quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Investigação em voleibol

Estive hoje de manhã no 2.º Encontro de Jovens Investigadores da UP e tive a oportunidade de assistir a duas comunicações orais, na área das ciências do desporto, relacionadas com o voleibol. Na 1.ª, intitulada "Offensive Paterns in volleyball-A comparative study between two zone models of attack analysis", foram apresentados alguns resultados da análise estatística de 12 jogos da Liga Mundial e Campeonato da Europa de 2005. Como seria de esperar, as zonas mais solicitadas no ataque são a zona 4 e 2, tendo-se verificado na zona 2 maior percentagem de erros do atacante.
A 2.ª comunicação intitulava-se "The relationship between the pedagogical content intervention and the moment of coaches intervention, in volleyball". Neste estudo, baseado na análise de sessões de treino de 24 treinadores portugueses de voleibol nos escalões sub-14 e sub-18, concluiu-se que os treinadores preferem intervir como resposta ao desempenho dos atletas, em vez de recorrerem à pré-instrução.
Estes trabalhos decorreram sob a supervisão da Prof. Isabel Mesquita.

Gueifães tombou o Trofa

Nos quartos-de-final da Taça de Portugal em femininos, o Gueifães eliminou sensacionalmente o Trofa, no reduto das campeãs nacionais (2-3). O Ribeirense e o Madeira precisaram da negra para bater o Oeiras e o Ala de Gondomar, respectivamente. O Leixões, com a vitória em Guimarães (1-3), também garantiu um lugar nas semifinais.
Actualização: Os jogos das semifinais, a realizar a 21 de Março, são: Ribeirense-Madeira e Gueifães-Leixões.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Taça de Portugal sem tomba-gigantes

Na Taça de Portugal, os favoritos chegaram às meias-finais. Sp. Espinho, V. Guimarães, Benfica e Fonte do Bastardo são os apurados, depois das vitórias sobre Esmoriz, Ac. Espinho, Marítimo e Leixões (falta de comparência da equipa matosinhense no jogo nos Açores), respectivamente.
Pena não ser disputada uma final four.
Actualização: Os jogos das semifinais, a disputar a 15 de Março, são: V. Guimarães-Benfica e Sp. Espinho-Fonte do Bastardo.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Sp. Espinho venceu Castêlo da Maia

O Sp. Espinho venceu o Castêlo da Maia, por 3-1, no último jogo destas equipas na 1.ª fase da A1. Com a vitória de hoje frente ao Fonte do Bastardo, o Leixões garantiu o 6.º lugar e vai defrontar o Castêlo da Maia, na próxima fase. O Esmoriz defronta o V. Guimarães. Os restantes jogos já conhecidos há algum tempo são: Sp. Espinho-Ac. Espinho e Benfica-Fonte do Bastardo.
Na A2, o Fiães foi vencer a Gondomar, por 0-3, e subiu ao 6.º lugar. A última jornada desta fase disputa-se no sábado.
Actualização: Nas competições femininas, na A1, na série dos primeiros, o Trofa corre para o título (vitória sobre o Ribeirense, por 3-0). Na série dos últimos, o Sp. Braga iniciou da melhor forma esta fase, com uma vitória sobre o Belenenses (2-3). No próximo domingo, o Sp. Braga defronta o Leixões que está na frente desta série.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sp. Espinho-Castêlo da Maia

Na última jornada da 1.ª fase da A1, o Sp. Espinho recebe hoje, às 19h45m, o Castêlo da Maia (transmissão na Sport TV).
Na A2, na classificação, no sítio da FPV, o Caldas surge com uma derrota, que confesso não identifiquei nos resultados.
Nas competições femininas, na A1, na série dos primeiros, há no domingo um embate entre candidatos ao título: Trofa e Ribeirense. Na série dos últimos, o Sp. Braga efectua o seu 1.º jogo nesta fase no reduto do Belenenses. Na A2 disputa-se a última jornada, com os dois 1.ºs lugares já atribuídos: Oeiras e Arcozelo.
PS-Na passada 3.ª f, faleceu o voleibolista norte-americano Mike Whitmarsh, com 46 anos. Dodd e Whitmarsh (2,06 m de altura) conquistaram a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996, tendo disputado a semifinal com Maia e Brenha. Nessa semifinal bastante emotiva e equilibrada, os portugueses perderam num único set por 15-13.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

V. Guimarães perde na negra

Terminou o caminho do V. Guimarães na Liga dos Campeões. Na Grécia, os actuais campeões nacionais perderam na negra e foram afastados desta competição. O Iraklis de Salónica venceu facilmente o 1.º set e garantiu logo o apuramento. Os portugueses tiveram uma boa reacção, mas não evitaram a derrota, por 3-2.
As equipas apuradas para os quartos de final são: Iraklis de Salónica, Belchatow, Czestochowa, Friedrischshafen, Odintsovo, Macerata, Zenit Kazan e Trentino. O grande destaque vai para o afastamento dos italianos do Piacenza e dos russos do Dínamo de Moscovo às mãos de duas equipas polacas, Czestochowa e Belchatow.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Liga Mundial 2009

