sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Nelson Évora entrevistado pelo DN

O que quero dizer é que para ser atleta em Portugal o caminho é difícil. É preciso gostar muito, porque o nosso sistema desportivo, embora melhorado, não ajuda.
DN: Diga então que medidas tomaria para melhorar esse cenário.
Triagem a nível nacional de jovens talentos; um sistema de educação que permita aos jovens fazer desporto em qualidade e quantidade e, mais tarde, ajuda a nível financeiro.
DN: Lamenta viver num país em que a maior parte dos portugueses reconhecidos no estrangeiro são atletas?
Sempre fizemos coisas boas, mas não damos grande valor. E a comunicação social também não ajuda. Recentemente, uma empresa portuguesa anunciou avanços na luta contra o cancro do útero e pouco ou nada se ouviu sobre isso. Desvalorizamos a nossa capacidade.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sp. Espinho-Leixões

Na A1, o Sp. Espinho vai receber, no domingo, às 15h30m, o Leixões (transmissão na Sport TV 2). No sábado, há um V. Guimarães-Benfica, mas a equipa lisboeta ainda está longe de empolgar os adeptos.
Na A2, o Fiães recebe, no sábado, o Póvoa, enquando o Caldas visita o Volei de Lisboa.
Nos femininos, na A1, o Sp. Braga vai defrontar, no pavilhão da Universidade do Minho, neste fim-de-semana, as duas equipas dos Açores, o Clube K (sábado, 18h) e o Ribeirense (domingo, 16 h). Na A2, o V. Guimarães vai receber, no domingo (17h), a Académica de Coimbra.

Open do Bahrain no Eurosport

Por causa de problemas para chegar ao Bahrain, Harley e Pedro (além de Schmidt e Benjamim) não estão a participar no Open do Bahrain. Assim, a dupla Alison e Pedro Cunha é a única representante do Brasil e é uma das equipas com hipóteses de vencer esta prova. Os holandeses Nummerdor e Schuil são também grandes candidatos ao triunfo final.
O canal Eurosport vai transmitir, em directo, amanhã, 6.ª f, a partir das 14 h, as duas meias-finais deste Open e, no sábado, às 14 h, as finais. Os resultados podem ser seguidos aqui.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Autómatos

"Globalizar a superficialidade acumulativa dos saberes é criar um mundo de autómatos, tão tecnológico como desesperado" - Inês Pedrosa, no Expresso, de 24/10/2208.

Entrevista a Maria Filomena Mónica

No tratamento de uma entrevista, normalmente, os jornalistas tendem a destacar as palavras mais polémicas ou as mais infelizes proferidas pelo entrevistado.
Isto vem a propósito da entrevista a Maria Filomena Mónica, publicada na revista Visão de 23 de Outubro. O título que deram à entrevista foi: "Há para aí umas três pessoas cultas em Portugal" (estranho o jornalista não lhe ter perguntado os nomes dessas pessoas!).
De facto, o entrevistado não deve contar tudo o que lhe vem à cabeça ou o que algum fala-barato ou faroleiro lhe contou. Eis um exemplo: "Há um enorme compadrio universitário. E machismo. Já ouvi tiradas do género: "Então ias com aquela aluna para a cama? É pá, se soubéssemos dávamos-lhe um 17 e não um 14!"".

domingo, 26 de outubro de 2008

DJ Tiesto

Um amigo ofereceu-me uma compilação de músicas para ouvir nas minhas viagens de carro. Cheguei à conclusão que música como esta do DJ Tiesto não pode ser ouvida a conduzir um automóvel, pois produz um estado de euforia. Julgo que é mais perigoso do que falar ao telemóvel a conduzir.

Harley e Pedro vencem etapa do circuito brasileiro

Harley e Pedro venceram, este fim-de-semana, a etapa de Maceió, em Alagoas, no Brasil, ao bater, na final, os campeões olímpicos em Atenas, Ricardo e Emanuel, por 2-1. No 3.º posto ficou a dupla Márcio e Fábio. Assim, as 3 melhores duplas brasileiras da actualidade ocuparam o pódio em Alagoas.
A partir da próxima 4.ª f, disputa-se o Open masculino do Bahrain, com a participação de Harley e Pedro, mas sem as outras duas duplas referidas (também sem duplas portuguesas).
Na etapa feminina de Alagoas, Maria Elisa e Val venceram, na final, Larissa e Vivian, por 2-0. No 3.º lugar ficou a dupla Renata e Talita.

