segunda-feira, 30 de abril de 2007

Espinho perto do título

O Espinho está a uma vitória do título de campeão nacional de voleibol. Contudo, o Guimarães vai poder responder já amanhã, 3.ª f, dia 1 de Maio, no jogo em casa, às 15h30m (transmissão na Sport TV). No jogo de ontem, o Espinho venceu o Guimarães por 3-1. Sem surpresa, Roberto Reis (Espinho) e Hugo Gaspar (Guimarães) estiveram em evidência.
Na A2 masculinos, o Nacional de Ginástica venceu o Clube K, por 3-2, no 1.º jogo da final.
Nos femininos: Na A1, o Trofa bateu o Ribeirense, no 1.º jogo da final, por 3-1. Na A2, o Braga venceu o Praiense por 3-1 e no domingo, em casa, pelas 17 h, vai ter o jogo decisivo contra o Ala de Gondomar.
PS-Miguel Maia vai ser poupado para o provável jogo do título, a disputar em Espinho, no fim-de-semana.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Voleibol neste fim-de-semana

No domingo, disputa-se, em Espinho, o 3.º jogo da final da A1: Espinho-Guimarães. O jogo está agendado para as 16 h e tem transmissão televisiva na Sport TV.
Na A1 feminina, inicia-se, no sábado, na Trofa, a disputa da final entre o Trofa e o Ribeirense.
Também no sábado, começa a final masculina da A2 entre o Nacional de Ginástica e o Clube K.
Na A2 feminina, o Braga visita os Açores, mais concretamente, o pavilhão do Praiense.
Não há voleibol de praia este fim-de-semana. A 1.ª etapa do Circuito Mundial "Swatch", em Xangai, na China, começa na próxima semana.

Alerta de saúde pública

No "Público" on-line:
"Das 125 milhões de pessoas em todo o mundo que estão expostas ao amianto no seu local de trabalho, pelo menos 90 mil morrem todos os anos, segundo números da OMS. Vários milhares morrem de leucemia causada pela exposição ao benzeno, um dissolvente largamente utilizado. Segundo a OMS, os trabalhadores vítimas do tabagismo passivo correm duas vezes mais riscos de desenvolver cancro do pulmão do que os que trabalham num ambiente sem tabaco. "É trágico que seja preciso tanto tempo para traduzir em acções de prevenção o que a ciência nos ensina sobre os cancros associados ao local de trabalho", lamentou a directora da OMS para a Saúde Pública e Ambiente, Maria Neira".

quinta-feira, 26 de abril de 2007

"Gaffes" da Luz

Pedro Martins, repórter da RTP, na 3.ª f, em directo do "hotel", perdão, "hospital da Luz". Podia ter chamado estádio da Luz.
Ontem, na RTP, Carlos Daniel informa: os "árbitros", perdão, "os médicos vão dar alta a Eusébio".

Final-surpresa na A2

Ginástica e Clube K são os clubes que vão disputar a final masculina da A2.
Depois do Aliança de Ovar, ontem foi a vez do Fiães ver esfumadas as aspirações de subida à A1, nesta época. Surpreendentemente, o Clube K foi a Fiães vencer o clube local por 1-3 (18-25, 25-17, 25-27 e 23-25) , triunfando por 2-1 na meia-final.

Benfica conquista Taça de Portugal

Num jogo emotivo e equilibrado (como mostra o resultado de cada set), o Benfica venceu o Castêlo da Maia, por 3-0 (25-23, 27-25 e 25-23), e conquistou a Taça de Portugal de 2007 (a 12.ª do seu historial).
No Benfica, Marcílio Silva esteve em grande (foi o jogador que mais pontos concretizou e os mais importantes), mas, a meu ver, a diferença entre as duas equipas residiu na qualidade dos líberos: Carlos Teixeira esteve muito seguro e galvanizou a equipa.
Gostei de ver a forma simpática como no final os jogadores do Benfica agradeceram aos seus adeptos. São gestos destes que dignificam a instituição e engrandecem o voleibol.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Dia Mundial do Livro

Neste fim-de-semana, li o livro "Contra o fanatismo", de Amos Oz, que o "Público" ofereceu na passada 3.ª feira (não teria tido mais sucesso se tivesse sido oferecido com a edição de hoje, para comemorar o Dia Mundial do Livro?).
Gostei de ler, de forma muito particular, o 1.º ensaio. É admirável o pensamento do escritor israelita sobre o tema do fanatismo.

