quinta-feira, 31 de maio de 2012

Campeonato Europeu de Voleibol de praia na Holanda

Está a decorrer, em Haia, na Holanda, o Campeonato Europeu de Voleibol de praia, em masculinos e em femininos. Portugal não está representado por qualquer equipa. Os resultados podem ser acompanhados aqui.

domingo, 27 de maio de 2012

Leixões revalida título de juniores femininos

Na Final 8 de juniores femininos disputada este fim de semana, em Lisboa, e organizada pela Universidade Lusófona, o Leixões revalidou o título de Campeão Nacional, ao vencer, na final, o Sp. Braga, por 3-0 (ver aqui).

Ricardo e Cunha vencem em Praga

Ricardo e Cunha venceram o Open de Praga, ao derrotar, na final, Alison e Emanuel, por 2-1. Em 3.º lugar ficou a dupla norte-americana Rogers e Dalhausser (que tinha caído na meia-final frente a Ricardo e Cunha).

3 derrotas para Portugal em 3 jogos

Portugal voltou a perder, esta manhã, frente à Argentina por 3-0. No 1.º fim de semana de competição na Liga Mundial, Portugal sofreu 3 derrotas, tal como à partida era previsível. Atendendo aos poucos dias de trabalho da selecção nacional e à integração de novos jogadores (João José, Hugo Gaspar e Flávio Cruz, entre outros, tiveram dispensa desta competição), ainda é cedo para se perceber o que o novo seleccionador, o italiano Gulinelli, poderá trazer para o voleibol português.
De 15 a 17 de Junho, Buenos Aires receberá as equipas deste grupo D. No 3.º fim de semana de competição, de 22 a 24 de Junho, em Guimarães, será de esperar uma resposta mais consentânea com o valor do conjunto luso.
No outro jogo, a Bulgária venceu a Alemanha, por 3-1, e assim estão 3 equipas com os mesmos pontos (6) no topo da classificação do grupo D. Portugl não somou qualquer ponto.

Clube K vence 1.º jogo da final da 2.ª divisão

O Clube K venceu o Oeiras, por 3-1, no 1.º jogo da final da 2.ª divisão. Este jogo foi disputado nos Açores (ver imagens, no blog deste clube), estando o próximo marcado para Oeiras, no dia 3 de Junho. Caso vença o 2.º jogo, o Clube K subirá de divisão.

sábado, 26 de maio de 2012

Braga Romana 2012

Até domingo, Braga acolhe mais uma edição da Braga Romana. Na 6.ª f, à noite, houve um desfile muito concorrido (fotos), com a participação de várias escolas do concelho. Por estes dias, há muita animação nas ruas de Braga.

Portugal perde novamente

Portugal perdeu frente à Bulgária, por 3-0. A história deste jogo foi parecida com a do jogo de ontem: 1.º set renhido, mas depois os restantes muito desequilibrados (25-12, no 3.º set).
A Alemanha bateu a Argentina, por 3-0.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A estreia de Portugal na Liga Mundial 2012

Portugal estreou-se na Liga Mundial 2012 com uma derrota frente à equipa anfitriã, a Alemanha, por 3-0. Apenas no 1.º set, Portugal conseguiu responder à altura dos germânicos (terminou com 25-23). Nos outros sets, Portugal terminou com menos de 20 pontos.
No outro jogo do dia, a Argentina venceu a Bulgária, por 3-0. No sábado, uma das selecções derrotadas na jornada inaugural festejará uma vitória.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Open de Praga num court de ténis

Na 1.ª participação numa prova do Circuito Mundial, nesta temporada, Pedrosa e Simões foram eliminados por uma dupla cazaque, na ronda inaugural da fase de qualificação do Open de Praga. Os resultados podem ser consultados aqui.
Este Open disputa-se num estádio de ténis, cujo court central foi coberto por areia (ver foto em baixo). Assim, é voleibol na areia e não voleibol de praia.

domingo, 20 de maio de 2012

Arrancou a Liga Mundial 2012

Arrancou, neste fim de semana, a Liga Mundial 2012, com a realização de 3 jogos em 3 dias. Dos quatro grupos de competição, apenas o grupo de Portugal (o grupo D, que inclui também a Alemanha, a Argentina e a Bulgária) ainda não começou. No Grupo B, o Brasil claudicou na negra em dois jogos: um frente à Polónia e o outro, mais surpreendente, frente ao Canadá. No Grupo C, a Itália revelou estar em boa forma, ao vencer os 3 jogos. A Itália foi a única selecção imbatível, neste fim de semana, tendo vencido os EUA pela margem máxima.

