sábado, 30 de abril de 2011

Made in Portugal

Aqui estão vários exemplos de boa música feita, recentemente, em Portugal:
- Amor electro, "A máquina";
- Susana Félix, "Bem-vindo";
- Lúcia Moniz, "Play a sound to me";
- The Gift, "RGB"
- Norton, "Two points";
- Mesa, "Vício de ti";
- X-Wife, "Keep on dancing".

Fonte do Bastardo-Benfica, em directo

É possível acompanhar, em directo, o jogo importante entre o Fonte do Bastardo e o Benfica, no sítio da RTP Açores.
O Benfica venceu o 1.º set, por 16-25. O Fonte do Bastardo venceu o 2.º set, por 25-21. A equipa açoriana venceu o 3.º set, por 25-23. Finalmente, o 4.º set terminou com 25-23. O Fonte do Bastardo venceu pela 2.ª vez o Benfica, por 3-1, e é o novo campeão nacional.
Parabéns à equipa da Praia da Vitória (aos jogadores, ao treinador Alexandre Afonso e ao seu adjunto, Domingos Paulo) pela conquista do título. Os Açores, o arquipélago onde se começou a praticar o voleibol no nosso país, têm agora um campeão nacional de voleibol.
PS - O medo de falhar tolheu o Benfica. Como a equipa que mais tinha investido para chegar ao título e que tinha dominado as anteriores fases do campeonato, o Benfica acusou nestes dois jogos da final a responsabilidade. Já a equipa açoriana vinha de uma 2.ª fase em crescendo e encarou o 1.º jogo da final, com descontracção e sem nada a perder. Como acabou por vencer esse jogo, para o 2.º jogo, bastou acreditar e contar com o extraordinário apoio do público açoriano.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cenas do casamento real...daqui a 10 anos

(...)
Eu levo o Roiroi, a cadeirinha está no Roiroi e o carrinho está lá, vou ao pediatra com o Barnaby, está outra vez com febre.
- Está nada com febre, estás sempre a imaginar doenças no puto. Estás com febre Barnaby?
- Podias ao menos levantar-te do sofá e ver por ti próprio!
- Parece-me bem daqui. Não estás bem dumbinho?
- Não lhe chames 'dumbo', a culpa dele ter as orelhas assim é do teu lado da família!
- Em compensação tem a tua inteligência, ainda ontem o apanhei a comer sabão de máquina na dispensa da cozinha! Estava a espumar da boca!
- Tenho de ir. Tomas conta da Didi? Está a dormir agora mas não te esqueças, daqui a meia hora tens de lhe dar a papa.
- Se ela está a dormir deixa-a a dormir, já te disse que...
- NÃO! ELA COME A HORAS CERTAS PORRA WILLY!
- Boa, está a chorar, boa Kate, boa, acordaste-a!
- Vai lá tu! Eu vou andando! E não te esqueças de ir ver o correio, estou à espera do catálogo do IKEA e da La Redoute há séculos, toda gente já tem!
- Já fui hoje de manhã quando fui passear o Churchil.
- E então?
- Nada, o costume, contas, cartas do banco, ameaças da Al Qaeda, publicidade... Olha, este panfleto do LIDL diz que há cerveja a 30% de desconto, achas que dá para passares por lá quando vieres do pediatra? Hmm, fofinha?
(retirado, com a devida vénia, do fantástico Tolan Baranduna)

Irmãs Salgado surpreendidas por australianas


Maria Clara e Carol (na foto) foram afastadas do Open de Sanya pela dupla australiana Hinchley e Rohkamper. As irmãs Salgado quedaram-se pelo 13.º lugar, em Sanya.

