sexta-feira, 30 de maio de 2008

Maia e Brenha afastados por jovem dupla polaca

Maia e Brenha começaram o 2.º dia de prova no Open de Barcelona, com uma vitória sobre a dupla italiana Amore e Bizzotto, por 2-1 (17-21, 21-18, 15-10). No entanto, no 2.º jogo do dia, não conseguiram ultrapassar os carrascos de Pedrosa e Rosas, os polacos Kadziola e Szalankiewicz (ambos com 19 anos), perdendo por 1-2 (21-19, 18-21, 11-15). Maia e Brenha terminaram assim em 13.º lugar e desperdiçaram uma excelente oportunidade de atingir um 9.º lugar (ou até melhor) neste Open.

Inquérito mundial

Foi feito um inquérito mundial. A pergunta era:
Por favor, diga honestamente, qual a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo.
O resultado foi desastroso. Foi um total fracasso. Os suecos não entenderam o que é 'escassez'. Os africanos não sabiam o que era 'alimentos'. Os franceses não sabiam o significado de 'por favor'. Os norte-americanos perguntaram o significado de 'o resto do mundo'. Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre 'opinião'. E o parlamento português ainda está a debater o que significa 'honestamente'.

Para quê o TGV entre Lisboa e Porto?

Desconheço o autor, mas, mesmo assim, divulgo este texto:
O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo. É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País. Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar. Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se mil escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um). Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Maia e Brenha seguem em frente no Open de Barcelona

As duplas portuguesas iniciaram com uma derrota a participação no Open de Barcelona. Maia e Brenha perderam, num jogo renhido, frente à dupla norueguesa Kjemperud e Skarlund, por 1-2 (21-18, 24-26, 10-15), enquanto Pedrosa e Rosas foram derrotados pelos brasileiros Márcio e Fábio, por 2-0 (21-13, 21-15). No 2.º jogo, Maia e Brenha derrotaram os venezuelanos Mussa e Fane, por 2-0 (21-13, 21-19) e amanhã defrontarão os italianos Amore e Bizotto. Já Pedrosa e Rosas, ao perder o 2.º jogo frente aos polacos Kadziola e Szalankiewicz, por 2-0 (21-13, 21-17), terminaram a etapa em 25.º lugar. Os resultados podem ser consultados aqui.

Portugal procura lugar em Pequim

Amanhã tem início o torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos, em Espinho, com a participação de Portugal, Polónia, Porto Rico e Indonésia. Portugal começa por defrontar a Indonésia (6.ª f, às 19h), o Porto Rico (sábado, 17h) e termina com o jogo contra a Polónia (domingo, 17 h). O Porto Rico e a Polónia são os adversários mais fortes. Os polacos no apuramento para o Campeonato da Europa 2009 (realizado nos dois fins-de-semana anteriores) perderam com o Montenegro e com a Estónia (ambos por 2-3), enquanto o Porto Rico realizou jogos-treino com a Itália e com a França, de bom nível, apesar das derrotas. Assim, Portugal tem de encarar com máxima concentração o jogo de sábado para, no domingo, poder aspirar ao 1.º lugar no torneio. Só o 1.º classificado terá um lugar, em Pequim, onde já estão Brasil, Rússia, Bulgária, Egipto, Sérvia, USA, Venezuela, Alemanha e China (faltam 3 equipas). Para lá chegar, Portugal terá de se apresentar ao mais alto nível.
PS - A Sport TV transmitirá todas as partidas. Nem num torneio desta importância, realizado no nosso país, se conseguiu arranjar forma da RTP passar os jogos de Portugal.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Pedrosa e Rosas juntam-se a Maia e Brenha no quadro principal

Pedrosa e Rosas qualificaram-se hoje para o torneio principal do Open de Barcelona (no qual também participará a dupla Maia e Brenha), ao vencer dois jogos: frente aos suecos Jonsson e Montas e frente à dupla letã Smedins e Smedins, ambos por 2-0. Os resultados da fase de qualificação estão aqui.

