segunda-feira, 31 de março de 2008

Russos vencem Liga dos Campeões Europeus

A equipa russa do Dínamo Kazan venceu a Liga dos Campeões Europeus de 2008, ao bater na final os italianos do Piacenza por 3-2. Na véspera, Piacenza e Kazan garantiram lugar na final, após vitórias sobre Treviso (3-1) e Belchatow (3-2). No 3.º lugar ficou a equipa polaca do Belchatow, ao bater a equipa do Treviso por 3-2. Este resultado reflecte a qualidade do voleibol polaco, que Portugal enfrentará para chegar aos Jogos Olímpicos. Curiosamente só a equipa russa não apresenta nomes conhecidos do voleibol mundial. O Treviso conta com Fei (italiano) e Gustavo (brasileiro), o Piacenza, com Granvorka (francês) e Sérgio Santos (líbero brasileiro) e o Belchatow, com Antiga (francês).

Sp. Espinho venceu 2.º jogo da final

O Sp. Espinho venceu o V. Guimarães, por 1-3, no 2.º jogo da final da A1. Assim, a final está empatada (1-1) e nenhuma das equipas aproveitou até agora o factor casa. Neste 2.º jogo, a equipa do V. Guimarães esteve demasiado ansiosa e pouco concentrada/organizada, como ficou evidente no último ponto do 3.º set: Roberto Reis coloca em jeito a bola atrás do bloco vimaranense (com 3 elementos), Brízida consegue, em esforço, colocar a bola jogável, mas nenhum dos 3 jogadores mais adiantados procurou a bola e ela acabou por cair, dando a vitória no set ao Sp. Espinho. Hugo Gaspar foi o vimaranense mais inconformado, enquanto Brízida esteve longe de ser tão influente como no 1.º jogo. No Sp. Espinho, apesar dos problemas físicos, Yoko e Sandro Correia foram autênticos abonos, numa equipa que teve grandes dificuldades em travar o jogo do Vitória pelo centro (zona 3). Sábado, há mais emoção agora em Espinho.
Na A2, o Clube K é um dos finalistas (venceu o Gueifães, 0-3). O Fiães perdeu com o Caldas por 1-3 e assim o vencedor do 3.º jogo, nas Caldas da Rainha, será o outro finalista.
Nos femininos, o Ribeirense venceu o Sport Madeira, por 2-3, e mantém-se taco-a-taco com o Trofa na luta pelo título.
Na A2, Belenenses e V. Guimarães discutem o título, após vitórias sobre Boavista (3-1) e Arcozelo (0-3).

Duplas brasileiras triunfam no Open da Austrália

O Open da Austrália mostrou a supremacia do Brasil no voleibol de praia. Nos masculinos, a dupla Harley e Pedro venceu, na final, à dupla chinesa Xu e Wu, por 2-0. Para chegar à final, os brasileiros arrancaram uma vitória "a ferros", na semi-final, frente à dupla norte-americana, campeã do mundo em 2007, Rogers e Dalhauser (acabariam em 3.º lugar), por 2-1. Nos femininos, Juliana e Larissa venceram as suas compatriotas Renata e Talita, por 2-1. O pódio ficou completo com mais uma dupla brasileira, Ana Paula e Shelda.
PS - Contrariamente ao anunciado pelo canal, o Eurosport não passou, ontem à noite, o resumo da final masculina.

sexta-feira, 28 de março de 2008

V. Guimarães-Sp. Espinho, no domingo

Realiza-se no domingo (15h45m, Sport TV1) o 2.º jogo da final da A1: V. Guimarães-Sp. Espinho.
Na A2, disputa-se também o 2.º jogo, mas das semi-finais: Gueifães-Clube K e Fiães-Caldas.
Nas competições femininas, na A1, o destaque vai para o jogo de domingo que coloca frente-a-frente Sport Madeira e Ribeirense.
Na A2, na série dos primeiros, o Belenenses recebe o Boavista e o Arcozelo recebe o V. Guimarães.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Educação de crianças