Fim-de-semana escaldante no voleibol nacional

O fim-de-semana que se avizinha promete ser escaldante. Na ilha Terceira, no sábado, o Fonte do Bastardo tem uma excelente oportunidade para se sagrar campeão nacional da A1 masculina, pela 1.ª vez na sua história. Para tal, tem de vencer, mais uma vez, o Benfica.
Na A1 feminina, o Ribeirense, da ilha do Pico, vai jogar na Trofa e, em caso de vitória, estreia-se também a conquistar o título nacional.
Na A2 masculina, o Caldas e o Gueifães começam a disputar a final (à melhor de 3 jogos), que ditará a equipa a ser promovida à A1.
Na A2 feminina, disputa-se, entre hoje e domingo, a fase final concentrada, em Lisboa, no pavilhão da Lusófona (por certo, irá rebentar pelas costuras!), com a equipa da casa, o Castêlo da Maia, o Boavista e o Santa Cruz (Açores). A equipa vencedora irá substituir o Clube K, equipa já despromovida à A2.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Open feminino de Sanya

Disputou-se hoje a fase de qualificação do Open de Sanya, na China (resultados aqui). As duplas australianas estiveram em foco com o apuramento de 2 duplas para o torneio principal. Amanhã, as melhores duplas femininas entram em acção (resultados aqui). Não há torneio masculino esta semana.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A resposta está na Química

Hoje, acho que não existe Química, Biologia ou Física. As fronteiras estão todas fundidas. Na escola, estudam-se as ligações entre átomos e a formação de moléculas e esta é a resposta de todas as questões da Biologia. Na investigação que faço a questão é biológica. O método é físico. O cálculo é altamente matemático e a resposta está na Química.
Ada Yonath, Prémio Nobel da Química em 2009, entrevista publicada a 19 de Abril, no P2, e que só hoje li.

domingo, 24 de abril de 2011

Com racionalidade...

Enfrentar com racionalidade o desconhecido inerente à mudança é o que a ciência pode ensinar aos portugueses. (...) precisamos massificar a formação científica em Portugal. Não para que todos sejam cientistas, mas para que quase todos sejam contaminados, nas suas diversas profissões, pela curiosidade e a ambição de ver o que nunca foi visto e fazer o que nunca foi feito.
Maria do Carmo Fonseca, no discurso de aceitação do Prémio Pessoa, Expresso, 23 de Abril.

sábado, 23 de abril de 2011

Benfica perde no 1.º jogo da final

O Benfica começou da pior forma a disputa da final da A1, à melhor de 3 jogos, com a Fonte do Bastardo. A equipa da Luz, que ao longo da época exibiu um claro domínio sobre as equipas adversárias, foi derrotada no seu reduto pela equipa açoriana, por 1-3. Assim, o Benfica terá de ir aos Açores vencer o 2.º jogo, para trazer a decisão para a Luz.

Vencedores habituais no Open de Brasília

Rogers e Dalhausser entraram na nova temporada a vencer, tal como aconteceu na maior parte da época passada. No Open de Brasília, os norte-americanos venceram, na final, a dupla da casa, Emanuel e Alison, por 2-0. Em 3.º lugar ficou a dupla chinesa Xu e Wu.
Também no torneio feminino, a vitória coube a uma dupla que se habituou a vencer: Juliana e Larissa. Na final, as brasileiras venceram as norte-americanas Walsh e May-Treanor, por 2-1. Kessy e Ross ficaram com o 3.º lugar.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quem tramou Jorge Jesus?


Ontem, a RTP acertou: transmitiu o melhor do Herman 2011, para deixar os benfiquistas bem-dispostos. Teve foi o cuidado de não incluir os momentos hilariantes do Manuel Marques Jesus, como o do passado sábado.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Até levanta areia



Apesar das dificuldades sentidas, Rogers e Dalhausser /foto) apuraram-se para a 3.ª ronda, ao vencer por 18-16, no 3.º set, a dupla Geor e Gia (dois brasileiros naturalizados georgianos, que ficaram em 4.º lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim).

PS - Walsh/May Treanor e Larissa/Juliana já estão nas semifinais da prova feminina.

A veterania de Franco e a juventude das duplas russas


Aos 44 anos, Franco conseguiu, conjuntamente com Lipe, o apuramento para o torneio principal do Open de Brasília, passando pela fase de cota do país (afastaram Fábio Luiz e Maciel) e pela fase de qualificação.