A constituição dos grupos da Liga Mundial deste ano é a seguinte:
Grupo A - EUA, Itália, China e Holanda;
Grupo B - Sérvia, França, Coreia e Argentina;
Grupo C - Rússia, Bulgária, Japão e Cuba;
Grupo D - Brasil, Polónia, Finlândia e Venezuela.
A 1.ª jornada disputa-se de 12 a 14 de Junho e, no final da 1.ª fase com 6 jornadas, são apurados os 1.ºs classificados de cada grupo que juntam-se à Sérvia (no caso de vitória do seu grupo, apura-se o 2.º classificado) e a uma selecção convidada para disputar a fase final, em Belgrado, entre 22 e 26 de Julho de 2009. Mais informação aqui.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Miguel Maia


Miguel Maia é notícia no sítio da FIVB:
Winner of two SWATCH FIVB World Tour events with Brenha in 1998 and 1999 in Belgium and Russia, respectively, Maia is looking forward to playing with the 29-year-old Rosas.
“Pedro has the right spirit to be in the world of Beach Volleyball,” said Maia, who competed in a record 134 SWATCH FIVB World Tour events with Brenha. "He is a person who likes training and has all needed skills to be my partner.”
Maia said his partnership with Brenha “was something special. We never had discussions or personal problems. We never traveled alone, we always dined together. There is no other partnership that lasted 15 years together in the world of Beach Volleyball. We were one of a kind.”
Maia still has an “eye” on the London 2012 Olympic Games. “That’s a beautiful question, but at same time treacherous,” said Maia about London. “I would like to be there, but now isn’t the right moment to think about it. First, we have to think in training, because we will have a lot of competitions to play. I just want to stabilize the partnership and make Pedro feel comfortable with our team. Our biggest and major goal is try to find quickly the pleasure in playing Beach Volleyball. With the experience I have, I believe and hope we will be a happy team inside and outside of the court.”

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Jogos decididos na negra

Os 4 jogos da A1 realizados no sábado só foram decididos na negra. Destaque para a vitória do Machico frente à Académica de Espinho e da réplica do Marítimo diante do Benfica . Quando falta 1 jornada para o fim da 1.ª fase da A1, já são conhecidos alguns embates dos quartos-de-final: Sp. Espinho-Académica de Espinho (os Mochos inflingiram a única derrota aos tigres, nesta fase); V. Guimarães e Castêlo da Maia ainda não sabem se defrontam Esmoriz ou Leixões; Benfica joga contra Fonte do Bastardo. Na série dos últimos, o equilíbrio reina, mas uma equipa será despromovida.
Na A2, o Fiães venceu o Gueifães por 3-0.
Nas competições femininas, na A1, começou a série dos primeiros, com o favorito Trofa a bater o Gueifães, por 3-1. Na série dos últimos, o Leixões venceu o Ala de Gondomar, por 3-2.
Na A2, na luta pelo 3.º lugar, o V. Guimarães bateu o Juventude Pacense por 3-1.

Alison e Harley vencem 1.ª etapa do Circuito brasileiro

A nova dupla Alison e Harley venceu a 1.ª etapa do Circuito Banco do Brasil 2009, que decorreu este fim-de-semana, em Camboriú, Santa Catarina. Na final, Alison e Harley bateram Bernardo e Pará, por 2-0. As duplas Ricardo e Emanuel e Cunha e Pedro Solberg foram eliminadas pelos vencedores e não atingiram as semifinais. Também Fábio Magalhães e Márcio ficaram longe dos bons resultados.
Em femininos, a vitória final coube também a uma nova dupla: Talita e Maria Elisa. Mais informação aqui.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

V. Guimarães facilita a vida ao Salónica

Com uma actuação irregular e marcada por vários erros, o V. Guimarães entregou, numa bandeja, a vitória, pela diferença máxima, no jogo da 1.ª mão dos oitavos-de-final, aos gregos do Iraklis de Salónica. Os dois primeiros parciais denotam um equilíbrio entre as duas equipas (23-25), mas o último ponto desses sets mostrou a intranquilidade de alguns jogadores, o que se torna fatal num jogo desta natureza (então o do 1.º set - uma recepção desastrada a um ataque fácil - não pode acontecer numa equipa como o Vitória). O 3.º set não teve história (19-25). Assim, o V. Guimarães fica com uma tarefa praticamente impossível no jogo da 2.ª mão, na Grécia.
A grande surpresa desta 1.ª mão foi a derrota da equipa italiana do Piacenza, em casa, diante dos polacos do Czestochowa (2-3).