Qualidade do ar em Braga


Em plena cidade de Braga, bem no meio de uma densa zona habitacional, existe uma indústria metalúrgica bastante degradada e causadora de poluição - seja pelos resíduos que abandona no exterior, pelos gases que as chaminés de baixa altura libertam, pelo ruído das máquinas até à 1 h da madrugada, etc. Apesar das exposições que fiz para o Ministério do Ambiente e para o da Economia, ainda não vi resultados.
Ontem, por volta do meio-dia, uma nuvem de fumo preto saía das chaminés desta unidade industrial, sendo arrastada pelo vento para dentro dos apartamentos vizinhos.

Campeonato do Inatel decide-se no fim-de-semana

No próximo fim-de-semana, disputa-se a fase final do Campeonato do Inatel, no pavilhão do Parque de Jogos 1.º de Maio, em Lisboa, com a participação de 2 equipas do Norte de Portugal -os espinhenses "Os Mochos" e a equipa da Praia de Esmoriz (fotos) - e 2 equipas da região de Lisboa. O sorteio dos jogos decorre na 6.ª f e os jogos serão no sábado e no domingo.
Esta é uma oportunidade para ver em acção ex-jogadores federados de voleibol.

domingo, 25 de maio de 2008

Portugal terminou em 2.º lugar o apuramento para o Europeu

A Bulgária não deu hipóteses a Portugal e venceu por 3-0 no último jogo do torneio de apuramento para o Europeu 2009. A Bulgária assegurou assim um lugar no Europeu, enquanto Portugal, que venceu os dois jogos anteriores frente a Israel e Croácia, por 3-0, terá de disputar uma eliminatória com a Eslovénia (em princípio, pois o 2.º torneio no grupo B só se realiza no próximo fim-de-semana) para chegar ao Europeu.

Holandeses venceram na Croácia

A dupla holandesa Nummerdor e Shuil venceu o Open de Zagreb ao bater, na final, a dupla chinesa Xu e Wu, por 2-1. Em 3.º lugar classificou-se a dupla norte-americana Fuerbringer e Jennings ao derrotar os brasileiros Márcio e Fábio, por 2-0. Curiosamente, os brasileiros Harley e Pedro, que já venceram 3 etapas do Circuito Mundial esta temporada, não ganharam um único jogo neste Open.
No Japão, no Open feminino, a vitória coube à dupla brasileira Larissa e Juliana, ao derrotar, na final, a dupla chinesa Wang e Tian Jia, por 2-0.
A partir de 4.ª f, disputa-se o Open de Barcelona, com a presença no quadro principal de Maia e Brenha (retomam desta forma a competição na praia, para lutarem por um lugar em Pequim) e, na fase de qualificação, de Pedrosa e Rosas.

Alemanha garantiu lugar nos Jogos Olímpicos

A Alemanha conquistou o 1.º lugar no torneio de qualificação olímpica que organizou e assim estará, em Agosto, em Pequim. Cuba teve o pássaro na mão e deixou-o fugir. Esteve a ganhar por 2-0 frente à Alemanha, mas permitiu a reacção dos alemães. Estes, apoiados pelo público (5.000 vozes incansáveis) e com outra confiança (a partir do 3.º set, com a entrada de um novo distribuidor), acabaram por triunfar na negra com 2 decisões polémicas da arbitragem na parte final do set (pontos 13 e 14) a favor do conjunto da casa.
6.ª f, 23 Maio
Alemanha - China Taipé 3-0 (25-18, 25-15, 25-17)
Cuba – Espanha 3-1 (25-18, 18-25, 25-20, 25-17)
Sábado, 24 Maio
Espanha – China Taipé 3-1 (25-19, 25-15, 23-25, 25-20)
Cuba – Alemanha 2-3 (26-24, 25-21, 21-25, 18-25, 13-15)
Domingo, 25 Maio
China Taipé – Cuba 0-3 (14-25, 18-25, 16-25)
Alemanha – Espanha 3-2 (25-23, 25-23, 23-25, 22-25, 15-10)

sexta-feira, 23 de maio de 2008

O ciclismo é mais fiscalizado do que o futebol?