Resultados de Voleibol de Praia

No Brasil, em Brasília, nas finais feminina e masculina da 6.ª etapa do circuito brasileiro, Larissa e Juliana derrotaram Renata e Talita por 2-0, enquanto Franco (início de temporada notável deste quarentão) e Pedro Cunha venceram Rodrigo e Fabiano (tinham afastado Márcio e Fábio, nos quartos-de-final) por 2-0. Em terceiro lugar terminaram Ângela e Vivian e Harley e Pedro Solberg (Emanuel e Renatão - Ricardo recupera de uma lesão - ficaram em 4.º lugar).
Nos Estados Unidos da América, realizou-se, neste fim-de-semana, em Dallas, a 2.ª etapa do Circuito AVP (a 1.ª etapa decorreu em Miami). Nos masculinos, a vitória nas duas etapas sorriu à dupla Dalhausser e Rogers, derrotando na final a mesma dupla, Gibb e Rosenthal. O veterano e famoso jogador Karch Kiraly ainda se mantém em forma, conseguindo, com Kevin Wong, um 9.º e um 5.º lugar nestas etapas. Nos femininos, May-Treanor e Walsh venceram a 2.ª etapa e Branagh e Youngs venceram a 1.ª etapa. No sítio www.avp.com pode-se ver imagens das finais.

Resultados do voleibol

Na A1, o Guimarães, com a vitória (também por 3-0) sobre o Espinho, no 2.º jogo, empatou a final (1-1). De lamentar a lesão de Miguel Maia (rotura muscular?), que poderá condicionar todos os projectos do jogador.
O 3.º lugar desta competição foi alcançado pelo Castêlo da Maia, após 2.ª vitória sobre o Benfica. No feriado de 25 de Abril, C. Maia e Benfica voltam a defrontar-se para a final da Taça de Portugal (15 h, transmissão na Sport TV).
A Académica de Coimbra desceu à A2.
Na A2, o Clube K venceu o Fiães por 3-1 e assim a equipa que defrontará o Nacional de Ginástica, na final da A2, vai ser o vencedor do jogo a disputar em Fiães, no dia 25 de Abril, às 17 horas.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Circuito Mundial de voleibol de praia

É já no início de Maio (1 a 6 de Maio), em Xangai, na China, que começa a temporada 2007 do Circuito Mundial de voleibol de praia. Na competição masculina desta etapa, a dupla Pedrosa e Rosas integra a lista de duplas apuradas para o torneio principal, enquanto Maia e Brenha terão de passar por um torneio de qualificação (no entanto como estão a disputar a final da A1, vai ser difícil conciliar estas duas competições). Quanto às duplas internacionais, destaque para o regresso do alemão Reckermann (depois de Dieckmann, o parceiro que se segue é Urbatzka) e para o aparente afastamento dos suiços Kobel e Paul Laciga (surge a dupla Heuscher e Heyer).
É também o início da qualificação das duplas para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. De lembrar que Pedrosa e Rosas integram o Projecto Pequim 2008, mas Maia e Brenha foram excluídos do Projecto (a meu ver, foi uma decisão infeliz do Comité Olímpico de Portugal).
Não podemos ter as duas duplas portuguesas nos Jogos de Pequim?