Um F-R-A para a Académica de Coimbra

Um F-R-A para a Académica de Coimbra, pela conquista da Taça de Portugal em futebol.
PS - Não estive no Jamor, mas a minha capa académica esteve lá e deu sorte aos "estudantes".

sábado, 19 de maio de 2012

Noruega e Polónia estão mais perto de Londres

A Noruega venceu a semifinal disputada na Suíça e garantiu um lugar na final de qualificação olímpica do voleibol de praia, a disputar na Turquia, em Junho. A Rússia, a selecção que afastou Portugal, também não foi longe, sendo afastada pela Suíça. Na decisão da medalha de ouro, a Suíça perdeu frente à Noruega. Na outra semifinal, a selecção apurada foi a Polónia que venceu na última ronda a Suécia (que tinha afastado a Espanha).
Na competição feminina, as vencedoras foram as duplas de Grã-Bretanha e da Rep. Checa.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Momentos dos Jogos Olímpicos

Hoje, a 70 dias do início dos Jogos Olímpicos de Londres, reparei que o jornal espanhol "Marca" oferece, no seu sítio, uma rubrica interessante intitulada "A caminho de Londres". Na série "Momentos dos Jogos", são lembrados alguns episódios históricos marcantes, como os Atentados de Munique (em 1972) ou o controlo anti-doping positivo de Ben Johnson (em 1998).
Por cá, a atenção está centrada no Campeonato da Europa de futebol. Pouca atenção tem sido dada aos atletas portugueses apurados para Londres 2012 e aos que fizeram história (lembro aqui António Leitão). Não seria interessante se a RTP promovesse um programa para divulgar as imagens que dispõe, em arquivo, sobre a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos?

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Portugal afastado pela Rússia, no torneio de qualificação olímpica

Portugal perdeu, nos quartos-de-final, frente à Rússia, por 3-1, e ficou pelo caminho na 1.ª ronda do torneio de qualificação olímpica, que decorre na Suíça. Ainda assim, Rosas e Moreira cometeram a proeza de vencer um jogo aos russos.
Eis os resultados:
Barsouk-Semenov RUS Simoes-Pedrosa POR 2-0 (21-14, 21-11)
Prokopiev-Bogatov RUS Rosas-R. Moreira POR 0-2 (18-21, 17-21)
Barsouk-Semenov RUS Rosas-R. Moreira POR 2-0 (21-16, 21-15)
Prokopiev-Bogatov RUS Simoes-Pedrosa POR 2-0 (21-10, 21-14)

terça-feira, 15 de maio de 2012

"Processo revolucionário em curso", por Pedro Lomba

Pedro Lomba, na última página do "Público" de hoje: Na semana passada, duas das melhores universidades americanas, Harvard e MIT, anunciaram um programa milionário que lhes permitirá ensinar cursos através da Internet leccionados pelos seus melhores professores". [...] Aqueles que frequentarem os cursos terão direito a diploma e certificado. Seguirão as aulas nos seus computadores; reunirão com os professores e tutores no skype; entregarão trabalhos e exames por email. 
[...] Não é possível garantir que os cursos online tenham, de facto, êxito. O ensino depende de relações pessoais, toda uma interacção gerada dentro de uma sala de aula. E receber aulas de Harvard não é a mesma coisa do que estar em Harvard. Muita coisa se irá perder nestas salas virtuais.
Ainda assim, é bastante provável que este seja um processo revolucionário em curso. Imaginem os professores que conseguem captar a atenção de milhões? Passarão eles a ser os mais cobiçados [creio que o ponto de interrogação devia estar aqui e não na frase anterior]. Imaginem um aluno que pensa "por que é que hei-de ir para esta ou aquela universidade quando posso ir para Harvard sem sair de Lisboa?".

Mais uma pergunta: Será só imaginação ou será realidade num futuro próximo? O tempo dirá se algum dia veremos um professor a conseguir captar a atenção de milhões de alunos. É que actualmente muitos professores esforçam-se para captar a atenção de meia dúzia de alunos...
Já os alunos também podem pensar "por que hei-de ficar em casa em Lisboa, a tirar um curso pela Internet, quando posso ir para uma Universidade e aproveitar a vida académica?".

domingo, 13 de maio de 2012

Portugal disputa semifinal na qualificação olímpica de voleibol de praia

Portugal, representado pelas duplas Simões/Pedrosa e Rosas/Moreira, vai disputar na Suíça, entre 17 e 19 de Maio, um torneio europeu de apuramento olímpico de voleibol de praia. Os adversários de Portugal são a Suíça, a Rússia, a Itália, a Noruega, a Rep. Checa, a Grécia e a Ucrânia. Portugal precisa de vencer este torneio para se apurar para a final que decidirá o país que terá um lugar nos Jogos. Uma missão impossível para Portugal...

Itália e Turquia apuradas para Londres 2012

A selecção masculina de Itália e a feminina da Turquia venceram os respectivos torneios de apuramento olímpico CEV e irão participar nos Jogos Olímpicos de Londres. A Itália venceu, na final, a Alemanha, por 3-2 (esteve a vencer 2-0), enquanto a Bulgária ficou em 3.º lugar. No início de Junho, nos últimos torneios de apuramento olímpico, a Alemanha volta a ter oportunidade de garantir um lugar para os Jogos, mas para isso tem de vencer o grupo que inclui Cuba. A Bulgária também tem outra oportunidade e a tarefa parece bem mais fácil (apenas a França poderá fazer frente). A Sérvia terá de vencer no Japão. As selecções já apuradas estão aqui.