João Miguel Tavares, no Sorumbático:
Há um ano estava no Centro Comercial Colombo e a minha filha mais velha desatou numa gritaria desalmada, já nem sei porquê, uma daquelas birras olímpicas que antes de termos os nossos filhos acreditamos ingenuamente que só acontecem aos filhos (mal-educados) dos outros. Tentei fazer como os árbitros de futebol: isolar o jogador para o punir disciplinarmente. Puxei-a para um canto, encostei-a à parede e tentei acalmá-la. Só que ela continuava a espernear e a gritar pela mãe, como se eu fosse o Jack Bauer em plena sessão de tortura, procurando saber a todo o custo onde estava a ogiva nuclear. Então, uma senhora dos seus 60 anos aproximou-se esbaforida, a berrar "você é mau pai, você é mau pai", dizendo-me para largar a criancinha e deixá-la ir ter com a mãe, senão chamava a polícia. A sério. (...)
Doses cavalares de mimo, desaparecimentos de Maddies e problemas de consciência de pais ausentes compõem uma fórmula de tal forma explosiva que as criancinhas se transformam em flores de jarra às quais parece mal tocar até com um dedo. O meu pai contou-me no outro dia que em miúdo levou um tabefe porque ao cumprimentar um adulto o tratou por "você" em vez de "senhor". Não é a este tempo que queremos voltar. Mas é preciso encontrar o equilíbrio entre distribuir sopapos por faltas de cortesia e não poder puxar uma criança para um canto sem se ser ameaçado com a polícia. Já é hora de acabar com o mito do bom rebelde. As crianças não são seres angélicos que o mundo corrompe. São bicharocos nem sempre encantadores, muitas vezes cruéis, que têm de ser educados para a vida e para se comportarem devidamente em sociedade.

Substâncias perigosas em pijamas (e não só)

No JN de hoje:
A Deco - Associação de Defesa do Consumidor detectou "substâncias perigosas", por poderem causar alergias, eczemas e irritação na pele, em cinco dos 15 pijamas infantis analisados. As marcas Billy Blue BG Folich, Chicco Chi by Night, Noddy (Verbauet), Ruca (Fábrica de Tecidos Jacinto) e Prénatal Giants Club apresentaram ftalatos. Esta substância plastificante encontra-se nos estampados e "estudos animais mostram que que pode prejudicar o fígado e os rins". O artigo publicado na "Teste Saúde" de Abril alerta ainda para o facto destes [produtos] químicos serem "sobretudo perigosos em artigos de puericultura destinados a crianças pequenas, que os levam à boca por longos períodos." No pijama Prénatal Giants Club foi ainda encontrado formaldeído, um composto orgânico "reconhecido como cancerígeno" para o ser humano e "o contacto directo com a pele, em especial das crianças, pode provocar irritação".
E a DECO já reparou que há produtos de limpeza doméstica cujo conservante é o formaldeído?

Open da Austrália e Liga dos Campeões no Eurosport

No próximo fim-de-semana, o Eurosport 2 vai transmitir em directo todos os jogos da Final Four da Liga dos Campeões Europeus em voleibol (masculinos), que se disputa na Polónia (em alternativa, podem ser vistos online aqui). Os jogos no sábado (a partir das 15h15m) são: Dinamo (Rússia) - Belchatow (Polónia) e Piacenza (Itália) - Treviso (Itália). No domingo (a partir das 11h30m), disputa-se o jogo entre os perdedores e, de seguida, a final. O Eurosport vai passar um resumo desta Final Four, na 3.ª f, às 8h45m.
O Eurosport também vai emitir um resumo das finais, masculina e feminina, do Open da Austrália em voleibol de praia, no domingo às 22h15m.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Portugal