As russas Ushkova (18 anos; em 2009, foi 3.º lugar, em Portugal, no Europeu de sub-18) e Ryabova (22 anos) ultrapassaram a fase de qualificação do Open de Brasília, com brilhantismo. No torneio principal, perderam frente a Larissa e Juliana, mas venceram as irmãs Nystrom (fotos). A Rússia conseguiu colocar 3 jovens duplas (atletas até 23 anos) no torneio principal.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Circuito Mundial 2011 arrancou no Brasil



Aí está o Circuito Mundial Swatch/FIVB 2011, com a 1.ª etapa, a ser disputada em Brasília, no Brasil. Hoje disputa-se a fase de qualificação do torneio feminino (ontem, disputou-se uma vaga nesta fase entre as duplas brasileiras) desta etapa (resultados aqui). Amanhã, será a vez da fase de qualificação das duplas masculinas (resultados aqui). O torneio principal feminino começará também amanhã (resultados aqui). Na 4.ª f, iniciar-se-á o torneio principal masculino (resultados aqui).
2011 será um ano importante no apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. As equipas inglesas, como é exemplo a dupla Johns e Boulton (foto do 1.º jogo desta dupla em Brasília), têm trabalhado com afinco para se apresentarem em bom nível em Londres 2012. Já as duplas favoritas à vitória continuam a ser os mesmas. Rogers e Dalhausser terão uma luta interessante com as duplas brasileiras e com Brink e Reckermann, enquanto Walsh e May-Treanor regressam ao voleibol de praia e tentam destronar as brasileiras Larissa e Juliana.
Não haverá duplas portuguesas a competir nesta etapa (Maia/Rosas e Pedrosa/Brízida estão inscritos para a fase de qualificação do Open de Praga, a decorrer entre 17 e 22 de Maio).
A final masculina e a feminina desta etapa vão passar, em Portugal, na Sport TV 3.

domingo, 17 de abril de 2011

A crise é efémera

A vida é breve, a arte é longa, a crise é efémera, a experiência é arriscada e a decisão é difícil
Aforismo de Hipócrates

sábado, 16 de abril de 2011

Acidentes em auto-estradas

Tenho a opinião de que, nos 1.ºs dias de calor, as pessoas ficam mais impacientes, mais distraídas e/ou mais eufóricas. Ora esses estados de espírito podem levar a comportamentos de risco na estrada (tal como excesso de velocidade, manobras perigosas, etc.), que aumentam a probabilidade de acontecer acidente. Por exemplo, na semana que findou (com temperaturas típicas de Verão), estive quase todos os dias em engarrafamentos na A3, devido a acidentes na zona em obras entre Santo Tirso e Maia ou perto do Porto, antes da saída para a Circunvalação.
Hoje houve um despiste de um autocarro na A1, na zona de Coimbra, e apontou-se o excesso de velocidade como causa do acidente. O excesso de velocidade é notório nas auto-estradas portuguesas. Infelizmente, parece não haver radares para controlar a velocidade dos veículos que circulam nas auto-estradas. Se a velocidade dos veículos fosse controlada em vários pontos da auto-estrada, por certo os automobilistas não abusariam.

Benfica ergue Taça de Portugal

O Benfica venceu hoje o Sp. Espinho, por 3-0, na final da Taça de Portugal. O resultado não deixa margens para dúvida: o Benfica foi um justo vencedor da Taça de Portugal. Falta a final do campeonato.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Beethoven, Symphony No 7, II Karajan, Berliner Phil


Hoje de manhã, ouvi o início da entrevista ao Prof. Jorge Miranda, na Antena 1. A propósito da sua jubilação (celebra hoje os 70 anos), o Prof. Jorge Miranda sugeriu esta música de Beethoven pela nostalgia e esperança.