Benfica perdeu em Esmoriz

As duas derrotas do Benfica constituem as surpresas da jornada dupla deste fim-de-semana: no sábado, os 9 pontos do Rui Monteiro (o voleibol de praia em Espinho fez-te bem!) deram muito jeito ao Esmoriz de Rui Pedro para vencer o Benfica, por 3-1. No domingo, o Leixões repetiu o mesmo resultado. Conclusão: os encarnados estão mesmo a precisar de reforços (pelos vistos, aguardam a chegada de dois cubanos).
Nos Açores, não houve tomba-gigantes: Sp. Espinho e V. Guimarães desenvencilharam-se dos seus adversários, apesar do jogo renhido entre Fonte do Bastardo e Sp. Espinho.
Na A2, o Fiães perdeu frente ao Aliança de Ovar, por 3-1, e deixou assim o 1.º lugar para o invicto Caldas.
Nas competições femininas, na A1, o Gueifães confirmou o seu estatuto ao bater o Ribeirense, por 3-1. Na A2, o V. Guimarães venceu o Ginásio de Santo Tirso, por 3-0.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Esmoriz-Benfica

No próximo fim-de-semana há jornada dupla na A1. Depois da derrota em Espinho, no passado sábado, o Benfica visita o Esmoriz (sábado, dia 25, às 17 h, transmissão em directo na Sport TV 2). Sp. Espinho e V. Guimarães viajam até aos Açores, para defrontar o Clube K e o Fonte do Bastardo. Conseguirá o Fonte do Bastardo contrariar o favoritismo do campeão e do vice-campeão?
Na A2, o Fiães dá um pulo a Ovar, no sábado, para defrontar o Aliança. Jogo interessante!
Nas competições femininas, na A1, o Gueifães recebe, no domingo, o Ribeirense, num jogo de candidatos ao título. Na A2, o V. Guimarães recebe, no domingo, o Ginásio de Santo Tirso.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Márcio e Fábio vencem etapa do circuito brasileiro

No Circuito Banco do Brasil, Márcio e Fábio venceram, este fim-de-semana, a etapa de Camaçari, na Baía, ao bater, na final, Pitta e Lipe (2-0, 14-18, 15-18; os sets são disputados até aos 18 pontos, o que me parece uma decisão feliz por parte da CBV). Ricardo e Emanuel foram afastados por Pitta e Lipe, nos quartos-de-final.
Nos femininos, Vivian e Larissa venceram esta etapa, ao bater, na final, Ágatha e Shaylyn, por 2-1. Todos os resultados aqui.

Penafiel ao nível do Benfica

Depois do empate entre Portugal e a Albânia, o Benfica-Penafiel de ontem veio mostrar que, reunidas certas condições, o futebol amador está ao nível do futebol profissional. E quais são essas condições? Os jogadores profissionais não reconhecerem valor ao adversário e não arregaçarem as mangas para jogar. Os amadores apresentarem-se concentrados e não concederem facilidades (por exemplo, não marcar na própria baliza).
É certo que o discurso dos profissionais é sempre o de não menosprezar o adversário. Contudo, o simples facto de não acreditarem que o resultado no fim do jogo possa ser um nulo (pelo menos, até aos 10 minutos finais) demonstra o contrário.

domingo, 19 de outubro de 2008

Uma Universidade portuguesa com Prémios Nobel!

O ex-presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto, defendeu que Portugal deveria apostar em colocar uma universidade no topo dos rankings internacionais das melhores instituições de ensino superior, «bastando» para isso contratar vários Prémios Nobel.
Faço minhas as palavras de Raul Diniz, que encontrei nos comentários, no sítio do SOL:
"A reputação de uma universidade não se constrói de um dia para o outro, simplesmente contratando uns prémios Nobel...
Uma universidade não se faz só com marketing, mas sim com muito trabalho e meios, que possam criar os seus próprios prémios Nobel, por exemplo!!!
Os Nobel não ganharam o prémio porque compraram um bilhete, mas sim porque trabalharam anos, décadas, uma vida inteira.
O Paulo Teixeira Pinto pensa realmente que os Prémios Nobel iam deixar uma estrutura, uma equipa de trabalho, o trabalho de uma vida, a paixão deles, para fazer a promoção de uma instituição seja onde ela estiver???".