“Portugal nunca se tornou a potência dominante da Europa (que poderia ter sido no séc. XVI) essencialmente por 3 razões: Portugal sempre privilegiou a defesa da agricultura e dos interesses burocráticos que estão associados, em detrimento da indústria, do lucro, da mobilidade, da inovação e das tecnologias do movimento; Portugal nunca se mostrou capaz de controlar os mares do ponto de vista comercial; Portugal nunca conseguiu formar, promover, nem acolher uma classe criativa (marinheiros, engenheiros, investigadores, cientistas, etc.)” – Jacques Attali em “Breve História do Futuro”

terça-feira, 25 de março de 2008

Open da Austrália em voleibol de praia

Arrancou hoje a fase de qualificação do Open da Austrália em voleibol de praia, 1.º torneio do circuito mundial Swatch-FIVB 2008. A dupla portuguesa Pedrosa e Rosas (que esteve inscrita nesta prova) acabou por não participar. Esta prova, que termina no domingo, fica também marcada pela ausência da dupla brasileira Ricardo e Emanuel e da dupla feminina norte-americana Walsh e May-Treanor.
Os resultados podem ser encontrados aqui (masc.; fem.), para a fase de qualificação, e aqui, (masc.; fem.) para o torneio principal.

Convocatória para a selecção nacional

Os atletas convocados para a selecção nacional, que tentará o apuramento para o Campeonato da Europa, para a fase final da Liga Europeia e para os Jogos Olímpicos, são os seguintes: João José (VFB Friedrichshafen); Éden Sequeira (Poitiers); Rui Santos (AJF Bastardo); João Malveiro (GC Vilacondense); Nuno Pinheiro (Noliko Maaseik); Diogo Frada (Esmoriz GC); Bruno Gonçalves (AJF Bastardo); Hugo Gaspar (Vitória SC); Valdir Sequeira (MM Spoleto); André Lopes (SL Benfica); Flávio Cruz (Vitória SC); Eurico Peixoto (Vitória SC); Carlos Teixeira (SL Benfica); Miguel Costa (SC Espinho); Roberto Reis (SC Espinho); Nélson Brízida (Vitória SC); Frederico Lages (Vitória SC).

segunda-feira, 24 de março de 2008

Ginástica na “Praça da Alegria”

Hoje de manhã, por mero acaso, acompanhei uma aula de ginástica no programa “Praça da Alegria”, orientada pelo Prof. Fernando Luís, meu antigo treinador no Esmoriz, na década de 90. No seu habitual estilo brincalhão e com a sua típica pronúncia à Porto, o professor propôs alguns exercícios físicos simples, executados com o auxílio de uma garrafa de água de 1,5 L.
Ainda bem que há, na televisão, uma rubrica de incentivo à prática de ginástica de manutenção. Infelizmente, o horário não é o mais adequado. A última vez que vi a “Praça da Alegria” foi por altura do fim do ano e desliguei a televisão, quando começaram a falar das previsões astrológicas para 2008!

V. Guimarães venceu 1.º jogo da final

Surpreendentemente, o V. Guimarães bateu o Sp. Espinho por 1-3, no 1.º jogo da final da A1. Depois da exibição pouco convincente da final da Taça de Portugal, o V. Guimarães apresentou-se em Espinho com outra confiança e outro querer, o que lhe valeu um importante triunfo (foi a 1.ª derrota do Sp. Espinho, sob a orientação de Miguel Maia). O Sp. Espinho ainda conseguiu o empate (1-1), mas Gaspar e Brízida estavam em tarde inspirada e aproveitaram para colocar o Vitória em vantagem. Numa final disputada à melhor de 5 jogos, os caminhos até ao título são estes: o V. Guimarães precisa de ganhar mais dois jogos (os que tem em casa); já o Sp. Espinho terá que fazer pela vida (ou seja, terá que ganhar, para além dos dois jogos em casa, um no reduto dos minhotos), se quiser revalidar o título.
PS 1 - Lamentavelmente, os serviços noticiosos da RTP não deram eco deste resultado. Para ser falada, a final deveria incluir o Benfica.
PS 2 - Na A2, o Fiães foi vencer a Caldas da Rainha, por 2-3. Já o Clube K derrotou o Gueifães pela diferença máxima.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Sp. Espinho-V. Guimarães, no sábado