Associação Académica de Coimbra vence torneio de voleibol dos CNU's

A Associação Académica de Coimbra venceu hoje o torneio de voleibol masculino dos Campeonatos Nacionais Universitários 2011, ao bater na final a formação da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, por 3-0.
Na competição feminina, a vitória foi para a formação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que bateu na final a Associação Académica da Universidade do Minho, por 3-1.
PS-Não percebo por que razão não assumem apenas o nome da Universidade do Porto, sem referir a Faculdade, seja ela qual for.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

peixe : avião - "no jogo da quimera "


Este é o single de apresentação do 2.º álbum desta banda de Braga, lançado no ano passado.

4 máximas para ter sucesso numa equipa

Mário Palma, o novo seleccionador nacional de basquetebol, deu uma entrevista ao jornal "O Jogo" e elencou 4 máximas para ter sucesso numa equipa. Elas são:
1.ª - Ninguém está acima da equipa.
2.ª - É preciso estar a horas nos treinos.
3.ª - Dar o máximo nas quatro linhas tanto nos treinos como nos jogos; quando acabamos os jogos, saber que demos o máximo. Se demos o máximo - e não podemos mentir a nós próprios -, então sabemos que tivemos sucesso.
4.ª - Não embaraçar ninguém; não tomar nenhuma atitude que, por razões diversas, possa embaraçar os colegas, a federação, os treinadores, enfim.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campeonatos Nacionais Universitários 2011 em Coimbra

Arrancam hoje, em Coimbra, os Campeonatos Nacionais Universitários 2011 (sítio oficial aqui). Vai ser, com certeza, uma semana de muita competição em várias modalidades, incluindo o voleibol (masculino e feminino) e o voleibol de praia (esta competição realiza-se na Figueira da Foz).

Emanuel e Alison vencem Ricardo e Márcio

Emanuel e Alison venceram, em Santa Maria, a última etapa do Circuito Banco do Brasil, antes do arranque do Circuito Mundial Swatch/FIVB, que acontecerá em Brasília, a partir de 17 de Abril. Emanuel e Alison derrotaram, na final, a dupla mais vitoriosa esta temporada no Brasil, Ricardo e Márcio, por 2-0. No 3.º lugar ficou a dupla dos Pedros. Na competição feminina, o triunfo na etapa sorriu a Larissa e Juliana.

Ribeirense conquista Taça de Portugal

O Ribeirense conquistou a Taça de Portugal, em femininos, ao vencer o anterior detentor do troféu, o Trofa, por 3-0. A final da Taça realizou-se novamente em Baião. A final da Taça de Portugal, em masculinos, vai realizar-se no sábado, em Lordelo, e oporá o Benfica ao Sp. Espinho.

sábado, 9 de abril de 2011

Título será para o Benfica ou para o Fonte do Bastardo

O Fonte do Bastardo arrumou a questão do 2.º lugar da A1, ao vencer o Sp. Espinho, por 3-0. Assim, de nada valeu a vitória do Castêlo da Maia na Luz diante do Benfica, por 1-3. O Leixões conquistou mais um ponto na deslocação a Guimarães.
Amanhã, disputa-se a final da Taça de Portugal, em femininos, entre o Ribeirense e o Trofa. Hoje, por volta das 12h30m, presenciei à entrada das atletas da equipa açoriana no autocarro, em Espinho. Fiquei impressionado com a altura de algumas atletas.

Portagens nas antigas SCUT

A forma como são cobradas as portagens nas antigas SCUT é um autêntico disparate. Veja-se o caso da A29, entre o Porto e Espinho. Existe um pórtico de cobrança em Francelos-Miramar (50 cêntimos) e depois só surge outro logo após a saída da Feira. O sistema de cobrança funciona tão bem que, na saída antes do referido pórtico (em Francelos), se formam filas intermináveis de veículos para fugir à cobrança da portagem. Depois de contornar o pórtico, circulando por ruelas estreitas e sem condições, esses veículos voltam à A29 e podem circular até à Feira sem nada pagar. A cobrança das portagens nas antigas SCUT é injusta. A taxa cobrada não devia ser igual para quem faz uns metros ou para quem faz vários quilómetros na auto-estrada. Além disso, que dizer das portagens nas auto-estradas quando não há alternativas viáveis ou quando essas auto-estradas aproveitaram troços de estradas nacionais?!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Praia de Copacabana, no início do séc. XX


