quarta-feira, 29 de setembro de 2010

2.ª fase do Campeonato do Mundo

Vai arrancar amanhã a 2.ª fase (competição com 6 grupos de 3 equipas cada, apurando-se para a fase seguinte as duas primeiras classificadas de cada grupo) do Campeonato do Mundo. Os grupos formados são os seguintes:
G - Alemanha, Porto Rico e Itália;
H - Sérvia, México e Cuba;
I - Rússia, Espanha e Egipto;
L - Rep. Checa, EUA e Camarões;
M - França, Argentina e Japão;
N - Polónia, Bulgária e Brasil.
O destaque vai inteirinho para este último grupo (N) constituído por 3 excelentes selecções. O Brasil terá de se aplicar, para que não se repita a "escorregadela" da 1.ª fase (derrota, por 2-3, frente a Cuba, que relegou a selecção canarinha para o 2.º lugar do seu grupo).

sábado, 25 de setembro de 2010

Maia e Brenha nos Jogos Olímpicos de Sydney

Foi há 10 anos. Maia e Brenha classificaram-se em 4.º lugar nos Jogos Olímpicos de Sydney, tal como tinha sucedido em Atlanta 1996. No jornal norte-americano "Los Angeles Times", encontrei um relato dos pontos finais da semifinal que Maia e Brenha perderam contra os norte-americanos Blanton e Fonoimoana (que viriam a sagrar-se campeões olímpicos, derrotando os brasileiros Zé Marco e Ricardo):
Maia and Brenha, the Portuguese, had made it to the semifinals four years ago, losing to Dodd and Whitmarsh, 15-13, after 65 minutes. "We have been training for four years now and we are ready to win," Maia said before today's semifinals.
Nope. The first hour of the game was punctuated by lengthy strings of side-outs--25 at one point, 20 at another.
The Portuguese had gone ahead 11-10 when the Americans were penalized a point by referee Peter Paul Hreszczuk of Austria, who said Fonoimoana had taken too long to get back to the court after a timeout.
"We were out there an hour, it's [11-10], and he decides to give them a free point because Eric is cleaning his glasses?" Blanton asked later.
"Maybe that was a wake-up call," Fonoimoana said.
Blanton served down the line. A gutsy serve but, as he said later, "We needed something gutsy." The ball hit the tape. Ace. 12-11.
Next, he served cross-court. Another ace. 12-12.
On Blanton's next serve, Fonoimoana blocked Maia. 13-12.
Then came a Blanton touch shot down the side of the court. 14-12.
On match point, Blanton served hard. The ball tipped the net. Unlike tennis, in beach volleyball a net-tipped serve is still in play. Maia lunged but could not get it. Game.

Arrancou o Mundial 2010


Arrancou hoje o Campeonato do Mundo, em Itália, com a 1.ª jornada da 1.ª fase de grupos.
No grupo B, o Brasil cumpriu a sua obrigação e venceu a Tunísia por 3-0, enquanto a Espanha só cedeu na negra frente a Cuba.
No grupo D - um grupo com 4 equipas americanas -, o México vendeu cara a derrota aos EUA (2-3) (na foto). Todos os resultados aqui.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Canadianos vencem Mundial de Juniores

Os canadianos May e Schachter sagraram-se campeões mundiais em juniores, no fim-de-semana, na Turquia, ao vencerem, na final, os brasileiros Álvaro Filho e Vitor Felipe, por 2-1.
Em femininos, a dupla dos EUA Ross e Roenicke levou a melhor na final contra as italianas Orsi Toth e Menegatti (2-1).

sábado, 18 de setembro de 2010

Seal

Free, na voz de Seal.

Campeonato do Mundo 2010, em Itália


Daqui a uma semana, vai começar o Campeonato do Mundo de Voleibol 2010, em Itália (não confundir com a Liga Mundial, que este ano foi conquistada pelo Brasil; o Campeonato do Mundo decorre de 4 em 4 anos). Portugal não conseguiu o apuramento.
O Brasil, os EUA, a Rússia e a Itália partem como as selecções favoritas à vitória nesta edição. Para mim, é inesquecível a Itália de Zorzi, Gardani, Cantagalli, Lucchetta, Giani e tantos outros que conquistou os Campeonatos do Mundo em 1990, 1994 e 1998.
Em Portugal, a Sport TV fará um acompanhamento televisivo desta competição.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mari sofre rotura do ligamento do joelho

A voleibolista da selecção brasileira Mari sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, no jogo frente à Polónia, da fase final do Grand Prix, na China (a selecção brasileira terminou no 2.º lugar esta competição ganha pelos EUA). Mari caiu mal após saltar para realizar um bloco triplo e sofreu uma entorse grave no joelho, que a deixa afastada do voleibol por 6 meses. Faço votos para que tenha uma boa recuperação.
Este tipo de lesão é frequente nos voleibolistas. A brasileira Juliana, campeã do Circuito Mundial de voleibol de praia, em 2010, já sofreu esse tipo de lesão nos dois joelhos. Em 2008, viu-se impedida de participar nos Jogos Olímpicos de Pequim, por causa da rotura do ligamento do joelho direito (depois de, em 2002, ter tido o mesmo problema no joelho esquerdo). O médico da selecção brasileira deu a seguinte explicação: "Qualquer indivíduo tem uma chance "x" de romper este ligamento. Se um dos joelhos for lesionado e, consequentemente, operado, a chance de o outro joelho sofrer com o problema dobra".