A propósito da descoberta, numa operação da PJ, de um arsenal de produtos dopantes nas instalações da equipa LA-MSS, Coutinho Ribeiro escreve no Anónimo:
O ciclismo - apesar de mais violento do que qualquer outro desporto - não é nem mais, nem menos dopado do que os outros. É apenas mais vigiado. E isso provar-se-á no dia em que os demais desportos - o futebol, por exemplo - forem tão fiscalizados como o ciclismo. Mas aí parece que ninguém quer entrar... Mesmo quando é sabido que já vários futebolistas morreram em campo.
Segundo o Conselho Nacional de Antidopagem (CNAD), em 2007, em Portugal, o futebol foi a modalidade em que mais amostras foram analisadas (1130), tendo sido registado o maior n.º de casos de doping (11). No voleibol, foram analisadas 64 amostras e foram detectados 2 casos positivos. Apresentei estes dados aqui.
No futebol foram analisadas mais amostras do que no ciclismo. Falta saber em que condições foram e são feitos os controlos anti-doping no futebol (e noutras modalidades)...O factor surpresa e a frequência são importantes para o êxito da luta contra o doping.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pedrosa e Rosas eliminados na qualificação do Open de Zagreb

Pedrosa e Rosas foram eliminados hoje na fase de qualificação do Open de Zagreb, ao perder com a dupla espanhola Lario e Gavira, por 2-1.
Maia e Brenha acabaram por não participar neste Open, adiando assim o retorno à competição na praia.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Torneio de apuramento olímpico, na Alemanha e no Eurosport

No próximo fim-de-semana, realiza-se na Alemanha, um torneio de apuramento para os Jogos Olímpicos. No sábado, às 19h30m, a Alemanha medirá forças com Cuba e no domingo será a vez da Alemanha defrontar a Espanha. Estes jogos terão transmissão televisiva no Eurosport.
Destas 3 selecções, apenas uma terá um lugar em Pequim. Neste torneio, participa ainda a China Taipé, mas à partida será a selecção com menos hipóteses.
Portugal também vai receber e participar num torneio de apuramento olímpico (no fim-de-semana seguinte, em que conto assistir a algum jogo em Espinho), mas antes disso vai receber (na Póvoa de Varzim) o 2.º torneio de apuramento para o Campeonato da Europa. Na 6.ª f, Portugal defronta Israel; no sábado, a Croácia; e no domingo, a Bulgária.

Duas duplas portuguesas no Open de Zagreb

Começa amanhã a fase de qualificação do Open de Zagreb, na Croácia, com a participação das duas duplas portuguesas. Maia e Brenha são os 2.ºs do ranking do torneio de qualificação e têm boas hipóteses de se apurar para o torneio principal. Os resultados podem ser consultados aqui.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Portugal terminou 1.º torneio para Europeu em 2.º lugar

No 1.º torneio para o apuramento para o Campeonato da Europa 2009, realizado na Bulgária, Portugal venceu dois jogos, ambos por 3-0, contra a Croácia e contra Israel, mas perdeu contra a selecção anfitriã, por 3-0. Desta forma, a Bulgária, a grande favorita, encontra-se no 1.º lugar e Portugal no 2.º lugar. Apenas o 1.º classificado, após o 2.º torneio, a realizar na Póvoa de Varzim, no próximo fim-de-semana, garantirá um lugar no Campeonato da Europa. O 2.º classificado terá de disputar uma eliminatória contra o 2.º classificado de outro grupo (em princípio, a Eslovénia). Para alcançar a 1.ª posição, Portugal terá de vencer a Bulgária (por 3-0) e ter vantagem nos pontos de set.

Harley e Pedro vencem pela 3.ª vez esta época

A dupla brasileira Harley e Pedro venceu na final do Open de Itália a dupla alemã Brink e Dieckmann, por 2-1. Desta forma, somaram o seu 3.º triunfo da temporada (em 4 etapas do Circuito Mundial Swatch-FIVB) e conquistaram pontos importantes para o renhido (entre as duplas brasileiras) apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Lembro que apenas podem participar duas duplas por país e que, para além de Harley e Pedro, o Brasil tem mais duas duplas campeãs: Ricardo e Emanuel e Márcio e Fábio (estes aparentemente em mais baixo de forma).
Na prova de Itália, nas semi-finais, Harley e Pedro ultrapassaram a dupla norte-americana Rogers e Dalhausser (terminaram em 3.º lugar), enquanto os alemães venceram a dupla Ricardo e Emanuel.
Em Seul, no Open feminino, a vitória sorriu à dupla chinesa Xue e Zhang Xi, que na final (em condições invernosas e com as atletas a envergar fato térmico) bateu a dupla brasileira Ana Paula e Shelda, por 2-0. Branagh e Youngs classificaram-se em 3.º lugar.