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Torneio de Espinho em 2006




V. Guimarães volta a jogar para a Liga dos Campeões

Esta é a semana da 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus. O V. Guimarães defronta os gregos do Iraklis de Salónica, na próxima 5.ª f, às 20h30m (transmissão televisiva na Sport TV), no fecho desta 1.ª mão. Até lá decorrem outros jogos da Liga dos Campeões (já hoje joga-se o Noliko Masseik-Odintsovo), que podem ser seguidos pela Internet, em Laola1 TV.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Benfica vence em Vila do Conde

Em jogo em atraso, o Benfica foi vencer hoje a Vila de Conde, por 1-3. Consentiu um set e, por isso, torna-se mais complicado terminar a fase regular da A1 no 3.º lugar. No sítio d'"O Jogo", chamou-me a atenção o título: "Benfica derrotado frente ao Vilacondense". Trata-se de uma grande distracção do jornalista, que por certo será corrigida.
PS-Quem também se distraiu foi o árbitro do Porto-Benfica, em futebol, ao assinalar uma grande penalidade. Aí não se pode corrigir...
PS1-Na A2, em masculinos, o Fiães regressou às vitórias, à custa da Académica de Coimbra (3-0). Nos femininos, o Arcozelo foi vencer a Guimarães (2-3).

Trânsito sujeito a demora na A3?

Muito se pode fazer para combater a sinistralidade rodoviária em Portugal. Melhorar os comportamentos dos condutores na estrada, as condições das vias, a sinalização, a fiscalização, etc. No capítulo da sinalização, vou aqui relatar uma situação que acontece na auto-estrada A3 e que reflecte a falta de atenção das autoridades. Desde 20 de Dezembro de 2008, que o sublanço Maia-Águas Santas é constituído por 4 vias em cada sentido, resolvendo assim de vez os engarrafamentos neste troço. Pois nesta altura ainda estão, em cada sentido, placas sinalizadoras da responsabilidade da Brisa, informando o seguinte: "Sublanço Maia-Águas Santas: Trânsito sujeito a demora". Não é que durante as obras de alargamento esses sinais fossem de alguma utilidade, mas agora não sei o que lá fazem! Também não sei por que razão a zona norte das portagens da Maia está condicionada (2 vias estreitas, em cada sentido), nalguns metros, sem se vislumbrarem trabalhos nessa zona (alargamento para 4 faixas).
Chamo ainda a atenção para os 1.ºs Km da A3, antes do acesso à A4. Apesar dos inúmeros acidentes e do traçado sinuoso, a Brisa não vê razões para, por exemplo, limitar a velocidade para 100 km/h (há anos enviei esta sugestão à Brisa), como se verifica noutros troços da A3.
Actualização (17/2/2008): Passados quase dois meses, a Brisa deixou lá ficar essas placas sinalizadores, alterando o texto para: "Sublanço Maia-Portagem: Trânsito sujeito a demora". Esta informação não tem qualquer utilidade prática para o utente da auto-estrada.

Ciência e justiça

Há em primeiro lugar o nobre patriotismo dos patriotas: esses amam a pátria, não dedicando-lhe estrofes, mas com a serenidade grave e profunda dos corações fortes. Respeitam a tradição, mas o seu esforço vai todo para a nação viva, a que em torno deles trabalha, produz, pensa e sofre: e, deixando para trás as glórias que ganhámos nas Molucas, ocupam-se da pátria contemporânea, cujo coração bate ao mesmo tempo que o seu, procurando perceber-lhe as aspirações, dirigir-lhe as forças, torná-la mais livre, mais forte, mais culta, mais sábia, mais próspera, e por todas estas nobres qualidades elevá-la entre as nações. Nada do que pertence à pátria lhes é estranho: admiram decerto Afonso Henriques, mas não ficam para todo o sempre petrificados nessa admiração: vão por entre o povo, educando-o e melhorando-o, procurando-lhe mais trabalho e organizando-lhe mais instrução, promovendo sem descanso os dois bens supremos - ciência e justiça.
Eça de Queirós, in 'Notas Contemporâneas' (retirado daqui)

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Rei da praia no Brasil

Hoje entrou em acção a elite do vólei de praia masculino brasileiro: Emanuel, Ricardo, Fábio Luiz, Márcio, Pedro Cunha, Pedro Solberg, Harley e Franco, para participar na 11.ª edição do Rei da Praia. Trata-se de uma competição que experimenta algumas combinações possíveis dos referidos atletas. O melhor, o que vencer mais partidas, será coroado Rei da Praia.
Amanhã, Pedro Solberg e Pedro Cunha (que formam uma nova dupla para 2009) decidem entre eles o Rei da Praia, numa final em que escolhem os parceiros. Pedro Solberg deve escolher o seu ex-parceiro Harley.
Actualização: Afinal, Pedro Solberg escolheu Emanuel para jogar a final frente a Cunha e Franco. Venceram os primeiros por 2-0 e Pedro Solberg, aos 22 anos, é o mais jovem Rei da Praia.