Sp. Espinho venceu o Benfica

No 1.º jogo grande desta época na A1, o Sp. Espinho bateu o Benfica, por 3-1. Para isso, muito contribuiu a eficácia atacante de Flávio Cruz (autor de 24 pontos). Sp. Espinho, V. Guimarães e Castêlo da Maia são líderes da A1.
Na A2, o Fiães bateu o Voleibol de Espinho, por 3-1, num jogo muito equilibrado (a julgar pelos parciais).
Nos femininos, na A1, na jornada dupla nos Açores, o Continente superiorizou-se ao Arquipélago. O Trofa venceu os dois jogos - destaque para o 2-3, frente ao Ribeirense -, e o Leixões venceu o Clube K, por 2-3 (depois perdeu contra o Ribeirense, por 3-0). O Trofa, o Madeira e o Gueifães - bateu o Sp. Braga, por 0-3 - seguem na frente invictos.
Na A2, o Arcozelo venceu a Académica de Coimbra (1-3) e o V. Guimarães bateu o Senhora da Hora (3-0).

sábado, 18 de outubro de 2008

A filosofia segundo Woody Allen

Li "A filosofia segundo Woody Allen" e gostei. Trata-se de um livro de fácil compreensão, com algumas tiradas sensacionais de Woody Allen (e não só...). Eis um exemplo: "É muito difícil fazer com que os nossos corações e cabeças andem de mãos dadas". Também registei esta frase de Rabelais: "A ciência sem consciência é a ruína da alma".
Pena a letra tão pequena e a repetição de algumas ideias nalguns ensaios.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sp. Espinho-Benfica

Disputa-se, no próximo fim-de-semana, a 2.ª jornada dos principais Campeonatos Nacionais de Voleibol. Na A1, o grande destaque vai para o jogo entre o Sp. Espinho e o Benfica (sábado, dia 18, às 17 h, transmissão em directo na Sport TV).
Na A2, o Fiães recebe, no sábado, o Voleibol de Espinho.
Nos femininos, na A1, o Sp. Braga vai receber o Gueifães, no domingo. Leixões e Trofa visitam os Açores para defrontar Club K e Ribeirense. Na A2, o V. Guimarães recebe, no domingo, o Senhora da Hora, enquanto o Arcozelo desloca-se a Coimbra.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ver a vitória por um canudo

Ontem, na chegada a Braga, 20 h: fila extensa na EN14 em direcção à rotunda de Celeirós e na variante sul (na zona da rotunda das Piscinas). Isto por causa da movimentação dos adeptos para chegar ao estádio Muncipal de Braga e ver o jogo de futebol entre Portugal e a Albânia. O que todos os adeptos julgavam é que iriam ver uma vitória folgada da selecção das quinas. Contudo, os jogadores lusos não se apresentaram motivados para jogar e vencer e por isso o nulo foi o resultado final. Ficamos assim a ver a vitória por um canudo e com razão para mandar a selecção abaixo de Braga.
Agora dizem que os próximos jogos são para ganhar. Todos eles. Não acredito nisso, nem na verdade acreditam jogadores e equipa técnica. Esperamos sim uns tropeções da Dinamarca e da Suécia.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bronze para portugueses no Europeu de ténis de mesa

Marcos Freitas e Tiago Apolónia foram afastados nas meias-finais de pares do Campeonato da Europa, em S. Petersburgo, na Rússia, mas conseguiram conquistar uma inédita medalha de bronze para o ténis de mesa português. A dupla lusitana perdeu com os primeiros cabeças-de-série, os alemães Timo Boll e Christian Suss, por 0-4 (8-11, 6-11, 6-11, 10-12). Refira-se que, na discussão do acesso aos oitavos-de-final de singulares, Marcos Freitas já tinha perdido frente a Boll (7.º mundial) - seu companheiro no Borússia de Dusseldorf -, por 0-4 (6-11, 7-11, 5-11, 6-11).
Ontem, tive oportunidade de ver no Eurosport algumas imagens da final individual entre Timo Boll e o bielorrusso Vladimir Samsonov, com a vitória do alemão por 4-2. Timo Boll conseguiu um feito único ao somar três títulos num mesmo campeonato: individual, pares e na prova por equipas.

