quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Revista de 2008 no voleibol

No ano dos Jogos Olímpicos de Pequim, a selecção masculina de Portugal não conseguiu o apuramento para o evento. Na última tentativa, em Espinho, em Maio/Junho, Portugal não conseguiu ultrapassar a Polónia, selecção que garantiu o "passaporte" para Pequim. Também na Liga Europeia e no apuramento para o Europeu de 2009, Portugal não atingiu os seus objectivos. Consequência destes insucessos: o afastamento do então seleccionador nacional, Jorge Schmidt (até à data ainda não foi anunciado oficialmente o nome do sucessor no cargo).
Quanto aos Jogos Olímpicos de Pequim, os EUA (ouro no voleibol masculino e no voleibol de praia - masculino, Rogers e Dalhausser, e feminino, Walsh e May-Treanor) e o Brasil (ouro no voleibol feminino) foram os grandes triunfadores.
Portugal também não teve representantes no voleibol de praia em Pequim: Maia e Brenha falharam a 4.ª presença em Jogos Olímpicos. O ano terminou com o anúncio do fim, a nível internacional, desta conhecida dupla. Para 2009, Miguel Maia terá como novo parceiro um jogador também habituado às andanças do Circuito Mundial, o esquerdino Pedro Rosas (Pedrosa e Brenha não anunciaram os seus novos parceiros).
A nível de clubes, o V. Guimarães esteve em foco na temporada 2007/2008, ao conquistar pela 1.ª vez o título nacional, batendo, na final (houve necessidade de disputar um decisivo 5.º jogo, em Espinho), o anterior campeão, o Sp. Espinho. O V. Guimarães também se tornou, esta época, a 1.ª equipa portuguesa a participar na Liga dos Campeões Europeus. O saldo, até esta altura, é positivo: 2 vitórias e 2 derrotas, quando faltam dois jogos para o final da 1.ª fase.
Votos de um 2009 com bons vóleis.

Reviver o passado no voleibol


segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sp. Espinho perdeu a invencibilidade

Nesta quadra natalícia, o Sp. Espinho resolveu dar uma prenda ao seu vizinho, a Académica de Espinho. Em jogo da 13.ª jornada da A1, realizado no sábado (foi o único jogo realizado), o Sp. Espinho perdeu em casa frente aos "Mochos", por 2-3. Depois de perder o 4.º set nas vantagens (24-26), o Sp. Espinho afundou-se na negra (9-15). Desta forma, o Sp. Espinho passa a ter a companhia do V. Guimarães na frente do campeonato.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

domingo, 21 de dezembro de 2008

Video killed the radio star

Os Buggles em 2004.

Sp. Espinho continua invencível

No jogo grande da jornada na A1, o Sp. Espinho foi, a Lisboa, vencer o Benfica, por 0-3. Pelo que mostrou no 1.º set, o Benfica pode render ainda mais e apresentar-se mais competitivo na fase de eliminatórias da A1. O Sp. Espinho é uma equipa muito experiente e equilibrada e por isso difícil de bater.
Na A2, o Fiães desembaraçou-se facilmente do Nacional de Ginástica (3-0), enquanto, em Ovar, num jogo por certo electrizante, o Aliança perdeu na negra contra o Caldas.
Nas competições femininas, o Braga conquistou a 2.ª vitória na A1 frente ao mesmo adversário, o Belenenses (3-1). Mesmo assim, ainda não largou o último lugar, num campeonato dominado superiormente pelo Trofa (venceu o 2.º classificado, o Gueifães, por 3-0).

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Jogo-treino no CDUP (4)

Ao jogo-treino de hoje compareceram 12 jogadores. As equipas ficaram assim formadas: A - Paulo, Manel, José, Rafael, Raquel e Sandra; B - João José, André, X, Y, Filipa e Mariana. A equipa A venceu os 3 sets disputados, com a particularidade de, no último set, a equipa A ter sido constituída por 2 jogadores da anterior formação mais as 4 jogadoras. Nem assim os 6 jogadores deram luta. Parecia que estavam a fazer de propósito para perder...
PS-Não fixei o nome de 2 jogadores.