Voleibol neste fim-de-semana

Na A1 masculinos, disputa-se no sábado, dia 21/4, às 21 h, em Guimarães, o 2.º jogo da final entre o Espinho e o Guimarães (transmissão em directo na Sport TV).
Na A2 masculinos, o Fiães desloca-se, no sábado, aos Açores, mais concretamente a Ribeira Grande, para defrontar o Clube K e tentar assegurar logo a presença na final desta competição.
No Brasil, decorre até domingo, em Brasília, a 6.ª etapa do Circuito Banco do Brasil em voleibol de praia.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Na A2, masculinos e femininos

Na competição masculina da A2, o C. N. Ginástica, ao vencer o Aliança por 3-2 , conquistou a 2.ª vitória da meia-final e é o 1.º clube a ser apurado para a final. O Aliança, que tão boa conta tinha dado na 1.ª fase, fica pelo caminho. O Fiães venceu o Clube K por 3-0, no 1.º jogo da meia-final, e precisa de mais uma vitória para ser apurado para a final.
Na competição feminina, o Braga está bem lançado para conquistar o título e assim alcançar a tão desejada subida à A1. Venceu fora o Ala de Gondomar, por 1-3, depois de ter despachado, na semana passada, o Praiense por 3-0.

Resultados da 5.ª etapa do circuito brasileiro

Larissa e Juliana e Márcio e Fábio Luiz foram os vencedores da 5.ª etapa do Circuito Banco do Brasil em voleibol de praia. Larissa e Juliana venceram, na final feminina, Ágatha e Shaylyn, por 2-1 (17/19, 18/14 e 15/12), enquanto, na final masculina, Márcio e Fábio Luiz derrotaram Franco e Pedro Cunha, também por 2-1 (16/18, 23/21 e 15/11). De destacar, na competição masculina, o facto de dois quarentões (Franco e Roberto), em duplas com parceiros jovens, terem jogado as finais (para atribuição do 1.º e 3.º lugar, respectivamente).

Espinho na frente

O Espinho entrou na final com o pé direito ao vencer o Guimarães por 3-0 (30-28, 25-19 e 25-16), em jogo disputado em Espinho. Apesar do 1.º set suado, um resultado de 3-0 não deixa margem para dúvidas. O factor casa tem sido bem aproveitado pelas equipas. Se assim for, o Espinho terá a vantagem de jogar o último jogo em casa.
PS - O jornal "Público" de domingo deu algum destaque ao voleibol. Numa reportagem de uma página, realçou o facto de João José ser o 1.º português a vencer a Liga dos Campeões Europeus de Voleibol. Vem tarde a menção, mas mais vale tarde do que nunca...
No domingo, o telejornal da RTP deu, em nota de rodapé, a notícia da vitória do Espinho, por 3-o, sobre o Guimarães, referindo que a vitória imerecida do Espinho no 1.º set abriu a porta para o triunfo no jogo.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Voleibol neste fim-de-semana

O 1.º jogo da Final, Espinho-Guimarães, disputa-se no próximo domingo dia 15 de Abril, às 15 h (transmissão em directo na Sport TV). Durante esta semana, não me apercebi, nos meios de comunicação social, de qualquer referência a esta final. Nada a que um adepto de voleibol não esteja habituado...
Na A2, Fiães-Clube K (é o 1.º jogo) e Ginástica-Aliança (é o 2.º jogo; a equipa de Ovar perdeu o 1.º jogo, em casa) são os jogos das meias-finais.
No Brasil, disputa-se até domingo a 5.ª etapa do Circuito Banco do Brasil em voleibol de praia. Em Campo Grande, Ricardo e Emanuel e Behar e Shelda são ausências de vulto.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Espinho-Guimarães

Com os resultados da terceira e decisiva ronda das meias-finais - vitória por 3-0 do Espinho e do Guimarães sobre C. da Maia e Benfica, respectivamente - fica definida a final da A1 de 2007: Espinho-Guimarães. Benfica e Castêlo da Maia ficam mais uma vez afastados da conquista do título principal do voleibol nacional.
PS- A equipa do Trofa venceu a Taça de Portugal, em femininos.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Parabéns

Li no DN, de hoje, que o primeiro blogue nasceu há dez anos.
Actualmente, nota-se cada vez mais uma aproximação dos jornais ao mundo da blogosfera (ver a secção diária do "Público" na P2).
Votos de uma Páscoa Feliz.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Divisão A2, masculinos e femininos