Não foi síndrome de abstinência do 1.º ministro!

No sábado à noite, estive num restaurante em Braga, numa festa de família. Nesse mesmo restaurante, foi reservada uma mesa para o 1.º ministro José Sócrates e Mesquita Machado jantarem. Por causa de uma gripe e da consequente ida ao hospital, José Sócrates acabou por não aparecer no restaurante. Posso, no entanto, revelar que o 1.º ministro tinha mesa reservada na zona de não-fumadores. Sabendo de antemão que José Sócrates não lhe faria companhia, Mesquita Machado escolheu uma mesa na zona de fumadores. Deixo aqui esta revelação tão importante para a nação - aliás as palavras do 1.º ministro, já em Braga, em que garantiu que a gripe não era "síndrome de abstinência" foram as mais badaladas pelos meios de comunicação social!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

3 fins-de semana decisivos para a selecção nacional

Começa este fim-de-semana um ciclo importante para a selecção nacional masculina de voleibol. A partir de hoje, na Bulgária, Portugal inicia o apuramento para o Campeonato da Europa, defrontando equipas como a Croácia (hoje), a Bulgária (amanhã) e Israel (domingo). No fim-de-semana seguinte (23 a 25), na Póvoa de Varzim, disputa-se o 2.º torneio deste apuramento, com as mesmas selecções-adversárias. Finalmente, entre 30 de Maio e 1 de Junho, em Espinho, Portugal terá a última oportunidade de qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Pequim, principal objectivo deste ano. Para isso, terá de ser mais forte do que a Indonésia (dia 30), o Porto-Rico (dia 31) e a Polónia (dia 1).
Força Portugal! Esforcem-se para alcançar o "impossível"!
PS-Mais uma vez a RTP fica de fora na transmissão dos torneios da Póvoa de Varzim e de Espinho. A Sport TV tem o exclusivo!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Pedrosa e Rosas terminam em 25º lugar

Pedrosa e Rosas foram eliminados no 1.º dia do Open de Itália, após perder dois jogos: o 1.º contra a dupla holandesa Nummerdor e Schuil, por 2-1, e o 2.º contra a dupla austríaca Doppler e Gartmayer, por 2-0. Desta forma, terminaram no 25.º lugar, depois do brilharete na fase de qualificação. Os resultados podem ser consultados aqui.
No próximo domingo, pelas 23 h, o Eurosport vai transmitir um resumo da final deste Open e da final feminina do Open de Seul.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Exposição ao sol e o voleibol de praia

Foi divulgado um inquérito, realizado no ano passado nas praias nacionais, que revela que 70% dos jovens permanecem na praia entre as 12h00 e as 16h00 e que os jovens entre os 16 e os 24 anos são os que menos usam protector solar.
Dizem as estatísticas que uma em cada seis pessoas pode desenvolver cancro de pele ao longo da vida, um problema que, em Portugal, afecta todos os anos cerca de dez mil pessoas. Destes, mil são vítimas do melanoma, o mais maligno dos cancros de pele.
A prevenção é cada vez mais importante, desde a atenção dada aos sinais na pele até ao cuidado com o protector solar, que deve ser aplicado pelo menos trinta minutos antes da exposição ao sol, passando pela redução do tempo de exposição aos raios do sol, sem esquecer ainda a protecção quando o calor aperta.

No voleibol de praia, estas preocupações não existem, mas deviam existir. Há muitos jogos do Circuito Mundial a decorrer entre as 12h e as 16 h. Por isso, nesse período, os jogadores (têm também um maior desgaste físico, ao competirem sob um sol tórrido) e os espectadores devem ter cuidado com a exposição ao sol. Para acompanhar, ao início da tarde, alguns jogos das várias edições do Open de Espinho que segui ao longo destes anos (este ano, não se vai realizar), abrigo-me debaixo das bancadas para me proteger do sol (e da chuva, como no ano passado).
No início de cada temporada, é frequente ver alguns jogadores (principalmente, os de pele clara), com escaldões na pele. O envelhecimento da pele pode também ser uma consequência da excessiva exposição solar.

