sábado, 27 de fevereiro de 2010

Anna Baranska


A internacional polaca Anna Baranska não conseguiu que a sua equipa - o Bielsko-Biala - atingisse a fase dos playoffs da Liga dos Campeões desta época, mas conseguiu a atenção dos media ao ser capa da "Playboy" polaca.
Na foto de cima, Baranska (n.º 1) em acção no jogo, da fase de grupos, frente ao Fenerbahce, arbitrado pelo português Arnaldo Rocha.

Cunha e Thiago repetem final

Termina amanhã a 3.ª etapa do Circuito Banco do Brasil, que se disputa em S. José dos Campos. Pedro Cunha e Thiago voltam a estar na final, podendo, caso vençam Alison e Ferramenta (substituiu Emanuel), celebrar o tri em etapas. Nas meias-finais, Cunha e Thiago venceram Ricardo e Pedro Solberg, por 2-0, enquanto Alison e Ferramenta bateram Benjamim e Schmidt, por 2-1.
Actualização: Na final masculina, a surpresa aconteceu: Alison e Ferramenta quebraram a invencibilidade de Cunha e Thiago, nesta temporada (foram 14 vitórias seguidas nas etapas já disputadas), e conquistaram o título em S. José dos Campos (2-0).
Já, na competição feminina, Juliana e Larissa venceram na final Vivian e Seixas (2-0) e conquistaram o tri.

Favoritos apuram-se para as meias-finais

Sp. Espinho, Benfica e Castêlo da Maia apuraram-se hoje para as meias-finais da A1, ao conseguirem a 2.ª vitória sobre os seus adversários. Sp. Espinho e Benfica repetiram a vitória pela margem máxima (frente ao Marítimo e ao Esmoriz, respectivamente), enquanto, nos Açores, o Fonte do Bastardo ainda venceu um set.
Na A1 feminina, na série dos primeiros, o Trofa vai ter um grande teste nos Açores. Já o Sp. Braga vai receber o Câmara de Lobos no arranque da 2.ª fase da série dos últimos (de 4 equipas, descerá uma).
Actualização: Sem surpresa, as meias finais da A1, disputados à melhor de 3 jogos, são:
Sp. Espinho-Castêlo da Maia;
Benfica - V. Guimarães.
Como adepto, preferia ver um mini-campeonato com estas 4 equipas.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bares na praia de Espinho


Imbecis, doidos, palermas, pelintras. Estes são alguns dos vitupérios que tenho ouvido de gente amiga e conhecida com quem convivo e de desconhecidos com quem me cruzo. Perplexos, olham para as mais de 40 estacas travestidas de sapatas em betão, cravadas junto do tubo de captação de água do mar que abastece a piscina Solário Atlântico e a sua talassoterapia, e duvidam da existência do bom senso, uma vez que a praia, que já não era grande, ficou reduzida com uma avenida acrescentada em honra de heróis do vólei e agora ainda querem torná-la mais pequena com este e outros bares. Incrédulos, observam o evoluir de uma obra que, apostam, é para enterrar dinheiro porque o mar joga em casa, conhece-lhe os cantos e sabe muito bem o que lhe pertence. Cínicos, apostam que a obra é excelente para proteger a piscina das marés vivas e que cada um é livre de enterrar o dinheiro que quiser, até porque Espinho não é diferente de outras terras lusas férteis em cenas do tipo fartar vilanagem. Simplesmente lamentável. (com a devida vénia ao Ondas3)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Harley é o rei da praia 2010

Pedro Solberg ajudou Harley a conquistar, neste domingo, o título do Rei da Praia 2010. Diante de Márcio e Alison, a ex-dupla - Harley e Pedro - venceu a final do evento, por 2 sets a 1 (16/21, 21/17 e 15/11).

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Paul Newman citado por Ricardo A. Pereira

Ricardo Araújo Pereira, em entrevista ao "Notícias Sábado": O Paul Newman dizia uma coisa engraçada: «Em minha casa, eu decido sobre as grandes questões e a minha mulher sobre as pequenas. Ela decide se vivemos na costa leste ou oeste, que tipo de casa temos, em que colégio é que os filhos andam. E eu sou responsável pelas grandes questões: como é que se resolve o conflito israelo-árabe, qual deve ser a nossa posição sobre energia nuclear…» Comigo, é a mesma coisa.