Recebi esta fotografia com a indicação de ser de 1921 (mas no nome da foto surge 1932). Ah, não consegui descortinar, na foto, a bola de voleibol.

domingo, 3 de abril de 2011

O apagão e a água no estádio da Luz

A propósito do apagão, Jorge Jesus respondeu: "Eu não sou electricista. Está-me a fazer uma pergunta de luz..." (Record).
A propósito de ter havido quem meteu água, no 1.º golo e durante os festejos da equipa do FCP, Roberto, o guarda-redes do Benfica, terá dito: "Mas eu não sou canalizador. Está-me a fazer uma pergunta de água..."

Fonte do Bastardo está quase na final

Com a vitória do Benfica em Espinho, por 0-3, e a vitória na negra do Castêlo da Maia sobre o V. Guimarães, o Fonte do Bastardo ficou em excelente posição para chegar à final. Isto porque os açorianos venceram o Leixões, por 0-3. Com estes resultados, o Sp. Espinho ficou arredado da defesa do título conquistado na época passada.
O Castêlo da Maia ainda tem uma ténue esperança, mas precisa de vencer, na última jornada, o Benfica, por 0-3, e esperar pela derrota do Fonte do Bastardo frente ao Sp. Espinho, por 0(ou 1)-3. Assim, o Fonte do Bastardo está quase na final...

sábado, 2 de abril de 2011

Sp. Espinho vence Castêlo da Maia

O Sp. Espinho venceu hoje o Castêlo da Maia, por 2-3, com os dois últimos sets bastante renhidos (26-24, no 4.º set, e 13-15, no 5.º set). O 4.º set foi o mais espectacular, mas também com alguma polémica. Na negra, o último ponto do Sp. Espinho resultou de um ataque falhado de um jogador maiato. A repartição de pontos poderá comprometer o apuramento de qualquer uma destas equipas para a final. Isto porque o Fonte do Bastardo foi vencer a Guimarães, por 1-3.
O Benfica venceu o Leixões, por 1-3, e já está apurado para a final. Se o Sp. Espinho vencer amanhã o Benfica, a última jornada terá um escaldante Fonte do Bastardo-Sp. Espinho para decidir a 2.ª vaga na final.
PS - Infelizmente, a FPV não disponibilizou, no final do jogo, o resultado do jogo no Minho nem o do jogo do Benfica, como deveria acontecer. Foi no sítio do jornal "Record" que encontrei estes resultados.

Tsunami no Japão, no dia 11 de Março


Este vídeo mostra a forma como a água do mar invade a terra, num maremoto. Não se trata de uma onda, mas de um caudal de água que vai aumentando ao longo do maremoto.
O dia 11 está associado a tragédia e tristeza para a humanidade...O próprio dia 11 de Março já estava marcado, negativamente, pelo atentado no metro de Madrid.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jogos da Liga Mundial passam na RTP

Dado o vibrante entusiasmo com que os portugueses receberam a notícia da participação de Portugal na Liga Mundial 2011, a FPV e a RTP resolveram chegar a acordo para a transmissão, em directo, dos jogos de Portugal na Liga Mundial 2011. Ficou também decidido que os comentários dos jogos estarão a cargo de Luís Freitas Lobo e que, mal termine o jogo de Portugal, será feita uma análise detalhada dos principais lances na RTPN.

Fim-de-semana decisivo na A1

Com a disputa de duas jornadas da A1 (a antepenúltima e a penúltima), o fim-de-semana que se avizinha promete emoções fortes. O Fonte do Bastardo parece ter a vida mais facilitada para chegar à final, mas não pode facilitar em Guimarães e em Matosinhos. Já Castêlo da Maia e Sp. Espinho vão defrontar-se, no sábado, num jogo vital para as duas equipas. No entanto, no domingo, o Sp. Espinho ainda terá de ultrapasssar um grande obstáculo para continuar a acreditar no 2.º lugar: o Benfica (jogo na Sport TV, às 15 h), enquanto os maiatos recebem o Vitória.