Nummerdor e Schuil vencem em Pequim

Os holandeses Nummerdor e Schuil venceram o Grand Slam de Pequim, ao derrotar, na final, a dupla sensação Lupo e Nicolai, por 2-0. Os italianos derrotaram, para além de Rogers e Dalhausser, na 1.ª ronda, Alison e Emanuel (2-0), na semi-final. Esta dupla brasileira acabaria o 2.º Grand Slam da temporada em 3.º lugar .

sábado, 12 de maio de 2012

Radiohead - The King Of Limbs From The Basement [Full Show + Sup...



De "Little by little" (aos 15 min.) e "Codex" (20 min) a "Supercollider" (55 min), 1 h de música sem grandes variações, mas que encanta pela sonoridade instrumental e pela voz de Thom Yorke.

Larissa/Juliana e Lupo/Nicolai, as duplas em destaque em Pequim

Larissa e Juliana venceram o Grand Slam de Pequim, conseguindo a 1.ª vitória desta temporada. Para isso, as brasileiras bateram, na final, as italianas Cicolari e Menegatti, por 2-0.
Na competição masculina, o destaque vai, indiscutivelmente, para os italianos Lupo e Nicolai, que afastaram, na 1.ª ronda de eliminatórias, Rogers e Dalhausser e marcam presença nas semi-finais de amanhã, defrontando Alison e Emanuel.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Circuito Mundial continua na China, agora em Pequim

Arrancou hoje o torneio primcipal feminino do Grand Slam de Pequim. Também hoje disputou-se o torneio de qualificação masculino.

domingo, 6 de maio de 2012

Sp. Espinho e Ribeirense são campeões nacionais

O Sp. Espinho e o Ribeirense sagraram-se campeões nacionais 2011/2012. O Sp. Espinho, contra todas as previsões, foi vencer o Benfica, por 2-3, no 3.º jogo disputado no pavilhão da Luz. Os tigres estiveram a vencer por 0-2, sofreram o empate, em dois parciais muito desnivelados, mas acabaram por triunfar na negra, por 13-15.
Nos Açores, a equipa feminina do Ribeirense venceu o Gueifães, por 3-2, no 3.º e decisivo jogo. O Ribeirense revalida assim o título nacional (ver, na caixa ao lado, a lista dos campeões nacionais de voleibol desde 2000).
Na final de juniores masculinos, disputada em Vila do Conde, a malapata deste ano do Benfica continuou. Os encarnados estiveram perto do título, mas no fim o Vilacondense levou a melhor (3-1) (imagens do jogo aqui).

sábado, 5 de maio de 2012

Xue e Zhang Xi vencem 1.º Grand Slam da temporada

Xue e Zhang Xi  venceram o Grand Slam de Xangai, ao bater, na final, Talita e Antoneli, por 2-0. A dupla chinesa venceu assim duas etapas seguidas do Circuito Mundial. O 3.º lugar foi garantido por Larissa e Juliana.
Na competição masculina, Alison/ Emanuel foram afastados da discussão dos primeiros lugares, mas Rogers e Dalhausser estão nas semi-finais.
Actualização: Rogers e Dalhausser venceram, na final, em Xangai, os compatriotas Gibb e Rosenthal, por 2-1.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

8 casos de doping no voleibol português em 2011

O voleibol foi, a seguir ao futebol (12 casos, sendo metade relacionados com consumo de drogas sociais), a modalidade com o maior número de casos de doping (8) detectados durante o ano de 2011, em Portugal, indicam dados revelados ontem pela Autoridade Antidopagem de Portugal (Adop). No entanto, das 3200 amostras analisadas em 2011, 1097 dizem respeito ao futebol e menos de 200 (o n.º não foi divulgado) ao voleibol.
De facto, é importante passar a mensagem que o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, passou: "A dopagem é uma matéria muito séria e importante. O doping é o cancro do desporto".

terça-feira, 1 de maio de 2012

Só no 3.º jogo teremos campeão

Na Nave Desportiva de Espinho "a rebentar pelas costuras", o Sp. Espinho venceu, ontem, o Benfica, por 3-1, no 2.º jogo da final de voleibol masculino. Assim, só no próximo sábado, no pavilhão da Luz, será encontrado o campeão nacional deste ano.

Circuito Mundial está em Xangai

Está a decorrer, em Xangai, o 1.º Grand Slam do Circuito Mundial de voleibol de praia Swatch-FIVB 2012. Na competição feminina, já se disputou a fase de qualificação, tendo as duplas mais cotadas continuado em prova ( a única excepção foi Akers e Hochevar). Na competição masculina, só amanhã disputar-se-á a fase de qualificação. Hoje, Benjamin e Bruno garantiram uma vaga nessa fase ao ultrapassar Harley e Evandro.