Pedrosa e Rosas qualificam-se para o Open de Itália

Pedrosa e Rosas venceram os 3 jogos da fase de qualificação (todos por 2-0) e entraram no torneio principal do Open de Itália, que principia amanhã. No 1.º jogo, venceram uma dupla espanhola pouco-cotada; No 2.º jogo, a dupla cubana Alvarez e Ramirez Bernal; e na 3.ª ronda, a dupla holandesa melhor-cotada De Gruijter e Ronnes.
Maia e Brenha não participam no Open de Roseto degli Abruzzi, em Itália. Porque não tiveram um intervalo entre o fim da época de pavilhão e o início dos torneio na praia, Maia e Brenha estão a prescindir de participar nalguns torneios (Rep. Checa e Itália), para se prepararem convenientemente para esta importante temporada de voleibol de praia.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Casados

Os homens casados vivem mais que os solteiros. Ou, pelo menos, queixam-se durante mais tempo.
As mulheres casadas vivem mais do que os homens. Ou, pelo menos, as viúvas.
- H. L. Mencken
Adenda: Já agora e acreditando nas conclusões de um estudo, o homem deve casar-se com uma mulher mais bonita do que ele, para ter sucesso no casamento.

Norte-americanos vencem Open de Praga

A dupla Gibb e Rosenthal (EUA) venceu o Open de Praga, depois de vencer, na final, a dupla alemã Brink e Dieckmann, por 2-0. Se no 1.º set , os norte-americanos dominaram, no 2.º set, os alemães tiveram oportunidade de ganhar (dispuseram de 2 bolas de set), mas não aproveitaram. Em técnica e espectacularidade, os americanos foram bem superiores aos alemães (para mim, o gesto técnico de passe de Brink é imperfeito). A dupla brasileira Ricardo e Emanuel conquistou o 3.º lugar. Os resultados completos podem ser consultados aqui.
Esta semana (4.ª f) começa o Open de Roseto degli Abruzzi, em Itália, com a participação, na fase de qualificação, das duas duplas portuguesas. Simultaneamente, decorre o Open de Seoul, na Coreia do Sul, 3.º torneio do circuito mundial feminino.

sábado, 10 de maio de 2008

Pais brilhantes, segundo Augusto Cury

» Chorar e abraçar são mais importantes do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes imensas críticas.
» Pergunte sempre "O que é que se passa contigo?", "Precisas de mim?", "Tens algum problema?", "O que posso fazer para te tornar mais feliz?".
» Não se esqueça de que tropeçamos nas pequenas pedras e não nas montanhas.
» Surpreenda os seus filhos dizendo-lhes coisas que eles não esperam, reagindo de modo diferente aos seus erros, superando as expectativas.
» Leve os seus filhos a encontrar os grandes motivos para serem felizes nas pequenas coisas.
» A melhor maneira de educar é contar histórias.
» Aprenda a dizer "não" aos seus filhos sem medo.

Química

Escrevo porque sou químico. O meu ofício forneceu-me a matéria-prima, o núcleo que dá coesão a tudo... A Química é uma luta com a matéria, uma obra-prima de racionalidade, uma parábola existencial... A Química ensina-nos a estar vigilantes e a ser racionais - Primo Levi, escritor e químico; judeu italiano sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz; suicidou-se.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Brasileiros eliminados do Open de Praga

Das 4 duplas brasileiras, apenas a dupla Ricardo e Emanuel se mantém em prova (mas com uma derrota no último jogo de hoje). Márcio e Fábio (17.º lugar), Franco e Cunha (17.º lugar) e Pedro e Harley (13.º lugar) foram eliminados prematuramente. Nas meias-finais (de amanhã), já se encontram os americanos Gibb e Rosenthal e os alemães Brink e Dieckmann, a aguardar pelos adversários. Laciga e Schneider estão a fazer uma excelente prova.
No domingo à noite (23h30m), o Eurosport passa um resumo da final.

