo do Bayern de Munique

Esta semana, os bávaros despacharam o Barcelona, na 1.a mão das meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, por 4-0. O segredo para o bom desempenho da equipa alemã, pelos vistos, está no voleibol de praia, como se pode ver neste video.

domingo, 21 de abril de 2013

Pedro e Schmidt vencem última etapa do circuito brasileiro

Pedro Solberg e Bruno Schmidt venceram hoje a etapa de Brasília, última etapa do circuito Banco do Brasil 2013, a 3 dias do início do Circuito Mundial, na China. Na competição feminina, a vitória sorriu a Agatha e Bárbara Seixas.

sábado, 20 de abril de 2013

Benfica vence facilmente Sp. Espinho

O Benfica venceu hoje o Sp. Espinho, por 3-0, no 1.o jogo da final. Assim, os encarnados ficaram a uma vitória do título nacional, que pode acontecer, no próximo jogo, sábado, em Espinho. Pela forma como o Benfica dominou o jogo no pavilhão da Luz, parece que à quarta tentativa será de vez!

Franco termina carreira no voleibol de praia

Aos 46 anos, o brasileiro Franco resolveu colocar um ponto final na sua carreira de 24 anos no voleibol de praia. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) aproveitou a última etapa da temporada do Circuito Banco do Brasil, a decorrer até domingo em Brasília, para prestar uma homenagem ao veterano atleta. Franco, que começou em 1989, ao lado de Roberto Lopes, disputou, este ano, 6 etapas do circuito brasileiro, tendo alcançado na primeira etapa o 2.o lugar, ao lado de Bruno Schmidt. A longevidade no voleibol de praia, Franco explica-a com o apoio da família e a ausência de lesões mais sérias.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Porto vai receber o Campeonato do Mundo de voleibol de praia - sub-19

O Porto vai receber o Campeonato do Mundo de voleibol de praia, em sub-19, entre 11 e 14 de Julho. Este evento estava incialmente atribuído a Larnaka, no Chipre (a página da FIVB ainda divulga esta cidade como a organizadora), mas por motivos desconhecidos (suspeito que tenham a ver com dificuldades financeiras) acabou por vir parar ao nosso país. Assim, será mais uma excelente oportunidade para ver voleibol de praia de bom nível em Portugal. Lembro que, entre 23 e 28 de Julho, o Porto vai acolher o Campeonato Europeu Universitário de voleibol de praia. Um mês de Julho, no Porto, em cheio no voleibol de praia!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Afinal os economistas sabem qual é a solução para Portugal

Uma das muitas anedotas usadas para criticar os economistas diz que um deles se encontrou numa ilha deserta com um engenheiro e um químico, tendo apenas uma lata fechada com comida. O engenheiro sugere um sistema de pesos e roldanas para abrir a lata, enquanto o químico pensa nos reagentes que possam dissolver a tampa. O economista resolve o problema concebendo um modelo que começa assim: "suponhamos que temos um abre-latas!"
[...]
Então qual a solução? Portugal mergulhou na crise passando 20 anos a fazer o contrário do que os economistas recomendam; não é provável que agora siga o que dizem. Mas se quiserem saber, a cura da crise é dieta no Estado e reestruturação da economia. A solução está em libertar as empresas e produção. Pode parecer estranho a quem só conhece anedotas, mas a boa teoria económica afirma que não há abre-latas fácil e a via para o progresso está na técnica, engenharia, química, etc.
João César das Neves, DN, hoje

Quanto a este excerto, há alguns reparos que gostaria de fazer. A saber:
a) O problema do químico é o reagente também "dissolver" a comida que está na lata!
b) O economista não resolve o problema de abrir a lata com um modelo!
c) Nem todos os economistas são bons ou recomendam o mesmo. Há 20 anos era 1.º ministro um economista. Há 7 anos que o presidente da República é um economista.
d) A cura e a solução propostas são muito vagas. É preciso propor medidas concretas.
e) É bom ver reconhecido que a via para o progresso está na técnica, engenharia, química. Mas só o reconhecimento não chega...

domingo, 14 de abril de 2013

Ribeirense e Leixões disputam título feminino

Nas duas últimas jornadas disputadas este fim de semana, o Gueifães foi a Matosinhos vencer o Leixões, em ambos os jogos por 2-3. Mesmo assim, o Leixões terminou a 2.a fase em 2.o lugar, com mais dois pontos do que o Gueifães, e por isso vai disputar a final com o Ribeirense.

sábado, 13 de abril de 2013

Benfica ou Sp. Espinho: uma destas equipas será campeã nacional

A final para decidir o campeão nacional será disputada entre o Benfica e o Sp. Espinho. Conforme se previa, o Sp. Espinho bateu o Esmoriz (3-0) e garantiu um lugar na final, a disputar à melhor de 3 jogos. Nas últimas três temporadas, o Benfica chegou à final como favorito, mas foi derrotado: em 2009/2010 e em 2011/2012, pelo Sp. Espinho e em 2010/2011, pela Fonte do Bastardo.

domingo, 7 de abril de 2013

Benfica na final, à espera do Sp. Espinho

Depois da vitória, ontem, da Fonte do Bastardo em Espinho (2-3), a jornada de hoje (a penúltima da 2.ª fase) do Campeonato Nacional da 1.ª divisão trouxe a vitória do Benfica sobre a Fonte do Bastardo (3-2) e a vitória fora de casa do Sp. Espinho sobre o Castêlo da Maia (2-3). Assim, o Benfica assegurou já um lugar na final e o Sp. de Espinho ficou em excelente posição para chegar à final, pois ocupa o 2.º lugar, com mais um ponto do que a equipa açoriana. Na última jornada, o Sp. Espinho vai receber o Esmoriz, último classificado desta fase, só com derrotas, e em caso de vitória assegura um lugar na final. A Fonte do Bastardo receberá o Castêlo da Maia.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sport TV lança canal Modalidades

A Sport TV vai lançar um canal exclusivo para as  modalidades desportivas ditas amadoras. Neste novo canal, que deverá começar a emitir brevemente, o futebol será excluído. Dado o interesse reduzido da maioria dos portugueses pelas modalidades desportivas que não o futebol, a Sport TV Modalidades apostará numa programação atractiva, com comentários feitos por especialistas sonantes, como por exemplo: o ex-primeiro ministro José Sócrates (narrará as suas proezas no "jogging"), Marques Mendes (comentará o golfe) e Marcelo Rebelo de Sousa (abordará as restantes modalidades). Os comentadores terão custo zero para o canal.

Actualização: Claro que ninguém acreditou que o Prof. Marcelo pudesse comentar um jogo de voleibol!