Lily Allen

Lily Allen diz uns disparates (quem os não diz?), mas sabe interpretar uns temas musicais bem melodiosos.

Benfica derruba Castêlo

A 2 jornadas do final da 1.ª fase, o Benfica provou que pode ser uma surpresa na disputa da fase eliminatória, ao bater o Castêlo da Maia, por 1-3. A equipa maiata, que tinha praticamente assegurado o 3.º lugar na classificação, com a vitória sobre os actuais campeões nacionais, não conseguiu no seu pavilhão ultrapassar o 4.º classificado. Assim, com os jogos em atraso do Benfica, ainda há uma possibilidade destes clubes trocarem de posição na classificação.
Na frente, tudo igual com as vitórias do Sp. Espinho sobre o Esmoriz e do V. Guimarães frente à Académica de Espinho (ambas por 3-0).
PS-O Sp. Espinho-Esmoriz foi transmitido hoje na Sport TV 2, às 11h30m. Sim às 11h30m! Não é um horário normal no voleibol, mas para a transmissão televisiva num canal de futebol é o que se arranja.

Pedrosa e Gaspar, uma nova dupla

José Pedrosa, antigo parceiro de Pedro Rosas, vai fazer dupla com Hugo Gaspar, actual jogador do V. Guimarães e da selecção nacional. Para poder abraçar este projecto de corpo e alma, Hugo Gaspar vai abdicar da selecção nacional (notícia aqui). Uma grande baixa na selecção, mas faço votos para que se descubra um bom jogador na areia. Assim, 2 duplas portuguesas tentarão competir ao mais alto nível no voleibol de praia, tendo como meta futura a presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012: Maia/Rosas e Pedrosa/Gaspar. João Brenha vai trabalhar com a 1.ª dupla, para a nível nacional continuar a sua carreira com Miguel Maia.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Trocas e baldrocas na meia-final da Taça da Liga

No estádio da Luz, onde sobressai a publicidade à marca "Sagres" nas bancadas desertas, o Benfica venceu o V. Guimarães e atingiu a final da Taça da Liga "Carlsberg". Com tanta cerveja à mistura e talvez porque o 1.º golo do Benfica foi obtido através de um golo na própria baliza do defesa do Vitória, a SIC exibiu durante uns minutos: Benfica 0 V. Guimarães 1.
Ainda nesta competição, é estranho que um banco como o BPN - com monstruosos prejuízos e que recebeu recentemente a ajuda do Estado Português - surja como patrocinador oficial desta Taça e com direito a publicidade em todos os estádios! Qual o interesse desta publicidade? O dinheiro que a CGD injectou no BPN serve para pagar o patrocínio desta Taça?! É uma afronta. Mais valia esconderem a "cara" de vergonha.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Duas finais espectaculares

Este domingo tive a oportunidade de acompanhar pela TV a final do Open da Austrália em ténis e a final do Mundial de Andebol. Logo de manhã, fui seguindo a final de ténis, com Nadal a surpreender Federer. Dada a maior frescura física (previsível) do Federer, pensava que o suíço iria ganhar. Contudo Nadal soube gerir muito bem o esforço ao longo da partida e acabou por vencer, por 3-2.
De tarde, vi a 2.ª parte da final do Mundial de Andebol, entre a anfitriã Croácia e a França. Mesmo com o apoio do público, os croatas não foram capazes de ultrapassar a França. Foi uma final equilibrada, mas, nos últimos minutos, a França sentenciou o jogo. Perto do fim, um jogador croata fez menção de lançar a bola à cara do árbitro, o que lhe valeu a expulsão.

Sp. Espinho garante 1.º lugar na 1.ª fase

O Sp. Espinho garantiu o 1.º lugar nesta fase da A1, beneficiando de nova escorregadela do V. Guimarães (muito desfalcado), desta vez frente ao Castêlo da Maia (3-1). O Sp. Espinho venceu o Vilacondense, mas teve de suar às estopinhas (2-3).
Na A2, o Fiães foi surpreendido em casa pelo Volei de Lisboa, por 2-3.
Nas competições femininas, na A1, disputaram-se as duas últimas jornadas. O Sp. Braga perdeu frente às equipas da Madeira (2-3, frente ao Madeira) e, na fase seguinte, vai tentar escapar à descida de divisão, juntamente com Ala, Belenenses e Leixões. Na A2, o líder Oeiras venceu o V. Guimarães, por 3-1.