Começa no sábado (16h30m, Sport TV 1) a disputar-se a final da principal prova nacional de voleibol (A1) entre o Sp. Espinho e o V. Guimarães. Numa final a disputar à melhor de 5 jogos, o factor casa pode ser determinante para o desfecho final. O V. Guimarães terá de apresentar-se mais concentrado do que aconteceu na final da Taça de Portugal, para poder discutir o título nacional.
Na A2, arrancam as semi-finais, com os jogos Clube K-Gueifães (hoje) e Caldas-Fiães (no sábado).
Nas competições femininas, haverá uma pausa nesta época pascal.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Liga dos Últimos

Vi ontem pela 1.ª vez a Liga dos Últimos na RTP 1. Curiosamente, o clube de futebol de Lobão (freguesia que pertence ao concelho da Feira) foi um dos destaques do programa. Os seus adeptos e o locutor de rádio da Águia Azul foram mais convincentes (e mais naturais) do que muitos actores de telenovela. A peça já está no Youtube.
Quando assistia ao programa, lembrei-me: se a RTP criou a Liga dos Últimos, por que não lança um novo programa designado a Liga das outras (modalidades, entenda-se) ou a Liga das amadoras?
Talvez procurando os casos caricatos (que os há em todas as modalidades) haja espaço para a divulgação das modalidades amadoras na RTP.

terça-feira, 18 de março de 2008

Política

"A política é a arte de impedir as pessoas de meterem o nariz no que lhes diz respeito" – Paul Valéry

segunda-feira, 17 de março de 2008

Sp. Espinho conquistou Taça de Portugal

O Sp. de Espinho conquistou a Taça de Portugal pela 11.ª vez, ao bater na final o V. Guimarães, por 3-0. Para tal, contou com a liderança de Miguel Maia (excelente na distribuição e no bloco, obtendo mesmo 10 pontos) e as excelentes prestações de Roberto Reis e do veterano Sandro Correia. O V. Guimarães foi uma equipa muito irregular (talvez fruto da juventude dos seus atletas) e não conseguiu colocar incerteza no resultado. Nos minhotos, Hugo Gaspar foi o mais eficaz (com apenas 8 pontos) e o mais inconformado, mas foi travado pelo bloco espinhense nos finais dos sets.
Tive a oportunidade de seguir a excelente transmissão televisiva da Sport TV. Na minha opinião, ficou a faltar um acompanhamento mais sóbrio, lúcido e comedido por parte da comentadora e dos jornalistas da Sport TV.
Na A2, Caldas, Fiães e Gueifães juntaram-se a Clube K nas meias-finais, após vitória no decisivo 3.º jogo.
Nos femininos, o Trofa manteve-se na liderança da A1 (com o Ribeirense), após vitória sobre o Sport Madeira, por 3-2 (surprendentemente, na véspera, a equipa madeirense tinha somado novo desaire frente ao Gueifães, por 3-0).
Na A2, o Belenenses continua vitorioso (3-1 ao Arcozelo) e o V. Guimarães venceu ao Boavista (1-3).

sexta-feira, 14 de março de 2008

Voleibol de praia no top de música e em Lloret del Mar

Os gestos técnicos de voleibol deixam a desejar, mas que interessa. Ninguém repara nisso neste vídeo musical: Nalin & Kane, Beachball.
Ultimamente, através do Google, tenho recebido vários visitantes interessados na "meteorologia em Lloret del Mar". As notícias não são as melhores, mas aqui ficam as previsões para os próximos 10 dias.