A divisão A2 masculina entra no próximo sábado, dia 7, nas meias-finais. O Fiães, que derrotou o Caldas na 3.ª ronda dos quartos-de-final, por 3-0 (na 2.ª f, não existia esta informação na página da FPV), defronta o Clube K ou Amares (a partida decisiva entre estas duas equipas só se realiza no dia 6), enquanto o Aliança encontra o Nacional de Ginástica, na outra meia-final .
Na A2 feminina, também no sábado, dia 7, o Braga, o Ala de Gondomar e o Praiense iniciam a disputa da fase final para decidir o título e a subida à A1.
PS-Também neste sábado disputa-se, em Baião, a final feminina da Taça de Portugal, entre Trofa e Gueifães.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Lloret del Mar - Editorial do DN

Excelente o editorial do DN de hoje. Com a devida vénia, transcrevo dois parágrafos:
"Funcionários do hotel explicaram-lhes (explicar não obriga sempre a métodos suaves) que a casa dos outros, um hotel, por exemplo, não é lugar para atirar ovos cozidos, açúcar e papel higiénico nos corredores. Foi uma lição. E sem propinas, de que tantos se queixam. Fossem todos os funcionários de hotéis em Lloret del Mar como os daquele hotel, estas viagens de finalistas deveriam ser consideradas cadeira obrigatória do curso. Podiam chamar Educação à disciplina ensinada. Coisa aparentemente desconhecida - na escola e em casa - daqueles jovens. Deviam agradecer a quem lhes proporcionou a aula.
(...) Não sabem os pais para onde partem os filhos quando lhes pedem os 300 euros para a viagem? Dá a escola algum conselho, aula, folheto, experiência contada por antigo viajante de fim de curso? As questões andam à volta de coisas tão vastas - falhanço da escola, da família... - que apetece encolher os ombros".

4.ª etapa do Circuito brasileiro

Na 4.ª etapa do Circuito Banco do Brasil em voleibol de praia, em Santos, S. Paulo, Márcio e Fábio e as irmãs Maria Clara e Carolina foram os grandes vencedores. Na final masculina, Márcio e Fábio venceram, por 2-0, a dupla Luisão e Hevaldo. Ricardo e Emanuel foram eliminados prematuramente nos oitavos-de-final. Nos femininos, Maria Clara e Carolina impuseram-se na final à dupla Ana Paula e Leila, por 2-0. Juliana e Larissa ficaram no 3.º lugar.
Motivos para festejos teve a família Salgado: Isabel, mãe e treinadora da dupla Maria Clara e Carolina, para além da vitória das filhas, também festejou o 3.º lugar conquistado pelo filho Pedro Solberg (fez dupla com Harley).
A próxima etapa será em Campo Grande, entre 12 e 15 de Abril.
PS-Reparei que houve duplas, tanto masculinas como femininas, que fizeram quatro jogos no dia de sábado. Acho uma brutalidade!

Resultados da A1 e da Final Four da Liga dos Campeões

Na A1, a definição das equipas que estarão na final ficou adiada para o próximo sábado, dia 7 de Abril, quando Espinho e Guimarães receberem os seus oponentes nestas meias finais. Isto porque C. da Maia e Benfica aproveitaram o factor casa e venceram Espinho e Guimarães, respectivamente, por 3-1 e 3-0.
Na Final Four da Liga dos Campeões (masc.), a equipa alemã de João José venceu surprendentemente a competição. Na meia-final superou, com extremas dificuldades, a equipa italiana do Macerata (3-2, último parcial:15-13) e na final derrotou a equipa francesa do Tours por 3-1, perante 11 600 espectadores. Na competição feminina da Liga dos Campeões, a equipa italiana do Bergamo venceu, na final, o Dínamo de Moscovo, por 3-2. Imagens destas duas competições europeias, de maior prestígio, no canal de desporto Eurosport, na 4.ª f e 5.ª f entre as 8 h e as 9 h.