Benfica-Sp. Espinho

No próximo sábado, dia em festejo mais um aniversário, disputa-se um dos jogos mais aguardados do voleibol português: Benfica-Sp. Espinho (17h30m, na Sport TV). Será, com certeza, uma boa oportunidade de divulgação da modalidade (pena é que o encontro não seja transmitido na RTP 2). O Benfica, reforçado com mais um jogador cubano, poderá colocar sérias dificuldades ao Sp. Espinho, equipa nesta temporada e até à data imbatível.
Na A2, o Fiães recebe o último classificado, o Nacional de Ginástica (disputou a A1 na época passada), e o Aliança de Ovar recebe a visita do líder Caldas.
Na competição feminina da A1, o Sp. Braga recebe, no sábado, o Belenenses, num jogo talhado para as bracarenses vencerem. No domingo, o líder Trofa recebe o 2.º classificado, o Gueifães.

Fiães recebe Sp. Espinho para a Taça

O sorteio da Taça de Portugal ditou na próxima eliminatória um jogo entre o Fiães e o Sp. Espinho. O velhinho pavilhão da Casa do Povo de Fiães, onde joguei, vai ser pequeno para acolher os muitos adeptos de voleibol interessados em ver este jogo. Os restantes jogos são:
São Mamede-Vit. Guimarães; Caldas-Ac. Espinho; Famalicense-Leixões; Aliança-Benfica (as gentes de Ovar vão com certeza fazer uma grande festa); Esmoriz-Vilacondense.
Nos Femininos: Oeiras-Sr.ª da Hora; Braga-Gueifães; Boavista-Nun'Alvares; Trofa-Belenenses; Arcozelo-Leixões; Vit. Guimarães-São Mamede (os mesmos clubes também se encontram em masculinos).
PS-Ainda não há datas para a realização destes jogos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

V. Guimarães perde na Bélgica

Terminou o 1.º set do jogo da Liga dos Campeões entre o Noliko Masseik e o V. Guimarães, com um parcial de 25-18. O V. Guimarães respondeu bem no início do set, mas a recepção ao serviço de Nuno Pinheiro (excelente exibição) vacilou, o que levou os belgas a distanciarem-se 5 pontos (13-8). Depois foi gerir a vantagem para terminar tranquilamente o set. O Vitória terá de melhorar a recepção para poder fazer frente a esta equipa belga. Caso contrário, o resultado final será 3-0.
Actualização: Infelizmente, o V. Guimarães não conseguiu alterar a situação (o 2.º set ainda foi pior que o 1.º: 25-10) e acabou derrotado por 3-0. Só no 3.º set (25-23), o Vitória mostrou a sua valia. Mesmo assim não foi suficiente para vencer. Nota final para a não utilização do André Lopes neste jogo.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Terminou o Circuito Brasileiro 2008

A dupla Pedro Cunha e Harley venceu os vice-campeões olímpicos Márcio e Fábio Luiz, por 2 -1 (9/18, 18/11 e 16/14), na final da última etapa da temporada 2008 do Circuito Banco do Brasil, disputada nas areias de Tambaú, em João Pessoa. No terceiro lugar ficou a dupla Alison e Bernardo.
Na competição feminina, as irmãs cariocas Maria Clara e Carolina (na foto, com Talita) conquistaram o título desta etapa. Na final, as irmãs Salgado derrotaram Renata e Talita, por 2-1, com parciais de 12/18, 18/8 e 15/12. No terceiro lugar ficou a dupla Virna e Ângela.

