terça-feira, 28 de junho de 2011

Maia e Rosas estreiam-se este ano em Stavanger

Maia e Rosas vão disputar amanhã a difícil fase de qualificação do Grand Slam de Stavanger, na Noruega.
Actualização: A dupla portuguesa foi afastada da prova na 1.ª ronda da fase de qualificação, ao perder com os austríacos Doppler e Mellitzer, por 2-0. Esta dupla austríaca foi eliminada da competição na 2.ª ronda, pelos irmãos italianos Ingrosso.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como algumas empresas se livram de alguns resíduos, em Portugal

É ilegal, mas acontece frequentemente. Ainda hoje de manhã, em plena A3, quando me aproximei de um veículo pesado que transportava resíduos, cobertos deficientemente por uma lona, apanhei com uma saraivada de pequenos resíduos na minha viatura. Afastei-me de imediato e tentei avisar o condutor da viatura pesada, mas ele não viu (ou fingiu não ver). Desta forma, a quantidade de resíduos que chega ao local de descarga é bem menor...

Roberto e Kibinho vencem 1.ª etapa do Circuito Nacional

Roberto Reis (regressado de uma lesão) e Kibinho venceram a etapa de Pombal do Circuito Nacional 2011, ao baterem, na final, Pedrosa e Brízida, por 2-0. Em femininos, a vitória coube a Juliana e Freches, que venceram, na final, Francisca e Sofia. Esta etapa foi disputada num sistema competitivo similar aos Grand Slam do Circuito Mundial. Amares também vai acolher uma etapa do Circuito nacional, entre 22 e 24 de Julho.

domingo, 26 de junho de 2011

Washed Out - Eyes Be Closed (not the video)



Grande M., sempre na crista da onda...

Portugal perde com a Sérvia

Portugal perdeu, hoje, com a Sérvia, por 2-3. A Finlândia cometeu a proeza de vencer a Argentina, por 1-3 (no outro jogo, os finlandeses perderam na negra) e distanciou-se do último lugar e de Portugal.


Actualização: No 2.º jogo, Portugal saiu derrotado por 1-3. Os dois piores últimos classificados não têm lugar garantido na Liga Mundial do próximo ano (o Porto Rico é uma das equipas; Portugal ou França é a outra, uma vez que o Japão não conta).
PS-A foto mostra a dificuldade de Portugal em jogar pelo centro da rede. A sintonia entre o distribuidor e os centrais não tem sido a melhor nestes jogos da Liga Mundial, o que leva a que o central surja em posições um pouco ortodoxas para atacar a bola.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Argentina foi demasiado forte para Portugal

Portugal perdeu os dois jogos em solo argentino: 3-1 e 3-0. Com estas derrotas e a vitória da Finlândia sobre a Sérvia (3-2, depois da derrota pelo mesmo parcial), Portugal desceu ao último lugar do grupo C.

sábado, 18 de junho de 2011

Argentina-Portugal

Depois da viagem atribulada até à Argentina, Portugal defronta na madrugada de hoje (1 h, em Portugal) o líder incontestado do grupo C, da Liga Mundial. No domingo, efectuará o 2.º jogo, às 22 h (hora em Portugal).

As finais no Campeonato do Mundo

Na competição masculina, Brink e Reckermann afastaram Rogers e Dalhausser desta prova, mas vão ter na semifinal de hoje à noite um osso duro de roer: Emanuel e Alison.
Na competição feminina, tudo parece conjugar-se para uma final entre Juliana/Larissa e Walsh/May-Treanor.
Actualização: Emanuel e Alison venceram facilmente, na final, os seus compatriotas Márcio e Ricardo, enquanto Larissa e Juliana suaram para vencer Walsh e May-Treanor (2-1, com 16-14, no 3.º set).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fotos excelentes do Campeonato do Mundo




A competição feminina do Campeonato do Mundo, que decorre em Itália, entrou hoje na fase de eliminatórias. O sítio da FIVB tem divulgado imensas fotos desta competição, uma boa forma de promover a modalidade.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Campeonatos do Mundo em Itália

Depois de terem terminado, no passado sábado, o Grand Slam de Pequim, as principais duplas do mundo rumaram a Roma para aí disputar os Campeonatos do Mundo. Hoje mesmo começou a fase de grupos da competição masculina (resultados aqui) e da feminina (resultados aqui). Portugal não tem qualquer dupla a participar, enquanto os angolanos Morais e Silva representam o continente africano (terão o privilégio de defrontar Rogers e Dalhausser).

sábado, 11 de junho de 2011

Brasil vence EUA

O Brasil venceu os EUA, por 3-1, em jogo a contar para o grupo A da Liga Mundial. Os jogos entre estas duas selecções são sempre empolgantes.
Actualização: No 2.º jogo, os EUA retribuíram ao Brasil a derrota, por 1-3, com 24-26 no 4.º set.