Rei da Praia no Rio de Janeiro

Disputa-se durante este fim-de-semana, no Rio de Janeiro, o Rei da Praia 2010. Os 8 melhores jogadores brasileiros da actualidade (Emanuel não participa, devido a lesão) vão trocar de parceiro (em cada jogo, novo parceiro) e os 2 mais vitoriosos chegam à final, em que escolhem o parceiro. Assim, no grupo A, Ricardo começa, no 1.º jogo, por fazer dupla com Schmidt, para defrontar Harley e Fábio. No grupo B, Alison e Márcio disputam o 1.º jogo contra Pedro Solberg e Franco (o veterano jogador -43 anos - ainda luta com os melhores).
No anterior fim-de-semana, Maria Elisa foi coroada Rainha da Praia 2010, batendo Larissa, na final.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bergamo ou Pesaro na Final Four

Os playoffs de 6 equipas na competição feminina da Liga dos Campeões foram definidos nesta 5.ª f. Nesta fase, encontram-se 3 equipas italianas, 2 turcas e 1 russa. Eis os confrontos:
Istanbul-Novara; Odintsovo-Fenerbahce e Bergamo-Pesaro.
A Final Four decorrerá em Cannes, em França (por isso, o Cannes - 1.º classificado do grupo A - aguarda pelos adversários).
Foto (CEV) do jogo entre o Muszynianka e o Bergamo, que a equipa polaca venceu por 3-2. Apesar disso, o Bergamo apurou-se para a fase seguinte, devido à vitória, por 3-0, na 1.ª mão. De notar, a boa assistência ao jogo.

Meias-finais da Taça de Portugal

O sorteio das meias-finais da Taça de Portugal ditou os seguintes confrontos, em masculinos:
Castêlo da Maia-Clube K e Marítimo-Benfica.
Em femininos: Trofa-Clube K e Câmara de Lobos-Sp. Braga (faltou o factor casa).

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Equipa de João José afastada da Liga dos Campeões


O Friedrichshafen, equipa alemã capitaneada por João José, foi derrotada, hoje, na 2.ª mão do playoff da Liga dos Campeões, pelos austríacos do Innsbruck, pela margem máxima, e, apesar da vitória por 3-1, na 1.ª mão, foi eliminada desta prova. Outras surpresas foram os afastamentos do Macerata (às mãos dos eslovenos do Bled) e do Kazan, equipa que conta com dois internacionais norte-americanos, Ball e Stanley (às mãos do Olimpiacos de Miljkovic).
Nos playoffs de 6 equipas teremos os seguintes confrontos: Trentino-Rzeszow; Innsbruck-Bled e Olimpiacos-Dínamo de Moscovo. As 3 equipas apuradas juntar-se-ão ao Belchatow para disputar a Final Four, in Lodz, na Polónia.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Se cá nevasse...

Nos anos oitenta (lembro-me de um pequeno nevão na região do Porto, numa época de Carnaval (?)), os "Salada" cantavam "Se cá nevasse, fazia-se cá ski" (curioso, o vídeo do Youtube que encontrei está relacionado com uma festa de Carnaval).
Cai neve em várias regiões de Portugal (nos últimos dois Invernos, até no Porto nevou), mas não se faz esqui. Fica-se retido nas estradas!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Clube K, o tomba gigantes


O Clube K foi o tomba-gigante dos quartos-de-final da Taça de Portugal, ao afastar desta prova o campeão Sp. Espinho. Nos Açores, o líder da A2, que, no fim-de-semana anterior, em Fiães, tinha perdido a invencibilidade na A2, nesta temporada, venceu o 1.º classificado da A1, por 3-1, e segue juntamente com o Marítimo (venceu o Volei de Lisboa, por 1-3), o Castêlo da Maia e o Benfica, para as meias-finais.
PS-Na 1.ª eliminatória desta edição da Taça de Portugal, o Clube K tinha afastado o Fonte do Bastardo.
(foto: Clube K)

Benfica, o conquistador

O Benfica foi, ontem, a Guimarães, assegurar um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal. Depois das duas vitórias para o campeonato, o Benfica voltou a vencer o Vitória (1-3) e deixou excelentes perspectivas para a fase decisiva do playoff, quando (como é previsível) defrontar a equipa minhota.
O Castêlo da Maia é outra equipa apurada (mercê da vitória sobre a Ac. Espinho, por 0-3) para as meias-finais da Taça de Portugal.
Em femininos, apuraram-se para as meias-finais o Trofa, o Sp. Braga (2-3, em Oeiras), o Câmara de Lobos e o Clube K. E que tal um Sp. Braga-Câmara de Lobos, na semifinal?

