domingo, 31 de março de 2013

JJ acredita no título nacional

"O treinador do Benfica, JJ, acredita que o Benfica será Campeão Nacional, esta época".
Claro que a maior parte dos leitores vai julgar tratar-se de Jorge Jesus, treinador de futebol, mas também pode ser José Jardim, treinador de voleibol do clube da Luz.

sábado, 30 de março de 2013

Ribeirense conquista Taça de Portugal

A equipa açoriana do Ribeirense conquistou, hoje, a Taça de Portugal, em femininos, ao bater, na final, o Gueifães, por 3-1. No historial da Taça de Portugal, existe uma vitória para uma equipa feminina do CDUP.

sábado, 23 de março de 2013

Fonte do Bastardo conquista Taça de Portugal

A equipa açoriana do Fonte do Bastardo conquistou, pela primeira vez no seu historial, a Taça de Portugal, ao bater, na final disputada hoje em Coimbra, o V. Guimarães, a equipa que surpreendentemente tinha eliminado o Benfica, por 3-0.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Portugal substitui Egipto na Liga Mundial

A FIVB anunciou hoje a inclusão de Portugal na Liga Mundial 2013, em substituição do Egipto (mais uma vez, a instabilidade neste país africano a ditar a sorte de Portugal). Portugal, que assim abandona a Liga Europeia 2013, ficará integrado no grupo C, conjuntamente com o Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda e Japão. Só o vencedor deste grupo terá lugar na fase final da Liga Mundial.
Actualização: Portugal defrontará o Japão (29 e 30 de Junho) e a Coreia do Sul (6 e 7 de Julho), em Guimarães.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Há Educação contra os professores?

Afirma o lugar-comum que não existe Educação sem alunos e que as escolas só fazem sentido em função dos alunos. É verdade, mas essa também é uma concepção redutora e truncada do processo educativo. Porque parece tornar os professores meros acessórios, dispensáveis, intermutáveis, peças simples de uma engrenagem, recursos dispendiosos que se podem sacrificar sem perda especial ou remorso particular.
[...]
Dizem que é preciso partirem mais 10.000 [professores] das escolas, que é para salvar o país.
Que país?
Que país existe depois de tudo isto?
Um país de campos de golfe, concertos de Verão, ministros equivalente, nomeações de coleguinhas da senhora ministra, liberais de aviário, escondidos em gabinetes, sorvendo subsídios em nome de um empreendedorismo medido em semestres.
[...]
Se a Educação não existe sem alunos, será que existirá contra os professores?

Paulo Guinote, in "Público"

domingo, 17 de março de 2013

Novosibirsk é o novo campeão europeu


Houve surpresa na final da Liga dos Campeões Masculinos (fotos: CEV). A equipa russa do Novosibirsk, jogando em casa, com o apoio de 5000 adeptos, conseguiu o título europeu, ao bater, numa final dramática que durou 2h30m, o Cuneo, por 3-2. A equipa italiana ainda resistiu a 3 bolas de jogo no 5.º set (para igualar a 14), mas a sorte acabou por sorrir à equipa russa (16-14) que teve no sueco Marcus Nilsson o seu jogador mais eficaz.
O Zenit Kazan assegurou o 3.º lugar, ao vencer a equipa polaca do Zaksa, por 3-1.

sábado, 16 de março de 2013

Benfica vence em Espinho

No jogo entre candidatos ao título nacional, o Benfica venceu o Sp. Espinho, por 1-3. Desta forma, o Benfica reforçou a liderança, tendo uma vantagem de 4 pontos sobre o seu adversário de hoje.

Final Four da Liga dos Campeões masculinos

Nas semifinais da Final Four da Liga dos Campeões Masculinos, disputadas hoje em Omsk, na Rússia, perto da Sibéria, foi necessário recorrer ao 5.º set para encontrar os vencedores. Assim, a final principal de domingo será disputada entre Cuneo e Novosibirsk, enquanto Zenit e Zaksa disputarão o 3.º lugar.

domingo, 10 de março de 2013

Vakifbank vence Liga dos Campeões femininos

O título europeu ficou em casa, na Turquia. O Vakifbank venceu, em Istambul, perante 6000 espectadores (a maioria, adeptos turcos), a final da Liga dos Campeões femininos, vencendo o Rabita Baku, por 3-0. Curiosa a progressão (3 pontos) dos parciais da equipa do Azerbeijão: 17 pontos no 1.º set; 20, no 2.º e 23, no 3.º set.
No 3.º lugar ficou a equipa italiana do Busto Arsizio, que venceu o Galatassaray, por 3-2.
No próximo fim de semana, é a vez da competição masculina da Liga dos Campeões. Na Rússia, duas equipas russas (defrontam-se nas semifinais), uma italiana e outra polaca perseguem o título.

Química explosiva

Requisitei, na secção juvenil da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, um livro intitulado "Química explosiva" (do inglês, "Chemical Chaos"), escrito por Nick Arnold. Como refere o autor, neste livro pode-se "conhecer os segredos de alguns químicos malucos e das suas não menos estranhas descobertas". Uma das histórias relatadas no livro é a de Sir Martin Frobisher (1537-1596) que encontrou, no deserto de gelo da ilha de Buffin, rocha dourada. Como um alquimista lhe disse que se tratava de ouro, Frobisher voltou à ilha e trouxe, de uma vez, 180 toneladas de rocha dourada e, noutra expedição, 1180 toneladas. Foi então que se descobriu tratar-se de pirite, que ficou conhecida como o ouro dos tolos.
Contudo, a história mais surpreendente não foi escrita por Nick Arnold. Passo a contar: no verso da capa deste livro, encontrei a seguinte mensagem, escrita com uma boa caligrafia: "91989.... Gatinha procura-se, sou bonito e muito bom rapaz :)". Quem se lembraria de utilizar um livro de Química para procurar um animal felino?

sábado, 9 de março de 2013

Final Four feminina da Liga dos Campeões

Está a decorrer, este fim de semana, em Istambul, a Final Four da competição feminina da Liga dos Campeões. As semifinais foram disputadas hoje, tendo saído vitoriosas as equipas do Rabita Baku e do Vakifbank Istambul. Enquanto o Rabita precisou de 5 sets para ultrapassar o Busto Arsizio, o Vakifbank venceu outra equipa de Istambul, pela margem máxima. Amanhã, saber-se-á se o título fica na Turquia ou se vai para o Azerbeijão.