V. Guimarães arranca campeonato com triunfo

O V. Guimarães venceu, na 1.ª jornada da A1, o Esmoriz, por 3-1, depois de ter perdido o set inicial por expressivos 15-25. O Sp. Espinho foi a casa do vizinho Académica de Espinho vencer por 0-3. O Fonte de Bastardo não jogou para a A1, mas defrontou a equipa montenegrina do Podgorica, no 1.º jogo da 1.ª ronda da Taça Challenge, e venceu por 3-1. Hoje disputa-se o 2.º jogo, novamente nos Açores (por acordo entre as duas equipas).
Na A2, o Fiães foi a Lisboa vencer o Nacional de Ginástica por 0-3.
Nos femininos, na A1, o Sp. Braga começou a época com uma derrota caseira frente ao Leixões, por 0-3, se bem que o 3.º parcial tenha chegado aos 30-32. Na A2, o V. Guimarães venceu o Juventude por 0-3.

Walsh e Branagh confirmaram favoritismo

A dupla norte-americana Walsh e Branagh venceu o Open do Dubai, ao vencer, na final, as compatriotas Boss e Ross, por 2-0. Mesmo sendo a 1.ª prova em que jogavam juntas, Walsh e Branagh não consentiram um único set em toda a prova. Maria Clara e Carol conquistaram a 3.ª posição. Dada a condição da mulher nos países árabes, foi uma vitória a realização, pela 1.ª vez, desta etapa nos Emirados Árabes Unidos, mesmo não havendo representantes locais.
Nos homens, a vitória do Open do Dubai foi para os holandeses Nummerdor e Schuil, que bateram, na final, os alemães Urbatzka e Reckermann, por 2-1. Harley e Pedro ficaram no 3.º posto.
No final deste mês, haverá uma etapa masculina no Bahrain.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Campeonatos nacionais arrancam no fim-de-semana

Os Campeonatos Nacionais de Voleibol arrancam no próximo fim-de-semana. A Sport TV, mais uma vez, detém os direitos exclusivos sobre o voleibol nacional e irá acompanhar, na 1.ª jornada da A1, o jogo entre o V. Guimarães e o Esmoriz (domingo, dia 12, às 16 h). Destaque ainda, nesta jornada, para confronto entre as duas equipas de Espinho.
Na A2, o Fiães visita, no sábado, o recém-despromovido Nacional de Ginástica (que perdeu alguns jogadores para o Benfica), no jogo mais aliciante da jornada.
Nos femininos, o Sp. Braga recebe o Leixões no domingo, na 1.ª jornada da A1. Na A2, o V. Guimarães visita, no domingo, a equipa leiriense do Juventude.

Eritropoietina de terceira geração

No Público online: Todas as amostras recolhidas durante os Jogos Olímpicos deste ano vão ser reanalisadas, de modo a ser detectada a possível presença de eritropoietina de terceira geração. O anúncio foi hoje feito pelo Comité Olímpico Internacional (COI), depois de a Agência Antidoping Francesa ter usado um método inovador para encontrar esta substância nas amostras dos ciclistas Leonardo Piepoli e Stefan Schumacher da última edição da Volta à França. "Isto faz parte dos procedimentos habituais. Mantemos as amostras durante oito anos e quando há um novo método, procedemos a novas análises", explicou Emmanuelle Moreau, porta-voz do COI, citada pela AFP. O COI recolheu cerca de 5000 amostras durante os Jogos Olímpicos deste ano e procederá a novas análises, não só dos ciclistas, mas de todas as outras modalidades. A EPO CERA, como é conhecida a terceira geração da eritropoietina, tem efeitos semelhantes à EPO. A substância, que é utilizada desde 2000 para tratamento de problemas renais, não está à venda em farmácias. No mercado negro, o preço de uma dose pode atingir os 1.000 euros.
No período dos Jogos Olímpicos de Pequim foram detectados apenas 6 casos de doping. Agora, com novas análises, com um novo método (que espero seja credível) para detectar a EPO CERA, haverá mais atletas com pés de barro? Pelos vistos, em Pequim, foram feitos 817 ensaios, em urina, para detectar a EPO, mas o método não seria indicado para a EPO CERA.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nobel da Química 2008