Mundo

"O mundo é um lugar perigoso para se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa daqueles que o observam e deixam o mal acontecer" - Albert Einstein

A festa da Taça de Portugal

No domingo, decorre, na Régua, a final da Taça de Portugal em masculinos entre o Sp. Espinho e o V. Guimarães (Sport TV1, 17 h). O Sp. Espinho já conhece o sabor da vitória na Taça (10 vezes), enquanto o V. Guimarães ainda não ergueu o troféu.
No sábado, fica decidido quais as 3 equipas que se juntam ao Clube K nas meias-finais da A2. Caldas, Fiães e Gueifães têm a vantagem de jogar em casa.
Nos femininos, na A1, o destaque do fim-de-semana vai para o jogo Trofa-Sport Madeira.
Na A2, na série dos primeiros, o líder Belenenses recebe o Arcozelo e o Boavista recebe o V. Guimarães.

Microondas, alguns tópicos importantes

Jorge Parámos, no blogue De Rerum Natura:
- Estas radiações [microondas] não são ionizantes, limitando-se a provocar a oscilação das moléculas de água, gordura e outras substâncias polares.
- [Se houvesse] a possibilidade de fuga de radiação, sentiríamos um aquecimento imediato das partes expostas do corpo.

- As micro-ondas não penetram muito profundamente nos alimentos, que não são cozinhados de fora para dentro. Assim, comida quente por fora pode não estar cozinhada por dentro, permitindo a sobrevivência e ingestão de bactérias.
- Se um líquido for deixado demasiado tempo num forno micro-ondas, provavelmente evaporará. Mas, nas circunstâncias certas, pode sobre-aquecer: neste fenómeno, o líquido aquece até uma temperatura ligeiramente acima da sua temperatura de evaporação, mas não evapora de imediato. No entanto, qualquer perturbação irá desencadear essa evaporação latente, o que pode ocorrer de um modo brusco e explosivo: o movimento de uma mão a pegar no recipiente pode ser suficiente para que a água sobre-aquecida ferva repentinamente. Para acautelar esta situação, é suficiente que se deixe arrefecer ligeiramente os líquidos depois de desligar o forno micro-ondas.
- Alguns processos que dão sabor à comida - como a caramelização ou possibilidade de tostar - não ocorrem num micro-ondas...
- Existem também benefícios directos da utilização de um forno micro-ondas, ao impedir a carbonização da comida e a formação de substâncias cancerígenas, entre outros.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Saber escrever

Henrique Raposo, no Expresso:
A coisa mais básica - saber escrever - deixou de ser relevante na escola portuguesa. De quem é a culpa? Dos professores? Certo. Do Ministério? Certo. Mas os principais culpados são os próprios pais. Mães e pais vivem obcecados com o culto decadente da psicologia infantil. Não se pode repreender o "menino" porque isso é excesso de autoridade, diz o psicólogo. Portanto, o petiz pode ser mal-educado para o professor. Não se pode dizer que o "menino" escreve mal porque isso pode afectar a sua auto-estima. Ou seja, o rapazola pode ser burro, desde que seja feliz. O professor não pode marcar trabalhos de casa porque o "menino" deve ter tempo para brincar. Genial: o "menino" pode ser preguiçoso, desde que jogue na consola. Ora, este tal "menino" não passa de um mostrengo mimado que não respeita professores e colegas.

V. Guimarães e Esmoriz em destaque

O V. Guimarães assegurou o lugar na final da A1 contra o Sp. de Espinho. Ontem, galvanizados pelo apoio dos seus 2500 adeptos presentes no pavilhão, os vimaranenses bateram o Benfica, por 3-1. A equipa do Benfica lutou até à exaustão - os parciais foram equilibrados-, mas o menor rendimento do cubano Samuels (8 pontos apenas) deitou tudo a perder. Do outro lado, a equipa do V. Guimarães esteve bastante motivada, com Hugo Gaspar a ser o mais eficaz (20 pontos), como é costume. Reacções na blogosfera aqui e aqui e num sítio não-oficial.
Também ontem, o Esmoriz conseguiu a manutenção na A1, relegando a equipa do Nacional de Ginástica para a A2. Para isso, a equipa da barrinha teve de vencer, em Lisboa, o Nacional de Ginástica, por 1-3.