Fidalgo esclarece situação de Maia e Brenha

A propósito da notícia incorrecta de que Maia e Brenha "estariam mais longe de Pequim 2008", o treinador da dupla espinhense, Francisco Fidalgo, resolveu prestar uns esclarecimentos no sítio da FPV. Aqui ficam alguns destaques:
1 - A classificação [no Open de Xangai] não foi decepcionante face às condições de participação: os atletas foram praticamente sem treinos na praia para o outro lado do mundo, poucos dias depois de terminarem o desgastante Play-off do Campeonato Nacional, unicamente para aproveitarem o facto de estarem no Quadro Principal. Caso contrário, nem teriam ido, como sucede esta semana em que se optou por treinar bastante no sentido de acelerar a adaptação, e não viajar para disputar a difícil qualificação no Open de Praga.
2 - O Circuito Mundial conta com provas semanais em diversos locais do mundo e é necessária uma boa gestão da preparação e recuperação dos atletas no sentido de garantir as melhores condições de participação. Até porque a entrada directa, sem jogar a qualificação, no Quadro Principal é em função das pontuações obtidas nas 5 últimas participações, logo quando acontece uma má classificação essa terá consequências nas participações seguintes.
3 - O ranking olímpico é constituído pelos 8 melhores pontuações conseguidas nos 2 anos de qualificação. Maia e Brenha somam nesse ranking 1460 pontos, resultados de dois 9.º lugares, três 13.º, e três 17.º (uma das quais numa prova de maior pontuação – Campeonato do Mundo, superior à de 13.º dos Opens normais). Isto significa que, para a dupla portuguesa, apenas classificações superiores a 17.º serão contabilizáveis para esse ranking a partir de agora, excepto se obtidos em Grand Slam.
4 - A título de exemplo, se Maia/ Brenha obtiverem uma classificação de 9.º num Grand Slam, ou duas em Open, ultrapassarão as duas duplas que os precedem. Isto claro se nenhuma delas ou mesmo outra alcançarem também classificações que melhorem o próprio ranking, o que também depende obviamente das pontuações que essas equipas tenham obtido anteriormente. Este exemplo reforça a convicção de que a luta pela qualificação, em que cerca de 12 duplas separadas por 500 pontos disputam 4 ou 5 vagas, vai ser mesmo até ao fim. Uma pontuação alta na última prova poderá determinar, a um mês dos Jogos, que uma dupla ocupe o lugar de outra. Os avanços e recuos nestes pouco mais de dois meses acontecerão certamente. Maia e Brenha sabem bem disso e assumiram este processo bem conscientes das dificuldades e do desafio que enfrentam.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Pedrosa e Rosas não se qualificam para o Open de Praga

Pedrosa e Rosas foram eliminados, na fase de qualificação do Open de Praga, após derrota frente à dupla norte-americana Fuerbringer e Jennings, por 2-0. A dupla portuguesa venceu o 1.º jogo frente a uma dupla italiana pouco cotada (2-0), mas acabou por perder o 2.º jogo e não conseguir entrar no torneio principal, que começa amanhã.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Queima das Fitas

Alberto Castro, no JN:
No Porto (e, acredito, em Coimbra) é preciso repensar a Queima. E é-o, também, ou provavelmente sobretudo, por o mundo à sua volta ter mudado. Quando as "queimas" começaram, o 1.º ciclo de estudo, que conduzia à licenciatura, tinha cinco, seis e até sete anos e a vida académica acabava aí para quase todos. Hoje tem três, uma percentagem elevada realiza mestrado e muitos mesmo o doutoramento. Não há anos que cheguem para os rituais das insígnias tradicionais. Antigamente, o ano escolar no Ensino Superior começava em fins de Outubro, depois de realizados os exames da 2.ª época. A Queima marcava o fim das aulas e o começo do período de estudo para os exames, praticamente a única forma de avaliação que havia. Hoje, as aulas começam em Setembro, o calendário escolar assenta em semestres, prolonga-se até fim de Maio, a avaliação é cada vez mais contínua e menos dependente do exame final. Neste contexto, a Queima acontece no pior período, prejudicando a sequência de estudo e o eventual aproveitamento dos estudantes. Tudo mudou, mas a Queima teima em manter-se igual. Fora do seu tempo e do seu modo. Tolerada pela inércia das autoridades académicas. Até quando?