Sp. Espinho e V. Guimarães vitoriosos

No sábado, o Sp. Espinho afastou o Castêlo da Maia da Taça de Portugal, ao vencer, na Maia, por 1-3. No domingo, o V. Guimarães bateu o Esmoriz, por 0-3, em jogo a contar para o Campeonato nacional A1. O Sp. Espinho, que não jogou, este fim-de-semana, para a A1 e ainda não conheceu o sabor da derrota, vai ter, no próximo sábado, um "osso duro de roer", o Benfica, que venceu nesta jornada o Fonte d0 Bastardo (3-1) e já é o 4.º classificado.
Na A2, o Fiães venceu o Oeiras, por 1-3, e bateu o Ala por 3-0. Desta forma, o Fiães ocupa o 7.º lugar na classificação liderada pelo imbatível Caldas (o Aliança com duas derrotas ocupa o 2.º lugar).
Nas competições femininas, na A1, o Leixões impôs-se ao Sp. Braga, por 3-0 (julgava que as bracarenses pudessem dar mais luta...). Na A2, o V. Guimarães bateu o Senhora da Hora, por 0-3.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Esmoriz-V. Guimarães

Na A1, o Esmoriz recebe, no domingo (17 h), o V. Guimarães, em partida transmitida, em directo, pela Sport TV.
Na A2, o Fiães disputa neste fim-de-semana dois jogos: no sábado, desloca-se a Oeiras e, no domingo, recebe o Ala (jogo em atraso).
Nas competições femininas, disputa-se, no domingo, um interessante Leixões-Sp. Braga, a contar para a divisão A1. Na A2, o V. Guimarães visita o penúltimo classificado, o Senhora da Hora.

Grande Vitória!

O V. Guimarães surprendeu o mundo do voleibol, ao bater sem apelo nem agravo o Noliko Masseik, por 3-0 (25-23, 28-26, 25-19). Depois de no domingo ter sido incapaz de contrariar o bom jogo do Sp. Espinho, o V. Guimarães surgiu transfigurado neste jogo europeu, conquistando uma vitória importante para o apuramento para a 2.ª fase da Liga dos Campeões. Na próxima semana (4.ª f), os vimaranenses voltam a defrontar este adversário, desta vez na Bélgica.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

V. Guimarães-Noliko Masseik

Amanhã, às 20h30m, o V. Guimarães defronta o Noliko Masseik, em jogo da 3.ª jornada da Liga dos Campeões Europeus. O adversário dos minhotos lidera o campeonato belga e conta com os portugueses André Lopes e Nuno Pinheiro no seu plantel. Por isso, prevê-se um jogo difícil e emotivo. O jogo pode ser seguido na Sport TV ou na internet através do Laola TV.

Castêlo ou Sp. Espinho

Da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, em masculinos, falta disputar-se o jogo grande: Castêlo da Maia - Sp. Espinho (sábado, dia 13, às 17 h, sem transmissão televisiva). Entretanto, já estão, na 2.ª eliminatória, as seguintes equipas: Ac. Espinho, Esmoriz, Famalicense (único representante da II divisão), Ac. S. Mamede, Vilacondense, V. Guimarães, Fiães, Aliança de Ovar, Benfica, Caldas e Leixões.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Super Sp. Espinho!

Um super Sp. Espinho acabou por transformar um jogo que se esperava equilibrado, com o resultado decidido na negra, num jogo fácil. Foi assim, no domingo, na vitória espinhense sobre o V. Guimarães, por 0-3. Mau ensaio dos vimaranenses para a jornada europeia de 5.ª f, frente aos belgas do Noliko Masseik.
Na A2, o Fiães teve de adiar o jogo contra o Ala Gondomar (para dia 14), pois o piso do pavilhão encontrava-se muito escorregadio devido à muita humidade no ar.
Nos femininos, na A1, o Sp. Braga foi derrotado em Gueifães, por 3-0, enquanto o Trofa bateu o Ribeirense, por 3-1. Na A2, o V. Guimarães venceu os seus dois jogos, mas o Oeiras, surpreendentemente, baqueou diante a Académica de Coimbra (3-1) e diante o S.to Tirso (1-3). Assim, o Arcozelo ascendeu ao 1.º lugar.
PS - O sítio da FPV devia ter uma actualização dos resultados mais rápida.