quarta-feira, 12 de março de 2008

V. Guimarães ou Benfica?

Mais logo, em Guimarães, disputa-se o 3.º e decisivo jogo da semi-final entre o V. Guimarães e o Benfica. Atendendo à importância do jogo - a equipa vencedora garante um lugar na final - e ao fervor clubístico, faço votos para que tudo corra da melhor forma. Que os árbitros sejam felizes a ajuizar os lances; que os jogadores dêem o seu máximo, com fair-play; que os adeptos se lembrem que é apenas um jogo.
Em campo, vão estar duas equipas apetrechadas de bons jogadores (com internacionais portugueses e alguns jogadores brasileiros), que por certo vão proporcionar momentos espectaculares de voleibol.
Também hoje se conhece a equipa que desce à A2: Esmoriz ou Nacional de Ginástica?

Esperança

"É na ausência total de esperança que reside a desgraça de um país" - Milan Kundera

segunda-feira, 10 de março de 2008

Sp. Espinho aguarda por adversário na final

Na A1, o Sp. de Espinho, depois de nova vitória sobre o Fonte do Bastardo (1-3), já está na final. O Benfica, depois de estar a vencer em casa por 2-0, não conseguiu travar a reacção do V. Guimarães (faltaram pernas a alguns jogadores do Benfica) e acabou por perder, por 2-3. Assim, na próxima 4.ª f, em Guimarães, disputar-se-á o decisivo 3.º jogo desta semi-final (Sport TV2, 21 h).
Na luta pela manutenção na A1, o Esmoriz venceu o Nacional de Ginástica, por 3-1 (o jogo de 4.ª f será decisivo para a permanência na A1).
Na A2, o Clube K já está nas semi-finais. Ac. S. Mamede, Voleibol de Lisboa e Aliança de Ovar venceram (por 3-2) Caldas, Fiães e Gueifães, respectivamente, e adiaram a decisão para um 3.º jogo.
Nos femininos, Sport Madeira e Gueifães estão apuradas para a final da Taça de Portugal, após as vitórias, pela diferença máxima, sobre Ribeirense e Leixões, respectivamente.
Na A2, o Belenenses segue isolado na liderança, depois da vitória sobre o V. Guimarães, por 3-1. No outro jogo, o Arcozelo venceu o Boavista, por 3-2.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Benfica-V. Guimarães

Neste fim-de-semana, Sp. Espinho e Benfica, em caso de nova vitória sobre os seus oponentes, ficam apurados para a final da A1. O Benfica-V. Guimarães será transmitido pela Sport TV, no domingo, às 15h30m.
Na A2, disputa-se o 2.º jogo dos quartos-de-final. Depois do equilíbrio no 1.º jogo, Aliança de Ovar e Voleibol de Lisboa, a jogar em casa contra Gueifães e Fiães, respectivamente, têm uma oportunidade de empatar a eliminatória.
Nos femininos, disputam-se as meias-finais da Taça de Portugal, com os jogos Sport Madeira-Ribeirense e Gueifães-Leixões.
Na A2, decorre a 2.ª jornada da série dos primeiros, com os jogos Belenenses-V. Guimarães e Arcozelo-Boavista.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Torcicolo

Uma breve pesquisa na Internet sobre o torcicolo conduziu-me a esta informação:
Para quem sofre de dores no pescoço (torcicolo), uma simples "receita" pode ajudar no alívio da dor. Faça uma "pinça" com os dedos polegar e indicador e "belisque" a orelha, a partir do lóbulo e vá subindo. Os seus dedos encontrarão uma região dorida ao toque logo acima do lóbulo, o que corresponde à região do pescoço. Massage com firmeza e irá notar um alívio imediato no torcicolo. Repita a operação diversas vezes e vá espaçando o tempo entre uma aplicação e outra, até obter o alívio desejado. A mesma operação é válida para qualquer região corpórea em desconforto. Como prevenção, massage diariamente a orelha, dedicando um tempo e pressão maior justamente nas regiões sensíveis ao toque.
Estou com a orelha a arder, mas senti um ligeiro alívio no meu incomodativo torcicolo. Será efeito psicológico ou esta técnica tem algum fundamento?