Balanço da época 2007/2008 no voleibol

Masculinos
Campeão nacional da A1: Vitória de Guimarães
Vice-campeão nacional da A1: Sporting de Espinho
Clube despromovido à A2: Nacional de Ginástica
Campeão da A2 (promovido à A1). Clube K
Vencedor da Taça de Portugal: Sporting de Espinho
Femininos
Campeão nacional da A1: Trofa
Vice-campeão nacional da A1: Ribeirense
Nenhum clube foi despromovido à A2
Campeão da A2 (promovido à A1): Belenenses
Vencedor da Taça de Portugal: Sport Madeira

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Apenas uma dupla portuguesa no Open de Praga

Até final de Julho, todas as semanas há um novo torneio no circuito mundial. Um ritmo elevado que obriga as duplas a estarem devidamente preparadas fisicamente. Quarta-feira começa o Open de Praga, com a participação da dupla Pedrosa e Rosas na fase de qualificação. A outra dupla portuguesa, Maia e Brenha, não vai participar nesta etapa. As melhores duplas americanas apresentam-se na Rep. Checa.
PS - Na final feminina do Open de Xangai, a vitória sorriu a Renata e Talita. Assisti ao resumo alargado das finais do Open de Xangai, no Eurosport, com comentários em português. Na final masculina, para o comentador do Eurosport, o 1.º set já tinha terminado quando o marcador indicava 16-13. Depois do intervalo, não corrigiu a informação e, quando o set terminou de facto, informou que se aproveitava a pausa para fazer um breve intervalo. Além disso, foram frequentes a troca de nomes dos atletas e os comentários errados em muitos lances difíceis de julgar para telespectadores menos familiarizados com as regras do voleibol de praia.
É preciso mais atenção nos comentários de voleibol na TV.

sábado, 3 de maio de 2008

Brasil domina o Open da China

A dupla brasileira Harley e Pedro venceu o Open da China, ao bater na final a dupla chinesa Xu e Wu, por 2-0. No 3.º lugar ficou outra dupla brasileira: Franco e Cunha.
Na final feminina estão duas duplas brasileiras: Renata e Talita contra Juliana e Larissa.
PS - Escrevo de Espinho, neste fim-de-semana que será histórico para a cidade. De facto, os comboios vão deixar, a partir de hoje à noite, de circular à superfície na cidade, para passarem a utilizar o túnel ferroviário. Com a questão dos comboios resolvida, Espinho precisa de "lavar a cara".
Domingo, 4 de Maio: Antes de me despedir de Espinho, visitei a nova estação de comboios. Fiquei agradado com a estrutura. É funcional e foi construída com sobriedade e bom gosto. No entanto, há histórias que desconhecia, que encontrei aqui.
Finalmente, deixo aqui o que gostaria de ver em Espinho: o areal da praia e os passeios limpos; passadeiras bem pintadas nas ruas; piso das ruas renovado; umas palmeiras na nova área pedonal; uns campos de voleibol na praia (como não podia deixar de referir).
Gostei de ver o entusiamo com que jovens e menos jovens praticam caminhada, nos passeios da beira-mar, e surf, no mar de Espinho.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

China contra Brasil na final do Open da China

Maia e Brenha foram afastados do Open de Xangai, na China, após derrota no 1.º jogo do 2.º dia contra a dupla neozelandesa Lochhead e Pitman, por 2-0. A dupla portuguesa terminou assim a prova em 17.º lugar e arrecadou 2.500 dólares (a dupla vencedora recebe 28.000 dólares).
A final deste Open vai colocar frente-a-frente a dupla chinesa Xu e Wu e a dupla brasileira Harley e Pedro. Na luta pelo 3.º lugar estão duas duplas brasileiras: Márcio Araújo e Fábio e Franco e Cunha. Surpreendentemente (ou não), a dupla Ricardo e Emanuel, grande candidata ao título olímpico, terminou em 9.º lugar. Na realidade, o que interessa é apresentar-se em forma para os Jogos Olímpicos de Pequim.
O canal Eurosport vai passar um resumo das finais masculina e feminina no próximo domingo, a partir das 9 h.
Também em Xangai, decorre este fim-de-semana o Grande Prémio de Motociclismo, num circuito excepcional.
PS 0- -Os meios de comunicação social deram a notícia do afastamento da dupla portuguesa do Open de Xangai, mas referem que os portugueses "estão mais longe dos Jogos Olímpicos". Isto é um disparate! Segundo as contas da dupla de Espinho, são necessários no mínimo três nonos lugares nas 11 etapas que faltam disputar, para estar em Pequim.
PS 1 - O Clube K sagrou-se campeão da A2 e garantiu um lugar na A1 na próxima temporada, após vitória no 4.º jogo sobre o Caldas por 0-3.