O Nobel da Química foi hoje atribuído a Osamu Shimomura, Martin Chalfie e Roger Y. Tsien, pela descoberta e desenvolvimento da proteína fluorescente verde, anunciou hoje o Comité Nobel. Osamu Shimomura, nascido em 1928, no Japão, trabalha no Laboratório de Biologia Marinha em Woods Hole, Massachusetts, nos Estados Unidos. Martin Chalfie, nascido em 1947, trabalha na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Roger Y. Tsien, que dividiu com os outros dois cientistas um terço do prémio, nasceu em 1952 e trabalha na Universidade de Califórnia, em San Diego, nos EUA.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Escola com futuro

As crianças habituam-se rápido a viver depressa, sem se deslocar, e sem precisar de contacto físico. A Internet resolve. Está tudo, mas mesmo tudo, à distância de umas teclas. Até pesquisar, estudar, é tão simples como “clique”, “Google”, “palavra-chave”, “copy and paste”, e pronto. E, como dizia o Calvin, podemos fazer um brilharete com umas capinhas de plástico. Muito profissional. Só que essa é uma escola sem futuro. E é disso que falamos quando falamos de livros e de leitura. A escola com futuro coloca o foco nos livros, na aprendizagem com reflexão, que é um método que a leitura incentiva e desenvolve. Com o tempo que as coisas naturalmente levam, com detalhes, ao pormenor. Uma educação feita assim é uma vela impressionante que nos permite navegar pela vida fora com a confiança de quem não desiste.
J. Norberto Pires (retirado daqui)

Open do Dubai

Disputa-se esta semana o Open do Dubai, antepenúltima etapa do Circuito Mundial de 2008, com muitas ausências na competição masculina (não participam as duplas portuguesas, nem as duas duplas brasileiras que estiveram em Pequim) e algumas novas duplas em prova - o brasileiro Pedro Cunha (afastado já há algum tempo por lesão) fará equipa com Alison, enquanto a campeã olímpica Walsh junta-se a Branagh (May-Treanor resolveu participar num programa de televisão de dança e já "arranjou" uma lesão no tendão de Aquiles; conclusão: é mais seguro jogar voleibol de praia). Os grandes favoritos à vitória são Harley e Pedro (deixarão de jogar juntos no próximo ano?), nos masculinos, e Walsh e Branagh, nos femininos.
O canal Eurosport transmitirá um resumo das finais no sábado, dia 11, a partir das 23h30m.
PS- Pelos vistos, Portugal volta a ficar de fora do Circuito Mundial de 2009. Já há algumas certezas: Stavanger, na Noruega, receberá o Campeonato do Mundo 2009. A China pretende receber duas etapas. Roma acolherá uma etapa.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Voleibol no CDUP

As portas do CDUP voltam a abrir-se, na época 2008/2009, para acolher, a partir desta semana, jogos-treino de voleibol. É às 5.as feiras, das 18h30m às 20h.

Sp. Espinho está imparável

O Sp. Espinho fez uma pré-temporada 100% vitoriosa e promete dar muitas alegrias aos seus adeptos no campeonato nacional, a partir do próximo fim-de-semana. Depois de vencer os torneios do Leixões e do Esmoriz, o Sporting de Espinho venceu ontem o Torneio Cidade de Espinho ao derrotar, na final, o Benfica, por 3-0. Os encarnados tiveram poucas hipóteses contra os tigres, como comprovam os parciais de 25-15, 25-16 e 25-21. No outro jogo do dia, o Esmoriz venceu a Académica de Espinho, por 3-1, e terminou no terceiro lugar. No sábado, Benfica e Sp. Espinho tinham vencido Esmoriz (3-1) e Académica de Espinho (3-0), respectivamente.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008