Circuito Mundial de voleibol de praia arranca este mês

O Circuito Mundial de voleibol de praia Swatch-FIVB 2008 (masculinos e femininos) terá início neste mês de Março, com o Open da Austrália. Esta prova decorrerá entre os dias 24 e 30 de Março e na lista de participantes apenas consta uma dupla portuguesa - Pedrosa e Rosas (Maia e Brenha ainda estão empenhados em reconquistar o título nacional de voleibol para o Sp. Espinho). Depois do Open da Austrália, o Circuito Mundial de voleibol de praia só regressa a 28 de Abril para levar, ao longo de várias semanas consecutivas, o melhor voleibol de praia a várias cidades da Europa (maioritariamente, mas este ano sem passar por Espinho).
Em entrevista recente ao blogue Voleibol de Praia, Pedrosa e Rosas revelaram que partem para o Circuito Mundial 2008 esperançados em obter resultados que lhes permitam estar nos Jogos Olímpicos de Pequim. Contudo, lamentam a falta de apoio da Federação Portuguesa de Voleibol e das empresas em geral.

quarta-feira, 5 de março de 2008

What's a girl to do

Hoje de manhã, ouvi, na Rádio Universitária do Minho, um tema que não conhecia de um grupo que não fazia a ideia que existia. Como gostei da música, procurei no YouTube (através do nome do tema) e lá encontrei o video colocado há 9 meses e com 1,3 milhões de visualizações.
Bat For Lashes - What's a Girl To Do.
Gosto de ouvir uma rádio que passe alguns temas que não ouço noutras rádios.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Portugal já conhece adversários do torneio de qualificação olímpica

Das equipas europeias, podia calhar a Espanha ou a Itália, mas o sorteio ditou a Polónia no caminho de Portugal para Pequim. Para além da Polónia, Portugal vai defrontar o Porto Rico e a Indonésia, num torneio mundial de qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim que se realizará em Espinho, entre 30 de Maio e 1 de Junho de 2008. A Polónia, vice-campeã mundial, é claramente o favorito à vitória neste grupo.
Haverá mais dois torneios mundiais de qualificação olímpica: um realizar-se-á na Alemanha e será disputado pelas equipas da Espanha, Taipé, Cuba e a selecção anfitriã. O outro realizar-se-á no Japão e será disputado, para além da equipa anfitriã, pela Itália, Argélia e Argentina.
Só o 1.º classificado em cada um destes torneios é apurado para os Jogos Olímpicos.

Benfica venceu em Guimarães

Depois do 1.º jogo das semi-finais da A1, Sp. de Espinho e Benfica ficaram com um pé na final. Os "tigres" confirmaram o seu estatuto de favoritos, ao baterem o Fonte do Bastardo, por 3-0. O Benfica conseguiu bater o Vitória, num jogo bastante equilibrado, por 2-3; os vimaranenses ainda conseguiram virar de 0-2 para 2-2, mas na negra baquearam por 15-17.
Já, o Esmoriz, ao perder com o Nacional de Ginástica, por 3-1, está em risco de descer de divisão.
Na A2, no 1.º jogo dos quartos-de-final, o Gueifães venceu o Aliança de Ovar por 3-2 (a negra só terminou em 22-20), confirmando assim o equilíbrio que se antevia para este jogo. Também o Fiães sentiu grandes dificuldades para bater o Voleibol de Lisboa (3-2).
Nos femininos, na A1, depois da vitória do Sport Madeira sobre o Trofa, por 3-1, ficaram 3 equipas, todas com uma derrota, na frente da série dos primeiros. Na série dos últimos, o Leixões foi a Braga vencer a equipa local por 0-3.
Na A2, na série dos primeiros, o Belenenses ganhou fora ao Boavista (1-3) e o V. Guimarães venceu em casa o Arcozelo (3-1).

sábado, 1 de março de 2008

O mal

"O mal é o último absurdo. É a última palhaçada triste" - Morris West