De 2-3 a 3-0, na Sérvia

Portugal começou da melhor forma a dupla jornada na Sérvia, ao vencer na sexta-feira à noite, por 2-3. Contudo, hoje, a selecção portuguesa esteve mal e acabou derrotada pela margem máxima. Portugal teve a vitória no 1.º set perfeitamente ao alcance, mas acabou por desperdiçar 2 bolas de set. Esta reviravolta sérvia retirou confiança aos jogadores portugueses para o resto do jogo.
A Argentina conquistou 6 pontos na Finlândia.

Alison/Emanuel e Walsh/May-Treanor vencem 1.º Grand Slam de 2011

Alison e Emanuel venceram, na final, Brinck e Reckermann, por 2-1. Em 3.º lugar ficou Heusher e Bellaguarda, uma nova dupla suíça com bons resultados neste início de temporada. Rogers e Dalhausser tiveram de abandonar devido a lesão.
Na competição feminina, Walsh e May-Treanor venceram, na final, Holtwick e Semmler, a dupla alemã que afastou Juliana e Larissa desta prova, na 1.ª eliminatória. Ross e Kessy conquistaram o 3.º lugar.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estupidez - Resposta a Paulo Varela Gomes

"...o procedimento científico é o seguinte: suponhamos que o leitor está a ver uma parede à sua frente. Olha, aprecia e determina: é uma parede. Mas um cientista não pode fazer isso. Tem que provar. Uma solução é dar uma grande cabeçada no objecto (...). Sem este método experimental não há ciência. Uma vez partida a cabeça, é preciso testar outra vez, porque uma prova não chega. Arranja-se mais um valente lenho na testa e já se pode publicar um artiguito numa revista internacional, dessas, das certificadas. (...)
Isto é assim nas ciências exactas (...)"
Este exemplo apresentado por Paulo Varela Gomes ("Estupidez", Público, 4 Junho) dá vontade de rir, mas, na minha opinião, não traduz o que se passa na Ciência.
1.º, seria fantástico se todos os "leitores" vissem a verdade científica: "é uma parede". Perante uma parede, uns vêem um muro, outros, um poste, outros, uma porta, etc.
2.º, O método utilizado ("a cabeçada") para provar que é uma parede não serve. Os cientistas têm de encontrar um método adequado, para conseguirem dar uma resposta fiável. "À cabeçada", a resposta tanto poderia ser um muro, um poste, uma porta, etc.

Ministra brasileira do Meio Ambiente dixit

"Não sou eco-histérica, nem biodesagradável. Mas sou uma cidadã consciente."
Izabella Teixeira, Público de domingo

Grand Slam de Pequim



Arrancou hoje o torneio principal do Grand Slam de Pequim. Os resultados da competição masculina (aqui) e os resultados da competição feminina (aqui) ainda não ditaram grandes surpresas. Walsh e May-Treanor perderam o 2.º jogo frente a Akers e Branagh, mas isso não pode ser considerado um resultado inesperado, pois May-Treanor está a regressar à competição, após lesão. Ainda não há duplas portuguesas em competição.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A teoria e a prática

Em teoria, a teoria é igual à prática, mas na prática não.
Yogi Berra, antigo jogador de basebol

sábado, 4 de junho de 2011

Everybody loves the sunshine

Hoje de manhã, ouvi na Antena 3 dois temas fabulosos, em sequência:
- Erykah Badu, "Didn't Cha know";
- Seu Jorge and Almaz, "Everybody loves the sunshine".

Dupla derrota com a Argentina

O melhor que Portugal conseguiu foi vencer um set no jogo de hoje frente à Argentina. Ontem, Portugal foi derrotado pela margem máxima, enquanto hoje os voleibolistas portugueses deram mais luta e venceram mesmo o 3.º set, por 25-14. Estranho: a diferença mais acentuada nos parciais foi alcançada pela equipa vencida.
A Finlândia ganhou o 1.º jogo à Sérvia (1-3), mas perdeu o 2.º por 3-0.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Circuito nacional com apenas 4 etapas

O circuito nacional de voleibol de praia 2011 será constituído por apenas 4 etapas. A 1.ª etapa decorrerá em Pombal, numa praça de touros "transformada", de 24 a 26 de Junho. Em Canidelo disputar-se-á a 2.ª etapa de 8 a 10 de Julho, enquanto o Porto receberá a seguinte, de 29 a 31 de Julho. A etapa final decorrerá em Macedo de Cavaleiros, de 12 a 14 de Agosto.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Portugal-Argentina

Amanhã, às 21h30m, Portugal vai defrontar a Argentina, no 2.º jogo da Liga Mundial. No sábado, às 16 h, decorrerá o 2.º jogo. Entre os dois jogos há poucas horas de diferença, horas que são importantes para a recuperação física dos atletas. O facto do 1.º jogo ser às 21h30m poderá levar o jogo a terminar perto da meia-noite, caso sejam disputados 5 sets. Por isso, quem agendou este jogo para esta hora ou é optimista (Portugal vence por 3-0) ou pessimista (perde por 0-3).