Surpresa em Fortaleza

Na etapa de Fortaleza, a vitória final coube a uma dupla menos conhecida (venceu uma etapa pela 1.ª vez), André e Magalhães, que bateu na final a dupla, medalha de prata em Pequim, Márcio e Fábio, por 2-1. Em 3.º lugar classificou-se a dupla Ricardo e Emanuel (derrotada nas meias finais pelos vencedores desta etapa).
Na competição feminina, não houve surpresa. Vivian e Larissa bateram, na final, Renata e Talita, por 2-0. Ágatha e Shaylyn ficaram em 3.º lugar.
Entre o dia 11 e 14 de Dezembro disputa-se numa praia da cidade de João Pessoa a última etapa deste ano.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Maia e Rosas no circuito mundial de 2009

Na conferência de imprensa de ontem na sede da Federação Portuguesa de Voleibol foram apresentadas muitas novidades:
- Maia e Brenha continuam juntos no campeonato nacional, mas Miguel Maia vai ter novo parceiro no circuito mundial, Pedro Rosas.
- Em Agosto, a Federação Portuguesa de Voleibol acolhe a I Taça Ibero-Americana, que começará por ser um torneio quadrangular, disputado por Portugal, Espanha, Brasil e Porto Rico, mas que irá crescer com a inclusão de novas equipas sul-americanas nos próximos anos.
- A iniciativa Família Gira.
- A renovação da imagem do sítio da FPV e a dinamização dos Centros de Treino de voleibol de praia.
PS-Soube entretanto que Raquel Lacerda e Susana Monteiro vão apostar, em 2009, na participação em etapas mundiais.

Fortaleza recebe etapa de voleibol de praia

Disputa-se até domingo, em Fortaleza, a penúltima etapa do Circuito Banco do Brasil (masculino e feminino). O destaque vai para o reaparecimento de Roberto Lopes (42 anos) ao lado de Franco (41 anos) para disputar esta etapa. No 1.º dia, somaram uma vitória, mas de seguida perderam contra Fábio e Márcio (com 18-16, no 1.º set). Os resultados podem ser encontrados aqui.

V. Guimarães-Sp. Espinho

A cidade berço vai acolher, no domingo, às 16 h (transmissão directa na Sport TV), o 1.º confronto deste campeonato entre os 2 principais candidatos ao título: V. Guimarães e Sp. Espinho. Espera-se um jogo empolgante e bem disputado e que os adeptos das duas equipas sejam acima de tudo adeptos do voleibol.
Na A2, o Fiães pode regressar às vitórias no próximo sábado, quando receber o Ala de Gondomar.
Nas competições femininas, na A1, o Sp. Braga vai visitar, no domingo, o Gueifães, enquanto o Trofa recebe o Ribeirense. Na A2, há jogos no sábado e no feriado. O V. Guimarães joga em casa contra o Desp. Póvoa e contra o Juventude.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Portugal no Europeu de Andebol Feminino

O desporto feminino nacional está de parabéns. Portugal estreia-se hoje numa fase final do Europeu de Andebol feminino, defrontando a Ucrânia. Na 1.ª fase desta competição que decorre na Macedónia, a selecção nacional terá de medir forças com a Noruega, actual campeã olímpica, e com a Espanha.
O andebol, a nível de clubes, pode atravessar uma fase complicada, mas as selecções nacionais têm conseguido resultados excelentes (veja-se a recente vitória da selecção masculina, na Letónia).
De destacar, o facto dos principais jogos das selecções nacionais de andebol serem transmitidos na RTP 2, contrariamente ao que se passa no voleibol.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Gato Fedorento conhece o estrôncio

No genérico do último "Zé Carlos", os elementos do "Gato Fedorento" deram provas de uma boa cultura científica. Não é que eles sabem qual é o 38.º elemento da Tabela Periódica?! O estrôncio. Será que eles sabem que se trata de um metal alcalino-terroso ou que o símbolo químico é Sr (sem ponto, senão significava senhor)?