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

4.ºs de final da Taça de Portugal

No próximo fim-de-semana disputam-se os jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Em masculinos, o jogo de maior cartaz é o V. Guimarães-Benfica (sábado, às 14h30m, transmissão na Sport TV), enquanto, em femininos, o Sp. Braga vai visitar o Oeiras e tem uma excelente oportunidade de atingir as meias-finais.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Piccinini em evidência no Bergamo


A italiana Piccinini (n.º 12, na foto) catapultou a sua equipa, o Bergamo, para uma vitória fácil sobre as polacas do Muszynianka, na 1.ª mão dos Playoffs de 12 equipas da Liga dos Campeões (foto: CEV).

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Staelens conduz Novara

A distribuidora holandesa do Novara, Kim Staelens (n.º 1, na foto), conduziu a sua equipa para uma vitória difícil (2-3) sobre a equipa polaca do Dabrowa Gornicza, na 1.ª mão dos playoffs de 12 da Liga dos Campeões, disputada ontem (foto: CEV).

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Leixões garante última vaga no grupo dos primeiros

O Leixões com duas vitórias neste fim-de-semana (e a derrota de Sp. Braga e da Ala) garantiu o 6.º lugar, o último lugar a ser apurado para o grupo dos primeiros da A1 feminina. Depois de vencer o Madeira, o Leixões venceu o Câmara de Lobos, por 3-1, equipa que também tinha aspirações em chegar ao 6.º lugar.
A 2ª fase da A1 feminina será disputada num sistema de campeonato a duas voltas, tendo cada equipa à partida metade dos pontos obtidos na 1.ª fase. O grupo dos 1.ºs será constituído por Trofa, Ribeirense, Gueifães, Clube K, Madeira e Leixões. Sp. Braga, Ala, Câmara de Lobos e Oeiras vão procurar escapar à descida de divisão.
Actualização: Interessante a análise feita à 1.ª fase no blogue do Sp. Braga. É estranho que, no último fim-de-semana, o Sp. Braga tenha feito apenas um jogo e as outras 3 equipas que lutavam pelo 6.º lugar dois jogos.

Cunha e Thiago bisam no Circuito brasileiro


A dupla Pedro Cunha e Thiago está a começar muito bem o Circuito Banco do Brasil 2010, com vitórias nas duas etapas já disputadas. Este fim-de-semana, em Balneário Camboriu, esta nova dupla venceu, na final, Juca e Zé Írio, por 2-0. Márcio e Fábio, Ricardo e Pedro Solberg e Franco e Jan ficaram-se pelos 4.ºs de final. Emanuel e Alison não participaram nesta etapa.
Em femininos, Juliana e Larissa venceram, na final, as grandes rivais Talita e Maria Elisa, por 2-1, e também bisaram nesta temporada (fotos CBV).

Venham os "Play-offs"

Terminou a fase regular da A1, com dois resultados surpreendentes, na última jornada: a vitória na negra do Castêlo da Maia sobre o V. Guimarães e do Caldas sobre o Esmoriz (3-1). Mesmo assim o Esmoriz ficou no 7.º lugar, pois o Marítimo perdeu pela margem máxima nos Açores. Assim, ficaram definidos os jogos dos "play-offs", da seguinte forma:
Sp. Espinho-Marítimo
Benfica-Esmoriz
V. Guimarães-Vilacondense
Castêlo da Maia-Fonte do Bastardo (este último embate será, previsivelmente, o mais equilibrado).
Na A2, o Fiães quebrou a invencibilidade do Clube K, com uma vitória por 3-1.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Chopin

No ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de Chopin (ele que viveu 39 anos), descobri uma música "like water": Piano Concerto No.1 II.Romance - Larghetto.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

2.ª etapa do Circuito brasileiro

Amanhã vai arrancar a 2.ª etapa do Circuito Banco do Brasil, em Balneário Camboriu, com a disputa da fase de qualificação. As melhores duplas brasileiras vão entrar em acção na 6.ª f, com vários jogos a serem transmitidos no sítio da CBV. Pedro Cunha e Thiago vão tentar repetir o triunfo que conseguiram na estreia da temporada 2010.

Castêlo da Maia-V. Guimarães

Na última jornada da 1.ª fase da A1, há um interessante embate entre o Castêlo da Maia e o V. Guimarães (Hugo Gaspar e Filipe Cruz vão defrontar a sua antiga equipa), mas a classificação das duas equipas não depende do resultado deste jogo. Este jogo será disputado no sábado (17 h) e terá transmissão directa na Sport TV.
Na competição feminina, o Sp. Braga vai receber, no domingo, o Trofa, líder isolado da A1. Será desta que vou conseguir ver o Sp. Braga esta temporada?